CORRETA: E
LETRA A: personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados: PODER DE REFERÊNCIA
LETRA B: posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados: PODER DE LEGITIMADO
LETRA C: autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas: PODER DE RECOMPENSA
LETRA D: autonomia visar à punição ou à recomendação de sanções: PODER DE COERÇÃO
QUE DEUS NOS ABENÇOE!
objetivamente:
a) personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados.ERRADA (liderança carismática, não de competência)
b) posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados. ERRADA (liderança autocrática)
c) autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas.ERRADA (liderança transacional)
d) autonomia visar à punição ou à recomendação de sanções. ERRADA (autocrática é a que cria o ambiente tenso, agressivo devido às punições)
e) habilidade superior ou atuação gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.GABARITO!
PODER - Em uma organização, há uma tendência de despedir os funcionários que apresentam algum tipo de problema, mesmo que seja pela primeira vez. Um psicólogo, encarregado de estudar os motivos da alta rotatividade de funcionários e de apresentar soluções para o problema, argumenta pela necessidade de considerar as diferentes bases de poder de French e Raven, envidenciando outras formas de influenciar as pessoas além da ameaça constante de desemprego. Uma delas é o poder de referência, que tem como característica ser um tipo de poder DE REFERÊNCIA.
PODER - French e Raven a classificação de poder indica 6 categorias principais:
1. Poder Legítimo – esta categoria é também conhecida como o poder de autoridade, ou seja, é o poder escolhido formalmente através de um representante fazendo parte de uma estrutura hierárquica de uma organização ou de grupos sociais formais. “A relação chefe-subordinado é uma relação de poder inquestionável” (MOSCOVICI, 1997:136).EX:Posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados.
.
2. Poder de Coerção – Este se define pela capacidade de aplicar punições, fazer ameaças. O poder de coerção pode estar ligado ou não ao poder de autoridade. Ameaças de retirada de afeto, reconhecimento, atenção, ameaças de censura ou afastamento também podem estar presentes no poder de coerção, e podem ser aplicada tanto por um chefe (poder legítimo) como por um amigo ou irmão (desvinculados do poder de autoridade).EX: AUtonomia visar à punição ou à recomendação de sanções.
3. Poder de recompensa – pode ser definido como a capacidade de atribuir recompensas ou acenar com elas através de promessas. Bem como o poder de recompensa, este também pode estar ou não relacionado ao poder legítimo.EX: autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas.
4. Poder de referência – expresso em uma relação psicológica de identificação com um modelo social. Este tipo de poder está relacionado ao carisma que alguns ídolos exercem sob algumas pessoas. EX: personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados
5. Poder do conhecimento/COMPETÊNCIA: refere-se à ascendência de conhecimento que uma pessoa tem a respeito de determinado assunto. Neste campo de poder podemos encontrar o especialista, o perito ou qualquer pessoa que é respeitada por dominar campos específicos de conhecimento.EX: habilidade superior ou atuação gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.
6. Poder de informação – este poder refere-se à retenção de informações às quais outras pessoas não podem ter acesso.
LETRA E.