Com as modernizações científicas, social e cultural a taxa de fecundidade está cada vez mais diminuindo no Brasil e, em contrapartida, o avanço científico permite uma melhora exponencial na saúde, aumentando; assim a expectativa de vida dos idosos.
Isso prejudica a reposição populacional, indicando; com isso, que no país, que se encontra abaixo de 2,1 filhos p/mulheres, haverá uma queda populacional.
LETRA D
APMBB
A expressão “Menos crianças, mais idosos” revela aspectos sociais e demográficos da população mundial. Desse modo, é correto afirmar que
(A) a humanidade fica mais velha porque a cada dia nascem mais crianças, ou seja, as taxas de natalidade estão maiores. ERRADA (A taxa de natalidade está diminuindo cada vez mais, portanto a taxa de natalidade tende a cair, assim, consequentemente, aumentando os números de idosos)
(B) o envelhecimento da população mundial representa uma tendência que requer incentivos para as populações mais carentes. ERRADA
(C) as regiões mais desenvolvidas do mundo possuem taxas de fertilidade maiores do que nas subdesenvolvidas, devido às ótimas condições de vida da população. ERRADA ( as regiões mais desenvolvidas do mundo possuem taxas de fertilidade menores do que nas subdesenvolvidas, devido às ótimas condições de vida da população)
(D) a população mundial fica mais velha, devido ao aumento da expectativa de vida e da queda da mortalidade e da natalidade. CERTA ( a população mundial fica mais velha, devido a uma melhoria no sistema de saúde, saneamento básico além do avanço na medicina. Por outro lado a queda da natalidade vem tendo declínio, visto que a população está tendo mais acesso a preservativo, anticoncepcional...)
(E) nos países pobres, as taxas de natalidade são menores porque a esperança de vida das pessoas é muito pequena. ERRADA (nos países pobres, as taxas de natalidade são maiores porque a esperança de vida das pessoas é muito pequena)
GAB. D