SóProvas


ID
2176684
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As fibras musculares tipo IIB caracterizam-se por velocidade de contração:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Fibras de contração lenta (tipo I) geram energia utilizando o sistema aeróbio com menor velocidade de propagação do cálcio, e grande número de mitocôndrias, sendo muito resistente à fadiga. Recebe maior vascularização e contém altos níveis de mioglobina, tem baixa velocidade de contração, relaxamento e baixa capacidade de gerar força. As fibras lentas (tipo I) apresentam longo tempo de contração apresentando predomínio das enzimas oxidativas incluindo a citrato sintetase e a succinato desidrogenase.

     

    Fibras de contração rápida (Tipo II) geram energia anaeróbia com maior velocidade de contração.

    Características: alta capacidade de condução do potencial de ação, rápida propagação de cálcio, com alta velocidade de contração e relaxamento, grande capacidade de gerar força, pouca resistência, pouca capilarização, baixo número de mitocôndrias e reduzida quantidade de mioglobina, tendo alta atividade da ATPase. As fibras rápidas têm pouco tempo de contração e predomínio das enzimas glicolíticas incluindo fosfofrutoquinase (PFK) e lactato desidrogenase (LDH), tendo ainda as fibras consideradas intermediárias, ficando entre lentas e rápidas.

     

    http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=151

  • mioglobina é uma proteína que está presente no músculo cardíaco e nos outros músculos do corpo, fornecendo o oxigênio necessário para a contração muscular.