SóProvas


ID
2178568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher com trinta e três anos de idade, que trabalha há três anos como auditora de controle externo, foi encaminhada para atendimento fisioterapêutico em virtude de queixa de dor na cervical havia um ano.

A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

As intervenções mais comumente adotadas no tratamento fisioterapêutico de pacientes com radiculopatia cervical incluem procedimentos para dor e inflamação, mobilização, reeducação da musculatura cervical, técnica de energia muscular, exercícios terapêuticos e mudança de hábitos posturais.

Alternativas
Comentários
  • Radiculopatia é a compressão mecânica de uma raiz nervosa dentro das vértebras ou nos forames de conjugação. Como consequência, o nervo é tracionado e ao mesmo tempo os vasos sanguíneos da região também são prejudicados. A radiculopatia cervical normalmente se manifesta com dor, dormência e fraqueza que se estendem desde o pescoço até os ombros, braços e mãos.

    As metas para o seu tratamento vislumbram eliminar os sintomas, por meio de métodos que visam reduzir a dor, restaurara força muscular e amplitude de movimento, os quais usualmente podem se apresentar como tratamentos conservadores.

  • Técnica de energia muscular para Radiculopatia de cervical? Alguém poderia ajudar ?

  • A técnica de energia muscular é um procedimento de tratamento pela medicina manual que envolve a contração voluntária do músculo do paciente numa direção precisamente controlada,em níveis variáveis de intensidade,contra uma força oposta executada de modo distinto,aplicada pelo operador.Os procedimentos de energia muscular possuem ampla aplicação e são classificados como técnicas ativas nas quais o paciente contribui com força corretiva.A força ativadora é classificada como intrínseca.O paciente é responsável pela dosagem aplicada.

    A técnica da energia muscular conta com muitos usos clínicos.Pode ser utilizada para alongar um músculo com encurtamento,contratura ou espasmo;serve para fortalecer um músculo ou grupo musculares fisiologicamente enfraquecidos,para reduzir edema localizado e aliviar congestão passiva(os músculos são a bomba dos sistemas linfático e venoso),e para mobilizar uma articulação que apresenta restrição de mobilidade.A função de qualquer articulação do corpo que pode ser movimentada por ação muscular voluntária seja direta,seja indiretamente,pode ser influenciada por procedimentos de energia muscular.A quantidade de esforço feita pelo paciente pode variar de um abalo muscular mínimo a uma contração muscular máxima.O esforço pode ter duração de apenas uma fração de segundos ou ser prolongado,durando vários segundos.