SóProvas


ID
2174479
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 OMS: 80% dos habitantes sofrem com poluição

                                           em 3 mil cidades


      Oito de cada dez pessoas que vivem em zonas urbanas respiram um ar com níveis de poluição que supera os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma situação notoriamente mais grave nos países de renda média e baixa. Neste último grupo de países, 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais em matéria de qualidade do ar, enquanto nos países ricos essa porcentagem cai para 56%. Esses são alguns dados mais relevantes da base de dados sobre poluição ambiental apresentada hoje pela OMS, que inclui informações de 3.000 cidades em 103 países, o que representa a maior compilação de dados feita até o momento.

   “Na maioria dos países pobres, a qualidade do ar está piorando e isso se tornou uma tendência, enquanto se observa o contrário nos países com uma renda maior”, declarou o coordenador do Departamento de Saúde Pública da OMS, Carlos Dora.

      Se for feita uma extrapolação dos dados pode-se sustentar que mais da metade da população urbana vive em cidades com um nível de poluição 2,5 vezes maior do que o recomendado e que somente 16% respira um ar que cumpre com as normas. Na apresentação desses dados à imprensa, Carlos Dora destacou que em todas as regiões, inclusive demasiadamente pobres, algumas cidades estão conseguindo melhorar a qualidade de seu ar, mas lamentou que “a maioria de cidades estejam no caminho errado”.

    No entanto, a poluição ambiental não deve ser observada como uma fatalidade nos países pobres: “há certas cidades que pertencem a países com poucos recursos e que melhoraram a qualidade de seu ar e isso é muito promissor”.

      A OMS atribui mais de 7 milhões de mortes por ano à poluição do ar, causada pela elevada concentração de partículas pequenas e finas que provocam diversas doenças - câncer de pulmão e doenças respiratórias - e aumenta o risco de derrame cerebral e cardiopatia.

     Segundo Carlos Dora, se a poluição do ar fosse reduzida para uma quarta parte, conforme os limites estabelecidos pela OMS, se conseguiria reduzir em 15% a mortalidade.

     As cidades que experimentaram progressos o fizeram graças a melhoras em seus sistemas de transporte coletivo e incentivando o uso de veículos não motorizados, particularmente bicicletas, aumentando os espaços verdes e melhorando a gestão dos resíduos.


(Portal Terra, 12/05/2016. Disponível em https://noticias.terra.com.br/ ciencia/sustentabilidade/oms-80-dos-habitantes-de-cidades-sofremcom-poluicao-acima-dos-limites,85960d8d6fc49e578118846e37dde- 0c08wmhfiu7.html)

Em relação ao TEXTO 2 e aos aspectos linguísticos da Língua Portuguesa, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

No excerto “[...] 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais [...]”, há erro de concordância verbal, pois o verbo “cumpre” deveria estar no plural.

Alternativas
Comentários
  • Não CUMPREM com as normas internacionais.

  • O sujeito está no plural.

  • 98% das cidades nao cumprem.

  •  98% das cidades- O VERBO CUMPRIR DEVERIA ESTAR CONCORDANDO COM O NÚCLEO DO SUJ. GABA CERTO

  • ''das cidades'' não é preposicionado ?

  • O sujeito está preposicionado ne não? (Das) quando vem no plural concordando com o sujeito não si caracteriza preposição?

  • expressões partitivas: o verbo concorda com o substantivo após a expressão.

  • Expressões fracionárias: O verbo pode concordar com o numerador ou com seu especificador (REGRA, pois possui exceção) caso da questão, utilizar a Regra 1 OU 2:

    Regra 1) "98% das cidades não cumprem..." (plural, concorda com "das cidades") OU

    Regra 2) "98% das cidades não cumprem..." (plural, concorda com "98%"), ou seja, no texto NÃO poderia estar no singular, já que "98%" e "das cidades" ambos, estão no plural (Se liga, se fosse "98% da cidade" poderia, sim, estar no singular!!

    Regra 3 é a EXCEÇÃO à regra 1 e 2!!! Muito cuidado!!

    ------> REGRA 3) Exceto se vier PRECEDIDO DE DETERMINANTE, que então deverá concordar apenas com o numeral, exemplo: "Os 98% da cidade não cumprem" (determinante "OS", concorda com 98%, apenas, plural) ou seja, jamais poderia concordar com "da cidade".

    Fonte do embasamento: A gramática para concursos Públicos, Fernando Pestana, 3ª edição.

  • NÃO É SO POR ISSO GENTE LEMBREM-SE QUE O NÚCLEO DO SUJEITO NUNCA VEM PREPOSICIONADO ENTÃO ATÉ HOJE SÓ VI UMA EXCEÇÃO POR ISSO TOMEM CUIDADO DEEM UMA OLHADA NO COMENTÁRIO DE MÉVIO E TÍCIA,POIS ESTÁ BEM EXPLICADO ,MAS FIQUEM SABENDO É UMA QUESTÃO PERIGOSA NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM FALAR QUE CONCORDA COM ''DAS CIDADES''

  • REGRA: SUJEITO CONSTRUÍDO COM EXPRESSÃO QUE INDICA QUANTIDADE APROXIMADA SEGUIDO DE NUMERAL (O verbo concorda com o SUBSTANTIVO da expressão)

    EX1: 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumprem com as normas internacionais...

    EX2: 98% da cidade com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais...

  • O diaxo do verbo concorda com o que gem depois do Numero.

  • O diaxo do verbo concorda com o que gem depois do Numero.