SóProvas



Questões de Marketing de Varejo


ID
49441
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à promoção de vendas, analise as afirmativas abaixo e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), depois marque a opção correta.

( ) Brindes, amostras, sorteios, cuponagem e concursos são itens promocionais.
( ) Liquidações, remarcações, desfiles e seminários são eventos e acontecimentos destinados a fins promocionais.
( ) Cartazes, displays, anúncios, outdoors e vitrines são peças de pontos de venda. ( ) Programa de incentivo às compras está entre as ações de promoção de vendas. ( ) Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de Natal e Dia da Pátria são considerados festejos e ocorrências sazonais.

Alternativas
Comentários
  • Bem,

    Achei isso em um site:

    Materiais de Apoio Promocional

    São peças utilizadas nos pontos de vendas, cuja finalidade principal é a de impulsionar as vendas de determinados produtos através de uma comunicação agressiva, junto aos consumidores.

    Móbiles: São peças suspensas por um fio fixado no teto (ou em outro ponto da loja) cuja finalidade é divulgar produtos, promoções ou outras mensagens aos clientes (consumidores).

    Display: Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender determinado produto, podendo ser colocado no solo, na vitrine, no balcão ou na própria gôndola.

                Tipos de display’s:

    - Counter (de balcão)
    - Floor (de teto)
    - Wall (de parede)
    - Dispenser (de prateleira)
    - Mass (de piso, para grande quantidade de produto)

    Relógios (com espaço destinado à mensagem publicitária): A utilização de relógios em lojas de auto-serviço não é explorada por se tratar de um elemento que pode vir a apressar o Cliente (lembrando-lhe de seus compromissos), visto que “o objetivo do Marketing nas lojas de varejo é criar condições para que o Cliente passe o máximo de tempo possível diante dos impulsos que o Merchandising lança sobre ele”.

    Faixa de Gôndola: (A) Faixa plástica, em PVC (ou papelão), cuja finalidade é delimitar a participação (espaço) do produto na gôndola. (B) Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na frente dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens ou imagens.

    Eu diria que o erro encontra-se no fato de um outdoor e anúncios não estarem no ponto de venda, pois localizam-se externamente...

ID
565888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa fabricante de óleo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o óleo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuição dessa empresa é classificado como canal de marketing

Alternativas
Comentários
  • Um canal de nível zero (também chamado de marketing direto) consiste em um fabricante que vende diretamente ao consumidor final. Os melhores exemplos são vendas de porta em porta, reuniões domiciliares com demonstrações (reuniões de vendas), mala direta, telemarketing, vendas pela televisão, vendas pela internet e lojas do próprio fabricante. Um canal de um nível conta com um único intermediário, como um varejista. Um canal de dois níveis conta com dois intermediários. Um canal de três níveis contem três intermediários.

    Fonte: KOTLER; KELLER,2006, p. 471 - http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC11065183810.pdf


ID
565894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O varejista tem de tomar decisões a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos.
PORQUE
Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas, para atingir os clientes.
A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
926491
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O varejo é uma área de intensa evolução nos últimos anos. É uma tendência relevante para o futuro do setor,

Alternativas
Comentários
  • No Kotler, no capítulo 16, onde se menciona sobre o Varejo, se fala sobre o aumento das ofertas de marcas próprias

  • 2.9.2 Criar uma marca de proposta de marca diferenciada: Apoiando-se no prestígio do nome do varejista, na sua qualidade e em preços baixos, as mercadorias de marcas próprias têm crescido em quantidade e diversidade, ocupando cada vez mais espaço de prateleira nas gôndolas do auto-serviço. E empresas estão investindo em produtos mais atrativos. (Kotler)

    Avante!

  • Segundo nosso mestre do marketing Kotler (1998, p.500) o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo.


    Qualquer organização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, distribuidor/atacadista ou varejista está executando a atividade varejo. Prestem bem atenção, não importa como os produtos são vendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor).

    Atualmente os consumidores podem adquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações de varejo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo. Conforme cita Kotler os principais tipos de varejistas são:

    - Lojas de especialidade (possui linha restrita de produtos).
    - Lojas de departamentos (possui várias linhas de produtos).
    - Supermercados (operações de auto-serviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica).

    entre outros....


ID
1276894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Há inúmeras formas de uma empresa organizar suas vendas. Entre essas formas, encontra-se a organização de vendas de produto.

Nesse tipo de organização de vendas, os vendedores são responsáveis por

Alternativas
Comentários
  • Vendas por produtos, segmentam os vendedores a determinados produtos ou linhas específicas de produtos.

    LETRA B

  • Algumas empresas, visando ganhar participação da concorrência, reposicionam o produto para atrair novos segmentos de mercado, lançando novas versões ou fazendo pequenas inovações em embalagem e design para atrair novos consumidores e prolongar o estágio de maturidade, adiando a entrada na fase de declínio.

  • Questão sobre o tipo de estrutura da força de vendas. Na estrutura de organização de vendes de produto, os vendedores tornam-se especialistas em determinados produtos ou linhas específicas.

    Alternativa A. Errado. Estrutura por cliente (por mercado).

    Alternativa C. Errado. Estrutura funcional (por funções)

    Alternativa D. Errado. Estrutura por região/base geográfica

    Alternativa E. Errado. Estrutura por clientes (por mercado)

    Gabarito: B

  • Vendas de produto ou vendas por produto?

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Letra A: errada. A alternativa se refere à estruturação (organização) da força de vendas por clientes (por mercado). 

    Letra  B:  correta.  De  fato,  na  organização  da  força  de  vendas  por  produtos  os  vendedores são responsáveis por determinados produtos ou linhas específicas de produtos. Em outras palavras, os vendedores  tornam-se  especialistas  em  determinado  produto/serviço,  e  conseguem apresentar com maior capacidade e aprofundamento as características e benefícios do produto/serviço. 

    Letra C: errada. A alternativa se refere à estruturação (organização) da força de vendas por funções. 

    Letra D: errada. A alternativa se refere à estruturação (organização) da força de vendas por território (por região / por base geográfica). 

    Letra E: errada. A alternativa se refere à estruturação (organização) da força de vendas por clientes (por mercado). 


ID
1276900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Vendedores são bem sucedidos quando conhecem técnicas de vendas que os auxiliam em negociações com clientes.

Entre as diferentes técnicas de vendas utilizadas por vendedores bem sucedidos, destaca-se aquela que

Alternativas
Comentários
  • a- Não se deve igualar as estratégias para diferentes contas, afinal, cada conta contribui diferentemente para a receita da empresa. Além do mais, além das contas terem diferentes necessidades, podem até mesmo comprar produtos diferentes.
    b-isso não faz nem mesmo sentido
    c-Primeiro, clientes mais antigos não são sinônimo de clientes mais importantes e, mesmo que o fossem, pode-se até mesmo investir mto tempo com clientes mt importantes, mas não se investe todo o tempo com eles. Como ficam os clientes medianos e fracos?
    d-correto
    e-o vendedor deve, em praticamente toda a negociação saber ouvir mto e, para isso, tem que fazer mtas perguntas para entender as necessidades do cliente

  • Comentando sobre a alternativa "C". Se deve lembrar que para uma empresa ótimo ter velhos clientes tendo em vista sua fidelidade com a empresa e que este ainda é capaz de atrair novo clientes através da indicação.

    Com essa ideia fiquei um pouco confusa na hora de responder a esta questão.
  • gab D


    Prospecção: consiste em analisar e estudar os potenciais clientes para o produto/serviço, onde moram e quais suas características.

    Apresentação: nessa etapa o vendedor se apresenta em nome da empresa. É nesse momento que ocorre o primeiro contato com o cliente.

    Abordagem: a etapa que explica o motivo do contato sobre o que se trata da venda de um produto/serviço.Sondagem: etapa onde serão extraídas informações do cliente durante a conversa, para que assim possa haver um direcionamento das vantagens certas do produto/serviço e, consequentemente um melhor resultado.

    Negociação: aqui ocorre a apresentação da proposta, é nesta etapa que o profissional de vendas expõe os benefícios do produto ao cliente, tira as dúvidas e rebate as objeções.

    Fechamento: etapa de realização de transação e onde são esclarecidas quaisquer dúvidas finais sobre o produto.

    Pós-Venda: é uma técnica que todo profissional de vendas usa para fidelizar seus clientes a empresa e assim continuar comprando dela.


    obs: uma das etapas de venda do Kotler

  • Alternativa A. Errado. O vendedor deve ter flexibilidade e ajustar a abordagem para clientes diferentes.

    Alternativa B. Errado. Primeiro busca-se entender as necessidades dos clientes.

    Alternativa C. Errado. O vendedor deve dividir seu tempo na prospecção de novos clientes e no trabalho de manutenção e acompanhamento de clientes antigos.

    Alternativa D. Correto. Um certo nível de objeção é intrínseco ao processo de vendas e cabe ao vendedor lidar com essas objeções.

    Alternativa E. Errado. O vendedor compreende as necessidades dos clientes por meio de perguntas de modo que saber fazer perguntas é uma habilidade importante para o vendedor.

    Gabarito: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Letra A: errada. Pelo contrário! O ideal é que o vendedor seja “flexível” para ajustar a estratégia de vendas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Ou seja, clientes diferentes devem ser abordados de formas diferentes. 

    Letra B: erradaNada disso. O ideal é que, antes de tudo, o vendedor conheça e esclarece as necessidades do cliente. 

    Letra C: errada. O vendedor deve ser capaz de dividir o seu tempo para clientes “antigos” e também para captar e atender “novos” clientes. 

    Letra D: correta. Isso mesmo! O vendedor deve ser capaz de identificar as necessidades do cliente, e também as objeções do cliente, com o objetivo de contornar essas objeções e fechar a venda. 

    Letra E: errada. Nada disso! Fazer perguntas é uma das principais habilidades dos vendedores de sucesso. Portanto, o vendedor deve fazer perguntas com o objetivo de identificar as necessidades (e também as objeções) do cliente.  


ID
1276912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A fim de analisar e controlar a eficiência de um vendedor em suas atividades, as organizações utilizam diferentes critérios.

Entre os critérios apresentados, destaca-se o de

Alternativas
Comentários
  • As cotas de vendas sao utilizadas no controle de eficiencia bem como para motivaçao de vendedores. Letra E.

  • Dentre as alternativas a única que descreve um critério de avaliação de vendedores é a alternativa E – Cotas de vendas (metas de vendas).

    Alternativa A. Errada. Corresponde a uma divisão da comissão. Ocorre quando mais de um vendedor atua para concretizar a veda.

    Alternativa B. Errada. Modalidade de remuneração na qual não existe variação da remuneração de acordo com o desempenho do empregado. Comumente denominada de salário fixo.

    Alternativa C. Errado. Método Delphi é uma ferramenta utilizada para auxiliar na tomada de decisão, na qual se busca o consenso de especialistas.

    Alternativa D. Errado. Método de estruturação de orçamento comumente utilizado dentro do orçamento de promoção (um dos aspectos do Marketing).

    Gabarito: E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Normalmente, os critérios e indicadores de avaliação de desempenho dos vendedores são baseados nas cotas de vendas (metas de vendas)

    Spiro, Rich e Stanton explicam que “as cotas ajudam no planejamento e na avaliação das atividades da força de vendas. Ao estabelecer cotas, os gerentes de vendas devem considerar as metas e as estratégias desenvolvidas pelo planejamento de marketi ng.Se a meta de marketing é aumentar a participação no mercado, uma cota de volume de vendas pode ser apropriada.” 


ID
1286956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa revelou que os compradores de óleos lubrificantes são extremamente sensíveis a preço.

Nesse mercado, um fabricante de óleos lubrificantes que deseje maximizar sua participação de mercado deve selecionar seu objetivo de determinação de preços como

Alternativas
Comentários
  • A penetração de mercado é o trabalho de expansão de marcas para conquistar mais consumidores dentro de seus segmentos, sem precisar lançar novos produtos. Esse trabalho passa por estratégias de aproximação e engajamento, criando ressignificações e garantindo que o público tenha mais interesse pela empresa e o que ela vende.

  • penetração de marcado- ampliar a sua presença em um mercado em que vc já atua

    desenvolvimento de mercado- vender produtos existentes em um novo mercado

    desenvolvimento de produto- vender produtos novos em um mercado existente

    diversificação- lançar um produto novo em um mercado novo.

  • A penetração de mercado é essencial para potencializar marcas em segmentos de alta concorrência, mas sem que isso signifique lançar novos produtos.

    GAB: B

  • PENETRAÇÃO DE MERCADO= EXPANSÃO DA MARCA

  • A Matriz Ansoff classifica 04 tipos de estratégias: 

    • Penetração de mercado:  A organização busca aumentar a sua participação em um mercado existente, através de produtos que também já existem.  
    • Desenvolvimento de Mercado:  Nesse tipo de estratégia, a organização busca explorar um mercado novo, através de produtos que já existem. Por exemplo: uma empresa de cartão de crédito lança um produto (cartão de crédito – produto existente) para crianças (mercado novo). 
    • Desenvolvimento de Produto: É a estratégia que tem por objetivo explorar mercados que já existem, com a criação de novos produtos. Por exemplo: o Uber, conforme já explicamos. 
    • Diversificação: Aqui é tudo novo! Trata-se da estratégia que tem por objetivo explorar um mercado novo, com a criação de novos produtos. 

    O produto é novo? desenvolva o produto.

    O mercado é novo? desenvolva o mercado.

    Se os 2 já existem, o que a gente faz? penetra

    Se os 2 são novos, então o que a gente tá fazendo só com coisas novas? diversificando.


ID
1756288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que diz respeito ao planejamento de vendas, julgue o item a seguir.

A eficiência de vendas refere-se ao atingimento do propósito final das vendas, cujos objetivos incluem aumento do volume de vendas, maior participação da empresa no mercado e grau de satisfação dos clientes.

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento de Vendas é composto por duas etapas: Etapa do Planejamento Estratégico e Etapa do Planejamento Operacional.

  • Galera alguém sabe onde está o erro da questão?

  • Tb gostaria de saber.

  • Acho que o erro da questão está em dizer os objetivos da eficiência em vendas:

    "objetivos incluem aumento do volume de vendas, maior participação da empresa no mercado"

    A eficiência em vendas não está em vender mais e nem ter um maior grau de participação no mercado e sim em vender o esperado, atingindo as metas e obter sempre ou manter a participação de mercado, já a satisfação dos clientes vejo sim como um objetivo de eficiência em vendas.

     

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Acredito que o correto seria:

    "atingimento do propósito final das vendas"  => eficácia!
     

  • VENDAS SE PREOCUPA COM O VOLUME.

    MARKETING PREOCUPA-SE COM A SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

  • vendas se preocupa com o lucro e o retorno do investimento para os acionistas.

ID
1756291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que diz respeito ao planejamento de vendas, julgue o item a seguir.

Os métodos utilizados na determinação da força de vendas incluem os métodos de Semlow e de Talley, que partem do pressuposto de que a empresa seja líder do mercado, de modo que os administradores devam preocupar-se com a qualidade das vendas realizadas, e não com o volume de vendas de cada vendedor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado, pois os métodos de Semlow e de Talley não visam que a empresa seja líder de mercado.

  • VENDAS SE PREOCUPA COM O VOLUME.

    MARKETING PREOCUPA-SE COM O CLIENTE.


ID
1756324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsequente relativo à conquista e manutenção de clientes.

O vendedor que apresenta determinado produto ao cliente mas não fecha o contrato de vendas neste primeiro contato não foi capaz de realizar uma venda pessoal.

Alternativas
Comentários
  • uma das etapas de kloter:


    superação das objeções


    A argumentação é uma espécie de justificativa de compra. Ou seja, nessa fase os operadores irão justificar, comprovando aos clientes, que estarão comprando algo útil e que lhe trará muitos benefícios.

    Nesse momento do processo de vendas, muitos clientes poderão expor algumas objeções. São questionamentos, perguntas, dúvidas e resistência à compra do que foi oferecido. Para a realização do processo de vendas com eficácia, é extremamente importante que as pessoas responsáveis pelas vendas tenham bons argumentos e uma excelente ferramenta de comunicação, capaz de superar tais questionamentos e realizar a venda.



    gab ERRADO

  • Olá Rafael, mas qual o motivo de estar "errada" essa afirmação??

  • Eu marquei errado o gabarito pois eu entendo que o vendedor fez sim uma venda pessoal pois expos o produto de forma que o cliente pode conhecer e não foi conquistado pelos benefícios de aquisição daquele produto. Mas o vendedor se empenhou para a apresentação e portanto realizou uma venda pessoal mesmo que sem venda real. É a CESPE que fez, então se apegar em detalhes é importante.

    bons estudos!

  • Entendo que o problema está na parte "mas não fecha o contrato de vendas neste primeiro contato".

    Do site Portal Educação:

    "Considera-se a venda pessoal, segundo Cobra (1994), uma ferramenta promocional de grande relevância. Isto porque é compreendida como uma forma de “Comunicação Direta”, focalizada diretamente para uma audiência qualificada de compradores-clientes e o vendedor é a fonte responsável pela transmissão e pela recepção das mensagens.

    Por se configurar uma relação direta com o cliente, essa ferramenta de comunicação apresenta diversas vantagens:

    a) O vendedor tem condições de realizar adaptações da mensagem ou mesmo da apresentação de vendas, conforme sua observação do que é importante no momento de contato com o comprador.

    b) O vendedor conquista a visualização direta do feedback do seu trabalho, tendo assim condições de realizar correções em tempo hábil, caso seja necessário.

    c) Na venda pessoal, caso ocorram quaisquer objeções por parte do comprador, elas poderão ser sanadas instantaneamente pelo vendedor, o que auxilia e aumenta o desejo dos consumidores em adquirir o produto."


ID
1872502
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Alexandre Las Casas, p. 118, afirma que “um plano de ação para vendas poderia ser anexado ao plano de marketing e que há necessidade desse procedimento quando o planejador necessitar de um plano mais detalhado para atividades de venda, principalmente se essa for uma ferramenta essencial para a comunicação da empresa. Um plano de ação de vendas inclui aspectos operacionais de uma venda”. Desta forma, assinale a alternativa abaixo que NÃO identifica um item para um Plano de Ação para Vendas:

Alternativas
Comentários
  • Para Las Casas (2001, p. 118), "o plano de ação corresponde As atividades operacionais de uma empresa. E um detalhamento do que se deve fazer, como e quando as atividades serão desenvolvidas".

     

    Las Casas (2001) que compreende em duas etapas é a base para o desenvolvimento de um plano de marketing: 1. Diagnóstico estratégico - onde será realizado a análise do ambiente externo, identificando as oportunidades e ameaças, e também será analisado o ambiente interno, este identificando os pontos fortes e fracos; 2. Prognóstico – plano de marketing propriamente dito, que compreenderá em determinar a missão, visão, objetivos e metas, estratégias, planos de ação, plano de custos, implementação, avaliação e controle.

     

  • alguém poderia explicar?

  • Nada como o tempo e a constância nos estudos para nos ensinar...

    Explicarei as assertivas:

    "Desta forma, assinale a alternativa abaixo que NÃO identifica um item para um Plano de Ação para Vendas:"

    O que consiste um plano de ação para Vendas?

    Plano vem de planejar. Logo, é a etapa em que estudarei:

    Agora, perceba que o método AIDA se desenrola no momento da abordagem do cliente, e não no planejamento, que é uma etapa da prospecção e qualificação. Lembre-se das etapas de venda:

    Pré venda: prospecção e qualificação e Pré-abordagem

    Venda: Abordagem (método AIDA), contorno de objeções e fechamento

    Pós venda: Manutenção e acompanhamento.

    Creio ser essa a justificativa. Caso esteja errado, corrijam-me.

    BONS ESTUDOS! :)


ID
1872514
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Spiro, Rich e Stanton, 2009, p. 48, apresentam ponderações sobre a importância da integração das funções de marketing e vendas, onde ressaltam que “um problema comum na gestão de marketing é a falta de integração entre o departamento de marketing da empresa e sua função de vendas. O departamento de marketing geralmente desenvolve uma estratégia de marketing global da empresa, que inclui decisões relacionadas a promoções, distribuição e preço da linha de produtos. Os profissionais de vendas fundamentalmente determinam o sucesso ou fracasso da estratégia, pois têm a responsabilidade de implementá-la em campo”. Com base nestas ponderações, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Integração: “Não durma no ponto ou na conta total, olho nos olhos dos clientes, marcas devem ser para sempre”. Sem um afinamento, integração entre vendas e marketing, as estratégias são vazias.

    Valores de trabalho em conjunto, saber que um pode contar com o outro, saber que cada cliente merece ser atendido por todos da empresa, respeito a Ética e Integridade, Coragem de falar sempre a verdade ao cliente e Auto-avaliação para que os resultados sejam sempre crescentes. Não basta conhecer, tem que praticar.
    Desejo excelentes negócios, boas vendas e um feliz caminho à fidelização, lembrando sempre que o caminho do sucesso empresarial vem do marketing e  do treinamento.

     

     

    http://www.implantandomarketing.com/os-4-is-da-integracao-marketing-e-vendas/

  • GABARITO "C"

    "Os profissionais de vendas não possuem nenhuma relação com um possível fracasso da estratégia de marketing, pois pertencem a departamentos independentes"

    Errado. Mesmo sendo de departamentos diferentes, as ações de vendas e de marketing se complementam, isto é, são executadas em conjunto.


ID
1872520
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Kotler, 2012, p. 593-595, explicita que “a forma original e mais antiga de marketing direto é a visita de vendas. Para identificar clientes potenciais, convertê-los em clientes e expandir o negócio, a maioria das empresas do mercado organizacional conta com uma força de vendas profissional ou contrata representantes e agentes de fabricantes”. Kotler segue afirmando que “o tempo em que tudo o que a força de vendas tinha que fazer era ‘vender, vender, vender’ se foi. O vendedor deve saber diagnosticar o problema do cliente e propor uma solução capaz de ajudar a aumentar sua lucratividade, (...) e qualquer que seja o contexto da venda, os vendedores terão de realizar uma ou mais das seguintes tarefas específicas: Prospecção, Definição de Alvo, Comunicação, Venda, Suporte, Coleta de Informações e Alocação”. Sobre estas tarefas específicas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Financiamentos??

  • Sim Vinícius. Exemplo disto são as concessionárias de carro.  Quando vai comprar um carro financiado, a concessionária lhe oferece uma financeira, informa taxa de juros, valores das prestações e etc. e já faz todos os tramites.

  • “Qualquer que seja o contexto de venda, os vendedores terão de realizar uma ou mais das seguintes tarefas específicas:

    • Prospecção: busca de clientes em potencial e indicações. 164

    • Definição de alvo: decisão de como alocar o tempo entre cliente em perspectiva e clientes atuais.

    • Comunicação: transmissão de informações sobre os produtos e serviços da empresa.

    • Venda: aproximação do cliente, apresentação, resposta a objeções e fechamento da venda.

    • Atendimento: oferta de vários serviços aos clientes – consultorias para problemas, assistência técnica, obtenção de financiamentos para os clientes, agilização de entregas.

    • Coleta de informações: condução de pesquisas de mercado e trabalho de inteligência (captação de informação). • Alocação: decisão de quais clientes não poderão ficar sem produtos nos períodos de baixa oferta.” (KOTLER 2000 pg.639)

     

    “A tarefa dos vendedores varia de acordo com a conjuntura econômica. Durante uma escassez de produtos, os profissionais de vendas não têm dificuldades para vender. Algumas empresas concluem que são necessários menos vendedores durante esses períodos, mas esse modo de pensar ignora outros papéis dos vendedores – alocação do produto, assessoria a clientes insatisfeitos, comunicação dos planos da empresa para superar a escassez de determinados produtos seus e para vender outros que não estejam em falta.” (KOTLER 2000 pg.639) “As empresas podem desenvolver estrategicamente as forças de vendas de modo que possam visitar os cliente, certos , no momento certo e da maneira certa. Os vendedores trabalham com clientes de diversas maneiras:

    • Vendedor para comprador: um vendedor entra em contato pessoalmente ou por telefone com um cliente, atual ou potencial.

    • Vendedor para grupo de compradores: um vendedor procura conhecer o maior número possível de membros do grupo de compradores.

    • Equipe de vendas para grupo de compradores: uma equipe de vendas da empresa trabalha em contato direto com os membros do grupo de compradores do cliente. • Reunião de vendas: o vendedor organiza uma reunião entre profissionais da empresa e clientes potenciais, para discutir problemas ou oportunidades importantes.

    • Seminários de vendas: uma equipe da empresa realiza um seminário para a empresa-cliente, apresentando as últimas novidades do setor.” (KOTLER 2000 pg.64)

  •  a)Suporte: oferta de vários serviços aos clientes – consultoria, assistência técnica, intermediação em financiamentos, rapidez nas entregas. CORRETA

     b)Prospecção: decisão sobre alocação de tempo entre clientes potenciais e atuais. DEFINIÇÃO DE ALVO

     c)Comunicação: aproximação do cliente, apresentação, resposta a perguntas, superação de objeções e fechamento da venda. VENDA

     d)Coleta de informações: decisão sobre quais clientes não poderão ficar sem produtos nos períodos de escassez. ALOCAÇÃO

     e)Definição de alvo: busca de clientes potenciais e indicações. PROSPECÇÃO

  • Suporte aos consumidores: os varejistas necessitam de inúmeros serviços ..... fornecedores atacadistas são preço, prazo de pagamento, rapidez na entrega e afinidade .

  • A questão exige o conhecimento sobre as tarefas dos vendedores segundo Kotler, vamos relembrá-las:

    -Prospecção. Busca de clientes potenciais e indicações.

    -Definição de alvo. Decisão sobre alocação de tempo entre clientes potenciais e atuais.

    -Comunicação. Transmissão de informações sobre bens e serviços da empresa.

    -Venda. Aproximação do cliente, apresentação, resposta a perguntas, superação de objeções e fechamento da venda.

    -Suporte. Oferta de vários serviços aos clientes — consultoria, assistência técnica, intermediação em financiamentos, rapidez nas entregas.

    -Coleta de informações. Condução de pesquisas de mercado e trabalho de inteligência.

    -Alocação. Decisão sobre quais clientes não poderão ficar sem produtos nos períodos de escassez.

    Vejamos cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Correto. É exatamente esse o conceito da tarefa de suporte.

    Alternativa B. Errado. Traz o conceito de definição de alvo.

    Alternativa C. Errado. Descreve a tarefa de venda.

    Alternativa D. Errado. Descreve a tarefa de alocação.

    Alternativa E. Errado. Descreve a tarefa de prospecção.

    Gabarito: A


ID
2179708
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para um bom desenvolvimento de um plano de vendas em uma organização comercial, é importante avaliar a demanda primária potencial que é dada pela interação dos seguintes fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A demanda primária potencial, é dada pela interação dos seguintes fatores:

    D • o plano inicial do consumo;

    C   grau em que a necessidade pode ser satisfeita mediante o consumo do produto que

    potencialmente a satisfaz;

    B grau de ativação ou intensidade similares sobre o mercado definido como objetivo

    A a taxa de retenção

     


ID
2179714
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as assertivas abaixo quanto ao tema de análise de volume de vendas, classificando-as como Falsas (F) ou Verdadeiras (V):

I- Uma análise de volume de vendas é um estudo cuidadoso dos registros de vendas de uma empresa. ( )
II- Uma análise de volume de vendas é um estudo detalhado do volume de vendas, em unidades vendidas. ( )
III- A análise dos custos de marketing é um método de se determinar o volume de vendas da empresa. ( )
IV- A análise dos custos de marketing é um estudo do volume de vendas em Reais. ( )

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2179717
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É CORRETO afirmar que um dos fatores que proporciona motivação aos vendedores propõe que:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A. Errada. Os critérios de remuneração devem ser definidos antes das vendas para que se dê transparência e clareza ao vendedor. A definição apenas no momento do fechamento daria margem a perseguições e favorecimentos pessoais.

    Alternativa B. Errado. A fim de motivar os vendedores é importante que a empresa reconheça o papel desses profissionais. Centrar todos os resultados na figura do gerente de vendas diminui o senso de participação do vendedor (sentimento de se sentir parte da organização) e retira todo mérito pelo seu trabalho, o que afeta na motivação.

    Alternativa C. Errado. A clareza é um dos atributos de uma boa meta. Nesse sentido, a utilização de critérios muito complexos retira essa clareza, o que dificulta o processo de motivação dos vendedores.

    Alternativa D. Correto. A clareza é um dos atributos de uma boa meta. É muito importante para a motivação que os vendedores saibam exatamente o que se espera deles e o que precisam fazer. 

    Gabarito: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Letra  A:  errada.  Os  critérios  devem  ser  claros  e  previamente  definidos.  Critérios  aleatórios, arbitrários e subjetivos (como, por exemplo, definidos pelo gerente no momento do fechamento das vendas) tende a gerar desmotivação nos vendedores. 

    Letra B: errada. Caso apenas a figura do gerente seja tida como o “valor principal” da empresa, os vendedores podem se sentir desmotivados (uma vez que poderão se sentir desvalorizados). 

    Letra C: errada. Pelo contrário! Critérios de avaliação de desempenho complexos, confusos e de difícil entendimento, tendem a gerar desmotivação nos funcionários. 

    Letra D: correta. Isso mesmo! A clareza das tarefas é fundamental para que os funcionários saibam o que é esperado deles e, assim, mantenham-se motivados para alcançar esses objetivos. 


ID
2179726
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

São consideradas como vantagens para uma empresa estabelecer uma equipe própria de vendas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Putz, então quer dizer que os itens B e C são vantagens? kkkk

  • Pergunta esquisita! nammm

ID
2179729
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma venda ____I____ é aquela em que o ____II____ faz uma ___III___ oral ao comprador com a finalidade de _____IV_____ uma venda.

A sequência CORRETA que completa a definição acima é:

Alternativas

ID
2284600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing institucional, julgue o próximo item.

Por não venderem nenhum produto e somente posicionarem a imagem de uma instituição, ações de marketing institucional devem desconsiderar os processos de atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva.

Alternativas
Comentários
  • Atenção Seletiva


    Recebemos diariamente milhões de estímulos. Com certeza ninguém atende a todos os estímulos que recebe. Podemos citar alguns exemplos:


    É mais provável que as pessoas percebam os estímulos relacionados a uma necessidade atual. Se desejarmos comprar um automóvel, provavelmente prestaremos atenção nos carros da rua, anúncios e reportagens sobre automóveis.


    Da mesma forma prestaremos mais atenção em conversas sobre automóveis do que conversas sobre a atual situação política.


    Outra constatação é que as pessoas irão perceber mais os estímulos cujos desvios sejam maiores em relação a um estímulo normal. Provavelmente prestaremos mais atenção em um anúncio que oferece condições especiais de financiamento para a compra de um carro que um anúncio oferecendo três desodorantes ao preço de dois.


    Distorção Seletiva


    Nem sempre os estímulos ocorrem da maneira prevista por seus criadores. A distorção seletiva é a tendência de as pessoas interpretarem as informações de acordo com os seus desejos particulares. Dessa forma, o indivíduo reforça os seus preconceitos em vez de contrariá-los. No caso do automóvel, se alguém nos falar bem ou mal de uma determinada marca que estamos dispostos a comprar, provavelmente reforçaremos o que já tínhamos de positivo e não reteremos o que nos foi falado de negativo.


    Retenção Seletiva


    As pessoas têm uma tendência a esquecer muito mais informações do que aprendem, mas existe uma tendência de guardar aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam suas atitudes e crenças. No caso do automóvel, é provável que nos lembremos sempre dos pontos positivos da marca que queremos comprar e acabemos nos esquecendo de informações positivas sobre outras marcas.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2492710
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sampaio (2013) apresenta algumas técnicas de comunicação que vão além da propaganda. A distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer os consumidores terem contato com seus produtos ou serviços são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Em bom português, sampling significa distribuir amostra grátis.

    Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto (“grátis” e “novo” são palavras muito poderosas no marketing). Mas é possível distribuir amostras gratuitas até de itens que já estão bem estabelecidos no mercado.

    O mais importante, qualquer que seja o produto distribuído, é que as amostras estabelecem duas relações muito relevantes com seus potenciais clientes: eles prestam mais atenção à sua marca (e ajudam na  dela) e associam-na a generosidade e confiança.

    O sampling pode ser feito de várias maneiras. É possível:

    Algumas dessas alternativas são bem mais eficazes do que outras, principalmente caso o seu objetivo seja escalar os negócios.

    fonte:

  • Em mercados competitivos, a simples presença de um produto na gôndola ou a veiculação de anúncios na mídia geralmente não são suficientes para influenciar a compra pelo consumidor. Em alguns casos, como na venda de produtos alimentícios, a atitude proativa da marca é o diferencial que proporciona a clientes em potencial experimentar a mercadoria no momento adequado e, consequentemente, concretizar a aquisição.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção associada à descrição do enunciado:

    A) Certo. Sampling diz respeito à experimentação do produto no local, como na degustação de alimentos ou bebidas, ou na distribuição de amostras grátis para testes futuros, como no caso de xampu. O objetivo é conquistar o cliente por meio das características do produto, como sabor e aroma, em uma situação amistosa, como em um passeio no shopping center.

    B) Errado. Incentivo é uma maneira proativa de estimular a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Diferente do sampling, que trabalha mais a questão da experimentação, o incentivo foca em conceder benefícios e vantagens para concretizar a negociação no momento ou para aumentar o consumo. “Pague 2 e leve 3" e “Acesse gratuitamente por 30 dias" são exemplos dessa prática. Outra definição de incentivo é o conjunto de estímulos dado aos colaboradores pela organização para aumentar seu engajamento, melhorar sua produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais amistoso.

    C) Errado. Cuponagem é a distribuição de cupons de desconto, ou de outros benefícios, como a oferta de brindes, para estimular a primeira compra ou aquisições futuras. Podemos citar, como amostra, a promoção “Na compra de 2 ingressos para o cinema, o combo pipoca + refrigerante tem 50% de desconto".

    D) Errado. Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    E) Errado. Endocomunicação é o conjunto de atividades realizadas por uma organização para se comunicar apropriadamente com seu público interno e mantê-los informados e, em muitos casos, envolvidos, em suas ações e objetivos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2532433
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Das opções abaixo, qual delas não faz parte dos elementos básicos do marketing digital?

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com esta resposta, o marketing de guerrilha faz parte do composto de marketing digital visto que uma campanha precisa englobar todos os espaços mídiaticos com estratégias únicas e mesmo mote.. enfim.. para mim todas estão certas. A coca- cola  mesmo usou mkt de guerrilha  em um case de sucesso confira:

    Guerilla Marketing Example - Coca-Cola Happiness Vending Machine

  • Acredito que é porque o marketing de guerrilha pode ser usado fora do meio digital (computador, internet).

  • Acredito que um exemplo de marketing de guerrilha no meio digital foi da Bettina, que deu muito certo.

  • Gabarito do Professor

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar a opção que NÃO faz parte dos elementos básicos do marketing digital:

    A) ERRADO. Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito usada no marketing digital. Utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    B) ERRADO. Marketing nas mídias sociais é uma estratégia de marketing digital que utiliza as mídias sociais (blogs, redes sociais e sites wiki) para promover uma marca, divulgar produtos ou serviços, e criar e manter relacionamentos com usuários. As ações podem ser feitas de modo orgânico (gratuito) ou pago.

    C) ERRADO. Marketing Viral é uma estratégia, muito usada no marketing digital, que causa um efeito semelhante ao de um vírus: se espalha rapidamente entre aqueles que entram em contato com este. Só que diferentemente do que acontece em uma infecção, que prejudica o hospedeiro, o conteúdo propagado pelo marketing viral atrai e beneficia o público, que acaba compartilhando a mensagem adiante para sua própria rede, por e-mail, mensagens, redes sociais, fóruns e aplicativos de celular.

    D) ERRADO. A publicidade on-line é uma ferramenta de marketing digital que consiste na oferta de produtos e serviços na internet, através de sites, redes sociais, blogs e lojas virtuais. Por meio desse tipo de publicidade, foram conquistados muitos benefícios: possibilidade de apresentar e vender mercadorias 24 horas por dia, 7 dias por semana; facilidade de impactar o público-alvo, com ações dirigidas a usuários com perfis semelhantes; agilidade em fornecer mais informações sobre o bem (textos, imagens, vídeos, depoimentos de clientes) na própria internet, o que pode aumentar a confiança do consumidor na marca ou na organização; possibilidade de visualização do anúncio em várias plataformas (em computadores pessoas, tablets e smartphones), em qualquer lugar ou momento; realização de ações publicitárias a custos bem reduzidos.

    E) CERTO. Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criada na década de 1970 com características mais apelativas, objetivas e criativas que as ações convencionais de marketing. Está intimamente associada a ações offline (outdoors, embalagens, anúncios na TV), podendo ser executado no ambiente digital. O ponto é que esse tipo de marketing não é um elemento básico do marketing digital.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fontes de pesquisa:

    - Site do Neil Patel

    - Site da Rock Content

ID
2676727
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um banco público solidamente estabelecido há mais de meio século em um mercado regional vê a entrada de dois novos concorrentes, que empregam campanhas agressivas para a captação de clientes.


Para mensurar o seu posicionamento de mercado diante dos clientes, após essas campanhas da concorrência, o banco público deve fazer uma pesquisa para avaliar o(a):

Alternativas
Comentários
  • Muitas vezes quando se pensa em um produto, logo uma marca vem à cabeça e é exatamente isso que o Share of Mind faz. Entretanto, o Share of Mind não significa necessariamente igual participação de mercado, já que as pessoas podem pensar, a princípio, na marca, mas optar por comprar o produto concorrente por causa do preço ou outro fator.
    Desta forma, ao invés de medir a amplitude da posição de uma empresa no mercado, o Share of Mind refere-se à profundidade desta marca.

    Gab. B

  • market share: grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

     

    share of mindmedida de retenção de determinada marca (de empresa, produto etc.) na memória dos consumidores ou do público em geral.

     

    [questão] ..."Para mensurar o seu posicionamento de mercado diante dos clientes,"...

     

    Acho que poderia ser também o market share... Não achei claro o que a questão pediu...

     

     

  • Share of Mind é a participação de uma marca, empresa ou produto na memória das pessoas. Sobretudo, isso é muito importante, pois o sonho de quem trabalha no mundo do marketing e empresarial. Portanto, é que sua marca seja sempre lembrada pelo consumidor.

    O Share of Mind traz esse dado estatístico. Porque, ele mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas, empresas ou produtos em suas categorias.

    Portanto, para entender de forma mais simples este processo, basta saber se um consumidor pensa com mais frequência na marca X do que na Y, Z e outras na hora de comprar um produto. Como resultado, se assim for, a marca X alcançou um Share of Mind maior.

    Em conclusão, para se ter esse dado e a conquista dessa lembrança do consumidor, os profissionais de marketing buscam incessantemente novas ideias, novos benefícios e recursos inovadores para que determinado produto conquiste a mente ou memória do cliente (consumidor). Finalmente, gerando um bom posicionamento da marca junto ao mercado.

    O meio mais importante para isso é a qualidade do produtos, benefícios e vantagens, o valor agregado, qual a comunicação que é feita para se chegar até ao consumidor e o que ela lhe transmite. Porque, é preciso convencer de que essa marca (empresa ou produto) é a melhor opção nesta categoria.

    Sobretudo, outro ponto importante é a imagem e identidade visual que o seu produto (marca ou empresa) apresenta. Porque, nela deve gerar confiança, desejo e fidelidade. Acima de tudo. é importante que profissionais de marketing e agencias participem deste processo. Pois eles saberão pesquisar o mercado e buscar a melhor forma de se apresentar ao consumidor.

  • Market share - participação - consumo

    Share of mind - posicionamento - na mente do consumidor

  • 1. Participação de mercado — a participação do concorrente no mercado-alvo.

    2. Participação na mente dos consumidores (share of mind) — A porcentagem de clientes

    que citou o concorrente em resposta à questão: “Cite a primeira empresa que lhe vem à

    mente nesse setor”.

    3. Participação na preferência dos consumidores (share of heart) — A porcentagem de

    clientes que citou o concorrente em resposta à questão: “Cite a empresa da qual você prefere

    comprar esse produto”.

  • Posicionamento de mercado é um objetivo de marketing relacionado à ideia de situar, ou posicionar, positivamente e de modo destacado, uma marca na mente do público-alvo consumidor. Quando um produto está bem localizado na memória do cliente, leva vantagem no momento da compra de produtos semelhantes.

    No enunciado em questão, os dois novos concorrentes do banco público empregaram campanhas agressivas para chamar a atenção do público-alvo e estimular sua conversão em clientes. Antes de a captação acontecer, no entanto, é necessário que tais empresas ganhem uma parcela do espaço na mente do consumidor (share of mind). Por isso, é necessário fazer uma pesquisa para avaliar o share of mind.

    A) ERRADO.  Market share, ou quota de mercado, é uma métrica de marketing que apresenta a participação de uma organização em determinado mercado. É uma maneira de analisar o desempenho dos seus produtos ou serviços junto ao público-alvo.

    B) CERTO.

    C) ERRADO. Auditoria de comunicação é a maneira de monitorar e avaliar o que e como uma organização transmite e recebe mensagens, os canais que usa e os resultados que alcança junto aos públicos interno e externo. O enunciado busca o resultado da pesquisa e não a forma de encontrar as informações.

    D) ERRADO. Auditoria da marca é uma pesquisa que avalia os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de uma marca, tanto no âmbito interno (inventário de marca) como no externo (pesquisa de satisfação, grupos de foco, etc). Busca entender o que a marca significa e pode vir a significar para o cliente. O enunciado busca o resultado da pesquisa e não a forma de encontrar as informações.

    E) ERRADO. Auditoria de imagem é uma pesquisa que visa identificar qual é a imagem que os públicos têm de uma organização, ou seja, como ela é vista e percebida por colaboradores, consumidores, acionistas, comunidade, entre outros. O enunciado busca o resultado da pesquisa e não a forma de encontrar as informações.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Dornelles, Souvenir. Relações Públicas e Pesquisas: De opinião, comunicação e de mercado. Edipucrs. 2016.

    - Kotler, Philip e Pfoertsch, Waldemar. Gestão de Marcas em Mercados B2B. Bookman Editora. 2008.
  • Gab. B

    Desta forma, ao invés de medir a amplitude da posição de uma empresa no mercado, o Share of Mind refere-se à profundidade desta marca.

  • Share of mind é um indicador que aponta a retenção da uma marca na memória dos consumidores. Se baseia em uma pesquisa que avalia as marcas que possuem maior referência na mente dos clientes. Os resultados estão vinculados com o posicionamento de mercado e em como a marca é lembrada pelos clientes.

  • Eu errei a questão, porém uma frase determina a resposta e eu não prestei atenção.

    "empregam campanhas agressivas para a captação de clientes."

    Essas campanhas poderiam ser via TV, internet, folheto, rádio, jornais, não disse quais veículos, porém quando se faz uma campanha dessas, a pesquisa que vai mensurar com mais exatidão, lógico que o Market Share tambem serve, porém o Share of mind tem uma precisão maior se for nesse sentido de campanhas, pois o Market Share vai analisar a participação de mercado do banco, mas quem vai garantir que essa campanha já diminuiu a participação de mercado desse banco mais antigo? Então a curto prazo, pelo menos o que eu entendi, é mais eficiente o share of mind, o cliente pode até não ter trocado de banco, mas a participação, na memória, dos outros, pode estar mais forte. Corrijam-me se eu estiver equivocado.

    GABARITO B


ID
2743855
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Penso que a empresa trabalhando em causas sociais - responsabilidade social - ela também está se promovendo.

    Por esse motivo não marquei a letra D.

    Gab D

  • eu tbm pensei da mesma forma que vc sheila, mas.....

  • "As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a."

    Comentário: as letras A, C e E estão claramente relacionadas à venda, basta ler com atenção.

    A dúvida mais plausível seria entre B e D.

    Na B, a venda é mais provável, uma vez que ela fala sobre "novos hábitos de consumo que favoreçam o anunciante".

    Por eliminação, fui de D, uma vez que essas atitudes sociais/ beneficentes não visam, em um primeiro momento, à venda.

    Dadas as opções é a mais "marcável".

  • A propaganda a que se refere o enunciado é a de caráter comercial, que visa à venda de produtos e serviços por meio da divulgação de características e benefícios destes, da promoção da marca ou da organização, da correção da maneira que a marca é percebida no mercado, da educação do consumidor relacionado a determinado comportamento e da consolidação do mercado.

    Queremos encontrar uma alternativa que não faz parte das tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) CERTO. O incentivo a comportamentos úteis em nível individual e promoção de causas sociais e de caráter beneficente é um dos objetivos da propaganda social.

    E) ERRADO.

    Concluímos que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Pinho, J. B. Comunicação Em Marketing. Papirus Editora. 2001.

ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
3269791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um determinado negócio, grande parte das mercadorias está exposta aos clientes, mas é necessário consultar os vendedores para se saber a respeito de outras opções, compatibilidade entre produtos, preços, garantias e formas de pagamento.

De acordo com o nível de serviço, esse tipo de varejista é classificado como

Alternativas
Comentários
  • AUTO SERVIÇO NÃO PRECISA DE VENDEDOR

    SERVIÇO ESPECIALIZADO O VENDEDOR MOSTRA TUDO (EXEMPLO)

    SELEÇÃO (RESTRITO)

    SERVIÇO COMPLETO COMO O PROPRIO NOME DIZ, VAI DESDE AJEITAR UMA PEÇA DE UM CARO ATÉ LIMPAR ELE COMPLETO (EXEMPLO)

    SERVIÇO LIMITADO É SÒ UMA PARTE FEITA A OUTRA VAI DEPENDER DE OUTRO FATOR

    GAB. LETRA C

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    De acordo com Kotler e Keller (2012), os varejistas oferecem quatro níveis de serviço para atender às necessidades de seus consumidores: autosserviço, autoatendimento, serviço limitado e serviço completo.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção correta:

    A) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “seleção".

    B) Errado.  O autosserviço possibilita aos consumidores localizar, comparar e escolher seu produto por conta própria, sem a ajuda do vendedor.

    C) Certo. O serviço limitado, como exposto no enunciado, dá certa liberdade ao cliente para localizar e escolher as mercadorias expostas, mas oferece a consultoria de vendedores para obter mais informações sobre o produto em questão ou outras opções.

    D) Errado. No serviço completo, os vendedores dão suporte na busca, comparação e seleção de produtos mais específicos, oferecendo atendimento personalizado.

    E) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “serviço especializado". Há, no entanto, lojas especializadas que comercializam poucas linhas de produto com grande variedade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Lilian Almeida

    De acordo com Parente (2000:394), varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor.

    O formato do varejo se dá em varejo com loja e varejo sem loja.

    Os tipos de serviço no varejo são modalidades que classificam o varejo em quatro categorias que são:

    • auto-seleção;
    • auto-serviço;
    • completo;
    • limitado.

    Parente J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. 394

    ===

    A - seleção 

    • INCORRETA.

    • O nível de serviço seleção conhecido como varejo de seleção, é o nível em que os consumidores antes de finalizarem suas compras pedem auxílio a um vendedor na compra de algum produto.

    • No processo de seleção, os clientes selecionam seus próprios produtos e no final, pedem auxilio para um vendedor.

    ===

    B - auto-serviço 

    • INCORRETA.

    • Neste modelo de negócio os produtos estão ao alcance do cliente, ou seja, não há equipe de vendas para atendimento ao consumidor.

    • No varejo de autosserviço, o consumidor realiza as suas próprias compras e o pagamento dos produtos adquiridos.

    • Essa modalidade é adotada por varejistas que tem entre outros objetivos diminuir os custos e aumentar a eficiência de suas lojas.

    ===

    C - serviço limitado 

    • CORRETA.

    • Nesta modalidade de varejo, os lojistas disponibilizam mais vendedores para atender e dar assistência ao cliente, pois tratam-se de produtos de compra comparada, ou seja, são produtos que demandam uma reflexão do consumidor por terem um custo maior e uma série de características a serem analisadas: qualidade, preço, modelo, cor, estilo, etc.

    • Além de disto, os lojistas oferecem outros tipos de serviços como crediários e devoluções de mercadorias.

    ===

    D - serviço completo 

    • INCORRETA.

    • alternativa está incorreta. O varejista de serviço completo refere-se as lojas que possuem uma equipe de vendas preparada para orientar o consumidor em todos os processos de compra, desde onde localizar o produto, comparar as características do produto e escolha do produto.

    • É classificado como varejo de serviço completo, pois a equipe da suporte em toda as fases de compra, desde a escolha à aquisição do produto.

    ===

    E - serviço especializado 

    • INCORRETA.

    • alternativa está incorreta. de acordo com os estudos dos níveis de varejo, defendidos por Parente (2000: 394) os 

    • Os tipos de serviço no varejo são modalidades que classificam o varejo em quatro categorias que são: auto-seleção; auto-serviço; completo; limitado.

    • Referência Bibliográfica.
    • Parente J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. 

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    De acordo com Kotler e Keller (2012), os varejistas oferecem quatro níveis de serviço para atender às necessidades de seus consumidores: autosserviço, autoatendimento, serviço limitado e serviço completo.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção correta:

    A) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “seleção".

    B) Errado.  O autosserviço possibilita aos consumidores localizar, comparar e escolher seu produto por conta própria, sem a ajuda do vendedor.

    C) Certo. O serviço limitado, como exposto no enunciado, dá certa liberdade ao cliente para localizar e escolher as mercadorias expostas, mas oferece a consultoria de vendedores para obter mais informações sobre o produto em questão ou outras opções.

    D) Errado. No serviço completo, os vendedores dão suporte na busca, comparação e seleção de produtos mais específicos, oferecendo atendimento personalizado.

    E) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “serviço especializado". Há, no entanto, lojas especializadas que comercializam poucas linhas de produto com grande variedade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3293236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D. Parte da ideia do P de Praça no MIX DE MARKETING

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os varejistas podem contribuir significativamente para a manutenção da imagem positiva de uma marca por meio da correta divulgação do produto, de políticas de preços competitivas e da logística adequada, mas sua função não é conceituar a imagem da empresa e sua marca.

    B) Errado. Os varejistas podem definir os preços que serão cobrados dos consumidores finais, mas não definem os custos de produção e de distribuição do fabricante.

    C) Errado. Os varejistas podem contribuir para comunicação dos produtos (em publicidade na TV ou merchandising, por exemplo), mas a função de planejar a comunicação institucional dos bens produzidos é do fabricante.

    D) Certo. A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

    E) Errado. Vender os produtos a atacadistas e distribuidores não é função dos varejistas, mas da própria organização que fabrica os produtos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

  • A letra E é fornecedores

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os varejistas podem contribuir significativamente para a manutenção da imagem positiva de uma marca por meio da correta divulgação do produto, de políticas de preços competitivas e da logística adequada, mas sua função não é conceituar a imagem da empresa e sua marca.

    B) Errado. Os varejistas podem definir os preços que serão cobrados dos consumidores finais, mas não definem os custos de produção e de distribuição do fabricante.

    C) Errado. Os varejistas podem contribuir para comunicação dos produtos (em publicidade na TV ou merchandising, por exemplo), mas a função de planejar a comunicação institucional dos bens produzidos é do fabricante.

    D) Certo. A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

    E) Errado. Vender os produtos a atacadistas e distribuidores não é função dos varejistas, mas da própria organização que fabrica os produtos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3357952
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?”

Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação.

Alternativas
Comentários
  • Segmentação demográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    da população (faixa etária, sexo, estado civil, entre outros).

    Segmentação socioeconômica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    sociais e econômicas da população, como: renda, posse de bens, escolaridade,

    classe social e ocupação profissional.

    Segmentação geográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base em critérios

    geográficos, como: localização e densidade populacional.

    Segmentação por benefícios. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nos benefícios

    procurados pelos clientes (status, desempenho, entre outros).

    Segmentação por grau de utilização. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no nível de consumo.

    Segmentação psicográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no modo como

    as pessoas pensam (autoconceito, personalidade, valores) e levam suas vidas (estilo de vida, atividades, interesses e opiniões).

  • São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    A) ERRADO. A segmentação geográfica divide o mercado de acordo com a localização (país, estado, região, etc.), densidade demográfica (populoso, povoado, etc.) e clima (tropical, temperado, etc.).

    B) CERTO.

    C) ERRADO. A segmentação demográfica fraciona o mercado com base nas características da população (idade, gênero, tamanho da família, etc.)

    D) ERRADO. A segmentação psicográfica divide o mercado de acordo com a personalidade, atitudes e estilos de vida da população. Não é este tipo de segmentação que considera os critérios faixa etária e estado civil.

    E) ERRADO. Não existe segmentação cultural.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito: B

    Segmentar um mercado é dividi-lo em partes menores para atender grupos com necessidades específicas. Temos alguns tipos de segmentação:

    demográfica → Lembre-se das pesquisas do IBGE. Sempre que falar em faixa etária ou estado civil, por exemplo

    socioeconômica → Lembre-se de fatores relacionados ao dinheiro ($$). Sempre que ele citar classe

    social, renda, escolaridade, ocupação profissional etc.

    Geográfica → Lembre-se do Google Maps ou de geografia. Sempre que ele citar a localização geográfica de um estado, município etc.

    Psicografia → Lembre-se de psicologia, algo da mente. Pois a divisão feita aqui leva em consideração o estilo de vida das pessoas.

  • Base geográfica: agrupar indivíduos de acordo com a região, estado, cidade ou vizinhança.

    Aspectos demográficos e socioeconômicos: sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade etc.

    Aspectos comportamentais: grau de uso do produto, lealdade à marca.

    Psicográficos: valores, crenças e atitudes compartilhadas.

    Fonte: Direção.

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 

  • Conceitos A e C trocados

    B ta certo

    D ta errado a parte "seja influenciada pelo critério da faixa etária e estado civil."

    E não existe


ID
3689323
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2007
Disciplina
Marketing
Assuntos

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunica- ção integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

Alternativas
Comentários
  • cliente não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das vendas.
  • B) cliente não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das venda.

    O gastos aumentam pois é preciso investir mais nesses clientes que não percebem a marca como um diferencial, por isso utiliza-se de estratégias que aumentem o valor percebido pelo cliente, assim ele passa a comprar com mais frequência.

  • GABARITO B

    Se o cliente vê a marca como diferencial, não precisa dar desconto, pois ele paga um valor mais caro para ter essa diferenciação. Agora quando não percebe, um fator de atração é o desconto, ainda mais quando a empresa quer uma aceleração imediata das vendas.