SóProvas


ID
2179303
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 7ª Região (DF)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica. Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.

I. O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis.

II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.

III. A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico. Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ( ITEM I)  Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos: é a análise das tarefas, de como elas são realizadas e de como elas podem ser melhor realizadas por meio do uso de técnicas e ferramentas mais apropriadas. Além disso, encontrada a melhor forma de fazer as coisas, seria criado um tempo-padrão de execução para controle do desempenho dos funcionários.

     

    (ITEM II) Divisão do trabalho e especialização do trabalhador: dividindo o trabalho que antes era executado por apenas um artesão em várias etapas, e possuindo trabalhadores especializados em cada uma delas, seria possível aumentar a eficiência operacional.

     

    ( ITEM III) . A ideia do Homo Economicus: esse conceito estabelece que o homem é um animal “econômico”, ou seja, trabalha apenas em troca de recompensas financeiras para que possa viver a sua vida.

     

    GABARITO LETRA E. 

     

  • 1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
    A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia na ênfase colocada
    nas tarefas. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação
    dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência
    industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração
    são a observação e a mensuraçâo. A Escola da Administração Científica foi iniciada
    no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado
    o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt,
    Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou uma verdadeira revolução no
    pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original
    foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar
    os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia
    industrial.

     

    CHIAVENATO (2009)

  • A CORRETA utilização dos recursos é eficácia, não eficiência... Eficiência é o uso da MELHOR FORMA, com melhor custo/benefício
  • Gabarito: E

     

    Taylor percebeu que a produção das indústrias poderia ser feita de forma muito mais produtiva, com isso manteve o foco nas tarefas dos funcionários e procurou formas de melhorar a eficiência e produtividade das empresas. Taylor acreditava que as tarefas poderiam ser feitas de uma maneira muito melhor, e com isso desenvolveu o estudo de tempos e movimentos. Cada tarefa do funcionário, ou seja, cada trabalho, era analisado e cronometrado, e daí surgia a melhor maneira, segundo Taylor, de fazer cada tarefa; era com esse tempo e com essa forma de fazer que a gerência controlava todos os funcionários. Daí também surge o princípio da especialização, do ponto de vista da Administração, significa que cada funcionário faria apenas uma tarefa; ou seja, haveria uma divisão do trabalho, partindo da ideia de que treinar o funcionário para uma única tarefa seria muito mais fácil, outro princípio que nasce deste estudo sistemático de tempos e movimentos é o da padronização, isso quer dizer que cada tarefa tinha o tempo e a forma correta de se fazer (one the best way). Ambos os princípios tinham como ideia diminuir a fadiga dos funcionários - levando em consideração que existia a melhor maneira de fazer as tarefas - e aumentar a produtividade e a eficiência nas tarefas. 

     

    Outra característica importante do desenvolvimento de Taylor com a administração científica, foi a ideia de que pagar salários mais altos aos funcionários, e diminuir o custo da produção com formas eficientes de executar a tarefa, no padrão cronometrado, conforme estudo de tempos e movimentos, era parte da base para incentivar os funcionários e a empresa ter uma maior produtividade. Esta ideia, de incentivar o funcionário materialmente é associado ao conceito que Taylor chamou de Homo Economicus, conforme Chiavenato[i]: “Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Em outros termos, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção (e o salário baseado na produção) influenciam os esforços individuais do trabalho, fazendo com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz para obter um ganho maior. Uma vez selecionado cientificamente o trabalhador, ensinado o método de trabalho e condicionada sua remuneração à eficiência, ele passaria a produzir o máximo dentro de sua capacidade física”.

     

     

    [i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 61-62.

     

    Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • todas as questões da quadrix desse tipo tem como resposta: "todas estão corretas". pode reparar

  • Reparei isso mesmo Alexandre. Eu sempre fico indeciso em uma dos itens e marco a opção - há apenas duas afirmativas corretas - e sempre a resposta é a opção todas afirmativas estão corretas.

  • estq errqdo o conceito de eficiencia do item 1

  • A CORRETA UTILIZAÇÃO DO RECURSO?? EFICÁCIA!!... tá errado isso aí.

  • Não está errada, a eficiência tem a ver com os recursos utilizados, com a correta ultilização deles, já a eficácia tem a ver com os resultados. É possível ser eficiente e ineficaz, assim como também ser ineficiente e eficaz.

    Ex.:

    Se vc estudar todos os dias para passar em um concurso vc está sendo eficiente, se vc não passar no concurso vc foi ineficaz.

    Se vc não estudar vc está sendo ineficiente, porém se vc passar vc foi eficaz.

     

  • (I) ERRADA - CONCEITO DE EFICÀCIA 

    Um exemplo clássico que ajuda a visualizar a diferença entre a eficiência e a eficácia: um homem que cava um poço com perfeição e atempadamente, realiza um trabalho com eficiência; um homem que sabe o local correto para cavar o poço e achar água, executa um trabalho com eficácia. 

  • O ITEM I ESTÁ CORRETO, POIS EXPLICA O QUE SERIA EFICIÊNCIA E NÃO EFICÁCIA.

     

    EFICIÊNCIA = CORRETA UTILIZAÇÃO DOS MEIOS.

     

    EFICÁCIA = ÊNFASE NOS RESULTADOS.

  • Letra E

    Conceito de eficiência

    O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis. CHIAVENATO, 2003,p. 58.

    A rotinização do trabalho.

    A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou simplificarem os cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir. CHIAVENATO, 2003, p.60

    Conceito de homo economicus.

    Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. CHIAVENATO, 2003, p. 61.

  • Para resolvermos à questão, vamos à análise das afirmativas:

    I. CERTA. Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), considerado o fundador da Teoria da Administração Científica, acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo mais produtivo. A preocupação fundamental era aumentar a produtividade da empresa por meio de eficiência no nível operacional. Por esse motivo, foca-se na análise e na divisão do trabalho dos empregados. Taylor conduziu seus trabalhos por meio de estudos de tempos e movimentos, a fim de descobrir o modo mais rápido e fácil de executar determinada tarefa.

    II. CERTA. Os estudos de tempos e movimentos conduzidos por Taylor pautaram-se pela tentativa de substituição de um empirismo por um método científico de análise das tarefas. Assim, essa tentativa de substituição de métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos denominou-se Organização Racional do Trabalho (ORT). Essa organização fez com que os cargos e as tarefas fossem desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador.

    III. CERTA. A Abordagem Científica fundamentou-se no conceito de “homo economicus". Segundo Chiavenato (2020), “toda pessoa é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais". Além disso, segundo a Taylor, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um modo de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.

    Portanto, todas as afirmativas estão corretas.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10ª ed. – São Paulo: Atlas, 2020.


    Gabarito do Professor: Letra E.