Vamos analisar cada uma das alternativas.
Alternativa A. Errada. Os critérios de remuneração devem ser definidos antes das vendas para que se dê transparência e clareza ao vendedor. A definição apenas no momento do fechamento daria margem a perseguições e favorecimentos pessoais.
Alternativa B. Errado. A fim de motivar os vendedores é importante que a empresa reconheça o papel desses profissionais. Centrar todos os resultados na figura do gerente de vendas diminui o senso de participação do vendedor (sentimento de se sentir parte da organização) e retira todo mérito pelo seu trabalho, o que afeta na motivação.
Alternativa C. Errado. A clareza é um dos atributos de uma boa meta. Nesse sentido, a utilização de critérios muito complexos retira essa clareza, o que dificulta o processo de motivação dos vendedores.
Alternativa D. Correto. A clareza é um dos atributos de uma boa meta. É muito importante para a motivação que os vendedores saibam exatamente o que se espera deles e o que precisam fazer.
Gabarito: D
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Letra A: errada. Os critérios devem ser claros e previamente definidos. Critérios aleatórios, arbitrários e subjetivos (como, por exemplo, definidos pelo gerente no momento do fechamento das vendas) tende a gerar desmotivação nos vendedores.
Letra B: errada. Caso apenas a figura do gerente seja tida como o “valor principal” da empresa, os vendedores podem se sentir desmotivados (uma vez que poderão se sentir desvalorizados).
Letra C: errada. Pelo contrário! Critérios de avaliação de desempenho complexos, confusos e de difícil entendimento, tendem a gerar desmotivação nos funcionários.
Letra D: correta. Isso mesmo! A clareza das tarefas é fundamental para que os funcionários saibam o que é esperado deles e, assim, mantenham-se motivados para alcançar esses objetivos.