-
-
Realmente cometas tem cauda.
-
Estranho, porque "iluminam" e "escura" remetem a ideia de antítese...
-
Ela não está no sentido figurado
-
cometa tem cauda?
então bule tem asa...cadeira tem pé...
é catacrese ....VAI BRASILLL
-
O fato é que tal linguagem "cauda de cometa" que poderia ser classificada como catacrese, caso fosse utilizada para designar uma parte ou característica do cometa, não foi empregado na assertiva; o que ocorreu foi o uso da palavra cauda como elemento explicativo, totalmente denotativo.
vejam: Se fose... 'A Cauda do cometa bla bla bla"... (Catacrese). Figura de linguagem que consiste em nomear partes ou características por meios de palavras que não guardam relação com o objeto referido.
Como foi: "O cometa tem uma cauda luminosa que, quando se aproximam da Terra, iluminam a noite escura."
Ele não está atribuindo um nome a uma parte de algo - O que há aqui é o emprego da palavra cauda de maneira meramente explicativa, nos moldes científicos. Um Contexto em linguagem puramente denotativa
-
Resposta A
Cauda cometária. As caudas dos cometas devido ao vento solar, apresentam-se sempre voltadas para o lado oposto ao Sol; quando o cometa se aproxima, esta o segue, porém ao se afastar esta o precede.
-
Ao meu ver esta questão deveria ser anulada. Cauda, é uma expressão categorizada por não existir outra em sua função, no caso temos a figura da catacrese aí.
Todas as afirmativas contém figuras de linguagem.
GAB: ANULADA
-
Gabarito LETRA A
Cometas realmente tem caldas (que é diferente de rabo) e iluminar a noite escura não é antítese, pois não são opostas. iluminar é oposto de escurecer, escuro é oposto de claro ou iluminado.
-
"Pegar carona nessa calda de cometa; ver a via-láctea; estrada tão bonita" Realmente a música me safou.
-
PESSOAL, COMETA TEM CALDA!!!
-
Na letra a) ''noite escura'' não configuraria uma redundancia e posteriormente Pleonasmo? essa questão foi MUITO mal formulada!
-
B)domar = Amansar, domesticar: domar um animal feroz.
C)selva:Mato natural; bosque, floresta.
D)doce=paladar
-
De fato! O termo cauda, em sentido conotativo, e apenas para explicação, não seria um caso de catacrese. Mas a formulação de "noite escura", torna-se um pleonasmo. E por isso, a questão se torna mal formulada, devendo ser até anulada.
-
"Noite escura" não é redundância? Que diabos de questão é esta?!
-
Eu entendi assim:
D - Eufemismo (Suavizou)
B - Personificação/Prosopopeia
C - Esqueci xD, completem!
-
Essa questão foi ruim demais. "Noite escura", parece-me pleonasmo
-
No edital da EEAR cai catacrese