SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Saúde Coletiva/Enfermagem


ID
2165197
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei n° 12.772/2012, pode-se afirmar que: 

( ) São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

( ) A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, tendo como requisito de ingresso o título de doutor na área exigida no concurso.

( ) O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, com regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas em lei.

( ) O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição. 

Analise as afirmativas acima identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    § 1º No concurso público de que trata o caput, será exigido diploma de curso superior em nível de graduação.

    Único erro da questão é falar da exigência do título de doutor.

  • ITEM 1 (V)

    Art. 2º São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

    ITEM 2 (V)

    (Art. 2º) § 2º A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica, conforme disposto na  e na 

    ITEM 3 (F)

    Se este item estivesse se referindo ao Art. 10, não poderia ter a exigência final, pois tal exigência é requerida para outro cargo (Cargo Isolado Titular-Livre, conforme consta no Art. 11).

    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    ITEM 4 (V)

    (Art. 20) § 2º O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas nesta Lei.

    ITEM 5 (V)

    Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu  ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição; 

    Destaco ainda que este inciso I pode ocorrer durante o período de estágio probatório, mas só para complementar o nosso estudo, os incisos II e III o servidor deve ter alcançado sua estabilidade para fazer jus.

    II - prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até 4 (quatro) anos, com ônus para a instituição de origem; e

    III - prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a 1 (um) ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de relevância.

    § 1º Os afastamentos de que tratam os incisos II e III do caput somente serão concedidos a servidores aprovados no estágio probatório do respectivo cargo e se autorizado pelo dirigente máximo da IFE, devendo estar vinculados a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos.


ID
2165200
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, a Organização Acadêmica e Curricular orienta:

I. Os cursos técnicos integrados.
II. Os cursos técnicos concomitantes.
III. Os cursos superiores de tecnologia.
IV. Os cursos de bacharelado.
V. Os programas de pós-graduação.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = E

    I, II, III, IV e V.


ID
2165203
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo estabelece a Lei 12.772/2012, no regime de dedicação exclusiva será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:

I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso.

III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação.

IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.(CORRETA)

    II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso (CORRETA)

    III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. (ERRADA, PAGO DIRETAMENTE AO DOCENTE POR ENTE DISTINTO DO IFE)

    IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras. (CORRETA)

  • A descrição correta do item III é:

     

    Art. 21.  No regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:

    (...)

    VIII - retribuição pecuniária, na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente por ente distinto da IFE, pela participação esporádica em palestras, conferências, atividades artísticas e culturais relacionadas à área de atuação do docente;


ID
2165206
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Regulamento da Atividade Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS considera como atividades de ensino:

I. As aulas.
II. A preparação didática.
III. O atendimento ao aluno.
IV. A orientação de alunos.
V. A orientação de projetos sociais, culturais e esportivos.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • e de onde saiu a resposta? não está na 11892...

  • CAPÍTULO IV - DAS ATIVIDADES DE ENSINO

     

    Art. 10º. Consideram-se atividades de ensino:

    I – Aulas;

    II – Preparação didática;

    III – Atendimento ao aluno;

    IV – Orientação de alunos.

     

    Fonte: http://restinga.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201362210926512resolucao_n%C2%BA_082_regulamento_da_atividade_docente-1.pdf

  • essa questão deveria ser anulada!


ID
2165209
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a:

Alternativas

ID
2165212
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS estabelece que compete à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional:

Alternativas

ID
2165215
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em relação aos atos administrativos previstos no Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS: 

( ) Resolução.
( ) Instrução Normativa.
( ) Portaria.
( ) Ordem de Serviço.

1. É um instrumento expedido pelo Reitor, em razão de sua atribuição na qualidade de presidente do Conselho Superior.
2. É o instrumento pelo qual o Reitor, Pró- Reitores e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre o funcionamento acadêmico e administrativo.
3. É o instrumento pelo qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa.
4. É o ato através do qual são expedidas determinações de caráter administrativo a serem executadas por membros ou servidores. 

Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, na ordem de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  •  b)

    1 – 2 – 3 – 4.


ID
2165218
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são exemplos de políticas de ensino:

I. O compromisso com a educação profissional.
II. A verticalização do ensino.
III. A construção e reconstrução permanente de seus currículos.
IV. As práticas avaliativas.
V. A busca por paradigmas democráticos para inclusão, acesso e permanência na instituição.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    I, II, III, IV e V. 

  • se eu marcar qualquer opção e clicar em resposta eu também sei o gabarito... mas de onde ele vem? Não está na 11.892...

  • Isso é um saco no QC,não tem nada a ver com a 11892,classifiquem isso direito!!

     

  • Com certeza está no PDI do Instituto Federal. É um documento norteador institucional.


ID
2165221
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito ao procedimento de acesso à informação, de acordo com a Lei nº 12.527/2011, avalie as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS e assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida.

( ) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita.

( ) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

( ) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.

( ) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgaos e entidades, POR QUALQUER MEIO LEGÍTIMO, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

     

  • "O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados", não fala nada de cobrança por envio postal.

  • Gabarito: C

  • Eu amo quando o verbo DEVERÁ está presente na questão. Dá impressão de ser obrigatorio, então dá pra desclassificar alguns itense ajudar na resposta

  • letra C

     (V)    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    ( F) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita. 
           
    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    (V)  Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

    (F) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.

            Art. 12.  O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. 

    ( V)  Art 10 § 2o  Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. 

  • (V) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida

    (F) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades

    referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.


    (V) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    (F) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal. 

    Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de

    documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor

    necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. (não é pagamento de taxa, mas restrito ao custeio/ressarcimento)

    (V) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet. (Cópia Art. 10, § 2o)


ID
2165224
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em seu processo de planejamento, o IFRS baseou-se em metodologias tradicionais relacionadas ao planejamento estratégico. Cada metodologia apresenta alguns elementos específicos distribuídos ao longo de um processo, podendo ser adaptada para cada tipo de organização. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma metodologia adaptada que contempla alguns elementos fundamentais para a reflexão a respeito do presente e projeções acerca do futuro da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de realização de tais elementos:

Alternativas
Comentários
  • A "e" está correta.

     


ID
2175106
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.
( ) A análise da situação de saúde é um dos usos da epidemiologia na interface entre a produção de conhecimentos e sua aplicação aos serviços de saúde.
( ) O conceito de prevalência implica a magnitude com que as doenças subsistem na população.
( ) Tendências seculares ou históricas se referem a variações nas frequências de uma doença por um longo período de tempo, em geral anos ou décadas.
( ) A migração é um dos processos demográficos e sociais que mais implicações trazem para o estado de saúde de indivíduos e populações.
( ) Do ponto de vista biológico, a idade se relaciona com a probabilidade de ocorrência de doença e com sua gravidade; entretanto, a idade não é um dos principais determinantes do estado de saúde e do perfil de morbimortalidade de uma população.

Alternativas

ID
2175109
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre fundamentos de pesquisa em saúde.
I. A pesquisa qualitativa apresenta uma abordagem objetiva interessada no microssocial, baseada em histórias e narrativas.
II. O uso de questionários autoaplicáveis é uma das possíveis técnicas de coleta de dados na abordagem quantitativa.
III. Na pesquisa qualitativa, o observador está envolvido com o objeto de avaliação; sua presença na cena influencia para que a informação se torne disponível.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está (ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários

ID
2175112
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, relativas à Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.
I. A vigilância epidemiológica é uma técnica de monitoramento desenvolvida com o objetivo de acompanhar e analisar, sistematicamente, um conjunto de agravo, bem como seus fatores de risco, com o propósito de orientar intervenções para controle, eliminação ou erradicação.
II. A vigilância ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente, estando estes relacionados ou não com a saúde humana.
III. Uma das ações da vigilância sanitária no país é a regulação, que pode ser compreendida como o modo de intervenção do Estado em setores relacionados a produtos e serviços, para impedir possíveis danos ou riscos à saúde da população.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) estão INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Segundo a lei 8080/90 Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento a detecção ou prevenção de qualquer mudança de fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos. A afirmativa I está correta.

    A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. Afirmativa II está incorreta, já que os condicionantes devem estar relacionados à saúde humana.

    A vigilância sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. A terceira afirmativa está correta.

    Pessoal, não deixem de prestar atenção no enuncido, já que foi pedido a afirmativa INCORRETA e não a correta.

    Gabarito do professor: letra A

    Bibliografia

    www.planalto.gov.br

  • Gab A


ID
2175115
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.
( ) Um dos objetivos da organização da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas consiste em garantir acesso ao cuidado integral.
( ) Apesar de haver adequada adesão aos tratamentos das doenças crônicas não transmissíveis, a preocupação mundial com essa temática deve-se ao número elevado de doentes na atenção básica, que onera o sistema de saúde.
( ) O objetivo do Plano de Enfrentamento de DCNT é o de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados às doenças crônicas.
( ) O Plano de Enfrentamento de DCNT aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DCNT DESATUALIZADA :

    ( V ) Um dos objetivos da organização da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas consiste em garantir acesso ao cuidado integral .

    ( F ) Apesar de haver adequada adesão aos tratamentos das doenças crônicas não transmissíveis, a preocupação mundial com essa temática deve-se ao número elevado de doentes na atenção básica, que onera o sistema de saúde .

    ( V ) O objetivo do Plano de Enfrentamento de DCNT é o de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados às doenças crônicas.

    ( V ) O Plano de Enfrentamento de DCNT aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade) :

    ATUALIZAÇÃO :

    http://www.saude.gov.br/noticias/43036-sobre-a-vigilancia-de-dcnt

    As principais DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias) possuem quatro fatores de risco em comum. Vale salientar que esses fatores de risco são modificáveis ( multifatoriais e crônicas = longo prazo ) .

    GABARITO D ) : V – F – V – V .

    As 4 principais DCNT :

    1CARDIO vascular ,

    2 DIA betes mellitus ,

    3 NEO plasias ,

    4 RESPIRA tórias .

    1 CARDIO vascular : Confira algumas doenças cardíacas comuns :

    Angina .

    Arritmia .

    Artrose ( apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris ) .

    Aterosclerose ( doença cardíaca coronária ) .

    ARTERIO esclerose ( arterias tornam - se duras e estreitas)

    Cardiomiopatia .

    CARDIOPATIA congênita .

    Doença arterial periférica .

    HIPER/TENSÃO ( 140 / 90 mmHg ) .

    HIPO/ TENSÃO ( menor que 90 × 60 ).

    INFARTO .

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA .

    2 DIA betes :

    A ) Pré diabetes .

    B ) Tipo I .

    C ) Tipo II .

    D ) Gestacional .

    A ) Pré diabetes ( SEM SINTOMAS ) .

    B ) TIPO I ( SISTEMA IMUNOLÓGICO ATACA CÉLULAS BETA ) : crianças, adolescentes, adultos jovens .

    INSULINO dependente ;

    Infantojuvenil ;

    Imunomediado .

    Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina ( HIPO glicemia ) .

    SINTOMAS :

    SEDE excessiva ;

    MICÇÃO frequente ;

    FOME ;

    CANSAÇO ;

    VISÃO TURVA .

    C ) TIPO II INSULINO independente ( corpo não produz insulina ou cria resistência à insulina ).

    diabetes do tipo II ocorre como consequência da obesidade e falta de exercício físico .

    Excesso de insulina ( HIPER glicemia) /açúcar no sangue .

    Resistência à insulina .

    Continua 2a parte

  • 2 a parte :

    D ) GESTACIONAL :

    Acomete algumas gestantes ( excesso de peso ) .

    Normalmente, esse tipo de diabetes desaparece logo após o parto.

    3 NEO plasias :

    Tumor ( aumento de células ) :

    A ) BENIGNA ( tumor benigno ) : não provoca metástase .

    B ) MALIGNO ( tumor maligno : CÂNCER : invade tecido e provoca metástase ) .

    A ) Exs de NEOPLASIAS BENIGNAS :

    C ondroma : C artilagem .

    Li / POma : T ecido adi PO so .

    M ioma: M úsculo .

    B ) Exs de NEOPLASIAS MALIGNAS : CÂNCER .

    Colorretal .

    Boca .

    Laringe .

    Bexiga .

    Fígado .

    Pulmão .

    Ovário .

    Pâncreas .

    Estômago .

    Pênis .

    Próstata .

    MAMA .

    COLO DO ÚTERO .

    Leucemia .

    Linfoma .

    4 RESPIRA tórias :

    Pneumonia ,

    Bronquite ,

    Tuberculose .

    ASMA ;

    RINITE alérgica ;

    Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são as mais comuns :

    Este conjunto de doenças representa um dos maiores problemas mundiais de saúde .

    CORRIGINDO A ALTERNATIVA F ) :

    Apesar de haver adequada adesão aos tratamentos das doenças crônicas não transmissíveis, a preocupação mundial com essa temática deve-se ao número ELEVADO de doentes na atenção básica, que onera ( sobrecarrega ) o sistema de saúde.

    ARGUMENTAÇÃO :

    Nas últimas décadas, tem-se observado uma REDUÇÃO da taxa de mortalidade por DCNT, principalmente com relação às doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. Essa redução é atribuída à implementação de 

    POLÍTICAS DE SAÚDE ( expansão do acesso à Atenção Básica (AB) em saúde e à redução do tabagismo ) Entretanto, a taxa de MORTALIDADE POR DIABETES CONTINUA AUMENTANDO .


ID
2175118
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre análise de situação de saúde.
I. Problema de saúde pode ser definido como a representação social de necessidade de saúde, derivadas de condições de vida e formuladas por um determinado ator social a partir da percepção da discrepância entre a realidade vivida e a desejada ou idealizada.
II. As necessidades de serviços de saúde não são determinadas pela deterioração dos meios de vida, mas sim pela incorporação de informações e conhecimentos acerca dos processos de reposição do consumo nos serviços de saúde.
III. Vulnerabilidade pode ser definida como a chance ou probabilidade de ocorrência de um evento.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágildelicado e fraco.

    A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias e etc.


ID
2175121
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre avaliação em saúde.
I. Efetividade refere-se à capacidade de produzir o efeito desejado quando o serviço é colocado em condições ideias de uso.
II. Legitimidade refere-se ao grau de aceitabilidade por parte da comunidade ou da sociedade como um todo dos serviços ofertados.
III. Otimização refere-se ao cuidado efetivo obtido por um programa.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Efetividade é a característica, particularidade ou estado do que é efetivo, ou seja, o que é real, verdadeiro e legítimo. Pode ser também a consequência ou o efeito daquilo que é real; a realidade ou a existência. O significado de efetividade também está relacionado com aquilo que se consegue verificar, cuja existência seja real e verdadeira, incontestável. 

    Legitimidade é caráter, estado ou qualidade do que é legítimo.

    Otimização é o processo de otimizar, de tornar ótimo. É a busca da excelência. É o emprego de técnicas para seleção das melhores alternativas, com o propósito de alcançar os objetivos determinados. A otimização consiste na elaboração de um planejamento estratégico e adequado para uma gestão eficiente, visando obter um retorno dentro dos padrões de excelência. O processo de otimização busca tornar ótimo os rendimentos nos mais diversos campos de atividades.


ID
2175124
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre as Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coletiva.
I. A preocupação central da antropologia da saúde com questões relacionadas ao processo saúde-doença foi substituída, ao longo dos últimos anos, pela ênfase na compreensão dos sistemas de saúde, as relações estabelecidas entre profissionais e pacientes e os universos simbólicos relacionados aos fenômenos da vida, considerando que o processo saúde-doença é multidimensional.
II. A cultura fornece modelos para interpretar comportamentos humanos, não se aplicando ao processo saúde-doença e todas as atividades de cuidados, pois as respostas do organismo frente às doenças não podem ser estudadas como um sistema cultural.
III. O conceito de illness, ou enfermidade, refere-se ao modo como uma doença é trazida à experiência individual e se torna significativa para quem a possui, ou seja, remete ao significado que a pessoa atribui aos sinais e sintomas corporais.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2175127
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre os Determinantes Sociais na Saúde.
I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até uma camada distal onde se situam os macrodeterminantes.
II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos que, evidentemente, exercem influência sobre seu potencial e suas condições de saúde.
III. Desigualdades e iniquidades são sinônimos e referem-se a situações relevantes e evitáveis.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com o artigo Modelo de organização de indicadores para operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde.2010 e o site FIOCRUZ.

     

     

    O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os DSS em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até a camada mais distal, em que se situam os macrodeterminantes.

     

    Os indivíduos, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos, que exercem influência sobre o seu potencial e suas condições de saúde, estão na base do modelo (determinantes proximais). Em seguida, em uma camada subjacente, estão o comportamento e os estilos de vida individuais, situados no limiar entre os fatores individuais e os DSS.

     

    Na camada seguinte, encontram-se os fatores relacionados às condições de vida e de trabalho (determinantes intermediários), e a disponibilidade de alimentos e acesso a ambientes saudáveis e serviços essenciais, como saúde e educação, indicando que as pessoas em desvantagem social apresentam diferenciais de exposição e de vulnerabilidade aos riscos à saúde.

     

    Por fim, o último nível apresenta aqueles que são considerados os macrodeterminantes, que possuem grande influência sobre as demais camadas e estão relacionados às condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade, incluindo também determinantes supranacionais, como o modo de produção e consumo de uma cidade, Estado ou país e o processo de globalização.

     

     

    Itens I e II- Corretos

     

    Item III-Errado.

     

    Iniqüidades em saúde referem-se a diferenças desnecessárias e evitáveis e que são ao mesmo tempo consideradas injustas e indesejáveis.

     

    Kawachi, Subramanian e Almeida Filho, em seu Glossário das Desigualdades em Saúde (2002), consideram ser difícil operacionalizar os atributos “evitável” e “desnecessário”, restringindo à injustiça o critério que distingue desigualdades de iniqüidades. 

     

  • Fonte para estudar os determinantes em saúde:

    Modelo de organização de indicadores para operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde

    http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n1/04.pdf

  • Gabarito: C

    Item III - Errado. “Iniquidades em saúde referem-se a diferenças desnecessárias e evitáveis e que são ao mesmo tempo consideradas injustas e indesejáveis. O termo iniquidade tem, assim, uma dimensão ética e social” (Whitehead, 1992). Dessa forma, não sendo sinônimo de Desigualdades.


ID
2175130
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre indicadores de saúde.
I. Um indicador de saúde tem a conotação de revelar a situação de saúde de um indivíduo ou da população.
II. Validade refere-se à capacidade de um indicador discriminar corretamente um evento de outros, assim como detectar as mudanças ocorridas com o passar do tempo.
III. Um indicador de baixa confiabilidade não tem utilidade prática, enquanto um de alta confiabilidade tem grande utilidade independentemente de sua validade.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2175133
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as assertivas a seguir sobre os Sistemas de Informação em Saúde.
I. Informação em saúde consiste na descrição ou representação limitada de um evento, agravo, atributo ou dimensão da situação de saúde-doença-cuidado de indivíduos ou população.
II. Os Sistemas de Informação em Saúde alimentam os fluxos correntes de informação e repositórios de registros de forma instantânea.
III. O modelo de gestão da informação em saúde existente no Brasil caracteriza-se pela multiplicidade de instâncias coordenadoras, conformando uma gestão coesa, de responsabilidade centralizada e sem fragmentação.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Gsbsrito: B

  • B ou C?????????????

  • Informação em saúde consiste na descrição ou representação limitada de um evento, agravo, atributo ou dimensão da situação de saúde-doença-cuidado de indivíduos ou população, no tempo e espaço definidos, que foi (foram) tratado(s) e organizado(s) por profissionais ou gestores ou instituições, a partir de determinados interesses e objetivos. (MORAES, 2014, p.44)

  • GABARITO C Apenas I.

    I. Informação em saúde consiste na descrição ou representação limitada de um evento, agravo, atributo ou dimensão da situação de saúde-doença-cuidado de indivíduos ou população

    II. Os Sistemas de Informação em Saúde alimentam os fluxos correntes de informação e repositórios de registros de forma instantânea

    III O modelo de gestão da informação em saúde existente no Brasil caracteriza-se pela multiplicidade de instâncias coordenadoras, conformando uma gestão coesa, de responsabilidade centralizada e sem fragmentação


ID
2175136
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica vigente estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Em relação a este documento, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

  • D = É DE RESPONSABILIDADE DE TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família.

  • DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES GERAIS DA ATENÇÃO BÁSICA

    A Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes:


    V - estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do
    cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes
    de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no
    exercício do controle social.
    Letra: E.


ID
2175139
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas I, II, III e IV, relacione-as com os objetivos da Política Nacional de Humanização, depois assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
São objetivos da Política Nacional de Humanização:
I. Enfrentar problemas no campo da organização e da gestão do trabalho em saúde que têm produzido reflexos desfavoráveis tanto na produção de saúde como na vida dos trabalhadores.
II. Enfrentar desafios enunciados pela sociedade brasileira quanto à qualidade e à dignidade no cuidado em saúde.
III. Redesenhar e articular iniciativas de humanização do Sistema Único de Saúde.
IV. Formar Sanitaristas com valores Humanistas com vistas à qualificação dos processos de trabalho no Sistema Único de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Humanização tem três objetivos centrais:

    - enfrentar desafios enunciados pela sociedade brasileira quanto à qualidade e à dignidade no cuidado em saúde;


    - redesenhar e articular iniciativas de humanização do SUS e

    - enfrentar problemas no campo da organização e da gestão do trabalho em saúde que têm produzido reflexos desfavoráveis tanto na produção de saúde como na vida dos trabalhadores.



    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Formação e intervenção / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

     

    De acordo com a Política Nacional de Humanização.2013

     

     

     

    A Política Nacional de Humanização tem 3 (três) objetivos centrais:

     

     


    - enfrentar desafios enunciados pela sociedade brasileira quanto à qualidade e à dignidade no cuidado em saúde;


    - redesenhar e articular iniciativas de humanização do SUS e 



    - enfrentar problemas no campo da organização e da gestão do trabalho em saúde que têm produzido reflexos desfavoráveis tanto na produção de saúde como na vida dos trabalhadores.


ID
2175142
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Promoção de Saúde, publicada em 2006, previa algumas Ações Específicas. Leia as alternativas abaixo e marque a única que NÃO caracteriza uma das ações previstas em tal política:

Alternativas

ID
2175145
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O campo da saúde coletiva é, no que concerne a sua constituição de saberes,______________; sua prática de pesquisa é com frequência crescente _______________, a partir de uma construção teórico-metodológica de objetos típica do campo, que é, por sua vez, muitas vezes___________, face à natureza não convencional das questões que coloca aos seus objetos, construídos já de modo pouco convencional em termos dos cânones vigentes em cada uma das suas disciplinas constitutivas.
A alternativa que completa as lacunas adequadamente, na sequência em que aparecem no texto é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    E) multidisciplinar – interdisciplinar – transdisciplinar

    O campo da saúde coletiva é, no que concerne a sua constituição de saberes, multidisciplinar; sua prática de pesquisa é com frequência crescente interdisciplinar, a partir de uma construção teórico-metodológica de objetos típica do campo, que é, por sua vez, muitas vezes transdisciplinar, face à natureza não convencional das questões que coloca aos seus objetos, construídos já de modo pouco convencional em termos dos cânones vigentes em cada uma das suas disciplinas constitutivas. A alternativa que completa as lacunas adequadamente, na sequência em que aparecem no texto é:


ID
2175148
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o acolhimento na Atenção Básica, está INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra: A. Questão confusa, alguma alma esclarecida se habilita?

  • CONCORDO


ID
2175151
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas I, II, III e IV, sobre a Saúde Coletiva:
I. Com a emergência da sociedade industrial, a saúde das individualidades passa a incluir necessariamente as condições coletivas de salubridade, não sendo mais possível conceber a existência da saúde dos sujeitos na exterioridade das condições sanitárias do espaço social.
II. A saúde pública e a saúde coletiva possuem distintos registros histórico e conceitual. Trata-se de campos não homogêneos, na medida em que se referem a diferentes modalidades de discurso, com fundamentos epistemológicos diversos e com origens históricas particulares.
III. A saúde pública foi uma das responsáveis pela construção de uma nova estrutura urbana, pela produção de estratégias preventivas. Mas é inegável que seus diferentes discursos se fundam no naturalismo médico que, invocando cientificidade, legitimou a crescente medicalização do espaço social.
IV. A concepção de Saúde Coletiva, bem ao contrário, se constituiu através da crítica sistemática do universalismo naturalista do saber médico. Seu postulado fundamental afirma que a problemática da saúde é mais abrangente e complexa que a leitura realizada pela medicina.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2175154
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às Redes na Micropolítica do Processo de Trabalho em Saúde, analise as afirmativas abaixo identificando com um “V” quais são VERDADEIRAS e com um “F” quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) É comum observarmos nas discussões e oficinas de planejamento a proposição de que a gestão estratégica da organização deve se dar por projetos, e sua condução, por coletivos de sujeitos, muito comumente chamados de “colegiados gestores”. Podemos observar que nesta sugestão há o reconhecimento de que a formação de microrredes no interior da organização é eficaz para a condução dos projetos, colocando em segundo plano o funcionamento com base nas formações estruturais hierárquicas da organização.
( ) O processo de trabalho em saúde, na sua micropolítica, quando esta funciona sob uma certa hegemonia do trabalho vivo, revela um mundo extremamente cansativo, estruturado, pouco criativo e de poucas possibilidades inventivas.
( ) O trabalho vivo, como dispositivo de formação de fluxos-conectivos, faz uma cartografia no interior dos processos de trabalho como o desenho de um mapa aberto, com muitas conexões, que transitam por territórios diversos, assume características de multiplicidade e heterogeneidade, sendo capaz de operar em alto grau de criatividade.
( ) A organização da rede básica de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) é bastante flexível; sendo que a Estratégia de Saúde da Família reflete muito essa realidade, suas ações programáticas e horários específicos para atender certo tipo de clientela, embora determinados pelas diretrizes da macropolítica, não chegam a representar amarras aos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO// E

     

     

     


ID
2175157
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre cidadania, autonomia e protagonismo do usuário, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    De acordo com Escorel e Moreira, a participação social pode ser entendida “como um conjunto de relações culturais, sociopolíticas e econômicas em que os sujeitos, individuais ou coletivos, diretamente ou por meio de seus representantes, direcionam seus objetivos para o ciclo de políticas públicas, procurando participar ativamente da formulação, implementação, implantação, execução, avaliação, fiscalização e discussão orçamentária das ações, programas e estratégias que regulam a distribuição dos bens públicos e, por isso, interfere, diretamente nos direitos dos cidadãos”.

    Stefan Fantini


ID
2175160
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Portaria nº 675, de 30 de março de 2006, aprovou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, que é uma importante ferramenta para que os usuários do sistema de saúde conheçam e tenham seus direitos assegurados, bem como um instrumento para colaborar com a qualidade do Sistema de Saúde brasileiro. Considerando o disposto na referida Portaria, assinale “V” para as afirmativas VERDADEIRAS e “F” para as FALSAS:
( ) A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, por determinação da Portaria GM/MS 675, deve estar afixada em todas as Unidades de Saúde, públicas e privadas, em todo o País, em local visível e de fácil acesso pelos usuários.
( ) O primeiro princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura ao cidadão o acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, visando um atendimento mais digno e igualitário.
( ) Todos os cidadãos têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde promovidos pelo Sistema Único de Saúde e este acesso se dará, prioritariamente, pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia do cidadão.
( ) É direito dos cidadãos ter atendimento resolutivo com qualidade e garantia de continuidade da atenção, sempre que necessário, sendo que as informações sobre seu estado de saúde, como as hipóteses diagnósticas, devem ser compartilhadas pelos profissionais de saúde envolvidos no atendimento, de forma clara, objetiva e ética.
( ) O quinto princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura as responsabilidades que o cidadão deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada, devendo assumir responsabilidades pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela inobservância das orientações fornecidas pela equipe de saúde.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2175163
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todas as afirmativas abaixo são diretrizes para a Educação Permanente em Saúde segundo o Ministério da Saúde, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º São diretrizes para a Educação Permanente em Saúde no Ministério da Saúde:

    I - valorizar o trabalhador e o trabalho em saúde no Ministério da Saúde, na perspectiva da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS;

    II - fomentar práticas educacionais em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipes multiprofissionais;

    III - promover a aprendizagem significativa por meio da adoção de metodologias ativas e críticas;

    IV - favorecer a autonomia dos sujeitos e a corresponsabilização nos processos de trabalho do Ministério da Saúde;

    V - articular a Educação Permanente em Saúde e a gestão de pessoas por competências para a organização das ações de educação no Ministério da Saúde;

    VI - fortalecer a gestão da Educação Permanente em Saúde de forma compartilhada e participativa, no âmbito do Ministério da Saúde;

    VII - contribuir para a mudança cultural e institucional direcionada à gestão compartilhada e ao aprimoramento do SUS;

    VIII - constituir-se como uma estratégia política para o enfrentamento da fragmentação dos serviços e das ações de saúde; e

    IX - valorizar as múltiplas dimensões humanas nos processos de ensino-aprendizagem.

  • Diretrizes da Educação Permanente de Saúde:

    1. Valorizar o trabalhador e o trabalho em saude na perspectiva da PNH;

    2. Fomentar práticas educacionais em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipes multiprofissionais;

    3. Promover a aprendizagem significativa por meio da adoção de metodologias ativas e críticas;

    4. Favorecer a autonomia dos sujeitos e a corresponsabilizacao nos processos de trabalho;

    5. Articular a Educação Oermanente em Saude e a gestão de pessoas competentes para a organização das ações de Educação;

    6. Fortalecer a gestão da Educação Permanente em Saude de forma compartilhada e participativa 

    7. Contribuir para a mudança cultural e institucional direcionada a gestão compartilhada;

    8. Constituir-se como uma estratégia política para o enfrentamento da fragmentação dos serviços; 

    9. Valorizar as múltiplas dimensões humanas nos processos de ensino-aprendizagem


ID
2175166
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O estudo do ciclo vital permite que o profissional da Atenção Domiciliar perceba os entraves pelos quais a família está atravessando, seja por uma crise previsível ou não. As etapas do ciclo de vida familiar são permeadas por crises, que podem acontecer em quaisquer fases do desenvolvimento.
Das alternativas abaixo é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2175169
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A classificação da complexidade assistencial em Atenção Domiciliar (AD), diante da diversidade de um país continental como o Brasil, fundamenta-se na tentativa de se propor parâmetros que permitam a delimitação do foco de atenção, priorizando os casos que demandam maiores recursos dos serviços de Saúde e o acompanhamento da equipe multiprofissional, tornando possível o planejamento da assistência com qualidade e evitando-se duplicidade de atendimento na rede pública.
É INCORRETO afirmar que a classificação da complexidade assistencial em AD tem como finalidade:

Alternativas

ID
2175172
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Caderno de atenção Básica 33 – Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento traz orientações sobre anamnese, exame físico e consultas em crianças, sendo INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a alternativa E. Com assim ingestão de bebidas alcóolicas?! 

  • o aconselha mento da consulta é també para a mãe ....que não deve ingerir bebida alcoolica pq passa para o leite! Não entendi restreamento para criptoquirquia...na primeira consulta? a primeira consulta é com 1 semana de vida....menino só tem descida de testículo aos três meses!

  • Exame da genitália na 1ª consulta  descrito no caderno:

    Apalpe a bolsa escrotal para identificar a presença dos testículos.
    Quando os testículos não forem palpáveis na bolsa escrotal na
    primeira consulta do recém-nascido, a mãe pode ser informada
    de que isso se trata de uma situação comum, especialmente em
    prematuros (9,2% a 30%). Isso porque, na maioria das vezes, os
    testículos “descem” até os 3 meses de vida, quando o caso deverá
    ser reavaliado. Se aos 6 meses os testículos não forem apalpados
    na bolsa escrotal, a criança deve ser encaminhada para melhor
    avaliação e tratamento.

     

    pg. 49


ID
2175175
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacinação de um bebê de 3 meses com a vacina meningocócica C (conjugada), quanto ao número de doses e intervalo, deve ser orientada da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • O reforço não seria aos 12 meses? Pra mim letra B

  • QUESTAO DESATUALIZADA  vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra  meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

  • O correto seria 3 meses primeira dose, 5 meses segunda dose e 12 meses reforço, com intervalo de 60 dias e no MÍNIMO 30 dias entre as 2 primeiras doses.


ID
2175178
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todas as alterações decorrentes do processo fisiológico do envelhecimento terão repercussão nos mecanismos homeostáticos do/a idoso/a e em sua resposta orgânica, diminuindo sua capacidade de reserva, de defesa e de adaptação, o que o torna mais vulnerável a quaisquer estímulos (traumático, infeccioso ou psicológico). Deve-se fazer uma ampla avaliação dos antecedentes diagnósticos, com ênfase nas doenças crônicas que mantêm-se ativas. Dada a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, devem ser sempre investigadas sistematicamente, para serem descartadas:
I. Doenças autoimunes do sistema motor.
II. Afecções cardiovasculares, em especial doença hipertensiva.
III. Diabetes e suas complicações.
IV. Déficits sensoriais e cognitivos.
V. Doenças infecciosas do sistema respiratório.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Todas as alterações decorrentes do processo fisiológico do envelhecimento terão repercussão nos mecanismos homeostáticos do/a idoso/a e em sua resposta orgânica, diminuindo sua capacidade de reserva, de defesa e de adaptação, o que o torna mais vulnerável a quaisquer estímulos (traumático, infeccioso ou psicológico). Dessa forma, as doenças podem ser desencadeadas mais facilmente.

     

    Deve-se fazer uma ampla avaliação dos antecedentes diagnósticos, com ênfase nas doenças crônicas que mantêm-se ativas.

    Dada sua prevalência, devem ser sempre investigadas sistematicamente, para serem descartadas:

     

    1. afecções cardiovasculares, em especial doença hipertensiva;

    2. diabetes e suas complicações;

    3. déficits sensoriais (auditivo e visual);

    4. afecções osteoarticulares;

    5. déficits cognitivos.

     

    Letra A

     

    Fonte: Cadeno de atenção Básica nº 19 - Envelhecimento e Saúde da pessoa idosa


ID
2175181
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Caderno de Atenção Básica 33 – Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento, orienta acerca do aleitamento materno e da assistência do profissional de enfermagem à alimentação da criança. Considerando suas orientações, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:; Letra E.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 33 Saúde da Criança:Crescimento e Desenvolvimento.Brasília-DF.2012

     

     

    a) Errada.

     

    A frequência e a duração ilimitada (livre demanda) das mamadas devem ser incentivadas.

     

    b) Errada.

     

     Nas seguintes situações, o aleitamento materno não deve ser recomendado

     

    • Mães infectadas pelo HIV.

    • Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2 (vírus linfotrópico humano de linfócitos T).

    • Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação. Alguns fármacos são citados como contraindicações absolutas ou relativas ao aleitamento, como, por exemplo, os antineoplásicos e radiofármacos.

     

    c) Errada.

     

    Técnica de amamentação:

    A técnica de amamentação está adequada quando:

    • A cabeça do bebê está no mesmo nível da mama da mãe e o queixo está tocando-a.

     

    d) Errada.

     

    Técnica de amamentação:

    A técnica de amamentação está adequada quando:

    Não é necessário limpar os mamilos antes das mamadas. Banho diário e uso de um sutiã limpo são suficientes.

     

    e) Correta.

     

    Uma alimentação saudável se inicia com o aleitamento materno (BRASIL, 2004), que isoladamente é capaz de nutrir de modo adequado a criança nos primeiros 6 meses de vida. Já a partir dos 6 meses de vida, devem ser introduzidos alimentos complementares ao aleitamento materno, por dois anos ou mais (WHO, 2001).


ID
2175184
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

( ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.

( ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.

( ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : a) V – V – F – V – F.

     

    ( V ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

     

    ( V ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.

     

    ( F ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.

     

    ( V ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

     

    ( F ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.


ID
2175187
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conceito de saúde sexual e reprodutiva vem sendo discutido pelos movimentos feministas e de direitos humanos há várias décadas. O conceito de direitos reprodutivos e sexuais tem sua formulação inicial nas décadas de 80 e 90, no âmbito dos movimentos gay e lésbico europeus e norte-americanos, produzindo-se, em seguida, uma sinergia com os segmentos mundiais. As alternativas abaixo discutem alguns conceitos apresentados no caderno de atenção básica: saúde sexual e reprodutiva.
I. Entende-se que a saúde reprodutiva é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, em todos os aspectos relacionados com o sistema reprodutivo e as suas funções e processos, e não de mera ausência de doença ou enfermidade.
II. Relacionamentos igualitários entre homens e mulheres não existem, sempre vão ocorrer diferenças entre os sexos que podem ser justificadas pela biologia e pela cultura.
III. Os direitos humanos das mulheres incluem seu direito a ter controle e decidir livre e responsavelmente sobre questões relacionadas à sua sexualidade, incluindo a saúde sexual e reprodutiva, livre de coação, discriminação e violência.
IV. A saúde reprodutiva implica que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo autonomia para se reproduzir e a liberdade de decidir sobre quando e quantas vezes deve fazê- lo.
V. Nas questões referentes às relações sexuais e à reprodução, não requerem respeito mútuo, consentimento e divisão de responsabilidades sobre o comportamento sexual e suas consequências.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2175190
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Há grande proporção de mulheres, em particular as de maior vulnerabilidade social, que, por dificuldade de acesso aos insumos de prevenção e serviços, falta de conhecimento, questões de gênero e relacionamentos estáveis, não adota medidas de proteção em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à Gravidez.
Das alternativas abaixo é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os serviços de saúde não devem garantir atendimento aos adolescentes e jovens antes do início de sua atividade sexual e reprodutiva, pois podem estar incentivando comportamentos e a inicialização precoce da sua vida sexual.


ID
2175193
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:
1 – Desinfecção de alto nível.
2 – Desinfecção de nível intermediário.
3 – Limpeza.
4 – Detergente.
( ) Remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização.
( ) É o processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
( ) É o processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.
( ) É o produto destinado a limpeza de artigos e superfícies por meio da diminuição da tensão superficial, composto por grupo de substâncias sintéticas, orgânicas, líquidas ou pós solúveis em água que contêm agentes umectantes e emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis ou espuma no instrumento ou na superfície.

Alternativas
Comentários
  • 3 – 2 – 1 – 4.