SóProvas


ID
217813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atualidade, a entrevista é concebida como uma arte para realizar o diagnóstico social no âmbito institucional, desenvolvida e aperfeiçoada na reificação da prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista é um dos instrumentos técnico-operativos do assistente social, existente e presente na profissão praticamente desde a sua gênese. No entanto, esse instrumento foi sofrendo modificações observando que se quando o Serviço Social pautava-se numa perspectiva conservadora ele possuía um objetivo, hoje, com a renovação da profissão nos anos 1980, esse instrumento possui outras finalidades. As entrevistas possuem como objetivo coletar informações acerca dos usuários e podem contribuir na elaboração do diagnóstico social da instituição. É a partir da entrevista que o profissional e o usuário podem estreitar seus vínculos, e com isso, será possível uma intervenção profissional mais eficiente e qualificada, já que ao conhecer as demandas de seu usuário, o assistente social poderá garantir o seu acesso a serviços, direitos, benefícios. Além disso, o conhecimento acerca da realidade social dos usuários pode contribuir para reforçar os movimentos sociais e dos trabalhadores bem como expandir direitos, políticas sociais e serviços necessários. Assim, a entrevista pode e deve ser aperfeiçoada no cotidiano da prática profissional, a partir de uma reflexão crítica visando colher os dados mais significativos.

    RESPOSTA: ERRADO
  • reificação = é a desnaturalização daquilo que se tem como conceito e contextualizá-lo como algo isolado; é transformar algo em coisa, seja a religião, a indústria, o homem.

  • Entendo que entrevista não é uma arte, é um instrumento de intervenção profissional.

  • Reificação = Concepção do indivíduo como objeto. Coisificação. Transformar um conceito abstrato em realidade concreta.

    A entrevista é um dos instrumentos técnico-operativos E NÃO UMA ARTE, existente e presente na profissão praticamente desde a sua gênese. No entanto, esse instrumento foi sofrendo modificações observando que se quando o Serviço Social pautava-se numa perspectiva conservadora ele possuía um objetivo, hoje, com a renovação da profissão nos anos 1980, esse instrumento possui outras finalidades. As entrevistas possuem como objetivo coletar informações acerca dos usuários e podem contribuir na elaboração do diagnóstico social da instituição. É a partir da entrevista que o profissional e o usuário podem estreitar seus vínculos, e com isso, será possível uma intervenção profissional mais eficiente e qualificada, já que ao conhecer as demandas de seu usuário, o assistente social poderá garantir o seu acesso a serviços, direitos, benefícios. Além disso, o conhecimento acerca da realidade social dos usuários pode contribuir para reforçar os movimentos sociais e dos trabalhadores bem como expandir direitos, políticas sociais e serviços necessários. Assim, a entrevista pode e deve ser aperfeiçoada no cotidiano da prática profissional, a partir de uma reflexão crítica visando colher os dados mais significativos.