SóProvas


ID
21724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Central do Brasil (BACEN) conceitua mercado de câmbio como o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo BACEN (bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) ou entre estes e seus clientes. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo.

No Brasil, todos os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei.

Alternativas
Comentários
  • À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São
    ilegais os negócios realizados no mercado paralelo e a posse de moeda
    estrangeira oriunda de atividades ilícitas..
  • Crime de lavagem de dinheiro !
  • Chama-se mercado de câmbio o ambiente, abstrato, onde se realizam as operações de câmbio, entre os agentes autorizados e entre estes e seus clientes. No Brasil, o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos, livre e flutuante, que são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central. O mercado livre é também conhecido como "comercial" e o mercado flutuante, como "turismo". À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo, mercado negro, ou câmbio negro. Todos os negócios realizados nesse mercado, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei.
  • QUER DIZER QUE CASO EU TENHA 1 DOLAR NA CARTEIRA SEM ORIGEM JUSTIFICADA EU POSSO SER PROCESSADO E PRESO? DEVEM EXISTIR VALORES MÁXIMOS!
  • Existe sim um valor mínimo , só não lembro qual o valor, mais existe.
  • À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São ilegais os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira oriunda de atividades ilícitas.
  • Nas operações de compra ou de venda de moeda estrangeira de até US$ 3 mil, ou seu equivalente em outras moedas estrangeiras, não é obrigatória a formalização do contrato de câmbio, mas o agente do mercado de câmbio deve identificar seu cliente e registrar a operação no Sistema Câmbio.


    Portanto é necessário "sempre" a justificativa independente do valor.

    Bons estudos, caros amigos! 

  • Mercado paralelo é mercado negro, mercado negro é ILEGAL!

  • À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São ilegais os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira oriunda de atividades ilícitas.


    http://www.bcb.gov.br/?MERCCAMFAQ


    gab certo