SóProvas


ID
2175184
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

( ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.

( ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.

( ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : a) V – V – F – V – F.

     

    ( V ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

     

    ( V ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.

     

    ( F ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.

     

    ( V ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

     

    ( F ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.