SóProvas



Questões de Plano de tratamento


ID
70048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Ao traçarmos um plano terapêutico visando a melhora da movimentação do paciente, deve-se pensar num conceito mais amplo de movimentação, ou seja, na interação de 3 fatores:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, a A seria mais completa!
  • O enunciado da questão pede um conceito mais amplo de movimento com a interação de três fatores. Ora, quem está com patologia geralmente - não é regra - tem sua mobilidade reduzida, correto? Além disso ningém interage com a patologia, mas pode interagir com o ambiente através de uma tarefa  (exercício). Dessa forma, pensando em um conceito mais amplo de movimentação e na interação dos fatores, a questão mais apropriada seria a alternativa D de dado.

    Espero ter contribuido.

  • O Movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente. O movimento é específico à tarefa e restrito pelo ambiente. O indivíduo produz um movimento para obedecer a demandas da tarefa que está sendo executada dentro de um ambiente específico. A habilidade de uma pessoa de cumprir tarefas por meio de uma interação com o ambiente determina sua capacidade funcional. Logo, se desejamos organizar um plano terapêutico. Devemos considerar essa tríade.

    Controle Motor Teoria e aplicações práticas, Shumway-Cook, 3ª edição, editora: Manole.


ID
1209922
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os exercícios excêntricos devem ser instituídos após o estágio subagudo da inflamação ter sido atingido e que se sigam à tolerância bem-sucedida de treinamento isométrico e algum treinamento concêntrico. Um continuum de exercícios com demandas progressivas em fases deve respeitar o tipo de exercício relacionado com a amplitude de movimento (ADM), tendo como estágio inicial e final, respectivamente, os exercícios:

Alternativas

ID
1209982
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A periodização, também conhecida como treinamento periodizado, é uma abordagem de treinamento resistido que inclui variações sistemáticas na intensidade, repetições, séries ou frequência dos exercícios em intervalos regulares durante um período de tempo específico. Quanto ao período de treinamento subdividido em preparação, competição e recuperação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Acredito fielmente que essa questão cairia bem melhor para um profissional de Educação Física!

  • TAMBÉM ACHO RSRSR....OU PARA O PESSOAL DE DESPORTIVA

  • No lugar de competição, o termo correto é execução!. Se liguem nos detalhes das questões.


ID
1532236
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O’Sullivan, Susan B. consideram a tomada de decisões clínicas para o planejamento de tratamentos efetivos em fisioterapia. Na abordagem orientada para os problemas, originalmente elaborada por Weed, o processo de tratamento do paciente é dividido em 4 fases. Com base nesse sistema, analise.

I. 1ª fase: formação de dados, envolvendo história, exame físico, resultados laboratoriais e outras avaliações.
II. 2ª fase: identificação de problemas específicos a partir da interpretação da base de dados, inclusive o prejuízo funcional específico, resultante do processo patológico, ou por incapacidades secundárias associadas.
III. 3ª fase: identificação de um plano específico de tratamento para cada um dos problemas descritos.
IV. 4ª fase: avaliação da efetividade de cada um dos planos, e subsequentes alterações nesses planos, que independem do progresso do paciente.

Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
1620178
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Segundo O’Sullivan, Susan B., o processo de tomada de decisão clínica envolve uma série de passos inter‐relacionados que possibilitam ao fisioterapeuta planejar um tratamento eficiente e compatível com as necessidades e objetivos do paciente ou cliente e de membros da equipe envolvida com o tratamento. De acordo com este processo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode apresentar os passos dessa tomada de decisao?

  • IMAGINO QUE O ERRO ESTEJA EM AFIRMAR QUE: PROGNÓSTICO REFERE-SE AO TEMPO DE MELHORA. PORQUE NA VERDADE REFERE-SE A QUANTIDADE DE MELHORA.

  •  

    O termo prognóstico refere-se ao nível ideal previsto de melhoria da função e o tempo necessário para atingir aquele nível e não do " nivel mínimo previsto" como colocado na questão

    As outras alternativas estão corretas. 

  • 1ª fase: identificação de problemas específicos a partir da interpretação da base de dados, inclusive o prejuízo funcional específico, resultante do processo patológico, ou por incapacidades secundárias associadas.

    2ª fase: formação de dados, envolvendo história, exame físico, resultados laboratoriais e outras avaliações.

     3ª fase: identificação de um plano específico de tratamento para cada um dos problemas descritos.

    4ª fase: avaliação da efetividade de cada um dos planos, e subsequentes alterações nesses planos, que independem do progresso do paciente.


ID
2178568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher com trinta e três anos de idade, que trabalha há três anos como auditora de controle externo, foi encaminhada para atendimento fisioterapêutico em virtude de queixa de dor na cervical havia um ano.

A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

As intervenções mais comumente adotadas no tratamento fisioterapêutico de pacientes com radiculopatia cervical incluem procedimentos para dor e inflamação, mobilização, reeducação da musculatura cervical, técnica de energia muscular, exercícios terapêuticos e mudança de hábitos posturais.

Alternativas
Comentários
  • Radiculopatia é a compressão mecânica de uma raiz nervosa dentro das vértebras ou nos forames de conjugação. Como consequência, o nervo é tracionado e ao mesmo tempo os vasos sanguíneos da região também são prejudicados. A radiculopatia cervical normalmente se manifesta com dor, dormência e fraqueza que se estendem desde o pescoço até os ombros, braços e mãos.

    As metas para o seu tratamento vislumbram eliminar os sintomas, por meio de métodos que visam reduzir a dor, restaurara força muscular e amplitude de movimento, os quais usualmente podem se apresentar como tratamentos conservadores.

  • Técnica de energia muscular para Radiculopatia de cervical? Alguém poderia ajudar ?

  • A técnica de energia muscular é um procedimento de tratamento pela medicina manual que envolve a contração voluntária do músculo do paciente numa direção precisamente controlada,em níveis variáveis de intensidade,contra uma força oposta executada de modo distinto,aplicada pelo operador.Os procedimentos de energia muscular possuem ampla aplicação e são classificados como técnicas ativas nas quais o paciente contribui com força corretiva.A força ativadora é classificada como intrínseca.O paciente é responsável pela dosagem aplicada.

    A técnica da energia muscular conta com muitos usos clínicos.Pode ser utilizada para alongar um músculo com encurtamento,contratura ou espasmo;serve para fortalecer um músculo ou grupo musculares fisiologicamente enfraquecidos,para reduzir edema localizado e aliviar congestão passiva(os músculos são a bomba dos sistemas linfático e venoso),e para mobilizar uma articulação que apresenta restrição de mobilidade.A função de qualquer articulação do corpo que pode ser movimentada por ação muscular voluntária seja direta,seja indiretamente,pode ser influenciada por procedimentos de energia muscular.A quantidade de esforço feita pelo paciente pode variar de um abalo muscular mínimo a uma contração muscular máxima.O esforço pode ter duração de apenas uma fração de segundos ou ser prolongado,durando vários segundos.


ID
2389882
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Método TheraSuit tem como base técnica uma veste criada por pesquisadores com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas relacionados à falta de ação da gravidade. Considere as seguintes afirmativas:
I Tem como objetivos fazer ganhar força muscular, normalizar o tônus e diminuir os padrões patológicos de movimentos.
II O programa é composto de duas sessões por semana, com duração de cinquenta minutos, durante dez semanas
III Os componentes da veste se conectam uns aos outros por um sistema de cordas inelásticas.
IV O sistema universal de exercícios (UNIT) se associa à veste, sendo composto por uma gaiola com sistemas de suspensão.
Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A veste TheraSuit é uma órtese dinâmica com cordas elásticas específicas e antialérgicas, ajustadas de acordo com a necessidade do paciente.

    Ela auxilia emitindo informações contínuas dos proprioceptores do alinhamento correto, inibindo movimentos reflexos e há uma maior permanência no padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo alguns movimentos. Com o auxilio da veste o tronco ganha maior estabilidade e coordenação das extremidades.

    É um programa intensivo individual com avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Com a duração de 3 ou 4 semanas, sessões diárias de 3 horas, o treinamento do paciente com os recursos do TheraSuit potencializam o ganho de força, funcionalidade, endurecimento, coordenação e equilíbrio.

  • O Método TheraSuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras como a Paralisia Cerebral, Atraso de desenvolvimento motor, Traumatismo cranioencefálico, Trama raquimedular, Acidente vascular encefálico, Ataxia e atetose, Espasticidade, Hipotonia, Outras desordens ou síndromes.

    TheraSuit é um protocolo de terapia inovadora, intensiva, criado por um casal de Fisioterapeutas, Izabela e Richard Koscielny, que através de muitos estudos científicos foram moldando um Método capaz de atender pacientes com desordens neuromotoras. O protocolo utiliza equipamentos e técnicas especializadas, como a Gaiola, que é a Unidade de Exercícios Universais, e uma veste especial, que é uma órtese dinâmica chamada TheraSuit. 

    A órtese dinâmica, TheraSuit, alinha o corpo o mais próximo possível do normal, desempenhando um papel crucial no alinhamento postural, na função sensorial e vestibular. A veste consiste em um colete, um short, joelheiras, um capacete, e o tênis, que são interligados através de elásticos, esses elásticos farão o papel dos músculos que precisam ser ativados. 

    A Unidade de Exercício Universal é usada para treinar as habilidades e fortalecer os grupos musculares desejados. Com a sua utilização ocorrem ganhos na amplitude de movimento, flexibilidade e fortalecimento dos músculos, bem como nas atividades funcionais.

    Os Exercícios na Aranha (Spider), realizados também na Unidade de Exercícios Universais e com a veste TheraSuit, tem como objetivo converter tudo o que se aprende no fortalecimento para uma forma mais funcional, criando um ambiente dinâmico onde a função possa aparecer. Objetivando a estabilização, a coordenação e realizando o movimento de forma fluente com menor perda de energia possível. 

    O cronograma do Programa Intensivo do Método TheraSuit® consiste em 3 ou 4 horas diárias, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas. 


ID
2389939
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O conceito neuroevolutivo Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar baseada no trabalho do casal Karel e Berta Bobath com crianças com PC. Na abordagem fisioterapêutica, considere o seguinte:

I O método é neuroevolutivo porque obedece à sequência do desenvolvimento motor normal.
II O atendimento evolui a partir de posturas que demandam maior controle motor até atingir posturas mais simples.
III Considera na sua intervenção a inibição de padrões reflexos e a organização do tônus.
IV Considera em sua abordagem os padrões de movimento que influenciam o tônus.
V O conceito foi desenvolvido diretamente para ser utilizado em crianças de 0 a 5 anos com PC.

Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas

ID
2465776
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente X.M.N, gênero masculino, 55 anos, praticante amador de natação, foi encaminhado ao serviço de fisioterapia de uma clínica especializada com queixa de dor no ombro direito que irradia para porção média do braço ipsilateral. Segundo informações colhidas, a dor aumenta consideravelmente durante o nado, especialmente quando realizava movimentos nas especialidades crawl e borboleta. O exame de ultrassom denunciou tendão do supraespinhal com área identificável de ruptura parcial. O RX, porém, aponta leve osteoartrose acromioclavicular. Na avaliação física, observou-se no ombro referido: dor durante a flexão e abdução ativa, diminuição de amplitude de movimento (ADM) para rotação interna (por encurtamento muscular), diminuição de força muscular (FM) dos rotadores externos, diminuição de FM dos estabilizadores da escápula e positividade nos testes Neer, Yocun e Jobe.

Considerando as informações contidas no caso clínico descrito acima, indique a alternativa que contemple o plano de tratamento fisioterapêutico mais adequado. E que seja coerente com os objetivos inferidos do quadro apresentado.

Alternativas

ID
2588995
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma paciente de 65 anos, com diagnóstico de diabetes melito do tipo 2, foi encaminhada à fisioterapia para auxiliar no controle glicêmico. O programa de exercícios mais efetivo para essa paciente é a combinação de

Alternativas
Comentários
  • Pelos livros que li, aprendi que é aeróbicos e resistidos.

    Letra C.

    Mas eu mesmo não faria a velhinha fazer resistidos.

  • Pois é, eu tb não faria resistidos. Faria aeróbico e alongamento. 

     

  • Sim, aeróbicos e resistidos!

    Lembrando que resistidos devem ser feitos de acordo com o limiar de força do paciente,

     

  • Na verdade o alongamento é essencial nos dois tipos de exercício, né? 

  • Exercícios resistidos pelas vias energéticas utilizadas para cada exercício, sendo os resistidos as fibras IIb (via glicolíticas) e os aeróbicos pelas fibras I e IIa

  • a questão pede exercícios que possuem influência no controle glicêmico, neste caso, aeróbico e resistido. Alongamento não traria esse benefício, no que se refere à glicemia. E porque uma idosa não pode fazer exercícios resistidos?


ID
2597185
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Augusto, 50 anos, é sedentário e obeso. Chegou à unidade básica relatando dor na região lombar. Após avaliação pela equipe de saúde, verificou-se que Augusto não tinha nenhuma alteração de ordem neurológica para tal dor, mas que a obesidade está gerando uma sobrecarga musculoesquelética e, consequentemente, a dor lombar. A conclusão foi de que ele deve ser acompanhado pelo fisioterapeuta e por um educador físico, os quais optaram por um programa de exercícios aeróbios para auxiliar na redução de peso e, consequentemente, na redução da dor lombar. Para tal plano terapêutico, é necessário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A --> Não entendi!

  • Não entendi... A mesma coisa
  • É lógico que é a opção A.

    Frequência alvo e máxima e a pessoa deve aquecer.

  • Frequencia cardiaca máxima= O limiar máximo que o pct pode chegar.

    Frequencia cardica alvo = E o limiar que devemos manter o pct.

    Detalhe errei aprendendo.heheheheh

  • Gabarito letra B

    Acredito que a letra A esteja errada por afirmar que o aquecimento deve ter exercícios de alongamentos e movimentos repetitivos. O aquecimento para a atividade física não inclui alongamento, e sim o exercício que irá realizar, em baixa intensidade. Por exemplo: se irei realizar corrida, o aquecimento é a caminhada.

  • Letra B

    Não tem como ser a A, não se deve aquecer por 15 min... e alongamento usualmente é no fim do exercício para o "retorno à calma"


ID
2597203
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Cleonice, 35 anos, há anos refere cansaço, dores em pontos específicos do corpo e alteração do humor. Recentemente foi diagnosticada com fibromialgia e indicou-se tratamento fisioterapêutico. O plano de tratamento de Cleonice, após avaliação, deverá constar de

Alternativas
Comentários
  • Minha gente, é a letra C sem dúvidas.

  • Uma sugestão  ao questoes de concurso:Se a resposta não tiver embasamento teórico é melhor nem publicar. Obrigada

  • Existem inúmeros artigos científicos sobre a efetividade de exercícios aeróbicos no tratamento da fibromialgia, não vejo contexto para afirmar o uso de exercícios de baixa intensidade.


ID
2597209
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Lucas, 62 anos, sedentário com doença arterial periférica (DAP), é assintomático, mas realiza fisioterapia desde o diagnóstico de DAP. Com o objetivo de evitar isquemia muscular, que leva à claudicação devido à deambulação com velocidade reduzida, a proposta terapêutica de Lucas deve incluir:

Alternativas
Comentários
  • É a letra B.

    Está muito claro.

  • Para melhores benefícios na reabilitação vascular de pacientes com DAP:

    Tipo de exercício: Caminhada ou similar.

    Intensidade: Próxima a dor claudicante máxima (claudicação máxima)

    Duração da Intervenção: 30 minutos no mínimo, desconsiderando interrupções devido a claudicação.

    Frequência: Mínimo de 3 vezes/semana.

  • Como pode reduzir a sintomatologia se o paciente é assintomático?


ID
2641123
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente de 26 anos, sexo masculino, apresenta lesão do nervo radial, o que o levou a ter déficit de força para extensores de membro superior direito, mais pronunciadamente nos extensores de punho (grau de força 1). Considerando o comprometimento mais focal do paciente e o grau baixo de força muscular que ele apresenta, pode-se recomendar que seja utilizada a estimulação sensório-motora (Rood).


No que diz respeito à aplicação dessa técnica no paciente em questão,

Alternativas
Comentários
  • resp letra D.

    letra A: É uma técnica proprioceptiva, pois utiliza estímulos em zonas especificas, através de recursos termo-tateis. Utiliza os dois juntos.

    letra B : distal  para proximal

    letra C: Escovação rápida e Massagem lenta

  • O método de Rood é uma técnica proprioceptica (termo-tatil) aplicada através de estímulos provocados nos pacientes para ativação de receptores sensoriais, recebendo esses estímulos e assim transmitindo para o sistema nervoso central.

    4.1- Escovação Rápida ou Pincelamento: Realizado no sentido contrário da inclinação dos pelôs, reforçando a atividade do neurônio motor alfa e dos neurônios gama. Tenta-se com isso, inibir a musculatura espastica através da facilitação do seu antagonista não espastico.

    A neurofisiologia da técnica é baseada no sistema aferente gama e na inibição recíproca, através de interneurônios inibitórios, no segmento medular correspondente a região pincelada.

    4.2- Crioterapia: Aplicada em estímulos rápidos no ventre muscular, no sentido de sua contração, produzindo efeito de facilitação localizada, sendo que toda facilitação deve ser seguida de movimento voluntário. É realizada também para diminuir a espasticidade muscular, produzindo relaxamento dessa musculatura. 

    É aplicado nos músculos antagonistas ao grupo muscular hipertônico, devido à inibição recíproca, pois a contração dos antagonistas determina o relaxamento dos agonistas espasticos, (Harris, 1980).

    4.3- Alongamento Lento e Rápido: Usado para melhorar a flexibilidade muscular, ADM do paciente e também realizar a quebra do padrão espastico do paciente.

    4.4- Massagem Lenta: Feita com frotamentos (pequenos golpes), percussão, tapotagem e pequena pressão sobre a articulação que está sendo tratada


ID
2641126
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente, 62 anos, do sexo feminino, há um ano fraturou punho direito (fratura de Colles) após queda da própria altura. A paciente fez tratamento cirúrgico e, hoje, a fratura encontra-se totalmente consolidada. Na avaliação fisioterapêutica foi detectado punho em semiflexão e em desvio ulnar; semiflexão de metacarpofalangeana e interfalangeana distais e proximais; diminuição de amplitude para todos os movimentos do punho, metacarpofalangeana e interfalangeana proximais e distais; hipotrofia e fraqueza dos músculos interósseos dorsais da mão. Dentre os objetivos a serem alçados na fisioterapia estão: ganho de amplitude de movimento para punho e dedos, aumento de força e trofismos dos interósseos dorsais. Para alcançar esses objetivos, deve ser instituído, no tratamento dessa paciente,

Alternativas

ID
2641129
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente, 25 anos, com diagnóstico clínico de escoliose, chegou para avaliação e tratamento fisioterápico. O paciente atualmente não relata queixa dolorosa. Após avaliação, foram detectadas as assimetrias características que comprovam a escoliose torácica destroconvexa. Diante dessa assimetria, poderão ser realizados, dentre outros exercícios, alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral. De acordo com o caso exposto, durante avaliação e conduta desse paciente, pode ser observado e posteriormente prescrito, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Bem, o termo escoliose é dado a curvatura anormal da coluna vertebral nos três planos.

    É considerado escoliose somente a curvatura acima de 10 graus.

    O termo lombar significa que a escoliose esta localiza na região lombar

    E destro convexa significa dizer que a escoliose tem a sua convexidade apontada para o lado direito.

    Geralmente o tratamento envolve alongamento da porção côncava e fortalecimento da porção convexa.

    Buscar a fisioterapia é um bom caminho, com um bom profissional e dependendo do grau da escoliose pode se diminuir bastante a escoliose em termos de graus.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13474695#readmore


ID
2641132
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente, 47 anos, do sexo feminino, chegou para avaliação e tratamento fisioterápico. A paciente tem diagnóstico de lombalgia crônica, de origem mecânico-postural. Após avaliação, foram traçados os objetivos e conduta. Um dos recursos terapêuticos selecionados pelo fisioterapeuta para contribuir com o alívio da dor foi a TENS, cujo provável mecanismo de analgesia esperado é a liberação de opioides endógenos. Tomando por base o tipo da dor e o mecanismo de analgesia esperado, o aparelho pode ser programado com

Alternativas
Comentários
  • Teoria das comportas: ALTA frequência e BAIXA largura de pulso (dor aguda)


    Teoria dos opióides endógenos: BAIXA frequência e ALTA largura de pulso (dor crônica)

  • Dor cronica: frequencia baixa e largura de pulso alta.


ID
2641150
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A paralisia facial é um distúrbio, paresia ou uma paralisia total de todos, ou de alguns músculos da expressão facial, com repercussões biopsicossociais importantes na vida da pessoa acometida. A paralisia facial pode ser classificada como central ou periférica, sendo necessária no processo de reabilitação desses casos a classificação correta. Na paralisia facial

Alternativas
Comentários
  • Letra E Na paralisia central as pálpebras ficam intactas(movimentos) Já terá o desvio do sulco nasolabial é visível
  • Resposta letra D.


    Na paralisia facial central tem perda dos movimentos de 1/3 inferior de uma hemiface CONTRALATERAL a lesão. O paciente consegue fechar os olhos.


    Na paralisia facial periférica tem o comprometimento de uma hemiface IPSILATERAL/HOMOLATERAL a lesão. O paciente não consegue fechar os olhos.

  • A inervação motora da face se dá pelo nervo facial. O sistema de inervação, portanto está atrelado ao núcleo( conjunto de corpos de neurônios) do nervo facial, localizado na área vestibular do tronco encefálico. Teremos 2 motoneurônios associados a esse núcleo, um central, que conecta o córtex ao núcleo) e um periférico, que conecta o núcleo à face. Os motoneuronios podem: 1- sair de um lado do córtex e cruzarem para o núcleo do lado oposto, onde fazem sinapse com os motoneurônios 2 responsáveis pela inervação motora da parte superior e inferior da face ou 2-fazer sinapse com o motoneurônio 2 responsável pela inervação motora da parte superior da face núcleo ipsilateral(mesmo lado). Portanto, a inervação motora da parte superficial tem motoneurônios do dois lados do córtex, sendo assim, em caso de lesão central ( no primeiro motoneurônio ), o lado superior da face não fica completamente comprometido, mas o inferior do lado contralateral decai( paresia, plegia). Na periférica( acomete o segundo motoneurônio), tanto as fibras da parte superior quanto da parte inferior são lesadas, logo a hemiface inteira é comprometida.


ID
2683432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para entender os mecanismos de adaptações musculares frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é necessário conhecer as características do moto neurônio e da fibra muscular. A esse respeito, julgue o item subsequente.


As fibras musculares do tipo 2 possuem alta capacidade de geração de força, uma vez que possuem excelente capacidade aeróbia e alta velocidade de contração e condução nervosa.

Alternativas
Comentários
  • Não seria excelente capacidade anaeróbica?

  • As fibras tipo 2 possuem capacidade anaeróbica

  • Correção: As fibras musculares do tipo 2 possuem alta capacidade de geração de força, uma vez que possuem excelente capacidade anaeróbia e alta velocidade de contração e condução nervosa. 


ID
2683435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para entender os mecanismos de adaptações musculares frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é necessário conhecer as características do moto neurônio e da fibra muscular. A esse respeito, julgue o item subsequente.


A hipertrofia muscular é consequência de atividades com contração concêntrica em alta intensidade de volume e de carga; as fibras musculares do tipo 1 são as predominantemente recrutadas nesse tipo de atividade motora.

Alternativas
Comentários
  • Correção: A hipertrofia muscular é consequência de atividades com contração concêntrica em alta intensidade de volume e de carga; as fibras musculares do tipo II são as predominantemente recrutadas nesse tipo de atividade motora.

  • Na verdade a hipertrofia é consequência de atividades com contração muscular concêntrica de baixa intensidade e alto volume de carga.


ID
2683486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação aos conceitos de mecanoterapia na prática clínica, julgue o item seguinte.


A mesa de Bonnet não permite variações no braço de alavanca e na carga imposta para o fortalecimento dos componentes extensor e flexor do joelho.

Alternativas
Comentários
  • A mesa de Bonnet trabalha com músculos e articulações do membro inferior e, portanto, pode ser indicado em casos, por exemplo, de hipotonia dos músculos da coxa, podendo trabalhar com a flexão ou extensão do joelho, usando-se tanto o protocolo de DeLorm quanto o de Oxford, de acordo com a resistência à fadiga do paciente.

  • O aparelho em questão permite adequações de carga e braço de alavanca conforme necessidade do paciente.

  • O Aparelho de Bonnet Duplo Carci foi especialmente desenvolvido para a realização de exercícios de fortalecimento da musculatura flexo-extensora de joelho


ID
2683489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação aos conceitos de mecanoterapia na prática clínica, julgue o item seguinte.


O uso do sistema Digiflex é indicado para o fortalecimento de músculos flexores e adutores dos dedos e para promoção ou manutenção das amplitudes das articulações interfalângicas e metacarpofalângeas.

Alternativas
Comentários
  • Digiflex é um aparelho para exercitar mão, dedos e antebraço. Indicado para fortalecer a musculatura, aumentar mobilidade e coordenação dos dedos.


ID
2683495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação aos conceitos de mecanoterapia na prática clínica, julgue o item seguinte.


Um sistema de polias oferece resistência para o fortalecimento muscular do paciente, o qual pode ser colocado em diversas posições, desde que o eixo da articulação esteja ajustado à atividade que se deseja realizar com o aparelho. Geralmente, ocorre redução da carga (sistemas de polia redutora) imposta ao paciente, uma vez que o sistema de polias pode modificar a velocidade ou reduzir o torque do sistema.

Alternativas

ID
2683507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue o item seguinte.


O fisioterapeuta deve iniciar, o mais rápido possível, tratamento para o fortalecimento muscular do quadríceps femoral, independentemente da dor articular causada pelo exercício terapêutico.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: "independentemente da dor articular causada pelo exercicio terapeutico". Sabemos muito bem que devemos respeitar o arco doloroso.


ID
2683510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue o item seguinte.


No quadro em questão, é correto utilizar estimulação elétrica neuromuscular com ênfase no fortalecimento do músculo quadríceps femoral e aumentar o controle motor dos músculos periarticulares ao joelho.

Alternativas

ID
2683534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher de cinquenta anos de idade relata ter sofrido uma lesão nervosa periférica decorrente de um acidente com uma porta de vidro que ocasionou um corte profundo na região próxima do punho. Na avaliação fisioterapêutica, foi observado que a paciente apresenta déficits motores para realizar a extensão do punho e a extensão das articulações metacarpofalangeanas do segundo ao quinto dedos, além da abdução e da extensão do polegar.

A respeito do caso clínico descrito, julgue o item a seguir.


Nessas condições, a tala oponente curta é a mais indicada.

Alternativas
Comentários
  • A órtese mais indicada em casos de lesão de nervo radial seria a órtese em Banjo, que manteria o posicionamento adequado do punho, mão e dedos.


ID
2683546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório. 

Em relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.


Na fase pós-operatória, a deambulação deverá ser iniciada a partir de 24 h do procedimento cirúrgico, com o intuito de minimizar complicações tromboembólicas.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser realizada antes do prazo de 24h.

  • Se for pos operatorio de LCA ele pode andar com menos de 24 horas. Então é pos operatorio é de que?

  • Se for pos operatorio de LCA ele pode andar com menos de 24 horas. Então é pos operatorio é de que?

  • pós operatório de cirurgia bariátrica

ID
2683549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório. 

Em relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.


É indicado que o programa de exercícios físicos dure, pelo menos, 12 semanas e seja realizado com a intensidade de 65% da frequência cardíaca máxima da paciente, para se obter melhora em relação aos parâmetros de antropometria e aos fatores de risco.

Alternativas

ID
2683552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

         Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório. 


Em relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.


Para a garantia da efetividade de um programa de exercícios físicos na fase pós-operatória dessa paciente, deverá haver a presença do terapeuta em período integral, ou seja, em todos os momentos de realização dos exercícios. 

Alternativas
Comentários
  • O paciente pode ser orientado a fazer atividades fisicas como caminhada ou em casa e não necessariamente terá o profissional presente.


ID
2683606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um homem de setenta e dois anos de idade foi internado na clínica cirúrgica de um hospital com histórico de queda da própria altura. Ele relatava dor intensa na região inguinal à direita que se irradiava para a coxa. Ao exame físico, foi observado encurtamento do membro acometido e, no exame de imagem, observou-se fratura completa do colo femoral direito, sem desvio. No exame radiológico de controle, do lado esquerdo, não foram observados sinais de lesão, apenas uma angulação do colo femoral de 110º. O paciente foi submetido à artroplastia do quadril com a colocação de uma prótese parcial e, em seguida, encaminhado para a reabilitação fisioterapêutica.

A respeito do quadro clínico precedente, julgue o item a seguir.


É recomendável que esse paciente inicie precocemente o treino de marcha com a utilização de muletas axilares para se evitarem os efeitos adversos decorrentes da imobilidade.

Alternativas
Comentários
  • Os pacientes idosos pós-cirúrgicos de AQ, devem utilizar em um primeiro momento o andador para iniciar a deambulação. Sendo assim, a questão está incorreta pois diz que devem ser utilizadas muletas axilares.

  • Perdi a questão pelo fato de não ter observado a idade do paciente.


ID
2698999
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A síndrome dolorosa femoropatelar é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais prevalente em mulheres e indivíduos com grau de treinamento mais elevado.


Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre aspectos a serem observados na avaliação e tratamento da síndrome dolorosa femoropatelar.


( ) Se o músculo Vasto Medial Oblíquo (VMO) estiver enfraquecido, a extensão final do joelho estará comprometida, pois sem o VMO atuando como estabilizador patelar, o torque de tensão gerado pelas demais porções do quadríceps não estará sendo aplicado por mecanismo palelofemural eficiente.

( ) Em indivíduos com problemas no mecanismo extensor, as atividades de fortalecimento muscular em cadeia cinética aberta para o quadril são mais seguras de 120° a 90° e de 10° a 0° , enquanto que as atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras a 90° .

( ) O encurtamento do retináculo lateral pode afetar a ativação do VMO se o mesmo estiver em posição alongada, mantida pelo deslizamento lateral da patela. Isso acarretará em incapacidade dessa musculatura em absorver cargas, devido a mudanças na proporção comprimento-tensão.

( ) Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento lateral sobre a patela, pois existe correlação direta entre a incidência de síndrome dolorosa femoropatelar e tal alteração na medida do ângulo Q.


A seguir, marque a alternativa com a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  •  Em indivíduos com problemas no mecanismo extensor, as atividades de fortalecimento muscular em cadeia cinética aberta para o quadril são mais seguras de 120° a 90° e de 10° a 0° , enquanto que as atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras a 90° .

    O mecanismo extensor nos movimentos de 10° a 0º é onde há menor força de torque para o musculo quadrícpes, logo deve-se evitar fortalece-lo nesta amplitude quando à defict do grupo extensor. O ideal para cadeia CCF é até 45° quando há fraqueza.

    Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento lateral sobre a patela.

    Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento MEDIAL sobre a patela


ID
2699038
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O quadro de glicosúria pode ocorrer em pacientes diabéticos. Esta é uma doença potencialmente grave que requer um tratamento continuado. Os fisioterapeutas são profissionais capacitados para reconhecer alterações desencadeadas pela patologia em indivíduos que têm distúrbios à fisiologia normal.


Acerca do sistema endócrino, é correto afirmar que a(o)

Alternativas

ID
2699071
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A Incontinência Urinária (IU) é uma condição impactante para os indivíduos que a possuem e seus familiares. O manejo terapêutico requer o correto diagnóstico, uma avaliação individualizada e a consideração de características biopsicossociais.


As seguintes afirmativas referem-se a aos exercícios físicos propostos por Arnold Kegel.


I. Os exercícios de Kegel são destinados à musculatura do assoalho pélvico, podendo o treinamento ocorrer por meio de contrações dos tipos rápida ou sustentada.

II. Consistem de cinesioterapia específica orientada principalmente para a IU de esforço. Além dos músculos do assoalho pélvico, este treino pode ser otimizado pelo recrutamento de abdominais e abdutores dos quadris.

III. O treinamento baseado nos exercícios físicos de Arnold Kegel pode deprimir hiperatividades do nervo pélvico autônomo para a bexiga, atuando sobre a instabilidade do detrusor.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Nunca peça para ativar abdominais e abdutores no exercícios de Kegal, eles mudam a propriocepção sobre à contração do assolho pélvico, dificultando o entendimento e a realização de seu movimento.


ID
2825164
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O tratamento fisioterapêutico de João, um menino com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é individualizado e deve atender às necessidades, às demandas e aos interesses dele e de seus familiares. São aspectos fundamentais no tratamento fisioterapêutico de João e de outras crianças com TEA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
2877478
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É consenso que o exercício excêntrico deve fazer parte do plano de tratamento fisioterapêutico nas tendinopatias crônicas. Sobre o exercício excêntrico, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2877481
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As medidas preventivas conduzidas na abordagem fisioterapêutica em grupo de indivíduos com osteoporose podem ser divididas em três níveis de prevenção. A respeito das ações preventivas adotadas pela equipe de saúde para prevenção da osteoporose, analise as afirmativas a seguir:


I. A promoção de campanhas educativas de incentivo à prática de atividades físicas na infância e na adolescência e de incentivo a check-ups periódicos a partir da quarta década de vida para verificação dos níveis hormonais é uma forma de prevenção primária.

II. A implementação de programa de exercícios isotônicos em padrão extensor em idosos osteoporóticos para evitar desenvolvimento de hipercifose torácica é uma forma de prevenção secundária.

III. A implementação de exercícios aquáticos que reduzem o risco de fratura por estresse durante a atividade em idosos osteoporóticos é uma forma de prevenção terciária.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A implementação de exercícios aquáticos diminui as forças compressivas sobre o tecido ósseo, isto por sua vez não gera adaptações positivas em pacientes com osteoporose.


ID
2877490
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O atendimento fisioterapêutico aos cerebelopatas apresenta algumas particularidades devido à incapacidade e/ou à dificuldade na adaptação ambiental e no aprendizado motor que esses pacientes apresentam. Sobre as diretrizes para o atendimento a pacientes cerebelopatas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Há cinco tipos de andador: articulado; fixo; com rodas dianteiras; de quatro rodas; e de três rodas.


    Articulado ou recíproco: Proporciona maior oscilação dos braços; não é necessário erguer o andador.


    Fixo: Melhor estabilidade anterior e lateral; maior sensação de segurança; ampla base de suporte; ideal para pessoas com fraqueza de membros inferiores.


    Com rodas dianteiras: Pode ser utilizado em pessoas com déficit cognitivo, com problemas de ombro e/ou incapazes de erguer o andador; velocidade de marcha mais funcional e rápida.


    Com 4 rodas: Pode ser utilizado em pessoas com déficit cognitivo e problemas de ombro e/ou incapazes de erguer o andador; velocidade de marcha mais funcional e rápida.


    Com 3 rodas: Pode ser utilizado em pessoas com déficit cognitivo e problemas de ombro e/ou

    incapazes de erguer o andador; permite manobras e mudanças de direção com um círculo de giro pequeno; é dobrável, de fácil utilização; marcha mais funcional e rápida.


    Alternativa C


    Fonte: ARTIGO DE REVISÃO

    Dispositivos auxiliares de marcha: orientação

    quanto ao uso, adequação e prevenção de

    quedas em idosos


ID
2910997
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Mara Regina, fazendo uma trilha com sua bicicleta, caiu e foi diagnosticada com uma subluxação acromioclavicular grau 2. A conduta foi tratamento conservador com tipoia por 15 dias e fisioterapia. Mara, que se encontra na fase aguda do estágio inflamatório, começou imediatamente a fisioterapia. As condutas indicadas à Mara durante esse estágio são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


ID
2911000
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Mário Sérgio, 22 anos, escalava a Pedra do Baú em Campos do Jordão (SP) quando caiu e sofreu um trauma raquimedular. Foi resgatado e levado a São José dos Campos (SP), onde foi operado. Após 1 mês do acidente foi identificado nível medular T7 após o trauma. Mário Sérgio, desde que recebeu alta hospitalar há 2 semanas, iniciou seu processo de reabilitação em um centro de reabilitação perto de sua casa, em Macapá (AP). Durante a última sessão de fisioterapia, Mário Sergio começou a apresentar sinais e sintomas de cefaleia, sudorese, aumento da pressão arterial e calafrios. Nesse momento é contraindicado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • Cuidados com o paciente em Disreflexia autonômica (DA):

    Administrar medicação anti-hipertensiva;

    Aliviar pontos de pressão na pele;

    Elevar a cabeceira da cama, no ângulo de 45 a 90 graus ou sentar o paciente;

    Identificar e remover o estímulo que precipitou a DA;

    Monitorar os sinais e sintomas da DA;

    Monitorar os sinais vitais e o estado físico do paciente;

    Retirar o vestuário ou meias elásticas ou dispositivo apertados

    Adaptado de: Disreflexia autonômica e intervenções de enfermagem para pacientes com lesão medular. Rev Esc Enferm USP 2013; 47(1):93-100


ID
2911003
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Luiz Carlos, 64 anos, é hipertenso e realiza fisioterapia devido a osteoartrose do joelho esquerdo. Devido ao quadro hipertensivo, o fisioterapeuta de Luiz Carlos deve seguir algumas recomendações em relação aos tipos de exercícios. Os exercícios, nesse caso, deverão ser de intensidade

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


ID
2911057
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um atleta, jogando futlama, e teve um entorse de tornozelo. O fisioterapeuta planejou aplicar gelo no local do entorse. Entre gelo picado ou bolsas de gel resfriadas, a melhor forma de crioterapia é a aplicação de

Alternativas
Comentários
  • Vários métodos de aplicação de crioterapia foram observados em diferentes estudos, os quais comprovaram que o uso de pedaços de gelo em uma toalha é mais eficaz para diminuir a temperatura da pele do que bolsas de gelo ou compressas com gel frio. ( Fisioterapia Ortopédica: exame, avaliação e intervenção. - Mark Dutton - 2010)

  • GABARITO: A


ID
2993158
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A goniometria é um recurso usado na fisioterapia para verificar os graus de movimento presentes em cada plano de uma articulação. As amplitudes de movimento (ADM) individuais normais podem variar de pessoa para pessoa. Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura corpórea que não interfere na ADM de um indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E!

    Os vasos sanguíneos não interferem na ADM.


ID
2993161
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os exercícios terapêuticos são utilizados pelo fisioterapeuta nas mais variadas disfunções. As sobrecargas e forças são colocadas no sistema corporal de modo controlado, progressivo e apropriado, com a finalidade de melhorar a função global do paciente nas demandas das atividades da vida diária. Entre as metas do exercício terapêutico está a prevenção de disfunção. Assinale a alternativa que corresponde a outra meta do exercício terapêutico.

Alternativas

ID
2993173
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fisioterapia inicia com a avaliação e inclui assistência, planejamento e implementação do programa de tratamento e alteração na terapia com as possíveis evoluções do paciente. Durante a cinesioterapia, é necessário avaliar quais componentes do movimento não estão funcionando adequadamente no paciente. Assinale a alternativa que apresenta as classificações das técnicas de movimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C!

    Exercícios passivos, ativos assistidos, ativos resistidos e ativos livres.


ID
2993221
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O exercício em cadeia fechada refere-se ao movimento que ocorre em cadeia cinética fechada quando o corpo se move sobre um segmento distal fixo. Este exercício em cadeia fechada é realizado em postura funcional com algum grau de apoio de peso e pode envolver ação muscular. Os exercícios de cadeia fechada envolvem ação muscular

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A!

    Os exercícios em cadeia cinética fechada envolve ação muscular dos três tipos: concêntrica, excêntrica e isométrica.


ID
2993224
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à espondilite anquilosante, qual é o motivo da patologia apresentar aspecto radiográfico da coluna como um bambu?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que acomete preferencialmente a coluna vertebral, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial. Geralmente se inicia no adulto jovem do sexo masculino O marco fundamental da EA é a entesopatia - sítio de inserção óssea de tendões, fáscias, cápsulas e ligamentos A inflamação dessas estruturas é seguida por osteíte reacional (edema ósseo) e erosão associada a um processo de reparação tecidual durante o qual pode haver neoformação óssea com anquilose. As articulações sacroilíacas, que são as mais acometidas, mostram esclerose subcondral precoce e simétrica, sobretudo em seu terço inferior e anterior e a coluna lombar e torácica apresenta acometimento ascendente. 

    Sindesmófitos: ossificação dos ligamentos longitudinais da coluna, ligando um corpo vertebral ao outro.


ID
2993353
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Referente aos tipos de exercícios que podem ser executados pelo fisioterapeuta, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O exercício que é realizado na presença de movimento articular é chamado de exercício isotônico.

( ) Quando o paciente é orientado a manter contração muscular por um determinado tempo, sem qualquer alteração da angulação articular, tem-se um exercício excêntrico.

( ) Ao realizar um exercício na presença de movimento articular, em que a velocidade angular é constante durante toda a amplitude de movimento, chamamos este exercício de isocinético.

( ) O exercício físico pode ser classificado como contínuo e descontínuo, conforme a maneira com que as séries e repetição são aplicadas em um programa de treinamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO :E

    Quando o paciente é orientado a manter contração muscular por um determinado tempo, sem qualquer alteração da angulação articular, tem-se um exercício isométrico.

  • Quando o paciente é orientado a manter contração muscular por um determinado tempo, sem qualquer alteração da angulação articular, tem-se um exercício isométrico.


ID
2993359
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É contraindicação absoluta da realização do exercício resistido

Alternativas
Comentários
  • Miocardite aguda


ID
3035290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade apresentou, durante visita domiciliar do agente comunitário de saúde, pressão arterial registrada de 162 mmHg × 102 mmHg e foi rastreado como suspeito de ser hipertenso. Na consulta fisioterapêutica, a pressão arterial aferida, nos dois braços, foi de 175 mmHg × 105 mmHg (média de 3 medidas), e o paciente afirmou que esses eram os valores cotidianos de sua pressão arterial. 

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.


O fluxograma de tratamento para esse paciente deve conter a combinação, em doses baixas, de dois fármacos de classes diferentes, como, por exemplo, os diuréticos tiazídicos e os bloqueadores dos receptores de angiotensina.

Alternativas

ID
3035371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue o item a seguir.


O contato manual pressupõe a aplicação de uma pressão sobre o segmento corporal que se quer estimular, em direção oposta ao movimento, visando-se à estimulação de receptores sensoriais específicos, com o objetivo de informar ao paciente a direção que o movimento deve seguir.

Alternativas

ID
3035398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue o item que se segue.


A abordagem do método neuroevolutivo, comumente utilizado pela fisioterapia no tratamento das PC, baseia-se em pontos chaves de controle por meio dos quais a inibição da atividade anormal pode ser obtida simultaneamente à facilitação da atividade normal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    A questão trata-se do Conceito Bobath e a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP). O primeiro baseia-se na inibição dos reflexos primitivos e dos padrões patológicos de movimento e o segundo baseia-se na utilização de estímulos proprioceptivos facilitadores de respostas motoras, partindo de respostas reflexas e chegando à motricidade voluntária 


ID
3035434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um homem de sessenta e cinco anos de idade foi internado com diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré (SGB), com sintomas de parestesia e fraqueza muscular nos dois pés e na porção inferior das pernas, que evoluíram para as mãos e para os braços três dias após a internação.

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.


Caso esse paciente apresente fadiga, sintoma frequente na SGB, será necessário que o fisioterapeuta estabeleça um programa de exercícios de baixa intensidade, com poucas repetições e com múltiplas séries.

Alternativas

ID
3035440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue o item subsecutivo.


O ombro doloroso, uma ocorrência comum em pacientes que sofreram AVC, decorre de mecanismos biomecânicos alterados que lesam tecidos moles do complexo articular do ombro, e seu tratamento pode ser promovido com exercícios que estimulem os movimentos de rotação medial da escápula e do úmero.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    A etiologia do ombro doloroso do hemiplégico (ODH) pode estar relacionada com alterações músculo-esqueléticas (Capsulite adesiva , Subluxação glenoumeral , Lesão da coifa dos rotadores, Bursite subacromial, Tendinopatias não relacionadas com coifa dos rotadores, Fratura do úmero, Dor miofascial ) ou neurológicas (Espasticidade, Dor central pós-AVC, Neuropatia periférica -compressão do nervo supra-escapular (rotador medial), Plexopatia braquial por tração, Síndrome de dor regional complexa (SDRC)), sendo muitas vezes multifatorial. As causas mais frequentes são a espasticidade, a capsulite adesiva e a subluxação glenoumeral.


ID
3035443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue o item subsecutivo.


Durante uma atividade terapêutica proposta ao paciente hemiplégico, o aparecimento de reações associadas pode ser indicativo de que tal atividade esteja acima da capacidade momentânea do paciente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    O programa fisioterapêutico de reabilitação de paciente com sequelas de AVE, deve conter o esboço dos recursos terapêuticos a serem utilizados, ministrando- os de forma a estimular as atividades funcionais, evitando movimentos estereotipados, reações associadas anormais ou estimular a evolução das doenças progressivas. Para isso, é necessário observar as funções que o paciente está apto a realizar com a mínima assistência possível em cada fase do tratamento e estimulá-las, incorporando-as em suas atividades de vida diária e de vida prática. Tanto a preparação como a própria atividade funcional devem obedecer uma sequência construtiva. Devemos considerar que, nas doenças progressivas devem ser evitados exercícios que causem fadiga muscular e, consequentemente, piorem a evolução da doença.

    FONTE: Revista de Neurociências . Artigo: Modelos de Reabilitação Fisioterápica em Pacientes Adultos com Sequelas de AVC Isquêmico


ID
3035449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue o item subsecutivo.


Um paciente vítima de AVC e que tenha desenvolvido a síndrome de Pusher deve ser tratado com ampla oferta de estímulos sensoriais externos, considerando-se que o sistema de retroalimentação interna é deficiente nessa síndrome e que, portanto, apenas o uso de um comando verbal para sua correção postural seria pouco eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Os pacientes portadores da Síndrome de Pusher apresentam dificuldades em manter o equilíbrio e controle de tronco em situações estáticas e dinâmicas e apresentando alterações do alinhamento corpóreo. Em vez de se puxarem na tentativa de sustentarem seus hemicorpos paréticos, empurram-se em direção ao lado parético utilizando o membro não-afetado. Quando estáticos, tanto sentados quanto em posição ortostática, apresentam uma inclinação lateral de tronco de aproximadamente 20 graus. Além disso, mantém-se em versão ipsilesional do membro inferior não parético, que leva a um desalinhamento do eixo vertical m.inferior/tronco. Diante da tentativa de correção passiva, esses pacientes utilizam o lado não afetado para resistir à correção, relatando insegurança e medo de cair.

  • Além da fisioterapia motora convencional, o tratamento da síndrome de Pusher deve enfatizar a descarga de peso do lado parético, a auto-correção postural, o uso do sistema e das informações visuais como mecanismos de cueing e as terapias de estimulação e integração sensorial.

  • GABARITO CERTO

    A síndrome de Pusher ou síndrome do empurrador é uma alteração do controle postural, descrita clinicamente. Este comportamento tem três características típicas: 1) inclinação postural no lado oposto à lesão encefálica com grave desequilíbrio, 2) empurrar fortemente para o lado plégico/parético com o hemicorpo não comprometido, 3) resistência à correção passiva.

    Autores sugerem que este comportamento está relacionado com uma alteração na percepção postural vertical (PPV), de modo que estes pacientes têm a percepção de que estão alinhados na vertical, quando estão com aproximadamente 18º de inclinação para o lado ipsilesional. Ao tentarem ficar na postura em pé ou sentada, o centro de massa desloca-se para o lado ipsilesional e, como resposta, empurram-se para o lado oposto à lesão encefálica

    A fisioterapia atua com estimulação sensorial , visual, motora e integração sensório-motora


ID
3035452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue o item subsecutivo.


A terapia de contenção induzida, uma das modalidades de tratamento indicado para os comprometimentos do membro superior plégico de pacientes vítimas de AVC, baseia-se na restrição dos movimentos do braço não afetado e na realização de exercícios ou envolvimento do braço afetado em atividades de vida diária, por muitas horas durante o dia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : CERTO

     A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma terapêutica que visa à recuperação da função do membro superior (MS) parético de pacientes com sequelas de um acidente vascular cerebral por meio de treinamento intensivo, uso de uma restrição no MS não-parético durante 90% do dia e pelo pacote de transferência. 

  • Esta questão deveria ser anulado, pois fala de membro plégico e não parético.


ID
3035467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue o item a seguir.


A terapia com espelho, que visa criar uma ilusão de normalidade no membro afetado e gera efeito analgésico prolongado, pode ajudar na redução da dor e melhorar a função nos estágios iniciais da SDCR, mas não nos mais tardios.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A Síndrome dolorosa regional complexa (SDRC) tipo I é um quadro de dor neuropática, que afeta, sobretudo as extremidades dos membros após evento traumático e/ou período de imobilização, na ausência de lesão nervosa. Para além da dor, as características clínicas incluem alterações vasomotoras regionais e freqüentemente limitação da mobilidade da extremidade envolvida. Não está totalmente esclarecida a sua causa e existem poucos consensos em relação ao tratamento ideal. A caixa de espelhos é uma modalidade terapêutica baseada no feedback visual, como forma de construção de uma nova imagem mental do membro afetado, promovendo a reorganização cortical. Esta técnica tem sido utilizada na recuperação motora inicial ou no controle da dor em situações como o acidente vascular cerebral e o SDRC tipo I.


ID
3035470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue o item a seguir.


O programa de imagem motora graduada vem sendo usado para o tratamento de pacientes com SDCR e possui três estágios. No primeiro, os participantes veem uma série de fotografias e são convidados a identificar, o mais rápido possível, se a representação é de um membro esquerdo ou direito. No segundo, os participantes imaginam mover o membro afetado para a posição mostrada na fotografia. O último estágio envolve terapia com espelho, em que ambos os membros são movidos para adotar posturas simples, como as mostradas na fotografia.

Alternativas

ID
3035476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue o item a seguir.


Com o desenvolvimento da tecnologia, as teorias foram expandidas para o mundo virtual. A realidade virtual consegue melhorar o padrão de movimento do membro afetado, porém não alivia a dor de pacientes com SDCR.

Alternativas

ID
3035590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito de força muscular respiratória, julgue o item subsequente.


Na presença de fraqueza muscular respiratória, indica-se treinamento muscular respiratório, que pode ser feito com dispositivos de carga linear.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : CORRETO

    O aparelho threshold IMT (carga linear pressórica para treino muscular inspiratório)


ID
3094852
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O fisioterapeuta do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), ao avaliar uma paciente idosa na residência, a encontrou restrita ao leito, submetida a oxigenoterapia domiciliar, dispneica, com movimentos torácicos paradoxais, utilizando musculatura respiratória acessória e durante a ausculta pulmonar pode-se verificar murmúrio vesicular diminuído. O exame de espirometria diagnosticou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) muito grave, estagio GOLD 4. A paciente não apresenta apoio familiar suficiente, encontra-se anoréxica e com episódios de confusão mental. Diante da situação apresentada, assinale a alternativa que identifica corretamente a conduta fisioterapêutica.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3104290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue o próximo item.


A avaliação da força muscular respiratória do paciente pode ser realizada de forma simples e não invasiva, no ambiente hospitalar, por meio do manovacuômetro.

Alternativas
Comentários
  • Através do manovacuômetro pode-se determinar com ótima precisão as alterações na musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e a força da musculatura expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva.

    Para avaliar a pemáx, o paciente é orientado a inspirar o máximo volume de ar e em seguida realizar uma expiração a mais forte possível no bocal do aparelho. E, na medida da pimáx, o indivíduo terá que expirar todo o ar e realizar um esforço inspiratório máximo no aparelho.


ID
3104296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue o próximo item.


Uma avaliação de acordo com as necessidades individuais do paciente aumenta a probabilidade de que o fisioterapeuta reconheça possíveis complicações e suas consequências, possibilitando a elaboração de um plano de tratamento mais efetivo.

Alternativas

ID
3104302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue o próximo item.


A queixa do paciente relacionada à dormência na região do braço sugere lesão do nervo torácico longo, sendo indicada, nesse caso, terapia de estímulo com diferentes texturas.

Alternativas
Comentários
  • A lesão mais comum nesse tipo de cirurgia é do n. acessório.

  • A cirurgia pode lesionar o nervo torácico longo, mas a consequência é escapula alada.

  • O músculo serrátil anterior recebe inervação apenas do nervo torácico longo. A lesão desse nervo leva à paralisia do músculo, ocasionando alteração da estabilidade e força do ombro. Dor ou desconforto no ombro, região cervical e escápula, com piora durante as atividades ou quando direcionam a cabeça para um lado e elevam o braço afetado contralateral.  O paciente pode se queixar de alteração escapular, como escápula alada ou de instabilidade glenoumeral, bursite subacromial, assim como história de envolvimento com esportes de arremesso com uso repetitivo do ombro.


ID
3104314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com cinquenta e oito anos de idade, com diagnóstico de câncer de orofaringe, foi submetido à cirurgia para ressecção tumoral, com esvaziamento cervical à esquerda seguido de radioterapia concomitante a quimioterapia. Esse paciente apresentou abertura de boca de 18 mm — distância interincisivos —, radiodermite aguda grau 3 em região cervical e ombro esquerdo caído.

Considerando esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.


Os objetivos do fisioterapeuta no tratamento desse paciente incluem restabelecer a amplitude de movimento da ATM, da cintura escapular, restaurar funcionalidade e proporcionar melhor qualidade de vida.

Alternativas

ID
3104626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando as técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento de seus pacientes, julgue o item a seguir.


A irradiação de um tumor com laser de baixa intensidade para fins terapêuticos é indicada porque reduz o suprimento sanguíneo do tumor e, consequentemente, seu crescimento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : ERRADO

    É contraindicado

  • O laser é contraindicado em tecidos neoplásicos.

  • Outro erro da questão: o laser não tem o efeito de reduzir o suprimento sanguíneo para qualquer área.

    Efeitos:

    - Analgesia

    - Ação anti-inflamatória

    - Ação fibrinolítica

    - Estimula a cicatrização.

  • Laser é contraindicado!!

ID
3104629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando as técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento de seus pacientes, julgue o item a seguir.


As técnicas que envolvem a amplitude de movimento dos segmentos corporais são contraindicadas imediatamente após procedimentos cirúrgicos nos tendões, nos músculos e na pele.

Alternativas
Comentários
  • Evita-se os exercícios de ADM justamente para manter o tecido operado em recuperação. Agora complicado, nada impede que você faça os exercícios no segmento corporal não operado (como as articulações distais, por exemplo), acho que cespe deixou margem para má interpretação aí. Errei por interpretar dessa forma...

  • A atuação fisioterapêutica utiliza-se de recursos capazes de intervir na recuperação funcional da cintura escapular, do membro superior envolvido e da profilaxia de seqüelas como retração, aderência cicatricial e de complicações como fibrose e linfedema5,6,7. O tratamento fisioterapêutico deve-se iniciar o mais precocemente possível a fim de prevenir complicações tais como as dores e espasmos musculares cervicais resultantes da reação de defesa muscular pós-cirurgia, e a restrição da movimentação ativa de ombro4 . A intervenção precoce da fisioterapia, aplicada ainda no ambiente hospitalar, não só ajuda a prevenir as complicações pós-cirúrgicas, como também reabilita as pacientes mais cedo para as atividades da vida diária (AVD), e ainda, permite a elas que possam se valer da colaboração e do incentivo da equipe médica para o tratamento.


ID
3104632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando as técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento de seus pacientes, julgue o item a seguir.


A eletroestimulação dos seios carotídeos é indicada para o controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    É contraindicado.

  • É contraindicado pois pode gerar estímulos vagais.


ID
3138310
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação ao tratamento da dor lombar, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3139897
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito da fisioterapia em pacientes queimados, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3140374
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Visando o alívio de um processo álgico no sistema musculoesquelético, o fisioterapeuta pode utilizar uma variedade de recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos. Considerando o conhecimento dessas modalidades terapêuticas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3140404
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente M.T.A., 60 anos, busca atendimento fisioterápico com queixa de desequilíbrio quando está em pé e precisa pegar objetos localizados no alto ou no chão. Baseado no caso clínico, responda à questão. 

No tratamento fisioterapêutico do paciente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


ID
3150493
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual das alternativas, a seguir, apresenta um exemplo de exercício intervalado, com recuperação ativa:

Alternativas

ID
3150496
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação à Terapia de Contensão induzida (TCI), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3150505
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quando existirem alterações rotacionais nos membros inferiores (MMII), a conduta do fisioterapeuta será:

Alternativas

ID
3154771
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as alternativas abaixo a respeito dos fatores que os fisioterapeutas devem considerar ao planejar o tratamento fisioterapêutico para pacientes com dano confirmado ou provável da cartilagem articular.


1. O modo (tipo) de carga é mais importante do que a carga propriamente dita.

2. A cartilagem se deteriora no estado sem carga.

3. Cargas estáticas e exercícios isométricos, se usados, devem ser prolongados, já que essas condições favorecem um modelo misto de lubrificação com atrito de contorno predominante.

4. O volume do líquido articular e a depuração linfática diminuem com o exercício.

5. O potencial para desgaste aumenta quando a articulação vai de cargas estáticas para cargas elevadas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3160111
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para o sucesso do treino de marcha do paciente hemiplégico decorrente de acidente vascular cerebral, o programa de exercícios deverá seguir sequência correta, visando diminuir compensações que futuramente o impedirão de ter melhor independência. Indique a ordem adequada da sequência para o treino de marcha:

Alternativas

ID
3160114
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A mobilidade em cadeira de rodas inclui transferências de e para a cadeira e tolerância à posição sentada. A capacidade de realizar transferências requer força adequada a fim de erguer ou transferir o peso do corpo, equilíbrio e coordenação. Para aumentar a capacidade de realizar transferências, os exercícios devem ser direcionados aos músculos:

Alternativas

ID
3181339
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O tratamento fisioterapêutico é imprescindível em várias fases da doença Síndrome de Guillain-Barré, atuando com fisioterapia motora e respiratória, com condutas baseadas nas possíveis complicações. Sobre intervenção fisioterapêutica na Síndrome de Guillain-Barré é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Na fisioterapia motora: utiliza-se exercícios passivos, ativo-assistidos e ativos observando o quadro de fraqueza muscular, e respeitando o limite e dor do paciente.

    Na fase aguda: as condutas visam o controle da dor, prevenção de úlceras de pressão e contraturas, prevenção de complicações circulatórias (trombose venosa profunda e embolia pulmonar), assim como a realização de cuidados respiratórios para evitar complicações como atelectasias, infecções respiratórias e primordialmente insuficiência respiratória com consequente falência respiratória.

    na fase de recuperação, após a internação, os objetivos serão a melhora da amplitude de movimento, ganho de força muscular, recuperação do controle de tronco e coordenação motora, ganho de equilíbrio e da realização de transferências, treino de marcha e propriocepção, e recuperação das atividades de vida diária.

    Letra A

    Fonte: https://blogfisioterapia.com.br/sindrome-de-guillain-barre/


ID
3201190
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. As vértebras cervicais diferenciam-se das demais vértebras por possuírem um forame no processo transverso.

II. Um programa de fisioterapia desportiva pode incluir exercícios de melhorias no condicionamento físico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3242146
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A osteoporose é a doença óssea mais comum no ser humano, e representa um grande problema de saúde publica em nível mundial, esta doença acomete ambos os gêneros, porém com predomínio no gênero feminino e com o aumento da idade. Desta forma, o tratamento fisioterapêutico para esta patologia é primordial. Assinale a alternativa correta e que melhor define os objetivos fisioterapêuticos para esta doença.

Alternativas

ID
3242155
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A atividade física em paciente de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é fundamental para prevenir e tratar esta disfunção. Desta forma, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3242158
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A prática de atividade física na Diabetes Mellitus é capaz de gerar efeitos benéficos para prevenção e tratamento desta enfermidade. Entretanto, sabe-se que a orientação correta sobre o exercício é fundamental por serem pacientes com menor condição aeróbica, força muscular e flexibilidade, quando comparado a outros indivíduos na mesma faixa etária e gênero. Desta forma, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3243883
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação aos exercícios terapêuticos. Marque a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
3243892
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Constitui contra-indicação absoluta em Fisioterapia:

Alternativas

ID
3246736
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 24 anos, gestante de 18 semanas, após consulta médica, é liberada para fazer exercícios físicos. Ela procura um fisioterapeuta para realizar acompanhamento pré-natal e preparação para tentativa de parto natural. Relata dores lombares, principalmente ao final do dia.

Sobre o caso clínico apresentado na questão, assinale a alternativa que apresenta a conduta fisioterapêutica mais apropriada imediata para o alívio da dor em região lombar relatada pela paciente.

Alternativas

ID
3246871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 25 anos, encontra-se internada em UTI há 4 dias, devido à sepse pós-operatória de cirurgia plástica (abdominoplastia). No momento, encontra-se em VMI, em modalidade controlada via TOT, em uso de sedativos e drogas vasoativas, não atendendo a comandos. PA de 110/80 mmHg, FC de 65 bpm e SpO2 de 95%. Ao exame físico, o fisioterapeuta detectou: ausculta pulmonar: MV+, simétrico, com roncos em ápices, radiografia de tórax com hipotransparência em ápices, sem desvio do mediastino.

 Sobre o caso clínico apresentado na questão, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um objetivo fisioterapêutico para a paciente.

Alternativas

ID
3261109
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre o tratamento fisioterápico utilizando reeducação dos músculos pélvicos, considerando as características das fbras musculares.

( ) Na contração muscular voluntária e progressiva as unidades motoras das fibras lentas são ativadas antes das de contração rápida.
( ) Os músculos do assoalho pélvico (AP) diferem de outros músculos estriados esqueléticos pois mantém atividade eletromiográfca constante, exceto durante a micção, defecação e manobra de Valsalva.
( ) A ação sinérgica entre o diafragma pélvico e respiratório influencia no sucesso do tratamento de reeducação e fortalecimento muscular.
( ) Durante toda fase inspiratória, ocorre a ação sinérgica do diafragma, músculos abdominais e AP, na expiração o períneo se contrai e eleva a pressão intra abdominal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3265483
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os testes especiais.

( ) Os testes especiais, embora sugiram fortemente uma doença ou determinada condição quando positivos, não as descartam necessariamente quando negativos.
( ) O teste de Lachman é utilizado para determinar a existência de lesão no ligamento cruzado posterior do joelho.
( ) Tanto o teste de Yocum como o teste de Roos são indicados para avaliar a Síndrome do Impacto.
( ) O Sinal de Froment positivo indica paralisia do músculo adutor do polegar e é visto ao se tentar puxar, do paciente, uma folha de papel presa entre os dedos polegar e indicador.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • teste de roos nao verifica impacto e sim  a presença de comprometimento neural ou vascular do desfiladeiro torácico.

  • Teste de Lachman: Realizado para avaliar lesões do ligamento cruzado anterior. Deve ser realizado comparativamente com o lado contralateral.

    Gabarito C


ID
3304618
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

43. Paciente do sexo masculino, 35 anos, internado em unidade de terapia intensiva devido a diagnóstico de Síndrome de Guillain Barré. No momento, encontra-se no segundo dia de internamento, sedado e em utilização de droga vasoativa, em ventilação mecânica invasiva (TOT), Glasgow 3T. O paciente tem um peso ideal de, aproximadamente, 60 quilos e não possui nenhuma doença de base associada. Em avaliação fisioterapêutica, o profissional encontrou roncos difusos na ausculta pulmonar (MV+, simétrico, com roncos difusos), leve edema em mãos e pés, ADM passiva sem restrições. Gasometria arterial: Ph: 7,28; PaO2: 60 mmHg; PaCO2: 55 mmHg; HCO3: 25 mEq/L. No momento, a FiO2 fixada no aparelho é de 50%.



Ainda sobre caso clínico da questão n° 43, assinale a alternativa INCORRETA sobre os objetivos e as condutas fisioterapêuticas a serem tomadas.

Alternativas
Comentários
  • Que caso clínico? tive que ir na prova para ler, poxa Q concursos, ajeita essa questão aí...

    Paciente do sexo masculino, 35 anos, internado em unidade de terapia intensiva devido a diagnóstico de Síndrome de Guillain Barré. No momento, encontra-se no segundo dia de internamento, sedado e em utilização de droga vasoativa, em ventilação mecânica invasiva (TOT), Glasgow 3T. O paciente tem um peso ideal de, aproximadamente, 60 quilos e não possui nenhuma doença de base associada. Em avaliação fisioterapêutica, o profissional encontrou

    roncos difusos na ausculta pulmonar (MV+, simétrico, com roncos difusos), leve edema em mãos e pés, ADM passiva sem restrições. Gasometria arterial: Ph: 7,28; PaO2: 60 mmHg; PaCO2: 55 mmHg; HCO3: 25 mEq/L. No momento, a FiO2 fixada no aparelho é de 50%. Sobre o caso clínico citado, assinale a alternativa correta.

  • Obrigada por deixar aqui o caso clínico <3

  • Apesar de faltar o caso clínico, pude responder por ver um padrão nas respostas. Todas se tratavam de algum objetivo para pct de UTI, exceto a alternativa que fala em analgesia por eletroterapia.


ID
3304627
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 38 anos, gestante de 10 semanas, comparece ao consultório fisioterapêutico com queixas de dores lombares, edema em membros inferiores e instabilidade na marcha. São adequados como conduta no tratamento fisioterapêutico dessa paciente, EXCETO

Alternativas

ID
3320824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas aos princípios de prescrição de exercícios para escoliose.


I. Exercícios simétricos não devem ser tentados.

II. Se um grupo muscular ou um músculo dentro de um grupo é mais forte que seu antagonista ou sinergista, esse músculo ou grupo deve ser alongado, e o antagonista ou sinergista mais fraco e mais longo deve ser fortalecido e apoiado para proporcionar equilíbrio nessa região.

III. Os exercícios que promovem a flexibilidade da coluna vertebral precisam ser evitados sem exercícios de compensação ou um suporte capaz de promover um encurtamento dos oponentes e o fortalecimento para manter as correções.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3320833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Como algumas lesões musculoesqueléticas podem necessitar de um período de pouco ou nenhum exercício ou mesmo repouso no leito, é importante que o fisioterapeuta conheça os efeitos deletérios que o descondicionamento e o repouso no leito exercem sobre a função cardiovascular.

São efeitos do descondicionamento por repouso no leito sobre a função cardiovascular durante o exercício aeróbico de pico, exceto:

Alternativas

ID
3325510
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a tomada de decisão sobre o uso de modalidades terapêuticas no tratamento de determinada situação clínica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = B


ID
3325537
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São recomendações para reduzir a incidência e gravidade das complicações durante o exercício físico, exceto:

Alternativas

ID
3348943
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere um paciente com distúrbio do equilíbrio e desordens vestibulares. Sabendo que o desenvolvimento de um plano de tratamento deve obedecer a alguns parâmetros e objetivos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3348949
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando que um paciente necessita de tratamento para readquirir força e resistência muscular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Banca traz como gabarito: D


ID
3354595
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O treino de estabilização (TE) é um programa multifacetado que corrige uma incapacidade em melhorar o movimento.
Com relação ao treino de estabilização, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3354598
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No tratamento de um paciente após um acidente vascular encefálico e que apresenta impulso ipsilateral (síndrome de Pusher), assinale a alternativa que não deve ser parte da conduta fisioterapêutica.

Alternativas

ID
3354622
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os exercícios devem abordar os comprometimentos funcionais que podem contribuir para o estreitamento do forame ou do canal vertebral.
Em relação aos comprometimentos funcionais que podem causar esses estreitamentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra B . SERIA correto Hiperlordose lombar. Lordose é a curvatura normal da lombar.

  • O maior erro é encurtamento de extensores de quadril.