SóProvas



Questões de Fisiologia em Fisioterapia


ID
70096
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • HCO3-: 22 - 26/28

    PH: 7,35 - 7,45

    PaCO2: 35 - 45

    a) HCO3- < 22

    PH< 7,30

    PaCO2 nl

    ACIDEMIA METABÓLICA DESCOMPENSADA

    b) Aumento do HCO3: Base: Alcalose

    c) hipoventilação: retem CO2 (acidose, ou seja corrige Alcalemia)... hiperventilação: libera, "lava" CO2 (básico, corrige Acidose)

    d) Aumento da excreção do bicarbonato==> Ácido

    e) HCO3> 28

    PH> 7,50

    PaCO2 nl

    ALCALEMIA METABÓLICA DESCOMPENSADA

  • Pensando na regra didática básica: 

    PCO2 => Alteração RESPIRATÓRIA
    HCO3 => Alteração METABÓLICA

    CO2 é ÁCIDO, logo, se Aumenta = Acidose Respiratória;
                                     se Reduz = Alcalose Respiratória.

    HCO3 é BASE, logo, se Aumenta = Alcalose metabólica;
                                       se Reduz = Acidose metabólica.

    PH - q 7,3 = Ácido; PH + q 7,3= Básico


    Vamos agora à questão:

    Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar: 


    a) Quando o concentrado de bicarbonato é menor que 22 mEq/L, o pH é menor que 7,30 e a PaCO está normal, a resultante é a acidemia metabólica descompensada. (CORRETA)

    b) Quando os rins reduzem a excreção de bicarbonato (SE SAI POUCO HCO3...), ocorre o aumento do bicarbonato seroso (CERTO) e o pH torna-se alcalótico. (CORRETA)

    c) Os pulmões hipoventilam para auxiliar na correção da acidemia metabólica ou hiperventilam para auxiliar na correção da alcalemia metabólica.(INCORRETA)

    d) Quando os rins aumentam a excreção de bicarbonato, ocorre a redução do bicarbonato seroso e o pH torna-se acidótico.(O MESMO QUE DIZ A ALTERNATIVA b MAS DE MODO INVERSO) (CORRETA)

    e) Quando a concentração de bicarbonato seroso é maior que 28 mEq/L, o pH é maior 7,50 e a PaCO está normal, a resultante é a alcalemia metabólica descompensada. (O MESMO QUE DIZ A ALTERNATIVA a MAS DE MODO INVERSO) (CORRETA).

    RESP: Letra C





     

  • Letra C

    Acidose respiratória caracteriza-se por elevação primária da pressão parcial do dióxido de carbono (Pc2), com ou sem aumento compensatório no HCO3−; o pH geralmente é baixo, mas pode estar próximo do normal. A causa é a diminuição da frequência respiratória e/ou no volume (hipoventilação), tipicamente em razão de condições iatrogênicas, pulmonares ou do sistema nervoso central. A acidose respiratória pode ser aguda ou crônica; a forma crônica é assintomática, mas a forma aguda, ou mais grave, causa cefaleia, confusão e tonturas. Os sinais incluem tremor, abalos mioclônicos e asterixe. O diagnóstico é clínico, com gasometria e eletrólitos séricos. A causa é tratada; em geral, são necessários oxigênio (O2) e ventilação mecânica.

    Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica. A forma crônica é assintomática, mas a aguda causa tonturas, confusão, parestesias, cãibras e síncope. Os sinais incluem hiperpneia ou taquipneia e espasmo carpopodal. O diagnóstico é clínico, com gasometria e eletrólitos séricos. O tratamento é direcionado para a causa.


ID
355873
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando-se a estrutura e o mecanismo contrátil do músculo estriado esquelético, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Uma fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular, ou se ramificar e inervar até 160 fibras musculares, formando uma unidade motora. O número de unidades motoras em determinado músculo é relacionado com a delicadeza de movimentos requerida do músculo.

    c e d) A contração muscular depende da disponibilidade de íons  cálcio e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático (RS), para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. O RS é uma rede de cisternas do retículo endoplasmático liso, que envolve e separa em feixes cilíndricos grupos de miofilamentos. Quando despolarizado, o RS libera os íons cálcio passivamente até os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizado novamente, o RS transporta o íon cálcio de volta às cisternas, interrompendo a atividade contrátil.


    Fonte: http://www.infoescola.com/fisiologia/contracao-muscular/

    Resposta: A


ID
542821
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As fibras musculares tipo IIB caracterizam-se por velocidade de contração

Alternativas
Comentários
  • FIBRAS MUSCULARES TIPO IIB (CONTRAÇÃO RÁPIDA). Essas fibras são mais pálidas que as fibras Tipo IIa pois possuem um número ainda menor de capilares sangüíneos e assim um suprimento sangüíneo ainda mais pobre que as anteriores, o que caracteriza um metabolismo predominantemente anaeróbico.
    Elas são recrutadas em atividades que necessitam o uso de maior força muscular e por isso desenvolvem maior força numa única contração, porém são mais suscetíveis à fadiga. Ganham volume, aumentam facilmente de tamanho, mas se "cansam" rapidamente. São maiores que as fibras musculares de contração lenta (Tipo I). São predominantes em atletas que praticam atividades de grande potência num curto período de tempo, como corredores de 100 m.

  • Esquema minemônico:
    2 é mais rápido que 1. E B é de baixo, baixo componente mitocondrial e mioglobina.

ID
656125
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Surfactante

Alternativas
Comentários
  • O Surfactante tem a finção de:
    Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
    Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
    Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.

    Resposta: D
  • O surfactante fornece o aumento da complacência pulmonar, o que por consequência também reduzirá o trabalho do pulmão durante a inspiração, pois o aumento da complacência pulmonar reduz a pressão de retração em qualquer determinado volume, e assim é mais fácil para os pulmões de expandirem. Então diminui também a o trabalho expiratório consequentemente. Mas entãoeu poderia considerar a letra E também? Alguém poderia me explicar o que a letra E tem de errado então!!!
    • FUNÇÕES :
    • Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
    • Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
    • Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.
    resposta certa letra A

    POIS ESFORÇO RESPIRATORIO - TANTO INSPIRAÇÃO  QUANTO EXPIRAÇÃO.
  • Resposta: letra D
    Referência:
    Ventilação Mecânica - Da Fisiologia à Prática.
    Na inspiração, quando há um aumento do volume pulmonar e aumento do raio do alvéolo, há diminuição da pressão (intra-alveolar). Nesse momento a camada de surfactante espalha-se pelo alvéolo, e há diminuição relativa de sua quantidade. Na expiração, diminuindo o volume alveolar e o raio do alvéolo, ocorrerá aumento da pressão intra-alveolar. A quantidade de surfactante espessa-se, aumentando a camada e DIMINUINDO MAIS A TENSÃO SUPERFICIAL, evitando, assim, aumento da pressão alveolar e seu colabamento. LOOOOOGO...
    b) e c) : sim, o fosfolipidio é a substância mais presente no surfactante, mas o surfactante proporciona a diminuição da tensão supeficial à medida que o raio do alvéolo DIMINUI.

    PS: Acredito que caiba recurso para a questão, uma vez que o surfactante reduz o trabalho muscular RESPIRATÓRIO (inspiração e expiração) e não somente expiratório, como diz q letra D.

  • Segundo eu pesquisei o correto seria a letra E - Como o surfactante reduz tensão superficial, ele reduz o trabalho inspiratório e favorece o aumento da complacência pulmonar.

  • Dentre os benefícios do surfactante, temos: melhora da oxigenação poucos minutos após o tratamento, havendo aumento da capacidade residual funcional em virtude do recrutamento de alvéolos atelectasiados, e melhora rápida da complacência pulmonar com diminuição da pressão de abertura e maior estabilidade na expiração.


    FONTE: http://www.sbp.com.br/pdfs/I_Consenso_Brasileiro_de_Surfactante.pdf

  • De acordo com o livro FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA (Bruno Presto e Luciano Damázio)

    Diz-se que o surfactante é um fosfolipídio que proporciona uma redução da tensão superficial a medida que que o raio do alvéolo diminui, e que ele reduz o trabalho inspiratório e favorece o aumento da complacência pulmonar.

    Logo de acordo com ele a resposta sera a letra E


ID
656131
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No hormônio tetraiodotironina os mineralocorticoides são secretados, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Só com a informação de que é a Tireoide quem secreda tetra IODO... já mata a questão :)

ID
656194
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O controle da circulação renal está sujeito a mecanismos extra e intra-renais que podem influenciar a circulação cortical de uma maneira e a medular em sentido oposto. Um dos mecanismos de controle desta circulação refere-se a angiotensina II. Dessa forma, a ação da angiotensina II no fluxo sanguíneo cortical

Alternativas
Comentários
  • "A ação da angiotensina II no fluxo sanguíneo cortical pode ser totalmente diferente à da medula renal em condições fisiológicas e ter efeito totalmente diferente em situações patológicas."

    Questão retirada Ipsis litteris do ultimo parágrafo na página 52 deste artigo:

    Helou, Cláudia M de B. 
    Revisão/Atualização em Fisiologia e Fisiopatologia Renal: Efeito da angiotensina II na microcirculação renal. J. Bras. Nefrol. 1998; 20(1): 49-54
  • Muito Obrigada Taciara Lopes.


ID
684448
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito dos efeitos da atividade física relacionados à farmacocinética, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Durante o exercício, a circulação aumenta na musculatura esquelética e reduz no intestino, reduzindo a absorção.


ID
723649
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A camada interna da cápsula articular é altamente vascularizada e pouco inervada. Um dos aspectos mais importantes do estrato sinovial é que as células especializadas, sinoviócitos, sintetizam o componente do fluido sinovial denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Referência:
    TARNER, I.H. et all. The diferent stages of synovitis: acute vs chronic, early vs late and non-erosive vs erosive.

    As articulações sinoviais apresentam uma cavidade articular que permite grande mobilidade, esta cavidade contém o líquido sinovial, rico em ácido hialurônico. O líquido sinovial facilita o deslizamento das superfícies articulares e proporciona nutrição para a cartilagem hialina articular. O peguinha da questão está em tentar te confundir com ácido hialínico, pois como o líquido sinovial nutri a cartilagem hialina, pode haver confusão por parte do candidato. Porém, os sinovócitos sintetizam ácido hialurônico, comoponente importante do líquido sinovial.

ID
751066
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A micção é o processo de esvaziamento da bexiga urinária. Em relação à este processo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
751144
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à enzima conversora da angiotensina(ECA) é correto afirmar que

Alternativas

ID
1110235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante o exercício, o sistema respiratório tem um papel no equilíbrio ácido-básico por

Alternativas
Comentários
  • Sra. Aline oliveira, no espaço "comentário" é para ser colocado um comentário que acrescente e nao simplesmente a letra com a resposta...isso tem sido frequente. 

  • Muita gente só tem acesso a respostas de 10 questões por dia e colocando pelo menos a letra ajudamos essas pessoas a estudarem olhando nos comentários. Acredito que por isso muita

  • Muita gente só tem acesso a respostas de 10 questões por dia e colocando pelo menos a letra ajudamos essas pessoas a estudarem olhando nos comentários. Acredito que por isso muita

  • Muita gente só tem acesso a respostas de 10 questões por dia e colocando pelo menos a letra ajudamos essas pessoas a estudarem olhando nos comentários. Acredito que esse seja o motivo de muita gente colocar pelo menos a letra da resposta correta.

  • A Ana tem razão. O acesso é limitado, eu mesma estudo pelos comentários. Obrigada por nos ajudar!

  • Caso a letra "C" fosse: "aumentar o pH sanguíneo por meio da hiperventilação" estaria correto. Pois o exercício leva ao aumento da produção de CO2, o que leva a redução do pH tornando o ácido. A hiperventilação aumentaria o pH com a eliminação de CO2.

  • Muito bem, mas acho que dessa forma não é justo com quem paga. É 14,90 mensal. Vale a pena. E está muito chato abrir os comentários pensando que tem algo que acrescente e tem a letra da resposta.


ID
1209904
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A musculatura estriada esquelética pode ser classificada, de acordo com a função e a histologia, em musculatura vermelha e branca ou tipo 1 e tipo 2. De acordo com a quantidade de mitocôndrias, o metabolismo e a tendência a ocorrer quando não utilizada, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tipo I, de contração lenta ou vermelhas, e isto devido à densi­dade capilar e ao conteúdo em mioglobina.

    Tipo II, de contração rápida ou fibras brancas, as quais se sub­dividem na lIa, IIb, e IIc.

    a)Fibras tipo I, de contração lenta, vermelhas ou ST(slow twitch) São fibras com menor diâmetro, com um maior fornecimento sanguíneo, quando expresso em capilares por fibra, possuem muitas e grandes mitocôndrias e muitas enzimas oxidativas. São por isso fibras com um metabolismo energético de predomínio aeróbico, resultando uma grande produção de ATP, permitindo esforços duradouros. Estas fibras predominam nos músculos dos atletas de endurance ou resistência.

    A enzima desidrogénase do succinato, que é uma enzima típica do metabolismo aeróbico, encontra-se em quantidades elevadas e constitui um marcador deste tipo de fibras. Têm uma grande atividade da NAD desidrogénase e da citocromo oxídase.

    b)Fibras tipo II, de contração rápida, brancas ou FT(fast twitch) São fibras brancas, de maior diâmetro, com predomínio de metabolismo energético de tipo anaeróbico. Possuem grandes quantidades de enzimas ligadas a este tipo de metabolismo, como por exemplo a CPK (creatinofosfoquínase), necessária à regeneração rápida de ATP a partir da fosfocreatina (CP). As quantidades das enzirnas desidrogénase láctica (LDH) e fosfofrutoquínase (PFK) são também elevadas. O músculo constituído por este tipo de fibras tem uma velocidade de contração, uma velocidade de condução na membrana e uma tensão máxima maior do que nas fibras do tipo I. Têm elevados níveis de atividade da ATPa­se miofibrilar, o que revela grande velocidade na elaboração das interações actina-miosina.

    Fibras subtipo IIb: constituem o subtipo mais característico. São fibras de contração rápida (fast twitch), nas quais o metabolismo anaeróbico é dominante, o que origina uma grande acumulação de ácido láctico no final do exercício. O componente aeróbico é reduzido.

    São fibras com um mau rendimento energético, que acumulam muito ácido láctico e H +, são de contração rápida e facilmente fatigáveis. Quando sujeitas a um treino de endurance, de características aeróbicas, tendem a apresentar características mais semelhantes às do subtipo lIa.

    Fibras do subtipo lIa: são também fibras brancas, com predomínio do metabolismo anaeróbico, mas já com uma capacidade oxidativa superior, o que as toma ligeiramente mais resistentes à fadiga do que as anteriores.

    Fibras do subtipo IIc: são fibras que se encontram no mús­culo em quantidades muito pequenas, cerca de 1% do total. Possuem predomínio do metabolismo anaeróbico e uma capacidade oxidativa bastante superior à encontrada nos subtipos anteriores, o que as coloca entre estas e as fibras tipo I, no que se refere à resistência à fadiga.


ID
1327177
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Guyton & Hall, escreveram sobre a mecânica da respiração pulmonar.Analise as afirmativas abaixo.

I. Durante a inspiração normal e fisiológica a pressão pleural decresce de -5 cmH2O para -7,5 cmH2O.
II. Durante a inspiração normal e fisiológica a pressão alveolar decresce de 0 ( zero ) para -1 cmH2O.
III. O volume pulmonar é gerado pela pressão transpulmonar, que é a diferença entre a pressão alveolar e a pleural.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários

  • Pressão intra-alveolar na inspiração = -1 cmH2O

    Pressão intra-alveolar na expiração = +1 cmH2O

    Pressão intra-alveolar na inspiração forçada = - 80 cmH2O

    Pressão intra-alveolar na expiração máx = +100 cmH2O

    Pressão Pleural normal = -4cmH2O

    Pressão Pleural na inspiração = -5cmH2O a -7,5cmH2O

    Pressão Transpulmonar = Pressão alveolar - Pressão Pelural

    u comentário...


ID
1338061
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação às adaptações fisiológicas ao treinamento de endurance cardiorrespiratória, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(   ) O volume sistólico diminui.
(   ) O débito cardíaco máximo diminui.
(   ) A hemoglobina total aumenta.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Treino de endurance é a designação que se dá a um treino onde o objectivo é melhorar a capacidade psicofísica de um indivíduo resistir à  e, exercer contrações musculares durante um período prolongado de tempo ou distância.

    Vários autores defendem que o treino de endurance melhora muito as capacidades funcionais relacionadas com o transporte de oxigénio. Com este treino de longa duração, o nosso corpo aprimora a capacidade de gerar energia por longos períodos de tempo.

    Gab B


ID
1447318
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a realização de exercícios aeróbicos são utilizadas algumas fontes de energia. A seguir estão algumas destas supostas fontes. Analise as afirmativas e assinale a alternativa que contém somente a(s) correta(s).

I. Os carboidratos são transformados em glicose e são a fonte de energia preferida pelo corpo.
II. A gordura também pode ser utilizada como fonte de energia, porém há pouca reserva corporal.
III. A proteína é utilizada como fonte de energia nos casos de queda energética extrema e inanição.

Alternativas

ID
1447321
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para a realização da atividade muscular, o organismo utiliza basicamente ATP. Existem três vias metabólicas pelas quais ela é produzida. Correlacione-as com suas respectivas características e assinale a alternativa correspondente.

           Vias                                         Características
(1) Sistema oxidativo         (  )O ATP é produzido através do fracionamento do glicogênio
                                               hepático armazenado
(2) Sistema glicolítico         (  )A energia liberada é utilizada apenas para prevenir a queda
                                                nos níveis de ATP
(3) Sistema ATP-Cr           (  )Envolve vários processos complexos, incluindo o ciclo de
                                              Krebs e glicólise aeróbica


Alternativas
Comentários
  • Sistema glicolítico: O ATP é produzido através do fracionamento do glicogênio hepático armazenado.

    Sistema ATP-CR: A energia liberada é utilizada apenas para prevenir a queda nos níveis de ATP.

    Sistema oxidativo: Envolve vários processos complexos, incluindo o ciclo de Krebs e glicólise aeróbica.


ID
1525054
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou de fermentação, quando um atleta desmaia após corrida de 1000 m, por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular

Alternativas
Comentários
  • O ácido lático resulta da metabolização celular da glicose com fins energéticos, sendo o principal indicador de fadiga muscular.


ID
1574557
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O maior risco de lesão muscular ocorre durante a contração excêntrica, pois neste tipo de ação realiza-se trabalho de força e de alongamento ao mesmo tempo, aumentando o estresse sobre o tecido. Considere: 

I. Desarranjos e rompimentos de filamentos de sarcômeros. 
II. Organização das organelas. 
III. Rompimento do sarcolema. 
IV. Atividade lisossomal diminuída.
 V. Infiltração de células mononucleares.

 Indicam alterações após uma lesão muscular:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
1581088
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na reabilitação uroginecológica o profissional tem que conhecer a fisiologia da micção uma vez que o esvaziamento incompleto da bexiga predispõe o paciente à infecção urinária. Então, quanto aos mecanismos de esvaziamento da bexiga, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1581097
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A coagulação é um processo complexo que consiste da ativação sequencial de diversos fatores. Qual é o fator que catalisa a clivagem da protrombina a trombina?

Alternativas

ID
1581121
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A medida da concentração arterial de lactato no paciente grave é de grande relevância clínica. Em relação ao lactato sérico, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1581130
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à resposta ao exercício, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Exercicios não alteram o GENOTIPO, mas o FENOTIPO é alterado sim....acredito que a resposta esteja errada


ID
1593031
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Em condições normais, a tosse mobiliza secreção das vias aéreas _______________ para a via oral e facilita o movimento de _______________ das vias aéreas periféricas para as _______________.

Alternativas

ID
1593163
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as transformações que o ar atmosférico sofre ao passar dentro do nariz.

Alternativas
Comentários
  • Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. Lá, ele é aquecido, umidificado e filtrado, deixando para trás partículas e micro-organismos que depois, com o muco, formarão a famosa meleca de nariz (por esse motivo é que jamais devemos colocar na boca ou comer esse material fabricado ali). 


ID
1593226
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fisiologia do exercício é o estudo das respostas e adaptações fisiológicas que ocorrem como resultado do exercício praticado de forma aguda ou cronicamente, sendo de extrema importância seu conhecimento pelo profissional fisioterapeuta, principalmente para sua aplicação na reabilitação cardíaca. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As fibras do tipo  II são de contração rápida e as de tipo I mais resistente a fadiga.

  • A) o teste ergométrico NÃO é uma ferramenta imvasiva
  • gabarito B

     

     a) O teste ergométrico ou teste de esforço é uma ferramenta NÃO invasiva para avaliar a resposta do sistema cardiovascular ao exercício.

     c) O corpo humano possuí 2 (dois) tipos de fibras musculares, as do tipo I (vermelhas) são de contração lenta, já as do Tipo II (brancas) são de contração rápida.

     d) Os limites do sistema cardiopulmonar são classicamente definidos pelo VO2 máximo, expresso pela equação de Fick: VO² max = Q (CaO 2 - CvO2). Na equação acima, "Q" representa o débito cardíaco, 'Ca' representa conteúdo de oxigênio arterial e 'CV' representa o teor de oxigênio do sangue venoso.

     e) As fibras musculares do tipo I chegam à exaustão mais lentamente que as fibras musculares do tipo II.

     


ID
1654963
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A aferência sensitiva do reflexo de estiramento fásico (reflexo tendinoso profundo) é carreada pela fibra

Alternativas

ID
1819858
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os músculos possuem, em seu interior, capilares que são pressionados durante a contração muscular ocorrendo uma estase venosa quando o músculo atinge 60% da contração máxima. Existe o fator tempo como balizador no processo de nutrição muscular. Assim, pode-se dizer que um músculo sem irrigação sanguínea apresentará sinais de fadiga em torno de:

Alternativas
Comentários
  • Um músculo sem irrigação saguinea fatiga-se rapidamente, não sendo possível mantê-lo contraído por mais de 1 ou 2 minutos (Figura 3.4). A dor que se segue, pro­ voca uma interrupção obrigatória do trabalho.

    resp: D

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/22124530/2-parte-ergonomia-projeto-e-producao/22


ID
1826506
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A queda da pressão nos túbulos renais caracteriza uma forma de controle da pressão arterial do tipo “longo prazo”. Sobre essa forma de regulação, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1852951
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Após exercício vigoroso, o corpo precisa de tempo para se restaurar até voltar ao estado que estava antes do exercício. A recuperação do exercício agudo, em que a capacidade de produção de força do músculo retorna para 90 a 95% da capacidade pré-exercício, geralmente, leva

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

      Simão (2006) relaciona o tempo de intervalo com os objetivos de treinamento, onde, intervalos mais curtos (1 minuto ou menos) podem ser utilizados em treinamentos de resistência muscular, treinamento em circuito, com finalidade de aprimorar a capacidade cardiovascular.

     

    Já intervalos de 2 a 3 minutos podem ser utilizados para o objetivo de hipertrofia muscular e intervalos de mais de 3 ou 4 minutos poderão ser utilizados com o objetivo de aumentar a força máxima, sem que haja muito acúmulo de lactato para causar desconforto durante as repetições.

     

    Ao contrário dessas recomendações de Simão (2006), Silveira (2012) afirma que intervalos curtos (45 e 60 segundos) estão mais associados à hipertrofia muscular por causarem maiores estresses agudos e, como consequência disso, uma maior resposta hormonal.

     

    http://www.efdeportes.com/efd188/intervalo-entre-series-de-musculacao.htm


ID
1860934
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação aos mecanismos reguladores da pressão arterial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • os barorreceptores são muito sensíveis às variações de pressão e a velocidade de variação da pressão. O ESTÍMULO MAIS FORTE PARA O BARORRECEPTOR É A MUDANÇA RÁPIDA NA PRESSÃO ARTERIAL.


ID
1861018
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação ao controle da ventilação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Controle da respiração

     

    Em relativo repouso, a freqüência respiratória é da ordem de 10 a 15 movimentos por minuto.

    A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração. O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo frênico, que deixa a medula espinhal na metade superior do pescoço e dirige-se para baixo, através do tórax até o diafragma. Os sinais para os músculos expiratórios, especialmente os músculos abdominais, são transmitidos para a porção baixa da medula espinhal, para os nervos espinhais que inervam os músculos. Impulsos iniciados pela estimulação psíquica ou sensorial do córtex cerebral podem afetar a respiração. Em condições normais, o centro respiratório (CR) produz, a cada 5 segundos, um impulso nervoso que estimula a contração da musculatura torácica e do diafragma, fazendo-nos inspirar. O CR é capaz de aumentar e de diminuir tanto a freqüência como a amplitude dos movimentos respiratórios, pois  possui quimiorreceptores que são bastante sensíveis ao pH do plasma. Essa capacidade permite que os tecidos recebam a quantidade de oxigênio que necessitam, além de remover adequadamente o gás carbônico. Quando o sangue torna-se mais ácido devido ao aumento do gás carbônico, o centro respiratório induz a aceleração dos movimentos respiratórios. Dessa forma, tanto a freqüência quanto a amplitude da respiração tornam-se aumentadas devido à excitação do CR.

    Em situação contrária, com a depressão do CR, ocorre diminuição da freqüência e amplitude respiratórias.

    A respiração é ainda o principal mecanismo de controle do pH do sangue.

     

    Dessa forma, o aumento da concentração de CO2 no sangue provoca aumento de íons H+ e o plasma tende ao pH ácido. Se a concentração de CO2 diminui, o pH do plasma sangüíneo tende a se tornar mais básico (ou alcalino).

     

    Se o pH está abaixo do normal (acidose), o centro respiratório é excitado, aumentando a freqüência e a amplitude dos movimentos respiratórios. O aumento da ventilação pulmonar determina eliminação de maior quantidade de CO2, o que eleva o pH do plasma ao seu valor normal.

     

    fonte:  http://www.afh.bio.br/resp/resp2.asp

     

    Espero ter ajudado...

     

    abraço

  • Muito boa sua explicação! Uma verdadeira aula...

    Parabéns!!!


ID
1905184
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os distúrbios do sistema arterial e venoso podem ser agudos ou crônicos e o fisioterapeuta pode atuar nos vários estágios do seu aparecimento e tipos de manifestações.

Baseando-se nessa informação e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1905208
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre as adaptações fisiológicas durante o exercício aeróbico, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1943494
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre os corpúsculos de Ruffini, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1943584
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA em relação à organização estrutural do músculo esquelético.

Alternativas

ID
1943587
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre as fibras musculares é correto afirmar que as do tipo

Alternativas

ID
1945063
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As fibras musculares de contração rápida glicolíticas são as do tipo:

Alternativas

ID
1953037
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre o período de recuperação muscular pós-exercício, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1953043
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para elaboração de um programa de treinamento físico adequado para reabilitação cardiovascular, o fisioterapeuta deve ter amplo conhecimento sobre a resposta cardiovascular ao exercício. Sendo assim, é correto afirmar que durante o exercício ocorre:

Alternativas

ID
1954090
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os mecanorreceptores respondem a estímulos mecânicos, tais como pancadas ou deformações da pele. Mecanorreceptores de adaptação rápida incluem:

Alternativas

ID
1954099
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para proporcionar analgesia, a acupuntura ativa o sistema de controle

Alternativas

ID
1954186
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os inibidores da ECA (Enzima Conversora de Angiotensina) atuam

Alternativas

ID
1959550
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento motor normal, espera-se um processo gradativo de refinamento e integração das habilidades, resultando em um eficaz desempenho de atividades motoras. Sendo assim, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1959571
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação às alterações do sistema musculoesquelético ao longo da vida, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1977502
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando as características mecânicas do tecido mole não-contrátil, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.

1. Sobrecarga

2. Distensão

3. Elasticidade

4. Deformação

5. Dureza


( ) Quantidade de deformação que ocorre com a aplicação de carga.

( ) Relaciona-se à viscosidade do tecido, depende do tempo.

( ) Força por unidade de área.

( ) Capacidade de absorver energia dentro da amplitude elástica à medida que o trabalho está sendo realizado.

( ) Capacidade de absorver energia dentro da amplitude plástica sem romper.

Alternativas

ID
2061661
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Tarrafas - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema respiratório tem a importante função de proteger o ser humano do contato com microorganismos, bactérias e partículas existentes no ar ambiente. Contamos com o sistema mucociliar que possui várias características. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O muco produzido tanto pelas glândulas como pelas células caliciformes é deslocado ao longo da superfície epitelial em direção à faringe, pelo batimento ciliar sincrônico;

( ) O microrreômetro magnético e o viscosímetro de duplo capilar são os aparelhos utilizados para medir a viscosidade e a viscoelasticidade do muco;

( ) As propriedades de superfície do muco ou características físicas são coesão e visguento;

( )O muco respiratório secretado pelo mecanismo mucociliar, em situações normais, a quantidade de muco que alcança a traquéia é de 100 a 200 ml/dia.

A seguir marque a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito A

     

     

    As propriedades de superfície do muco ou características físicas são ADESIVA e NÃO ADESIVA.

     

    Como parte de processos metabólicos normais, cerca de 1,5 litros de muco é produzido pelo revestimento dos seios, traqueia, brônquios e bronquíolos, todos os dias. O muco umedece as narinas e ar inalado, armadilhas alérgenos, protege os pulmões e evita infecções. 

     

     

    http://sulla-salute.com/saude/otorrinolaringologia/as-causas-de-muco-na-garganta.php

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000500005


ID
2086162
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O equilíbrio ácido-básico se refere aos mecanismos fisiológicos que mantém a concentração de hidrogênio dos líquidos corpóreos numa faixa compatível com a vida. Os íons hidrogênio reagem prontamente com moléculas proteicas (blocos de construção de enzimas catalizadoras celulares vitais). Quanto à regulação do íon hidrogênio nos líquidos corpóreos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Para manter a vida, o corpo normalmente mantém o pH dos líquidos dentro de uma faixa estreita, de 7,35 a 7,45 ([H+] de 45 a 35 nmol/l).

( ) Os íons hidrogênio formados no organismo se originam tanto dos ácidos voláteis quanto dos ácidos fixos (não voláteis).

( ) O único ácido volátil de importância fisiológica do organismo é o ácido carbônico (H2CO3), o qual se encontra em equilíbrio com o CO2 dissolvido. O metabolismo aeróbico normal gera cerca de 13.000 mmol/l de CO2 por dia, produzindo uma quantidade de H+.

( ) O catabolismo de proteínas produz continuamente ácidos fixos como os ácidos sulfúrico e fosfórico. Além disso, o metabolismo anaeróbico produz ácido lático.

Alternativas

ID
2141614
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde às etapas na via de transporte de oxigênio até os tecidos.

Alternativas
Comentários
  • nenhum professor comenta nenhuma questão de fisioterapia específica


ID
2168302
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O paratormônio é uma proteína produzida pelas glândulas paratireoides que ficam situadas ao longo da tireoide. A produção dessa proteína é regulada pela concentração de:

Alternativas
Comentários
  • A secreção desse hormônio ocorre em resposta à hipocalcemia e é inibido pela hipercalcemia, como um dos mecanismos mais importantes de controle homeostático rápido para os níveis de cálcio no organismo.


ID
2176684
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As fibras musculares tipo IIB caracterizam-se por velocidade de contração:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Fibras de contração lenta (tipo I) geram energia utilizando o sistema aeróbio com menor velocidade de propagação do cálcio, e grande número de mitocôndrias, sendo muito resistente à fadiga. Recebe maior vascularização e contém altos níveis de mioglobina, tem baixa velocidade de contração, relaxamento e baixa capacidade de gerar força. As fibras lentas (tipo I) apresentam longo tempo de contração apresentando predomínio das enzimas oxidativas incluindo a citrato sintetase e a succinato desidrogenase.

     

    Fibras de contração rápida (Tipo II) geram energia anaeróbia com maior velocidade de contração.

    Características: alta capacidade de condução do potencial de ação, rápida propagação de cálcio, com alta velocidade de contração e relaxamento, grande capacidade de gerar força, pouca resistência, pouca capilarização, baixo número de mitocôndrias e reduzida quantidade de mioglobina, tendo alta atividade da ATPase. As fibras rápidas têm pouco tempo de contração e predomínio das enzimas glicolíticas incluindo fosfofrutoquinase (PFK) e lactato desidrogenase (LDH), tendo ainda as fibras consideradas intermediárias, ficando entre lentas e rápidas.

     

    http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=151

  • mioglobina é uma proteína que está presente no músculo cardíaco e nos outros músculos do corpo, fornecendo o oxigênio necessário para a contração muscular.

     

     


ID
2190481
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A bexiga é um órgão muscular oco e elástico e tem como função

Alternativas

ID
2190502
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fisiologia da micção compreende duas fases: a de enchimento e a de esvaziamento da bexiga. O que ocorre durante a fase de enchimento?

Alternativas

ID
2190505
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O que ocorre durante a micção?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C

    A contração vesical ocorre basicamente por um estímulo parassimpático. Um arco reflexo poderia dar-nos uma ideia simplista do funcionamento vesical. Fibras sensitivas partindo dos proprioceptores da parede vesical atingem os nervos pré-sacrais (não existe um nervo sensitivo específico, mas sim um verdadeiro plexo nervoso que se localiza anteriormente ao sacro).


ID
2190514
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual é a função dos receptores beta localizados no corpo da bexiga?

Alternativas
Comentários
  • Os receptores beta adrenérgicos, localizados no corpo da bexiga, são responsáveis pelo relaxamento vesical.

    GABARITO: E


ID
2190520
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre as quatro trajetórias neurológicas no controle da micção, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Classificamos de ______ quando o controle ocorre no núcleo detrusor tronco córtex cerebral; classificamos de ______ quando o controle ocorre no núcleo muscular detrusor espinal/sacral tronco cerebral; a classificação de _______ ocorre no esfíncter sacral-uretral da bexiga; e classificamos de _______ quando o controle ocorre na região sacral-cerebral

Alternativas
Comentários
  • Alça I / Alça II / Alça III / Alça IV


ID
2190943
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a energética da contração muscular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) ERRADA -  Depende do músculo, pois o músculos de fibra lenta podem manter as contrações por muito tempo..

     

    (B) ERRADA - As contrações isotônicas são aquelas que fazem o músculo alterar o comprimento quando se contrai, e provoca o movimento de alguma parte do corpo. Existem dois tipos de contração isotônica: Concêntrica e excêntrica.

     

    (C) ERRADA - idem letra B

     

    (D) ERRADA - FIBRAS DE CONTRAÇÃO LENTA (Tipo I) 
    - Sistema de energia utilizado: AERÓBICO; 
    - Contração muscular lenta; 
    - Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia); 
    - Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias); 
    - São altamente resistentes à fadiga; 
    - São mais apropriadas para exercícios de longa duração; 
    - Predomina em atividade aeróbicas de longa duração como natação, corrida. 

     

    (E) - CERTO - Quando essas vias nervosas são seccionadas ou danificadas, o músculo não consegue receber o estímulo e acaba por atrofiar, sendo observado redução de volume pela diminuição  quantidade de miofibrilas e organelas. Nesse estado, as fibras protéicas musculares são substituídas por tecido gorduroso e fibroso. Contudo, esse tecido fibroso ainda continua se encurtando – processo conhecido como contratura muscular, relacionado também à rigidez cadavérica – sendo esse um grande desafio para a fisioterapia pois isso pode causar invalidez.


ID
2190946
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    a)Pneumócitos tipo I :são responsáveis pela troca gasosa nos alvéolos pulmonares e cobrem a maioria da área de superfície alveolar (> 95%). OBS: Os pneumócitos tipo II produzem o surfactante.

    b)O macrófago alveolar é um tipo de glóbulo branco na superfície dos alvéolos, funciona como mecanismo de defesa dos pulmões e sua função é a fagocitose de antígenos e não do surfactante (mistura lipoproteica com propriedades tensoativas produzido pelos pneumócitos tipo II - aumentam a complacência pulmonar , evitam atelectasia)

    c)O primeiro mecanismo de defesa do aparelho respiratório inicia-se nas narinas que impedem, através dos cílios e do turbilhonamento aéreo, a passagem de micro-organismos, seguidos do fechamento da glote.

    Além dos diversos meios que dificultam a progressão do agente infeccioso no trato respiratório, existem aqueles que são responsáveis pela sua expulsão, incluindo os atos voluntários de fungar e assoar e o reflexo de espirrar. Também a tosse, um complexo mecanismo reflexo de instalação explosiva, atua na limpeza das vias aéreas inferiores, de onde propulsionam-se secreções e outros materiais estranhos acumulados, levando-os até a orofaringe.

    d)DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é um espectro de doenças que inclui a bronquite crônica (estreitamento das vias aéreas e paralisação da atividade dos cílios) e o enfisema (danos irreversíveis nos alvéolos).

    e)Pneumonias são infecções agudas provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.(via aérea inferior)


ID
2228098
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Enumere as etapas da contração muscular:

( ) Chegada do impulso nervoso à junção neuromuscular.

( ) Potencial de ação propagado sobre as fibras, liberação de cálcio, seguida por sua ligação com troponina.

( ) Movimento entre actina e miosina, desligamento entre o cálcio e troponina e, consequente, relaxamento muscular.

( ) Mudança de tropomiosina em actina, seguida de exposição ao sítio de ligação da miosina.

( ) Liberação da acetilcolina na junção neuromuscular.

( ) Interação entre actina e miosina.

( ) Energia potencial da liberação da miosina. 

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (1 ) Chegada do impulso nervoso à junção neuromuscular.

    ( 2) Liberação da acetilcolina na junção neuromuscular.

    (3 ) Potencial de ação propagado sobre as fibras, liberação de cálcio, seguida por sua ligação com troponina.

    (4 ) Mudança de tropomiosina em actina, seguida de exposição ao sítio de ligação da miosina.

    ( 5) Interação entre actina e miosina.

    (6 ) Energia potencial da liberação da miosina. 

    (7 ) Movimento entre actina e miosina, desligamento entre o cálcio e troponina e, consequente, relaxamento muscular.


ID
2257249
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando que, em indivíduos normais, as vias respiratórias são recobertas por fina camada de muco, a qual depende do transporte mucociliar e sua interação com o fluxo aéreo para ocorrer a remoção. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre os fatores que interferem no mecanismo de remoção de muco.

( ) Relação entre viscosidade/força.

( ) Fluxo de ar.

( ) Profundidade da camada de muco.

( ) Relação entre viscosidade e elasticidade.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
2257330
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre ventilação pulmonar.

( ) É uma atividade cíclica que possui 2 fases: inspiração e expiração.

( ) A complacência e a resistência dos pulmões e tórax constituem a carga contra a qual os músculos respiratórios devem trabalhar para ventilar os pulmões.

( ) Três gradientes de pressão estão envolvidos na ventilação: transrespiratório, transmuscular, transpleural.

( ) As pressões alveolares e de abertura da via aérea são zero, assim o gradiente de pressão transrespiratório é sempre positivo.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  •   Sao 4  gradientes de pressão estão envolvidos na ventilação: transrespiratório, transmuscular, transpleural e transtorácica.

  • Pressão alveolar: É a pressão encontrada dentro dos alvéolos. Para que o ar entre nos pulmões, a pressão alveolar deve diminuir, exercendo uma força que impulsiona o ar para dentro (lembre que um flúido, como o ar, tende a se deslocar do local onde a pressão é maior para o local onde a pressão é menor).

     

    Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.

     

    Pressão transpulmonar: É a diferença entre as duas pressões acima, ou seja, é a diferença de pressão entre o interior dos alvéolos e a superfície do pulmão. Portanto, quanto maior a pressão transpulmonar maior a quantidade de ar que entra nos pulmões.


ID
2257348
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Um indivíduo normal na posição ortostática, a perfusão sanguínea se encontra predominantemente em:

Alternativas
Comentários
  • Na posição ortostastica as bases predominan
  • Nos ápices pulmonares são bem ventiladores porém poucos perfundidos.

  • As bases são mais perfundidas e menos ventiladas devido a ação da gravidade


ID
2281855
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Considerando a fisiologia respiratória, o estímulo mais importante no controle do nível da ventilação em repouso é:

Alternativas
Comentários
  • Nossa respiração é regulada em intensidade e velocidade pelas variações das pressões parciais de dois gases (O2 e CO2) em nosso organismo (pressão parcial de oxigênio = ppO2; pressão parcial de dióxido de carbono = ppCO2). Sensores nervosos do nosso corpo levam indicam ao cérebro os níveis das duas pressões parciais. 

    Por que o O2 é  o mais importante?

  • CONCORDO questão deveria ser anulada!

  • O aumento da PCO2 é o estímulo mais importante para o controle respiratorio pelo SNC. Deveriam mudar o gabarito para C.

  • discordo!

    a correta deveria ser a C


ID
2281873
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre a inclinação da curva pressão-volume ou modificação de volume por unidade de pressão alterada conhecida como complacência.

( ) A complacência de um pulmão depende de seu tamanho.
( ) A complacência é aumentada com o envelhecimento normal do pulmão.
( ) A remoção de um lobo reduz a complacência pulmonar total.
( ) A ausência do surfactante aumenta a complacência.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Complancência aumentada com o envelhecimento do pulmão? está correto isso??

  • Esta questão está errada

  • Muito estranha essa questão!

  • Essa questão está incorreta, de acordo com a fisiologia do envelhecimento o pulmão tende a reduzir sua complacência, não aumentar. E a remoção de um lobo logicamente reduz a complacência pulmonar total pela perda de área pulmonar.

  • resposta seria VFVF

    não tem nenhuma alternativa dessa

  • VVVF

    A complacência do pulmão AUMENTA SIM, o que REDUZ é a complacência torácica.

  • Eu acho que essas alternativas não correspondem com a questão.

  • questão toda errada, sinceramente


ID
2281906
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre anatomia do sistema respiratório.

( ) A cavidade nasal é dividida em metades assimétricas pelo septo e contém o vestíbulo, área olfatória e respiratória.
( ) Os pneumócitos do tipo I são capazes de se dividir e se diferenciar em pneumócitos do tipo II, para recuperar o parênquima pulmonar em caso de dano.
( ) A traqueia é revestida por epitélio psudoestratificado colunar ciliado com células calciformes.
( ) A árvore brônquica transporta ao ar, aquece-o, umidifica-o e limpa-o.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A - Errado - Cada cavidade nasal está dividida em 3 regiões gerais – o vestíbulo do nariz, a região respiratória e a região olfativa

     

    B - Errado -  - Pneumócito I - célula de revestimento. 
    Pneumócito II - Produção do surfactante e revestimento

     

    C -  Correto - O interior da traqueia é revestido por uma mucosa similar a que cobre a parede interna das restantes vias respiratórias, formada por um epitélio composto por células ciliadas e células caliciformes produtoras de muco.

     

    D - Correto - 

  • B - ERRADO: Os pneumócitos do tipo II são capazes de se dividir e de se diferenciar em pneumócitos do tipo I, o que é importante para recuperar o parênquima pulmonar em caso de dano.

    D - CORRETO: Além de transportar o ar, a árvore brônquica aquece-o pela presença de vasos sanguíneos na sua proximidade, umidifica-o pela secreção serosa das glândulas e limpa-no através do muco das células caliciformes e das glândulas e o movimento dos cílios


ID
2282365
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. A atividade muscular causa mudanças no volume da cavidade torácica durante a respiração, que alteram as pressões. Entre as pressões respiratórias estão:

Alternativas
Comentários
  • a) Pressão Intra-alveolar : Ocorre entra os alveos Certo
    b) Trapulmonar: É a diferença entre a pressão Intra-alveolar e pressão pleural. Certa
    c) Transmural:  São variações da pressão nos pulmões e na caixa torácica. Certa
    d) Itratecal: Dinamica dos fluidos da coluna vertebral. Errada

  • Intra-tecal é o lugar onde flui o líquido que se encontra ao redor da médula espinal, é bastante comentada em testes da coluna vertebral, que pode ocorrer o aumento dessa pressão intra-tecal da coluna.


ID
2294368
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que diz respeito à anatomia da circulação pulmonar, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Porque não é a letra B? Alguém poderia me explicar?


ID
2321974
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a opção que indica o receptor considerado sensível ao estímulo de estiramento muscular.

Alternativas
Comentários
  • Fuso neuromuscular

  • O OTG (órgão tendinoso de Golgi) é sensível à tensão do músculo

  • O Orgão tendinoso de Golgi: detecta a tensão muscular

    Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis

    Os Fusos neuromusculares são mecanorreceptores localizados no interior dos músculos esqueléticos considerados a unidade contrátil reguladora, monitorando a velocidade e duração do alongamento do músculo

    As células de Merkel são encontradas principalmente na base da camada superior da pele (epiderme). Essas células estão próximas das terminações nervosas da pele. Eles ajudam a sentir o toque leve, o que permite, por exemplo, sentir os detalhes da superfície de um objeto.

    Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis.


ID
2372209
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Ele é responsável por transportar o sangue e os respectivos componentes para os tecidos do corpo, tendo funções diretamente integradas a outros sistemas, especialmente o respiratório. Em relação aos aspectos estruturais e funcionais cardiovasculares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos ao que segue...

     

    A - ERRADA -   Os tipos de vasos sanguíneos são: artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares

     

    B- ERRADA -  não se limita apenas ao aspecto estrutural. Aspecto estrutural é apenas umas das diferenças entre artéria e veias. Outra diferença é o tipo de sangue que eles transportam e função.

     

    C- ERRADA -   O coração é formado por três tipos principais de músculos:

    Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.

    Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.

    Fibras musculares excitatórias e condutoras, só se contraem de modo mais fraco, pois contêm poucas fibrilas contráteis; ao contrário, apresentam ritmicidade e velocidade de condução variáveis, formando um sistema excitatório para o coração.

     

    D- CERTO

     

    E - ERRADO - 

    DRENAGEM DO CORAÇÃO – VEIAS

    ·         Seio coronário – é uma coleção de veias unidas que formam um grande vaso que coleta o sangue originário do miocárdio do coração. Desemboca no átrio direito;

    ·         Veia cardíaca magna – recebe a veia marginal esquerda, está localizada na região anterior do coração. Desemboca no seio coronário.

    ·         Veia cardíaca média – fica localizada na região posterior do coração;

    ·         Veia cardíaca pequena – originou-se no bordo direito, percorrendo posteriormente o sulco atrioventricular direito e drenando no seio coronário

     

     

    OBS:  

    Definição de veia ázigos

     

    A veia ázigos é um vaso sanguíneo que se estende de maneira ascendente da parte direita da coluna vertebral. A veia ázigos transporta o sangue vindo das veias lombares direitas e deságua na veia cava superior, desaguando ela mesma no átrio direito do coração. À esquerda, o sistema é diferente, e distinguimos uma veia hemi-ázigos e uma veia hemi-ázigos superior ou acessória. As veias hemi-ázigos se drenam na veia ázigos e todo esse sistema venoso estreita a comunicação

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

     


ID
2372236
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sangue é um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular, de natureza fluida; é viscoso e com temperatura em torno de 38 ºC. Tem como principal função levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos para pulmões, fígado e rins, de modo que sejam excretados do organismo. Em relação aos elementos e às funções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • vamos ao que segue...

     

    A - ERRADO -  vasoconstrição = diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.

     

    B - CERTO - 

     

    C - ERRADO - A coloração vermelha deve-se ao elevado número de glóbulos vermelhos em formação no local. Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função. Torna-se gordurosa e amarelada, recebendo então o nome de medula amarela. 

     

    D - ERRADO -  Leucopenia é diminuição da taxa sanguínea de leucócitos abaixo do limite inferior da normalidade.

     

    E - ERRADO -  Diapedese é passagem de células sanguíneas, em especial os leucócitos, através das paredes dos capilares.

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

  • Resp: letra B

     

    Letra A - Vasoconstrição é a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Não é o fechamento completo

    Letra C - A medula óssea branca é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos).

    Letra D - leucopnia é diminuição da taxa sanguínea de leucócitos abaixo do limite inferior da normalidade

    Letra E - A diapedese é a passagem dos leucócitos do sangue para o tecido conjuntivo. Faz-se atravessando os vasos capilares. Este processo ocorre geralmente quando uma parte do organismo fica lesionada, pelo que o processo de inflamação é necessário.

    Também pode ocorrer passagem de hemácias (ou glóbulos vermelhos) em casos patológícos, como a diátese hemorrágica.


ID
2378224
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Aproximadamente 25% do ar inspirado permanece nas vias aéreas, enquanto o restante passa para a membrana alvéolo-capilar, onde ocorre a troca gasosa. As vias aéreas condutoras não participam das trocas gasosas de O e CO , sendo denominadas

Alternativas
Comentários
  • O espaço morto anatômico corresponde ao volume (espaço) das vias aéreas condutoras em que não há trocas gasosas.

    O espaço morto fisiológico refere-se ao espaço (volume) pulmonar que não elimina gás carbônico, ou seja, refere-se ao espaço que, antes, realizava trocas gasosas e que não as realiza mais.


ID
2392459
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual é o papel da angiotensina II no controle da pressão arterial?

Alternativas

ID
2412334
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A manifestação mais simples da função do fuso muscular é o reflexo de estiramento muscular, que pode ser dividido em reflexo de estiramento dinâmico e reflexo de estiramento estático. O estudo de um reflexo explora sua via aferente, sua via eferente e o estado funcional do segmento medular ou da região do tronco cerebral ao nível dos quais ele se integra. O reflexo que tem como resposta a contração do músculo braquiorradial, com flexão e ligeira supinação do antebraço, é

Alternativas
Comentários
  • veja esse reflexo aqui

     

    https://www.youtube.com/watch?v=yGc_28DGe4I

     

  • Reflexo estiloradial e braquiradial são a mesma coisa.


ID
2453689
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Correlacione corretamente as fases da tosse e os fatores que as compromete.
(1) Fase nervosa.
(2) Fase inspiratória.
(3) Fase compressiva.
(4) Fase explosiva.
(A) Depressão do sistema nervoso central, coma, miastenia grave, estado doloroso, anestesia.
(B) Estados dolorosos, rigidez torácica excessiva, doença neuromuscular restritiva, perda da força muscular, redução do volume pulmonar.
(C) Redução do fluxo aéreo com obstrução, dor, instabilidade das vias aéreas, comprometimento das fases anteriores.
(D) Paralisia das cordas vocais, traqueostomia, intubação orotraqueal, comprometimento da musculatura expiratória.
A correlação correta se estabelece em:

Alternativas
Comentários
  • 1) Fase nervosa. (A) Depressão do sistema nervoso central, coma, miastenia grave, estado doloroso, anestesia

    (2) Fase inspiratória. (B) Estados dolorosos, rigidez torácica excessiva, doença neuromuscular restritiva, perda da força muscular, redução do volume pulmonar.

    (3) Fase compressiva. D) Paralisia das cordas vocais, traqueostomia, intubação orotraqueal, comprometimento da musculatura expiratória

    (4) Fase explosiva. (C) Redução do fluxo aéreo com obstrução, dor, instabilidade das vias aéreas, comprometimento das fases anteriores.

    Gabarito letra E


ID
2456194
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os fatores chaves que regulam a pressão sanguínea sistêmica são a resistência periférica e o débito cardíaco. Alteração em qualquer um dos fatores aumentará a pressão sanguínea. No caso do débito cardíaco, uma dessas alterações poderá ser:

Alternativas
Comentários
  • A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial. O seu aumento eleva o volume sanguíneo, aumentando assim o débito cardíaco.


ID
2465806
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O controle pressórico do sistema cardiovascular é uma função complexa que envolve sistemas orgânicos diferentes. Então, pode-se considerar que os mecanismos fisiológicos responsáveis por reduzir a pressão arterial estão ligados ao

Alternativas
Comentários
  • Os barorreceptores são sensores de pressão, localizados nas paredes do seio carotídeo e do arco aórtico. Eles transmitem informações sobre a pressão arterial aos centros vasomotores cardiovasculares no tronco encefálico.


ID
2494087
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A neoglicogênese é a formação de glicose, a partir de moléculas não carboidratos, que ocorre quando em jejum prolongado associado ao baixo nível de secreção de insulina, juntamente com a secreção elevada de glucagon. Portanto, qual é a enzima responsável pela utilização do glicogênio hepático como fonte adicional de glicose sanguínea?

Alternativas

ID
2494159
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A doença de todas as glândulas exócrinas, causada por uma anormalidade genética que afeta o transporte de cloreto e sódio. Acomete principalmente o pâncreas, e no pulmão, assume a forma de bronquectasia e bronquiolite. O tratamento fisioterapêutico dessa doença é de suma importância devido à tosse produtiva, tamponamento mucoso das pequenas vias aéreas e atividade ciliar prejudicada. Essa doença é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Fibrose Cística: É uma doença genética autossômica recessiva causada pela mutação do gene CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator) que resulta em desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas células produtoras de muco e suor – glândulas exócrinas


ID
2615167
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O potencial de ação é um grande sinal despolarizante, ativamente propagado ao longo do axô- nio, como respostas elétricas às despolarizações locais da membrana. Durante e imediatamente após o potencial de ação, para impedir o fluxo retrógrado deste, existe um período de tempo entre o momento em que é atingido o nível de disparo até o primeiro terço da repolarização denominado: 

Alternativas
Comentários
  • Período refratário absoluto:  um segundo potencial de membrana não ocorre sem que o  anterior tenha  terminado. Canais de NA+ estão inativos.

    Período refratário relativo: Estímulos acima do limiar podem gerar um novo potencial de ação. Canais de NA+ já podem ser abertos.


ID
2641069
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Tanto os testes ativos quanto os passivos servem para determinar a existência de limitação do grau de mobilidade do paciente.


O alcance de mobilidade da cintura escapular compreende os movimentos de

Alternativas

ID
2651074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue o item a seguir.


Na circulação pulmonar, o sangue venoso vindo do ventrículo direito segue para o tronco da artéria pulmonar, passa pelas artérias pulmonares direita e esquerda e, após ser conduzido para os pulmões, retorna venoso para o átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.

Alternativas
Comentários
  • Na circulação pulmonar, o sangue venoso vindo do ventrículo direito segue para o tronco da artéria pulmonar, passa pelas artérias pulmonares direita e esquerda e, após ser conduzido para os pulmões, retorna ARTERIAL para o átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.


ID
2651083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.


A capacidade residual funcional corresponde à soma do volume residual com o volume de reserva expiratório.

Alternativas
Comentários
  • Capacidade Inspiratória (CI): é a soma do VC e do VRI;

    Capacidade Residual Funcional (CRF): é a soma do VRE e do VR;

    Capacidade Vital (CV): é a soma do VC, do VRI e do VRE;

    Capacidade Pulmonar Total (CPT): é a soma de todos os volumes pulmonares (VC, VRI, VRE e VR) e em condições normais é de cerca de 5800ml.

    Fonte: Anatomia Fácil


ID
2651086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.


O reflexo de vasoconstrição pulmonar hipóxica consiste no processo de contração da musculatura lisa das paredes dos brônquios na região hipóxica, o que reduz o fluxo de ar nas áreas pouco ventiladas do pulmão.

Alternativas
Comentários
  • No reflexo de vasoconstrição hipóxica, não há contração das paredes dos brônquios, e sim dos vasos sanguíneos, em resposta a hipoxemia. O sangue é desviado de áreas menos ventiladas para mais ventiladas, otimizando a relação ventilação/perfusão.


ID
2651089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.


A hipoxemia apresenta como principais causas a hipoventilação, a redução da difusão, o desequilíbrio entre a ventilação-perfusão e o shunt (processo de entrada do sangue no sistema arterial sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão).

Alternativas

ID
2651092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.


O desvio da curva de dissociação do oxigênio (O2) para a direita significa mais liberação de oxigênio (O2) a determinada pressão parcial de oxigênio (PO2) em um capilar tecidual.

Alternativas

ID
2651095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.


Os quimiorreceptores centrais encontram-se banhados em líquido extracelular cerebral (LEC), pelo qual o CO2 e o oxigênio (O2) se difundem com facilidade a partir dos vasos sanguíneos para o líquido cefalorraquidiano (LCR), o que aumenta o pH do LCR e gera aumento da ventilação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Os quimiorrecepetores centrais percebem a elevação de CO2, que reage com a água, liberando Hidrogênio (H+), no líquido céfalorraquidiano (LCR). O ph DIMINUI, ativando o controlador central, que por sua vez, aumenta a ventilação normalizando o ph.

  • Somente o CO2 penetra com facilidade na BHE e diminui o Ph.


ID
2651098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na respiração espontânea, os músculos respiratórios são responsáveis por gerar a força necessária para levar o ar da atmosfera para os pulmões, onde ocorre a troca gasosa. A respeito desse processo e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

A posição anatômica do diafragma e sua relação com a caixa torácica e com o abdome explicam a sua ação mecânica; assim, quando o diafragma se contrai aumenta a pressão abdominal que é transmitida ao tórax, pela zona de aposição, para expandir a caixa torácica inferior.

Alternativas
Comentários
  • O diafragma é um músculo ativado pelo bulbo. Quando a acidez sanguínea é reconhecida pelo sistema nervoso, o mesmo dispara um estímulo elétrico para que o músculo diafragmático contraia-se (abaixando) gerando uma pressão negativa na cavidade torácica. Assim, aumenta a pressão intra abdominal.

  • A ação do diafragma sobre a caixa torácica é afetada profundamente pelas variações de volume pulmonar. Quando o volume pulmonar diminui, a área de aposição aumenta, resultando no aumento da ação inspiratória diafragmática. Ao contrário, quando o volume pulmonar encontra-se aumentado, a área de aposição diminui, levando a uma menor ação inspiratória. Quando o pulmão alcança sua capacidade total, a área de aposição desaparece. 


ID
2651104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na respiração espontânea, os músculos respiratórios são responsáveis por gerar a força necessária para levar o ar da atmosfera para os pulmões, onde ocorre a troca gasosa. A respeito desse processo e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.


A expiração ativa ocorre em níveis maiores de ventilação e quando o movimento de ar para fora dos pulmões é inibido. Os músculos abdominais e intercostais internos contraem-se para mover as costelas inferiores para baixo e comprimir as vísceras abdominais, forçando-se, assim, o diafragma para cima.

Alternativas
Comentários
  • A expiração pode ser ativa, por exemplo, quando há esforço físico acentuado. Nesse caso, os músculos mais importantes são: músculos da parede abdominal que correspondem ao reto abdominal, oblíquos internos e externos e o transverso. Quando são contraídos, a pressão intra-abdominal aumenta, empurrando o diagrafma para cima e diminuindo o volume torácico. 


ID
2651107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na respiração espontânea, os músculos respiratórios são responsáveis por gerar a força necessária para levar o ar da atmosfera para os pulmões, onde ocorre a troca gasosa. A respeito desse processo e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

De acordo com a lei de Fick, na hiperinsuflação pulmonar ocorrem rebaixamento e aplainamento da cúpula diagramática, aumento do seu raio de curvatura e diminuição da sua capacidade de gerar pressão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    LEI DE FICK, se trata da quantidade de gás que transpoe a barreira alvéolo-capilar. AFIRMA QUE É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A EXTENSÃO DA MEMBRANA ALVÉOLO-CAPILAR, E INVERSAMENTE PROPORCIONAL A SUA ESPESSURA.


ID
2651122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

        Um homem de sessenta anos de idade, fumante desde os vinte anos de idade — cerca de dois maços por dia — apresenta: dispneia progressiva aos esforços há dois anos, tendo de parar muitas vezes devido a falta de ar, principalmente quando anda por aproximadamente 100 metros; e tosse com expectoração espessa. A seguir são apresentados dados desse paciente:


ausculta pulmonar: MV reduzido, globalmente com roncos esparsos; 


gasometria arterial: pH 7,40, PaCO2 48 mmH2O, PaO2 50 mmHg, HCO3- 30 mEq/L e SatO2 87% em ar ambiente;


função pulmonar pela espirometria após broncodilatador apresenta distúrbio obstrutivo: CVF (L) = 1,11 = 33% do previsto, VEF1 (L) = 0,42 = 16% do previsto e VEF1/CVF (%) = 35 = 43% do previsto;


pressões respiratórias máximas: PImáx = -58 cmH2O; 60% do previsto e PEmáx = 70 cmH2O; 63% do previsto.

Considerando o quadro clínico descrito, julgue o próximo item.


De acordo com os dados de espirometria apresentados, o paciente apresenta um distúrbio ventilatório obstrutivo leve.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Apresenta distúrbio Obstrutivo MUITO GRAVE.

    DPOC Leve:  VEF1/CVF < 0,7
    VEF1 ≥ 80% do previsto


    DPOC Moderada: VEF1/CVF < 0,7
    50% ≤ VEF1 < 80% do previsto


    DPOC Grave VEF1/CVF < 0,7
    30% ≤ VEF1 < 50% do previsto


    DPOC Muito Grave VEF1/CVF < 0,7
    VEF1 < 30% do previsto OU VEF1 <
    50% do previsto associado à
    insuficiência respiratória crônica.


ID
2683480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Há mais ou menos dois anos, paciente do sexo masculino, com quarenta e um anos de idade, teve um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico na região parietal. Sua pressão chegou a 235 mmHg × 110 mmHg, ficou em coma por três semanas e, quando acordou, relatou fraqueza generalizada no hemicorpo D, indicando uma sequela do AVE. Após sete meses da lesão, sua hipotonia foi substituída por uma forte espasticidade em membro superior direito (bíceps braquial e flexores do punho) e membro inferior direito (flexores plantares e quadríceps). Atualmente, sua principal queixa é dificuldade de deambulação e incapacidade de realizar atividades funcionais com o membro superior direito.

A respeito desse caso clínico, julgue o item subsecutivo.


A redução da força muscular observada nesse paciente não é causada por fraqueza muscular, mas pela oposição dos músculos espásticos antagonistas.

Alternativas

ID
2683483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Há mais ou menos dois anos, paciente do sexo masculino, com quarenta e um anos de idade, teve um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico na região parietal. Sua pressão chegou a 235 mmHg × 110 mmHg, ficou em coma por três semanas e, quando acordou, relatou fraqueza generalizada no hemicorpo D, indicando uma sequela do AVE. Após sete meses da lesão, sua hipotonia foi substituída por uma forte espasticidade em membro superior direito (bíceps braquial e flexores do punho) e membro inferior direito (flexores plantares e quadríceps). Atualmente, sua principal queixa é dificuldade de deambulação e incapacidade de realizar atividades funcionais com o membro superior direito.

A respeito desse caso clínico, julgue o item subsecutivo.


O fortalecimento muscular deve ser realizado nesse paciente, pois melhora o desempenho e a força do músculo espástico.

Alternativas
Comentários
  • Um músculo espástico não necessariamente possui adequada força muscular.

    A espasticidade é considerada um fenômeno de liberação positiva, causando

    aspectos característicos como: maior reflexo de estiramento; postura anormal e

    padrões de movimento em massa; co-contração inadequada e incapacidade de

    fragmentar padrões e desempenhar movimento isolado de uma articulação; exagero

    dos reflexos exteroceptivos dos membros. Pode ser afetada por dor,

    fatores ambientais e psicológicos, e contraturas musculares e articulares.

    Dessa forma, fortalecer um músculo espástico é necessário para a melhora no tratamento em aspectos funcionais, principalmente.


ID
2770858
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma disfunção no músculo subescapular pode ser identificada quando o paciente NÃO consegue realizar os movimentos de:

Alternativas
Comentários
  • Faz parte do manguito rotador.

  • Rotação interna do ombro


ID
2770885
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O movimento corporal que ocorre no plano frontal é o de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Plano Sagital / Mediano: Divide o corpo em direito e esquerdo. O eixo é horizontal. Movimentos de Flexão e extensão

    Plano Frontal/ Coronal: Divide o corpo em parte anterior e posterior. Eixo sagital. Movimentos de abdução e adução.

    Plano Transverso/ Horizontal: Divide o corpo em superior (cranial) e inferior ( caudal ). Eixo Longitudinal. Rotação medial e lateral.


ID
2837311
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema respiratório é composto por várias estruturas dentre as quais podemos citar: vias aéreas, pulmões, arcabouço torácico, músculos respiratórios e estruturas adjacentes. O funcionamento adequado de todos os componentes influencia diretamente na mecâ nica ventilatória. Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema respiratório.


I O controle respiratório central divide-se em tronco cerebral (voluntário) e córtex cerebral (involuntário). No tronco cerebral, no bulbo e na ponte, localizam -se estruturas relacionadas ao ato de respirar.

II O sistema mucociliar da árvore respiratória tem as seguintes funções: barreira mecânica, transporte de partículas e filtro químico. O muco produzido no sistema respiratório tem o poder antioxidante, constituindo barreira biológica, interagindo com os microrganismos e prevenindo sua aderência e migração para o epitélio .

III A difusão efetiva ocorre por diferença de pressão parcial dos gases entre alvéolos e sangue capilar pulmonar. São alguns componentes que interferem na velocidade da difusão: área de troca, espessura da área, solubilidade dos gases nos tecidos, peso molecular dos gases e aumento da pressão em apenas um dos lados da membrana de troca.

IV A ventilação deve ser monitorizada e ajustada sempre de forma que se mantenha a pressão parcial de O2 (PaO2) e o PH em níveis de normalidade, por meio de sistemas de sensores, mecanismos controladores centrais e um sistema efetor.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Erro da I: O controle respiratório central é na ponte e bulbo, e são involuntários.

    Erro da III: o aumento da pressão em apenas um dos lados da membrana tb influencia na troca, região de maior concentração passa p região de menor concentração.


ID
2877751
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em uma lesão muscular, pode ocorrer liberação de bradicininas no sítio da lesão. O seu efeito no tecido muscular é:

Alternativas

ID
2877793
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Pacientes com insuficiência cardíaca apresentam anormalidades no metabolismo miocárdico, redução da ativação da adenilciclase e alteração do metabolismo energético mitocondrial, exercendo ativação gênica e favorecendo a apoptose. Esses efeitos decorrem da ação da

Alternativas

ID
2910991
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Mário André foi diagnosticado com síndrome do impacto no ombro direito. Essa síndrome caracteriza-se pela incapacidade de abduzir o ombro de uma maneira natural ou indolor. Muitos fatores expõem as pessoas à síndrome do impacto crônico. Um desses fatores é a ativação reduzida dos músculos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
2992903
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “A hiperóxia pode determinar efeitos _________________ em vários sistemas. Nos pulmões, pode ocasionar ___________________, no sistema ___________________ pode determinar vasoconstrição coronariana e, no sistema hematológico, lesão ____________________após parada cardiorrespiratória”.

Alternativas

ID
2992909
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual dos macronutrientes apresentados a seguir, fornecidos na dieta, apresenta efeito direto no sistema respiratório, determinando aumento na produção de gás carbônico (CO2) e do volume minuto expirado (VE), quando ingerido em excesso?

Alternativas

ID
2992966
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
“Diferentes componentes do sistema nervoso central são _______________ a uma ocorrência ou exposição nociva devido a complicações __________________ e/ou perinatais, provocando diferentes consequências no desenvolvimento infantil, de acordo com o momento de início ou natureza da agressão sofrida pelo ______________________ .” 

Alternativas