Gabarito: Certo
Curva de Phillips - conceito do campo da macroeconomia.
A curva de Phillips rege a interação entre desemprego e inflação no curto prazo. O seu nome é uma homenagem ao primeiro economista a descobrir sobre esta correlação.
Existe uma correlação negativa entre desemprego e inflação. No entanto, a maioria dos economistas contemporâneos concordam que esta relação, atualmente, só é real no curto prazo.
O fenômeno da estagflação, que nada mais é do que um período de recessão, com alto desemprego e alta inflação, veio para reduzir a validade desta teoria no longo prazo. Atualmente existem outras teorias mais modernas que se debruçam sobre o tema do desemprego e da inflação.
As razões para a correlação básica entre inflação e desemprego, derivada da curva de Phillips original, são bastante simples e intuitivas. Imagine que uma economia é atingida por uma enorme recessão. Isto leva, intuitivamente, as empresas a demitirem muitas pessoas.
As demissões, por sua vez, causam um aumento do índice de desemprego. Com o desemprego em alta as pessoas naturalmente possuem menos recursos disponíveis para consumir. Com a redução da propensão para o consumo, os preços tendem a diminuir, pois as empresas precisam vender os seus produtos para pagar as suas contas. É esta redução de preço que causa, por fim, a queda da inflação. Ou seja, há uma correlação negativa entre inflação e desemprego.
Esta mesma dinâmica pode ser observado pela ótica da redução do desemprego. Em uma economia na qual o desemprego se reduz, as pessoas terão mais dinheiro para consumir, e maior propensão a gastar. Com o aumento da demanda, o modelo da oferta e demanda indica que irá ocorrer um aumento nos preços. Esse aumentos nos preços é a causa do avanço da inflação. Ou seja, esta mais uma vez comprovada a correlação negativa entre desemprego e inflação da curva de Phillips original.
Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/curva-de-phillips/">Curva de Phillips: Conheça essa correlação entre inflação e desemprego</a>
É precisamente isso!
A Curva de Phillips relaciona desemprego e nível de preços.
Quanto maior for a demanda agregada por bens e serviços (no curto prazo, claro), maior será a renda e, portanto, menor será o desemprego.
E quanto mais renda/menos desemprego, maior a pressão de demanda sobre os preços.
Resposta: C