SóProvas


ID
2180578
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Milhões de transações financeiras, encomendas, vendas, compras, mensagens importantes, as fotos do casamento e declarações de amor são transportadas de um lado ao outro do mundo, graças à Internet. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade. Quem pode viver sem ela?

Analise as afirmações abaixo em relação ao tema.

1. A Internet surgiu nos Estados Unidos, no início da Primeira Guerra Mundial, e permaneceu secreta até a década de 50 do século passado, quando seu uso se disseminou por quase todo o mundo.

2. A Internet surgiu na segunda metade do século 20, para ser uma forma de comunicação das forças armadas norte-americanas.

3. A Internet das coisas é uma extraordinária revolução tecnológica. Visa conectar à rede mundial de computadores, equipamentos, meios de transporte e eletrodomésticos.

4. No Brasil, em 2014, o Marco Civil da Internet foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente da República.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A internet surgiu a partir de pesquisas militares na Guerra Fria, na década de 1960 (1969). 

  • ALTERNATIVA D

     

    2- COMENTÁRIOS: A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. http://www.suapesquisa.com/internet​ 

    [A AFIRMAÇÃO 2 JÁ MOSTRA QUE A AIRMAÇÃO I ESTÁ INCORRETA.] 

     

    3- COMENTÁRIOS: A maioria das comunicações tradicionais dos meios de comunicação (ou mídia), como telefone, música, cinema e televisão estão a ser remodeladas ou redefinidas pela internet, dando origem a novos serviços, como o protocolo de internet de voz (VoIP) e o protocolo de internet de televisão (IPTV). Jornais, livros e outras publicações impressas estão-se adaptando à tecnologia web ou têm sido reformulados para blogs e feeds. A internet permitiu e acelerou a criação de novas formas de interações humanas através de mensagens instantâneas, fóruns de discussão e redes sociais. O comércio on-line tem crescido tanto para grandes lojas de varejo quanto para pequenos artesãos e comerciantes. Business-to-business e serviços financeiros na internet afetam as cadeias de abastecimento por meio de indústrias inteiras. A essa agregação de funcionalidades por meio dum núcleo comum (Internet, no caso), tem-se usado chamar convergência tecnológica ou, simplesmente, quando não for ambíguo, convergência. https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet​

     

    4-COMENTÁRIOS: 

    Senado aprova Marco Civil da Internet

    Projeto já foi aprovado pela Câmara e seguirá para sanção presidencial.
    Governo barrou todas as mudanças propostas para acelerar a aprovação.

     

    O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país. O texto, que foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados, não sofreu alteração de conteúdo pelos senadores e seguirá agora para sanção da presidente da República.

    O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores, tramitou por menos de um mês no Senado. A pedido do Palácio do Planalto, os senadores aliados barraram as propostas de alteração sugeridas. Se isso ocorresse, o texto teria que retornar para análise dos deputados, o que adiaria a aprovação.

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/senado-aprova-marco-civil-da-internet.html

     

     

  • A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmica. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

    Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado.

    A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuiu para esse crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.

    Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click.

    A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. 

    Fonte: Estratégia Concursos