SóProvas



Prova FEPESE - 2016 - CELESC - Assistente Administrativo


ID
2180578
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Milhões de transações financeiras, encomendas, vendas, compras, mensagens importantes, as fotos do casamento e declarações de amor são transportadas de um lado ao outro do mundo, graças à Internet. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade. Quem pode viver sem ela?

Analise as afirmações abaixo em relação ao tema.

1. A Internet surgiu nos Estados Unidos, no início da Primeira Guerra Mundial, e permaneceu secreta até a década de 50 do século passado, quando seu uso se disseminou por quase todo o mundo.

2. A Internet surgiu na segunda metade do século 20, para ser uma forma de comunicação das forças armadas norte-americanas.

3. A Internet das coisas é uma extraordinária revolução tecnológica. Visa conectar à rede mundial de computadores, equipamentos, meios de transporte e eletrodomésticos.

4. No Brasil, em 2014, o Marco Civil da Internet foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente da República.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A internet surgiu a partir de pesquisas militares na Guerra Fria, na década de 1960 (1969). 

  • ALTERNATIVA D

     

    2- COMENTÁRIOS: A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. http://www.suapesquisa.com/internet​ 

    [A AFIRMAÇÃO 2 JÁ MOSTRA QUE A AIRMAÇÃO I ESTÁ INCORRETA.] 

     

    3- COMENTÁRIOS: A maioria das comunicações tradicionais dos meios de comunicação (ou mídia), como telefone, música, cinema e televisão estão a ser remodeladas ou redefinidas pela internet, dando origem a novos serviços, como o protocolo de internet de voz (VoIP) e o protocolo de internet de televisão (IPTV). Jornais, livros e outras publicações impressas estão-se adaptando à tecnologia web ou têm sido reformulados para blogs e feeds. A internet permitiu e acelerou a criação de novas formas de interações humanas através de mensagens instantâneas, fóruns de discussão e redes sociais. O comércio on-line tem crescido tanto para grandes lojas de varejo quanto para pequenos artesãos e comerciantes. Business-to-business e serviços financeiros na internet afetam as cadeias de abastecimento por meio de indústrias inteiras. A essa agregação de funcionalidades por meio dum núcleo comum (Internet, no caso), tem-se usado chamar convergência tecnológica ou, simplesmente, quando não for ambíguo, convergência. https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet​

     

    4-COMENTÁRIOS: 

    Senado aprova Marco Civil da Internet

    Projeto já foi aprovado pela Câmara e seguirá para sanção presidencial.
    Governo barrou todas as mudanças propostas para acelerar a aprovação.

     

    O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país. O texto, que foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados, não sofreu alteração de conteúdo pelos senadores e seguirá agora para sanção da presidente da República.

    O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores, tramitou por menos de um mês no Senado. A pedido do Palácio do Planalto, os senadores aliados barraram as propostas de alteração sugeridas. Se isso ocorresse, o texto teria que retornar para análise dos deputados, o que adiaria a aprovação.

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/senado-aprova-marco-civil-da-internet.html

     

     

  • A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmica. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

    Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado.

    A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuiu para esse crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.

    Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click.

    A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. 

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
2180581
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a nação mais pobre das Américas:

Alternativas
Comentários
  • O Haiti é o país economicamente mais pobre das Américas, cerca de 60% da população é subnutrida e mais da metade vive com menos de 1 dólar por dia.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-haiti.htm

     

    R: Letra c)

    Bons estudos! ;)

  • Gana e Cingapura não estão no continente americano. 

    Cingapura está localizada na maior ilha de um arquipélago ao sul da península da Malásia, considerada como uma cidade-estado pouco maior que o Vaticano e Mônaco. O país ocupa um território entre a Malásia e a Indonésia, sendo que a maioria da população é de origem chinesa.

    País integrante da Comunidade Britânica (formada pelo Reino Unido e suas ex-colônias), Gana está localizada na África Ocidental. O país foi colônia britânica, sendo a primeira da África Ocidental, a tornar-se independente em 1957, reunindo os antigos territórios da Costa do Ouro e de Togolândia.
     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

  • AMÉRICA LATINA

    Saiba mais sobre o Haiti, o país mais pobre da América Latina.

     

    O Haiti foi a primeira república negra do mundo a declarar sua independência. O Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental, com 80% de sua população vivendo na pobreza, com menos de US$ 2 por dia. Dois terços dos haitianos dependem do setor agrícola e são vulneráveis aos danos ocasionados por desastres naturais, agravados pelo desmatamento.

    O setor de produção de roupas representa dois terços das exportações do Haiti para os Estados Unidos. Além disso, o Haiti sofre com uma grande inflação, possui uma infra-estrutura limitada e um severo déficit comercial. O governo haitiano depende de ajuda internacional para seu sustento fiscal.

    No ano de 2005, o Haiti pagou suas dívidas com o Banco Mundial, reforçando assim a possibilidade de investimentos com a organização. Acredita-se que o Haiti receba a liberação de sua dívida através da iniciativa para Países Pobres Altamente Endividados (HIPC, na sigla em inglês).

    Além disso, o governo enfrenta problemas com o tráfico de drogas. No Haiti, o narcotráfico corrompeu o sistema judicial e as forças policiais.

    O Brasil foi o responsável pela organização das forças de paz no Haiti. Atualmente há 1.266 militares brasileiros lá. O objetivo é colaborar na reconstrução física e institucional haitiana com apoio nas áreas de segurança, de engenharia e saúde.

     

    https://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/saiba-mais-sobre-o-haiti-o-pais-mais-pobre-da-america-latina,0c08be76fb2ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

  • Cingapura

  • c-

    haiti é um pais situada na ilha hispaniola nas antilhas maiores, situando-se ao oeste da ilha, enquanto q republica dominicana esta ao leste. sua capital é Port-au-prince. sua economia fraca ensejou situação politica de instabalidade e vários conflitos civis, resultando em mais de 3000000 hatianos terem emigrado desde 1990.


ID
2180584
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é produzida em usinas:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm

     

    R: letra b) Hidrelétricas

    Bons estudos! ;)

  • Energia Hidrelétrica

     

    A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. 

    O custo de investimento é bastante caro, por causa das obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste, por ser a mais industrializada é a que consome mais energia. 

    A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares. 

    O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. 
    Veja na tabela abaixo a repartição do potencial hidrelétrico, das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.

    A energia hidráulica suporta todas as necessidades brasileiras em relação à eletricidade, porém, para que isso ocorra de forma correta, deve haver novas construções de usinas. 

    Algumas causas da construção de usinas são a degradação ambiental e o espaço que emprega o lago artificial colocado pela construção da usina. Causando também a perda de solos agricultáveis, florestas, fauna e principalmente com a retirada de populações ribeirinhas, como na região da Amazônia, que foi preciso remover grupos de povos indígenas que viveram na região durante muitos anos.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm

     

    LETRA B

  • Resposta correta letra B

     No Brasil, a principal fonte de geração é a hidrelétrica (água corrente dos rios), que responde por 62% da capacidade instalada em operação no país, seguida das termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear), com 28%. O restante é proveniente de usinas eólicas (energia dos ventos) e importação da energia de outros países. Conforme site: http://www.aneel.gov.br


ID
2180587
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2015 o Brasil passou por uma preocupante crise energética que causou sérios prejuízos à economia nacional.

Escolha, entre os fatores abaixo, os que seriam causas dessa crise.

1. A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.

2. A dependência do país com relação às usinas hidrelétricas.

3. Baixos índices pluviométricos.

4. Aumento de consumo residencial de energia elétrica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • ‘Brasil enfrenta a pior crise energética da história’:

    "Quais são os motivos da crise energética?

    Três fatos explicam a crise. Primeiro, o governo baixou a tarifa no momento em que o custo crescia, incentivando o uso perdulário e criando um buraco enorme nas distribuidoras, que tiveram que ser socorridas com dinheiro do Tesouro Nacional. Segundo, o governo atrasou as obras de geração e transmissão e resolveu fazer leilões de energia, privilegiando preço baixo e não dando as taxas de retorno que o mercado pedia. Terceiro, houve o imponderável, a falta de chuva. O governo optou pelo populismo tarifário, pelo calendário eleitoral."

    http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2015/01/brasil-enfrenta-pior-crise-energetica-da-historia.html

  • ALTERNATIVA E

     

    O Brasil está enfrentando uma crise energética sem precedentes. A falta de investimento no setor, aliada ao aumento gradativo do consumo de energia elétrica – um apelo inerente ao tempos modernos – culminaram, este ano, no estabelecimento da crise que afeta a população, já sob efeito do racionamento imposto pelo Governo Federal. Desde de junho, todos os setores da sociedade brasileira vivem sob a meta da redução do consumo de energia elétrica, de cunho linear e obrigatório, sob pena de cortes do fornecimento e multas.

    Prevista e anunciada por diversos organismos da sociedade (institutos de análise econômico-social, especialistas, partidos políticos, parlamentares), especialmente nos últimos dois anos, a eminente crise energética, oficialmente, sempre foi negada pelo Governo. “Em 99, o Ministério das Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elaboraram um Plano Emergencial de Energia Elétrica, para enfrentar a prevista crise de 2001. Já constava naquele documento oficial a inevitável ameaça de racionamento para este ano”, disse o especialista em energia Adilson de Oliveira, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    A crise não surgiu por acaso e nem a causa pode ser resumida a só item. Esse processo tem como referência histórica a redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica; a dependência do país com relação às usinas hidrelétricas, responsáveis pela produção de quase a totalidade (mais de 90%) da energia consumida no território nacional; as transformações ambientais, incluindo os baixos índices pluviométricos, que produziram impactos negativos na matriz energética brasileira; aumento da demanda em razão do desenvolvimento de novos empreendimentos nos diferentes setores da economia (agricultura, indústria e serviços) associado a um aumento de consumo residencial de energia elétrica.

     

    CONTINUA EM: https://energiainteligenteufjf.com/2015/03/26/especial-a-crise-energetica-brasileira/

  • Caberia recurso contra essa questão, solicitando a alteração de gabarito.

  • conservação de energia elétrica. me chamou atenção

  • é óbvio que está alternativa esta "errada"

    1. A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.

    Concordar com isso é o mesmo que dizer que a CELESC não investi em  transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.

     

  • Alternativa D. A afirmativa 1 está errada. A transmissão e distribuição não sofreram redução de investimentos, basta observarmos os investimentos no programa luz para todos e na interligação do (SIN) do qual apenas Roraima não está interligado. Essa interligação ocorreu com grandes investimentos depois da crise de 2001, visto que a mesma teria menores proporções se na ocasião o sistema estivesse interligado. Portanto, não cabe recursos.


ID
2180590
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente o presidente do Supremo Tribunal Federal) determinou a suspensão da distribuição de um medicamento ao qual se atribuía a cura de numerosos casos de tumores malignos.

Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.

Alternativas
Comentários
  • A. Acresce-se: Trata-se da Suspensão de Tutela antecipada 828/STF:

     

    "[...]  Observe-se, assim, que esta Corte sempre se sensibilizou com a situação dos enfermos que batem às portas do Poder Judiciário, buscando a sua salvaguarda, pessoas sem meios para custear tratamento de saúde de alto custo, ainda que – e em caráter excepcional – os medicamentos não tenham registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. No caso de medicamento não registrado pela Anvisa, pontualmente, quando há comprovação de que é o único eficaz para debelar determinada enfermidade que coloca em risco a vida de paciente sem condições financeiras, entendo que o Estado tem a obrigação de custear o tratamento, se o uso desse medicamento for aprovado por entidade congênere à agência reguladora nacional. Ocorre que o caso dos autos não se assemelha com aqueles já examinados por esta Corte. Aqui estamos diante de uma situação nova, a saber, de uma substância química que ainda não teve o seu ciclo de estudos concluído. Não é um medicamento registrado em uma entidade congênere à Anvisa, já submetido a testes e a estudos antes de aprovar a sua distribuição e comercialização. Para tanto, deve ser observado que entre as políticas sociais para promoção da saúde encontra-se o sistema único de saúde (SUS), competindo a ele, por atribuição constitucional (art. 200, II, da CF), “executar as ações de vigilância sanitária”. [...]  No presente caso, a decisão que determina o fornecimento de substância que sequer foi alvo de investigações técnico-científicas submetidas aos protocolos legalmente exigidos – e que tampouco foi objeto de fiscalização das normas de vigilância sanitária – coloca em risco à saúde do indivíduo que a utilize. Nesse sentido, as informações trazidas pela requerente demonstram que a referida substância se encontra em estágio inicial de pesquisa, situação devidamente esclarecida em nota publicada pela FIOCRUZ: “Em função de informações equivocadas que estão circulando na imprensa, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarecem que o medicamento feito a partir da substância química fosfoetanolamina, apresentado como uma alternativa terapêutica para diversos tipos de neoplasias (câncer) por cientistas do Instituto de Química da Universidade de São Carlos (USP), ainda necessita de uma série de estudos para ser considerado eficaz ou seguro para o uso clínico. [...]."

  • Continuação:

     

    "[...]  Finalmente, registro, assim como já o fiz de saída, que fico extremamente tocado com a situação dos pacientes, acometidos pelos mais diversos tipos de câncer, que buscaram guarida no Poder Judiciário. A estes, o Estado não deve faltar. Os entes federados, responsáveis solidários na assistência à saúde, deverão cumprir o seu múnus constitucional de garantir plenamente o direito à saúde mediante políticas efetivas, tomando por norte a Constituição Federal e as leis do País. Isso posto, defiro em parte o pedido para suspender a execução da tutela antecipada concedida no Agravo de Instrumento 2242691-89.2015.8.26.0000, em trâmite perante a 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, assim como todas as decisões judiciais proferidas em âmbito nacional no mesmo sentido, indicadas ou não nos autos, que tenham determinado à Universidade de São Paulo o fornecimento da substância “fosfoetanolamina sintética” para tratamento de câncer, até os seus respectivos trânsitos em julgado, mantido, porém, o seu fornecimento, enquanto remanescer o estoque do referido composto, observada a primazia aos pedidos mais antigos. Concedo, ainda, de ofício, salvo conduto às autoridades universitárias contra as quais tenha sido expedido mandado de prisão por suposto descumprimento de ordem judicial. [...]."

  • STF determina a suspensão da “pílula do câncer” da USP

    O presidente do Supremo Tribunal determinou que a Universidade de São Paulo forneça a fosfoetanolamina somente até o fim do estoque

     

    Para o presidente do STF, a falta de estudos científicos sobre os efeitos da fosfoetanolamina sintética no corpo humano e o desvio de finalidade da instituição ao se comprometer com a distribuição do composto justifica a interrupção fornecimento pela USP depois que o estoque acabar. (Marcos Santos/USP/Divulgação/Divulgação)

     

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, determinou que a Universidade de São Paulo (USP) mantenha o fornecimento da pílula do câncer somente até o fim do estoque. Ou seja, quando a substância acabar, a instituição está autorizada a suspender a distribuição.

    Para Lewandowski, a falta de estudos científicos sobre os efeitos da fosfoetanolamina sintética no corpo humano e o desvio de finalidade da instituição ao se comprometer com a distribuição do composto justifica a interrupção fornecimento pela USP depois que o estoque acabar.

    “Atribuir a uma universidade pública a obrigação de fornecimento da substância a um número desconhecido de pessoas enfermas acaba por desviá-la das suas finalidades institucionais, nas quais, acredito, não consta a dispensação de medicamentos ou de substâncias para tratamento de saúde”, argumentou.

     

    ALTERNATIVA A

  • Acertei, mas achei essa questão coisada...

  • Deram a Resposta na letra D

     


ID
2180593
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

De acordo com a Resolução n° 414/2010, da ANEEL, o ressarcimento ao consumidor pelos danos elétricos em seus equipamentos deverá ser solicitado à distribuidora, a contar da data provável da ocorrência, no prazo de até:

Alternativas
Comentários
  • D.

     

    "[...] TJ-RS - Recurso Cível 71004898177 RS (TJ-RS). Data de publicação: 29/01/2015.​ Ementa: RECURSO INOMINADO. CONSUMIDOR. AÇÃO DE REPARAÇÃO DANOS MATERIAIS. QUEDA E OSCILAÇAO DE ENERGIA ELÉTRICA PROVOCOU AVARIA EM EQUIPAMENTO (FORNO). REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO EXTEMPORÂNEO NÃO AFASTA INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO JUDICIAL. DEVER DE INDENIZAR CARACTERIZADO. RECURSO DA PARTE AUTORA NÃO CONHECIDO. CONTAGEM DO PRAZO. INTEMPESTIVIDADE. SENTENÇA MANTIDA. Narrou o autor que houve queda e oscilações de energia elétrica no dia 06.11.2011 e ao retornar o forno utilizado em seu estabelecimento comercial, padaria, queimou. Acostou laudo técnico à fl. 07 dando conta da causa para a danificação do aparelho, o qual orçado em R$ 725,00, conforme documento de fl. 07. Recorreu a parte ré aduzindo ser incabível a indenização, porquanto o pedido do autor à empresa foi depois de decorridos 90 dias, dissonante ao artigo 204 da Resolução nº 414/2010 da ANEEL, bem como por ausente demonstração do nexo causal entre o fato e o dano. O referido prazo é para o requerimento administrativo, não podendo ser confundido com prazo do Código Civil , tampouco ser considerado requisito para interposição de pedido judicial. Por outro lado, a empresa ré não demonstrou nos termos do artigo 333 , inciso II , do CPC , que não deu causa ao dano provocado no aparelho. A tela de fl. 36 acostada pela recorrente apenas reproduz que no dia 06.11.2011 não houve solicitação quanto a ocorrências na referida unidade. Não afirma, tampouco comprova, que não houve algum tipo de incidente. Logo, caracterizado o dever de... indenizar. Não se conhece de recurso protocolado fora do prazo legal de 10 (dez) dias previsto no art. 42 da Lei nº. 9.099 /95 c/c Súmula 07 das Turmas Recursais Cíveis. Recebimento por AR válido. Intempestividade decretada. Assim, deve ser mantida a sentença recorrida por seus próprios fundamentos. RECURSO DA PARTE RÉ IMPROVIDO. NÃO CONHECIDO RECURSO DA PARTE AUTORA. UNÂNIME. (Recurso Cível Nº 71004898177, Primeira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Fabiana Zilles, Julgado em 27/01/2015) [...]."

  • Letra D) Seção ll, Art. 204 Res. Aneel - 414.2010

  • Art. 204. O consumidor tem até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à distribuidora, devendo fornecer, no mínimo, os seguintes elementos: I – data e horário prováveis da ocorrência do dano; II – informações que demonstrem que o solicitante é o titular da unidade consumidora, ou seu representante legal; III – relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico; e IV – descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como marca e modelo. “V – informação sobre o meio de comunicação de sua preferência, dentre os ofertados pela distribuidora.”


ID
2180596
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Conforme dispõe a Lei n° 9.427, de 26 de dezembro de 1996, são características institucionais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):

1. autarquia sob regime especial.

2. vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

3. sede e foro no Rio de Janeiro.

4. prazo de duração indeterminado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.427, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1996.

    Art. 1o É instituída a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal e prazo de duração indeterminado.

  • bastava saber que o item II estava errado


ID
2180599
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

De acordo com a Lei n° 9.074, de 7 de julho de 1995, que estabelece normas para outorga e prorrogação das concessões e permissões dos serviços de energia elétrica, serão objeto de concessão, mediante licitação:

1. o aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 8.000 kW e a implantação de usinas termelétricas de potência superior a 15.000 kW, destinados à execução de serviço público.

2. o aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 8.000 kW, destinados à produção independente de energia elétrica.

3. de uso de bem público, o aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 10.000 kW, destinados ao uso exclusivo de autoprodutor, resguardado direito adquirido relativo às concessões existentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva III REVOGADA!

    de UBP, o aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 50.000 kW (cinquenta mil quilowatts) destinados a uso exclusivo de autoprodutor, resguardado direito adquirido relativo às concessões existentes.

  • Nenhuma das alternativas,

    Art. 5º São objeto de concessão, mediante licitação:

    I - o aproveitamento de potenciais hidráulicos e a implantação de usinas termoelétricas de potência superior a 50.000 kW (cinquenta mil quilowatts) destinados a execução de serviço público; (Inciso com redação dada pela Lei nº 13.360, de 17/11/2016)

    II - o aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 50.000 kW (cinquenta mil quilowatts) destinados a produção independente de energia elétrica; (Inciso com redação dada pela Lei nº 13.360, de 17/11/2016)

    III - de UBP, o aproveitamento de potenciais hidráulicos de potência superior a 50.000 kW (cinquenta mil quilowatts) destinados a uso exclusivo de autoprodutor, resguardado direito adquirido relativo às concessões existentes. (Inciso com redação dada pela Lei nº 13.360, de 17/11/2016)

    Obs.: Art. 8º O aproveitamento de potenciais hidráulicos e a implantação de usinas termoelétricas de potência igual ou inferior a 5.000 kW (cinco mil quilowatts) estão dispensados de concessão, permissão ou autorização, devendo apenas ser comunicados ao poder concedente. (“Caput” do artigo com redação dada pela Lei nº 13.360, de 17/11/2016)

  • Questão desatualizada.


ID
2180602
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Nos termos da Resolução n° 414/2010, da ANEEL, classificam-se como serviços ou atividades essenciais, cuja interrupção coloque em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, aqueles desenvolvidos nas unidades consumidoras a seguir indicadas:

1. assistência médica e hospitalar.

2. funerários.

3. captação e tratamento de esgoto e de lixo.

4. indústria de gêneros alimentícios.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • C.

     

    Artigo 11 da Resolução: Importante saber, pois, direta ou indiretamente, a resolução elenca o que seja serviço público essencial:

     

    "[...] Do Serviço Essencial: Art. 11. São considerados serviços ou atividades essenciais aqueles cuja interrupção coloque em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população. Parágrafo único. Para fins de aplicação do disposto neste artigo, classificam-se como serviços ou atividades essenciais os desenvolvidos nas unidades consumidoras a seguir indicados: I – tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; II – assistência médica e hospitalar; III – unidades hospitalares, institutos médico-legais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue, centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas e soros antídotos; IV – funerários; V – unidade operacional de transporte coletivo; VI – captação e tratamento de esgoto e de lixo; VII – unidade operacional de serviço público de telecomunicações; VIII – guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; IX – processamento de dados ligados a serviços essenciais; X – centro de controle público de tráfego aéreo, marítimo e urbano; XI – instalações que atendam a sistema rodoferroviário e metroviário; 18 XII – unidade operacional de segurança pública, tais como, polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros; XIII – câmaras de compensação bancária e unidades do Banco Central do Brasil; e XIV – instalações de aduana. [...]."


ID
2180605
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Com base na Lei n° 9.427, de 1996, compete à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):

1. promover processos licitatórios para atendimento às necessidades do mercado.

2. zelar pelo cumprimento da legislação de defesa da concorrência, monitorando e acompanhando as práticas de mercado dos agentes do setor de energia elétrica.

3. aprovar as regras e os procedimentos de comercialização de energia elétrica, contratada de formas regulada e livre.

4. definir as tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição, sendo que as de transmissão devem ser baseadas nas seguintes diretrizes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Com base na Lei n° 9.427, de 1996, compete à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):

    Art. 2 A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL tem por finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as políticas e diretrizes do governo federal.

    (...)

    I - implementar as políticas e diretrizes do governo federal para a exploração da energia elétrica e o aproveitamento dos potenciais hidráulicos, expedindo os atos regulamentares necessários ao cumprimento das normas estabelecidas pela

    II - promover, mediante delegação, com base no plano de outorgas e diretrizes aprovadas pelo Poder Concedente, os procedimentos licitatórios para a contratação de concessionárias e permissionárias de serviço público para produção, transmissão e distribuição de energia elétrica e para a outorga de concessão para aproveitamento de potenciais hidráulicos; 

    (...)

    IV - gerir os contratos de concessão ou de permissão de serviços públicos de energia elétrica, de concessão de uso de bem público, bem como fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e a prestação dos serviços de energia elétrica;  

    V - dirimir, no âmbito administrativo, as divergências entre concessionárias, permissionárias, autorizadas, produtores independentes e autoprodutores, bem como entre esses agentes e seus consumidores;

    (...)

    IX - zelar pelo cumprimento da legislação de defesa da concorrência, monitorando e acompanhando as práticas de mercado dos agentes do setor de energia elétrica

    (...)

    XIV - aprovar as regras e os procedimentos de comercialização de energia elétrica, contratada de formas regulada e livre; 

    XV - promover processos licitatórios para atendimento às necessidades do mercado; 

    (...)

       

  • oi, alguém saberia dizer por que a afirmativa 4 está errada???? já que ela é literalmente o inciso XVIII do artigo das competências da ANEEL e foi incluída pela mesma lei que inclui o inciso XV (afirmativa 1), por exemplo.

  • Não entendi por quê a IV está errada. Redação da lei 9427:

    XVIII - definir as tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição, sendo que as de transmissão devem ser baseadas nas seguintes diretrizes:               

    OBS: De acordo com o gabarito da prova, disponibilizado aqui no QC, o gabarito foi alterado para a alternativa "A".

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/51213/fepese-2016-celesc-assistente-administrativo-gabarito.pdf?_ga=2.20024376.184731286.1556547406-1852081398.1539737345

    questão 10.

    Não sei se a redação escrita pela metade, sem as diretrizes, não invalidou o item.


ID
2180608
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Com base na Resolução Normativa n° 414, de 9 de setembro de 2010, da ANEEL, que estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada, a ligação da unidade consumidora ou adequação da ligação existente, para as unidades consumidoras do Grupo B, localizadas em área rural, deve ser efetuada no prazo máximo de:

Alternativas
Comentários
  • Dos Prazos de Ligação: Art. 31 da referida resolução:

     

    "[...] A ligação da unidade consumidora ou adequação da ligação existente deve ser efetuada de acordo com os prazos máximos a seguir fixados: (Redação dada pela REN ANEEL 670 de 14.07.2015) I – 2 (dois) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área urbana; II – 5 (cinco) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área rural; e III – 7 (sete) dias úteis para unidade consumidora do grupo A. Parágrafo único. Os prazos fixados neste artigo devem ser contados a partir da data da aprovação das instalações e do cumprimento das demais condições regulamentares pertinentes. [...]."

  • Complementando o comentário do colega Ricardo Abnara, é valido ressaltar que não se deve confundir os prazos da LIGAÇÃO com aqueles definidos para a RELIGAÇÃO NORMAL E DE URGÊNCIA para o grupo B, quais sejam conforme Resolução 414/2010:

    "[...] Art. 176.  A distribuidora deve restabelecer o forn ininterruptamente: I – 24 (vinte e quatro) horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área urbanaII – 48 (quarenta e oito) horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em  ecimento nos seguintes prazos, contados área rural;  III – 4 (quatro) horas, para religação de urgência de unidade consumidora localizada em área urbana; e IV – 8 (oito) horas, para religação de urgência de unidade consumidora localizada em área rural.[...]"

     

  • A ligação da unidade consumidora ou adequação da ligação existente deve ser efetuada de acordo com os prazos máximos a seguir fixados:

    dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área urbana;

     dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área rural;

     7 dias úteis para unidade consumidora do grupo A. 

    GABARITO LETRA C


ID
2180611
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Conforme definições previstas na Resolução n° 414/2010, da ANEEL, entende-se por “Grupo A” o grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão secundária, caracterizado pela tarifa binômia.

De acordo com a subdivisão do “Grupo A” estabelecida nesta Resolução, a tensão de fornecimento de 30 kV a 44 kV caracteriza qual subgrupo?

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Para os fins e efeitos desta Resolução, são adotadas as seguintes definições:

    (...)

    XXXVII – grupo A: grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão secundária, caracterizado pela tarifa binômia e subdividido nos seguintes subgrupos:

    a) subgrupo A1 – tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV;

    b) subgrupo A2 – tensão de fornecimento de 88 kV a 138 kV;

    c) subgrupo A3 – tensão de fornecimento de 69 kV;

    d) subgrupo A3a – tensão de fornecimento de 30 kV a 44 kV;

    e) subgrupo A4 – tensão de fornecimento de 2,3 kV a 25 kV; e

    f) subgrupo AS – tensão de fornecimento inferior a 2,3 kV, a partir de sistema subterrâneo de distribuição.


ID
2180614
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Conforme estabelece a Lei n° 9.427, de 1996, não constitui receita da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Alternativas
Comentários
  • O ICMS, receita derivada do Estado, é imposto que tem por fato gerador a circulação (jurídica/operacional) de mercadorias e de serviços; é espécie tributária de competência estadual, conforme a Constituição Federal. Portanto, direta e primeiramente a sua receita há de ser destinada aos estados e Distrito Federal, após o que lhe darão a devida destinação constitucional. Nesse sentido, incorreta a asserção "B", haja vista que os valores que sejam recolhidos, a título de ICMS, do contribuinte ou responsável, pelas empresas distribuidoras, deverão ser repassados aos estados federados ou Distrito Federal.

     

    Ademais:

     

    "[...] 

    STJ - CONFLITO DE COMPETENCIA. CC 136298 SP 2014/0251494-8 (STJ).

    Data de publicação: 20/04/2015.

    Ementa: PROCESSUAL PENAL. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. SONEGAÇÃO FISCAL. ICMSCOMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL PARA INSTITUIÇÃO. AUSÊNCIA DE OFENSA A BENS, SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO. CONFLITO CONHECIDO PARA DECLARAR A COMPETÊNCIA DO JUÍZO SUSCITADO. I - O tributo supostamente suprimido com a falsificação das notas fiscais foi o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS, cuja competência para instituição e exigência, nos termos do art. 155, inciso II, da Constituição Federal, é dos Estados e do Distrito Federal. II - Não há, portanto, ofensa a bens, serviços ou interesses da União a atrair a competência da Justiça Federal para apuração do feito. (Precedentes). Conflito conhecido para declarar a competência do Juízo de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Praia Grande/SP, ora suscitado [...]."

  • Art. 11. Constituem receitas da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL:

    I - recursos oriundos da cobrança da taxa de fiscalização sobre serviços de energia elétrica, instituída por esta Lei;

    II - recursos ordinários do Tesouro Nacional consignados no Orçamento Fiscal da União e em seus créditos adicionais, transferências e repasses que lhe forem conferidos;

    III - produto da venda de publicações, material técnico, dados e informações, inclusive para fins de licitação pública, de emolumentos administrativos e de taxas de inscrição em concurso público;

    IV - rendimentos de operações financeiras que realizar;

    V - recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas, públicos ou privados, nacionais ou internacionais;

    VI - doações, legados, subvenções e outros recursos que lhe forem destinados;

    VII - valores apurados na venda ou aluguel de bens móveis e imóveis de sua propriedade.


ID
2180617
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Com fundamento na Resolução n° 414/2010, a distribuidora deve disponibilizar atendimento telefônico com as seguintes características:

1. gratuidade para o solicitante, independente de a ligação provir de operadora de serviço telefônico fixo ou móvel.

2. atendimento até o quarto toque de chamada.

3. acesso em toda área de concessão ou permissão, incluindo os Municípios atendidos a título precário, segundo regulamentação.

4. estar disponível todos os dias, 24 horas por dia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 183. A distribuidora deve disponibilizar atendimento telefônico com as seguintes características:
    I – gratuidade para o solicitante, independente de a ligação provir de operadora de serviço telefônico fixo ou móvel;
    II – atendimento até o segundo toque de chamada;
    III – acesso em toda área de concessão ou permissão, incluindo os Municípios atendidos a título precário, segundo regulamentação; e
    IV – estar disponível todos os dias, 24 (vinte e quatro) horas por dia.


ID
2180620
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Conforme dispõe a Resolução n° 414/2010, da ANEEL, as informações solicitadas pelos consumidores devem ser prestadas pela distribuidora de forma imediata e as reclamações solucionadas, a contar da data de protocolo, em até:

Alternativas
Comentários
  • Art. 197. As informações solicitadas pelo consumidor devem ser prestadas de forma imediata e as reclamações solucionadas em até 5 (cinco) dias úteis a contar da data do protocolo, ressalvadas as condições específicas e os prazos de execução de cada situação, sempre que previstos em normas e regulamentos editados pelo Poder Concedente e pela ANEEL.


ID
2180623
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma empresa, a razão entre o número de homens e mulheres é 11/12.

Portanto a porcentagen de mulheres nessa empresa é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

    De uma maneira mais rápida e didática feremos o seguinte: 

     

    11/12 --> Vamos multiplicar por 100 o númerador e o denominador dessa fração para trabalharmos com números hipotéticos

    11 x 100 = 1100

    12 x 100 = 1200 

     

    Agora vamos calcular a porcentagem de mulheres: 

     

    2300 ------------ 100% 

    1200 ------------   x 

     

    2300x = 120000

    x = 52,1% aproximadamente 

  • 11/12

    11+ 12=  23 

     

     23-------100%

     12--------- x

       

       x= 52,17

     

  • H/M = 11/12 razão e proporção

    atribuir valores

    H + M = 100

    H = 11M/12

    11M/12 + M = 100

    M= 52,17

  •  A razão entre o número de homens e mulheres é 11/12:

     

    Seja a proporção dada: H / M = 11 / 12       ou, ainda,   H / 11 + M / 12      e a equação  H + M = 100%

     

    Considerando que o valor da igualdade anterior seja igual a “k” – constante de proporcionalidade – teremos:

     

    H / 11 + M / 12 = k     ----->   H = 11k, M = 12k

     

    Substituindo na equação:

     

    H + M = 100%

    11k + 12k = 100

    23k = 100

    k = 4,34

     

    Para os valores de “H” e “M”, temos:

     

    H = 11k  ----> H = 11*4,34 = 47,74

    M = 12k ----> M = 12*4,34 = 52,08

     

    Portanto a porcentagen de mulheres nessa empresa é:

     

    M = 52,08 (Maior que 52% e menor que 52,25%)

     

    Gabarito: b)

  • Resolvi assim: 

    Suponha uma razão qualquer, por exemplo, para facilitar, se fosse 3/7 a razão  entre o número de homens e mulheres, ou seja, em cada 10 elementos do conjunto, tivéssemos 3 homens e 7 mulheres, que cálculo faríamos para descobrir a porcentagem de mulheres, nesse exemplo?

    Apenas observando, fica óbvio que são 70%, ou seja, pegamos o 7 (quantidade que representa as mulheres) e dividimos pelo total considerado, ou seja, os 10 elementos (7/10).

    Agora, transportando para o exemplo da questão fica mais fácil: o cálculo a ser feito é pegarmos o total de mulheres (12) e dividirmos pelo total (23, que é a soma de 11 homens e 12 mulheres, numerador mais denominador).

    12/23 = 0,52173... = 52,173

     

    Resposta: letra b)  Maior que 52% e menor que 52,25%.

     

  • Tem 11 H para 12 M : então, proporcionalmente, são 12 M no universo de 23 pessoas, daí,

    12/23 = 0,521...= 52,1%

  • H/M/11/12        H+M/H=11+12/11      100/H=23/11      H=100*11/23=47.8%        M=100-47.8=52.2%

     

     

  • Razão de  H/M = 11/12

    Se a Empresa tem 120 mulheres e 110 homens = 230 funcionários

    230 ------- 100%

    120--------- X

    X= 120.100/230

    X= 52,17 % (mulheres)

    Gabarito: B

  • 12+11=23

    23-------100

    12-------x

    23.x=12.100

    1200/23

    52,17

  • sempre que tiver esses problemas de proporção pensar no todo.

     

    o todo é 12 + 11 = 23

     

    a cada 11 homens tem 12 mulheres na empresa = 23 funcionários

     

    se essa empresa tivesse 100 funcionário 12 / 23 seriam mulher, ou seja:

     

    (12 / 23 ) * 100 = 52,17

     

    gabarito letra b)

     

    Bons estudos galera

  • b-

    12 mulheres para 11 homens. 12+11=23

    ___________

    23__100%

    12__x

    23x=1200

    x=1200/23

    x=52.17

  • QUANDO ACRESCENTAMOS ZERO NESSE TIPO DE QUESTÃO FICA MAIS RÁPIDO PARA FAZER O CÁLCULO, POR

    CAUSA DA PORCENTAGEM PRINCIPALMENTE NO MOMENTO DE CORTAR OS ZERO E FICAR NO FORMATO DE PORCENTAGEM

    ________

    ENTÃO >> 11 X 10 >> 110

    ENTÃO 12 X 10 >> 120

    ________________________________AGORA BASTA FAZER AS CONTAS

    230 ------- 100%

    120--------- X

    X= 120.100/230

    X= 52,17 % (mulheres)

    Gabarito: B

  • Edmilson DA SILVA, você multiplica por 10 no início e depois corta um zero de cada lado da igualdade. Não achei que simplificou.

    11H e 12M = 23

    23-----100%

    12------X

    x=1200/23

    x=52,1...(dividindo manualmente ainda sobrou 17, mas uma casa após a vírgula já era suficiente para descobrir a alternativa.)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à razão (fração), à regra de 3 (três) e à porcentagem dos números.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Em uma empresa, a razão entre o número de homens e mulheres é 11/12.

    2) A partir da informação "1" acima, é possível concluir que, nessa empresa, a cada 23 (vinte e três) pessoas, 11 (onze) são homens e 12 (doze) são mulheres.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber a porcentagem de mulheres nessa empresa.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que, na citada empresa, a cada 23 (vinte e três) pessoas, 11 (onze) são homens e 12 (doze) são mulheres, para se descobrir a porcentagem de mulheres nessa empresa, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    23 pessoas ------ 100%

    12 mulheres -------- x%

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    23 * x = 12 * 100

    23x = 1.200

    x = 1.200/23

    x = 52,17% (aproximadamente).

    Logo, a porcentagem de mulheres nessa empresa corresponde a 52,17% (aproximadamente).

    Gabarito: letra "b".


ID
2180626
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João trabalha 5 dias e folga 1, enquanto Maria trabalha 3 dias e folga 1.

Se João e Maria folgam no mesmo dia, então quantos dias, no mínimo, passarão para que eles folguem no mesmo dia novamente?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CLÁSSICA DE MMC:

     

    joão 5+1= 6

     

    maria 3+1= 4

     

    mmc(6,4)

    6,4 | 2

    3,2 | 2

    3,1 | 3

    1,1 | MMC=2.2.3= 12 DIAS

     

    PORTANTO A PRÓXIMA VEZ QUE MARIA E JOÃO FOLGUEM NO MESMO DIA SÃO 12 DIAS DEPOIS.

  • Pessoas    -  Foga   -   Trabalha   Total

    João            1              5                6

    Maria           1              3                 4

     

    O mesmo dia que fogarão juntos novamente?

     

    João  6         -   12

    Maria 4  -  8   -   12

    OBS. O dia que os dois foram é 12.

     

    ou 

     

    M.M.C

    4, 6   /2

    2, 3   /2

    1, 3  /3

    1, 1

    2 x 2 x3= 12

     

    Gabarito: E

  • gabarito errado.

    Resposta certa letra d)

    Deveriam se encontrar com no mínimo de 15 dias, que seria na segunda feira, caso a primeira folga dos dois tenha ocorrido na segunda feira e assumindo que a semana de trabalho deles seja de segunda a sexta feira. 

    Podem fazer aí. Coloquem uma semana de segunda a sexta feira e contem os dias de trabalho dos dois, colocando suas folgas. Eles só voltam a folgar no mesmo dia quando joão trabalhar por 25 dias e Maria por 15. Se a primeira folga dos dois começar na segunda feira, então os dois só terão a folga no mesmo dia na outra segunda feira. 

     

  • o gabarito está certo, são 12 dias

    se eles folgam juntos numa segunda a próxima folga em comum será no sábado da outra semana.

     

     

     

  • Está certo é a letra c mesmo

    J= FTTTTTFTTTTTF= 12 DIAS

    M=FTTTFTTTFTTTF= 12 DIAS

    NA TERCEIRA FOLGA DELE E NA QUARTA FOLGA DELA

  • 6, 4 soma os dias de trabalho mais os de folga

    6, 4  /2

    3, 2 /2

    3, 1 /3

    1,1,         3x2x2=12 dias

  • soma 5+1 e igual a 6 .

    soma 3+1 e igual a 4 

    faz a fatoraçao de 6 ,4 /2

                                3,2/3

                                1,2/2

                                 1,1     so fazer o produto agora 2x3x2 e igual a 12 dias

  • GABARITO LETRA "C"

    Resolver com MMC.

    Quando o problema não falar que trabalham somente de segunda a sexta se deve presumir que trabalham em dias corridos. 

     

    João trabalha 5 dias e folga 1 = FOLGA a cada 6 dias

    Maria trabalha 3 dias e folga 1 = FOLGA a cada 4 dias

     

    MMC de 4,6 = 12

    Resposta: as folgas coincidirão a cada 12 dias

  • Gabarito C

     

    JOÃO   1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11- 12 - 13 - 14 - 15  (folga a cada 6 dias)

    MARIA 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11- 12 - 13 - 14 - 15  (folga a cada 4 dias)

     

    Tudo posso naquele que me fortalece!

  • Uma questão tão simples com tanto erro! Todo mundo caiu na pegadinha, inclusive eu.

    Basta ler o enunciado com atenção para perceber que os dias de folga de João e Maria devem ser contados, logo o M.M.C. deve ser de 6 e 4 e não de 5 e 3.

    Gab. C

  • nossa cai direitinho.... fui direto no 15

  • Questões de MMC são questões de ciclo. Algo que acontece de tanto em tanto tempo. 

    O ciclo do joão reinicia a cada 6 dias e o da Maria a cada 4. Por isso o mmc é entre 6,4.

    Questão boa.

  • GABARITO C

     

    Trabalha 5 e folga 1 ,                                trabalha 3 e folga 1

    ou seja, no sexto dia joão folga, e no quarto dia, maria folga

     

    6,4  | 2

    3,2  | 2

    3,1  | 3

    1     |                    (2²x3)= 12

  • Fiz no braço 

    J= 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12

    M= 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12

  • Por via das dúvidas, como é um período de tempo pequeno, da pra fazer na mão.

    Joao - Trabalha:5, Folga:6, Trabalha: 6+5=11, Folga: 12

    Maria - Trabalha:3, Folga:4, Trabalha: 4+3 =7, Folga:8, Trabalha: 8+3= 11, Folga:12

  • Caí como um patinho!

     

  • 3x5=15 

    e...

    ...ERRRRRRRROUUUUUUU!

    :( 

    segue o day...

  • Acerto as mais complexas e erro as mais fáceis.... segue o baile
  • fiz com MMC e me ferrei

  • 1 2 3 4 5 F 1 2 3 4 5 F

    1 2 3 F 1 2 3 F 1 2 3 F

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

    Resposta C

  • Eu ia pelo mmc, iria cair, mas ai resolvi fazer na mão para tirar a prova!

  • Método (A): Por se tratar de números pequenos, fazer na raça mesmo:

    João = 1' 2' 3' 4' 5' F' 1' 2' 3' 4' 5' ****F'****

    Maria = 1' 2' 3' F' 1' 2' 3' F' 1' 2' 3' ****F'****

    Logo, contando até o último F (folga), são 12 caracteres, logo:

    Resposta: C / 12 dias.

    Método (B): Usar o MMC para resolver.

    Como na questão fala "se João e Maria folgam no mesmo dia", logo, conta-se com o dia de folga, pois partimos da ideia de que hoje é o dia de folga para os dois simultaneamente, então, vamos descobrir o próximo, a contar de HOJE...

    Então temos:

    João: 5 + 1 = 6

    Maria: 3 + 1 = 4

    MMC (6,4)=12

    Resposta: C / 12 dias.


ID
2180629
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma excursão participam 120 homens e 160 mulheres. Em determinado momento é preciso dividir os participantes em grupos formados somente por homens ou somente por mulheres, de maneira que os grupos tenham o mesmo número de integrantes.

Neste caso, o número máximo de integrantes em um grupo é:

Alternativas
Comentários
  • é só dividir os dois números pelas alternativas, se o maior número der certo ok

    nesse caso 40 pessoas.

  • QUESTÃO CLÁSSICA DE MDC

     

    HOMENS: 120

     

    MULHERES: 160

     

    MDC(120,160)=

     

    120,160 | 2

    60,80     | 2

    30,40     | 2

    15,20    |2

    15,10    |2

    15,5      |3

    5,5        |5

    1,1        |MDC(120,160) = 2.2.2.5 = 40

     

    PORTANTO O NUMERO MÁXIMO QUE CADA GRUPO PODE TER É 40 PESSOAS.

  • Homens: 120

    Mulheres: 160

     

    Qual o maior divisor comum entre o dois.

    120 - 160

    120 -  160   / 40 =     3  -  4

     

    OBS. Portanto o maior divisor será a resposta.

     

     

    Gabarito E

  • 120, 160     2

    60,80          2

    30,40          2

    15, 20         5

    3,4----------  não há divisor comum entre esses números, então encerra.  2x2x2x5=40 

  • Bastou que eu verificasse a razão de homens para mulheres 120 : 160 e simplificasse para o menor valor possível (no caso 3/4). Daí é só pegar a quantidade de homens ou de mulheres e dividir pelo número simplificado;

    120         3 

    __     =   __     => 120/3 = 40 OU 160/4 = 40

    160         4

  • Questão de MDC

    160/120  resto 40

    120/40  resto 0 - 

     

    Mdc é 40

     

     

  • gab d

    questão nível juninho

    MDC de 120 e 160 = 2^3x5 = 40

  • Repare que nem MDC não é necessário fazer. A maior alternativa é "40", divido ambos por 40, deu certo? Sim. Pronto, acabou, próxima questão.

  • Questão fácil? Olha o cargo. Quem quer questões difícieis procura cargos de nível superior. Aqui tem pra todos os gostos!

  • RUSUMINDO TUDO ISSO, SEM MI MI MI, BASTA SUBTRAIR 160 - 120

  • MMC multiplica todos os fatores primos, já o MDC multiplica apenas os fatores primos que dividiram a linha inteira simultaneamente!

    120, 160 | 2*

    60, 80 | 2*

    30, 40 | 2*

    15, 20 | 2

    15, 10 | 2

    15, 5 | 3

    5, 5 | 5*

    1, 1

    2 x 2 x 2 x 5 = 40 MDC (máximo de integrantes em um grupo)!


    Alternativa "E"

  • e-

    se fosse 12 & 16, os mmcs em comum entre eles sao 4. para 120 & 160 -> 40. 

  • a questão fala em dividir em grupos, de mesmo tamanho, mesma características - só homens, só mulheres; logo, trata-se de MDC

    120, 160   2

    60,80         2

    30,40         2

    15, 20        5

    3, 4 : 2.2.2.5 = 40

    3 (grupos só de homens), 4 (mulheres)

    R= 40 integrantes.


ID
2180632
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa abastece 30 litros em seu carro e observa que o ponteiro do marcador do combustivel, que indicava ¼ antes do abastecimento, passou para 2/3.

Portanto a capacidade total do tanque, em litros, é:

Alternativas
Comentários
  • 30+x  ---- 2/3

     x   ------ 1/4

     

    7,5 + 0,25 x   = 0,666 x 

    7,5  =  0,416x

    x = 18

     

    30+18 = 48 

     

    48 ----- 2/3

    x  ------ 1  

     

    48 dividido por 2/3

     

    x = 72   

     

    resposta B

     

     

  • 1/4 representa 25%

    2/3 representa 66,3%

    30 litros acrescentado teve  um aumento de 41,3 %   (66,3 -25%= 41,3)

     

    30litros ----- 41,3%

      x      -----------100%

     

    3000/41,3

    x=72,6

     

    gab. b

  • 1/4*2/3
    2*4=3*1
    8*3=24*30
    72 litros Resposta B.

  • GABARITO - B


    Resolução:

     

    Situação inicial do tanque de combustível: 1/4 de sua capacidade total.
    Acrescendo 30 litros: passa de 1/4 a 2/3. Logo, 30 litros equivale à sua diferença:
    2/3 - 1/4 = 5/12 (30 L)

     

    ---

     

    x.5/12 = 30
    5x = 30.12
    5x = 360
    x = 360/5
    x = 72 

  • 1/4 + 30 = 2/3

    30= 2/3 - 1/4 

    30= 5/12 (multiplica em cruz)

    360 : 5 = 72

    Resposta B.

  • Capacidade do tanque = x

    1/4 do tanque = 1x/4 

    A pessoa acrescenta 30 L => 1x/4 + 30

    O ponteiro passou para 2/3 = 1x/4 + 30 = 2x/3

    Para encontrar a capacidade total (x), basta isolar a icógnita:

    30 = 2x/3 - 1x/4 => 2x/3 - 1x/4 = 30 (tirando o MMC)

    8x/12 - 3x/12 = 30 => 5x/12 = 30 => 5x = 360 =>

    x=360/5 -> x=72 L 

  • 1x + 30 = 2x

     4               3

     

    Tirar o MMC

     

    3x + 360 = 8x

    3x - 8x = -360

    -5x = -360

    x = 72

  • 1T/4 + 30 = 2T/3

     

    Gabarito B

  • fiz da seguinte maneira: 1/4= 25% do tanque 

    depois de abastecer 30 litros passou para 2/3 = 66,66% 

    30l corresponde a 66,66%-25%= 41,66%

     

    30l --------41,66%

    X ----------100%

    41,66x = 30x100

    x=3000/41,66

    72 litros 

     

  • 1/4x+30/1=2/3x >> MMC de (4,3 e 1) é 12 

    então dividimos 12 por todos denominadores e multiplicamos pelos numeradores 12:4*1= 3; 12:1*30=360; 12:3*2=8

    3x+360=8x

    360=8x-3x

    360/5=x

    x= 72

     

  • 30 + 1/4= 2/3
    MMC de 4,3 = 2.2.3 = 12
    3/12-8/12 = 5/12
    30. 5/12 (multiplica cruzado) = 360 / 5 = 72

  • 2/3-1/4= 5/12 (5/12 é a fração correspondente ao aumento após o abastecimento dos 30 litros)

    #logo, dividi 30/5 que dá 6 (6 é a fração correspondente a 1/12 avos)

    #agora é só multiplicar 6X12=72

    x=72 litros

  • matemática não é só calculo é mais interpretação

  • 2/3 é 1/4 + 30

    4/4 é o total do tanque, logo:

    2/3 x 4/4 = 8/12


    agora eu preciso ter um denominador de 1/4 igual a 12 que é o total do tanque

    como 4 para chegar em 12 é só multiplicar por 3, então eu multiplico por 3 tbm o numerador de 1/4

    1x3 = 3/12

    4x3


    sendo assim, 3/12 era o que o tanque já tinha, 8/12 é o que o tanque ficou com o acréscimo dos 30l, logo 5/12 é os 30l

    então basta dividir 30 por 5 = 6l


    6 x 12 = 72l

  • b-

    x/4+30=2x/3

    30=2x/3-x/4

    30=5x/12

    360=5x

    x=72

  • Questão perigosíssima pra quem foi fazer pelo jeito de regra de 3, porque se voce se esquecer de colocar o 0,66 na chave pra dividir com o 41 voce chega num resultado diferente, e foi o que eu fiz e errei


ID
2180635
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma empresa, os setores A e B fazem acordos diferentes relativos à carga horária semanal de trabalho. O setor A trabalha 38,5 horas por semana, enquanto o setor B trabalha 44,25 horas por semana.

Quantas horas o setor B trabalha a mais por semana do que o setor A?

Alternativas
Comentários
  • 1 hora  ----60min

    38,5  -------- x

     

    x = 2310 minutos

     

    1 hora ----- 60 min 

    44,25   ------- x

     

    x = 2655

     

    2655 -2310 minutos  =  345 minutos

     

  • B= 44,25

    A=38,50

    B-A = 44,25 - 38,50 = 5,75 horas

    5h x 60 min = 300 min

    0,75 h x 60 min = 45 min

    total = 300 min + 45 min = 345 min

  • 44,25 - 38,5 = 5,75h

     

    1h ----------  60 min

    5,75h ------- x min

     

    x = 60 x 5,75 

    x = 345 min

  • 44,25 -  38,5 = 5,75 (Horas de diferença) X 60 = 345 minutos. D)

  • O lance da questao é saber o que a fração representa para medidas de horas. Não são os minutos, mas quanto de 1h ela significa em 1 escala 1-10. 38.5h significa 38h + 30 min (em 1-10, 5 é 1/2). O resto é intuitivo: 

    38.5-> 2330 min

    44.25-> 2705 min 

    2705 - 2330 = 345min

  • A pergunta está mal elaborada... tsc tsc.
    Paulo Geovanny explicou perfeitamente.

  • 44,25 - 38,5 = 5,75    5h ---- 300min

     

    1h --- 60min

    0,75h --- x

    x= 45min      300 + 45: 345min

  • Mas a pergunta esta mal feita ^^ Quantas HORAS o setor A.... HORAS?  e porque a resposta esta em minutos? kkkkk 

  • Primeiros fazemos a subtração

         44,25

    -    38,5

    ___________

          5,75

     

    Agora basta pultiplicar por 60 minutos

     

    5,75 x 60 = 

    345 minutos

  • Carlos Albrecht, pqp, irmão, é pra ver se você sabe transformar em minutos as horas, cada um em.

  • Rafael Tizo, veio dar uma de estressadinho e falou besteira. Se o enunciado está perguntando "HORAS", as alternativas não podem vir em minutos. Apesar da resolução da questão não ser prejudicada por conta disso, o enunciado, se fosse bem elaborado, deveria constar "Quantos MINUTOS o setor B trabalha a mais por semana do que o setor A?". Ficou claro ou precisa desenhar?

  • Sem Fórmulas, apenas, por dedução lógica. Transforma para minutos e subtrai.

    38h,50 = 2.310 min
    44h,25 = 2.655 min
    subtrai    0,345 min

    Espero ter ajudado, bons estudos!

  • Dica multiplicaçaõo números decimais em https://www.youtube.com/watch?v=Mb13SzS9AVs

  • Essa pode ser deduzida por lógica:

    Transforma as horas para minutos e subtrai.

    38,50 = 2.310 min
    44,25 = 2.655 min
             = 0,345 min

  • 44,25-38,50=5,75 horas

    5 * 60 = 300
    0,75 * 60 = 45

    300+45 = 345 minutos.

    GABARITO -> [D]

  • Eu n entendi nada, Sigo tomando tijolada na cara.

  • RESOLUÇÃO:

                   O setor B trabalha a mais que o A o seguinte valor: 44,25 – 38,5 = 5,75 horas, ou seja, 5 horas inteiras, que correspondem a 300 minutos, somadas a 0,75 hora. Transformando em minutos, basta multiplicar por 60. Assim, obtemos 0,75 x 60 = 45 minutos. Ficamos, ao todo, com 345 minutos.

    Resposta: D


ID
2180638
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um concurso, a razão entre aprovados e reprovados é 2/11.

Se o total de pessoas que prestaram esse concurso é de 143, então o número de aprovados é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Simples

     

    2/11  vou somar e dividir por 143

     

    143 divivido 13 = 11

    11 x 2 = 22 aprovados

  • Partindo do principio que o numero de aprovado seja  "X"

    Então o número de reprovados será 143-X. Assim;


    X/(143-X) = 2/11      

    11X = 2(143-X)      

    11X = 286 – 2X

      2X + 11X = 286     

       13X = 286

           X = 286/13    

           X = 22

  • Num total de 13 (2+11), 2 são aprovados. E em 143?

    portanto 13 ------- 2

                143 --------- X

    X = (143 x 2)/ 13 

    X= 22

  • Proporção de aprovados por reprovados é de 2 para 11. A cada 11 reprovados, temos 2 aprovados.

    2+11=13 pessoas.

    143/13=11 gupos de aprovados e reprovados.

    Em cada um desss 11 gupos temos 2 aprovados e 11 reprovados.

    Logo, 11*2=22 é o número de aprovados. 

  • Questão de razão e proporção

     

    Em um concurso, a razão entre aprovados e reprovados é 2/11:

     

    Proporção: A / R = 2 / 11    ---->  A / 2 + R / 11 = k (constante de proporcionalidade)

     

    A = 2k, R = 11k

     

    Se o total de pessoas que prestaram esse concurso é de 143, então o número de aprovados é igual a:

     

    Equação: A + R = 143

     

    Substituindo na equação:

     

    A + R = 143

    2k + 11k = 143

    13k = 143

    k = 11

     

    A = 2k  ----> A = 2 * 11 = 22 aprovados

  • Melhor explicação foi desse cara: Rinaldo Garcia

  • simples 

    2/11 de 143

    2x11=22 aprovados...

  • Como é uma proporção isso quer dizer que se eu somar 2 com 11 vai me dá um resultado proporcional ao total (143), logo:

    2 + 11 = 13

     

    Agora uma regrinha de três simples

    2 --------- x

    13 ------- 143

     

    13x = 2 . 143

    x = 2 . 143 / 13

    x = 286 / 13

    x = 22

  • 143 total de pessoas , dividido pela soma da proporção, que é 13, dá resultado 11, multiplica pelo número de aprovados 2 = 22

    143/13 = 11

    11.2 =22

  • A= 2K

    R= 11 K

    T= 143

     

    2K+11K= 143 ------>  13K= 143----> k= 11

     

    Substituo o  11 no 2k=   2. k-----> 2.11= 22

  • 143       143                 
            =           143/13 = 11   Agora é só multiplica 11.2=22  Somando 22+121 têm que dar 143 aprovados, esse ultimo passo é a prova real
    2+11      13                                                         11.11=121                        de que a conta  está correta                                                                          

  • 143/13 = 11 x 2 = 22

  • Resolvi por regra de 3: 

    A cada 13 (11+2) pessoas, 2 são aprovadas, então a cada 143 pessoas, quantas são aprovadas?

    13  -  2           = 143 x 2= 286 / 13 = 22.

    143  - x

     

    Gabarito letra E.

  • e-

    ap:2

    rep:11

    total:13

    _________

    13___143

    2____x

    13x=286

    x=22

  • Como quase tudo na vida: regra de três.

    2------13

    x------143

    x=286/13

    x=22

  • Fazer uma tabelinha

    Apr 2 x11----------> 22

    Repr 11 x11------> 121

    total 13 x11------> 143

    143: 13= 11

    ou

    Aprov. 2------------- X

    Reprov. 11-----------

    total 13------------- 143

    13.X= 2.143

    x= 286/13= 22

    Aprendi com o prof. Altevir do Focus.

  • Resumindo

    para cada 11 reprovados temos 2 aprovados ou seja temos um grupo de 13 pessoas

    pensem como se fossem formados grupos com os participantes do concurso

    e fossem colocados 11 reprovados e 2 aprovados em cada grupo , aí teríamos 11 desses grupos

    O total do concurso 143/13=11 temos

    11 grupos dessas 13 pessoas,

    11 reprovados x 11 grupos = 121 pessoas

    2 aprovados x 11 grupos = 22 pessoas.


ID
2180641
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois amigos decidem fazer um investimento conjunto por um prazo determinado. Um investe R$ 9.000 e o outro R$ 16.000. Ao final do prazo estipulado obtêm um lucro de R$ 2.222 e decidem dividir o lucro de maneira proporcional ao investimento inicial de cada um.

Portanto o amigo que investiu a menor quantia obtém com o investimento um lucro:

Alternativas
Comentários
  • 9.000x + 16.000x = 2.222 

    25.000x= 2.222 
    x= 2.222/25.000 

    x= 0,0888 

     

    0,0888 x 9000 = 799,92 

    resposta D

     

  • Fiz da seguinte maneira:

     

    Amigo A investiu R$ 9.000,00

    Amigo B investiu R$ 16.000,00

    Total do investimento = R$ 25.000,00

     

    Amigo A investiu o equivalente a 36 % do total

    Amigo B investiu o equivalente a 64 % do total

     

    Lucro de R$ 2.222,00

     

    O amigo A que investiu a menor quantia terá que receber 36 % do lucro (R$ 2.222,00).

     

    O amigo A receberá R$ 799,92.

     

    Alternativa "D"

     

     

  • Só apanhei pra fazer essa divisão na mão, hellinha hellinha.

  • Gab. D

     

    Lucro R$ 2.222,00

    Investidor A = R$ 9000

    Investidor B = R$ 16000

    Divisão proporcional.

     

    1º - simplifica cortando os 3 zeros de cada valor (3 zeros de 9000, com os 3 zeros de 16000)

     

    Investidor A = 9k (a letra "k" é só p ajudar a variável)

    Investidor B = 16k

    # soma os dois valores = 25k

     

    25k = 2222

    k = 2222/25

    k = 88,88

     

    # investidor A = 88,88 x 9 

    Resp. 799,92

    "Maior que R$ 795 e menor que R$ 800."

     

    # investidor B = 88,88 x 16

    Resp. 1.422,08

     

    A soma de 1422,08 + 799,08 = 2.222,00

  • A/9 = B/16 => aplicando uma das propriedades das frações, tem-se  A+B/9+16 => A+B/25 Sabe-se que A+B é 2222. Logo, 2222/25 = 88,8

    A/9 = B/16 = 88,8    =>  A/9 = 88,8  =>  

    88,8 x 9 = 799,92 

    resposta D

     

     

  • Em questões de divisão diretamente proporcional, um modo simples é TODO/SOMA das partes =  2.222 /  9.000 + 16.000  = 0,0888 * a menor parte (9000) = 799,92.

  • Quase torrei minha cabeça pra descobrir que ao dividir 2222/25000 teria que levar em conta além das duas casas após a virgula (0,088) e não (0,08) que eu estava utilizando, porque usando só os dois digitos após a virgula o resultado fica 720 letra E e não 799 que é o correto.

  • Dica preciosíssima do Márcio Meireles: PRA FACILITAR, SEMPRE SIMPLIFICAR!!!

  • Fiz por Regra de três. e porcentagem

    25(total investido)--------------------------------100%

    9(contribuiçao de menor valor--------------------X

    25X=900

    X=36% = OU SEJA o menor valor tem 36% de participação, logo terá 36% do lucro.

    Agora vamos pegar o Lucro e dividir por 100% = 2.222 é so andar duas casas para esquerda e ficamos que cada por cento do lucro equivale a 22,22.

    Vamos agora multiplicar 22,22 por 36 que é a quantidade que pertence ao que contribuiu menos.

    22,22 x 36 = 799,92

    gabarito letra B

  • Amigo 1 : 9.000

    Amigo 2 : 16.000       

    9x + 16x = 2222

           25x = 2222

           x = 2222\25

           x = 88.88

    9 x 88.88 = 799

    16 x 88.88 = 1422,08

    RESPOSTA LETRA (D)

             

     

     

     

  • Glr bem simples:

    X=9000  Y=16000

    X+y=25000 

    Logo : simplifica  para deixar a conta mais fácil e faz logo a conta do que colaborou menos porque é o comando da questão 

    9/25 (×4)=36/100=36% 

    36/100 ×2222=79992/100=799,92

    Não precisei dividir nada!

  • VOU FAZER PELA    REGRA DA SOCIEDADE

    Amigo "A" investiu R$ 9.000,00  
    Amigo "B" investiu R$ 16.000,00
                    Total     R$ 25.000,00

    Lucro: R$ 2.222,00

    Ele quer saber do "A", então:

    A = 9.000 (valor do investimento)    X 2.222 (lucro)      =  19.998    =   799,90 (resultado final)
         25.0000 (Total dos investimentos dos dois amigos)     25.000



    Observação:: REGRA DA SOCIEDADE SÓ É POSSÍVEL APLICAR EM PROBLEMAS QUE SIMULAM SOCIEDADE. A QUANTIDADE DE PARTICIPANTES NÃO IMPORTA
         

  • Só consegui na calculadora..

  • simplifica: 9 + 16 = 25

    2222 / 25 = 88,88

    88,88 x 9 = 799,92

    Aquela questão que você pula pra responder no final.

  • LUCRO : 2222 DIVIDIDO PROPORCIONALMENTE ENTRE 9000 E 16000

    2222/9000+16000 = 2222/25000 = 0,08888

    PARTE DO AMIGO QUE INVESTIU MENOS : 9000 x ,08888 = 799,92

  • Divisão por partes proporcionais

    a/9000 + b/16000 = 2222/25000

    a/9000 = 2222/ 25000

    a= 2.222 x 9 /25 (simplificando) = (19995/25) + (3/25) = 3999/5 + 3/25 = 4000/5 - 1/5 + 3/25 = 800 - 0,2 + 0,12 = 199,92

  • 9k+16k=2.222
    25k=2.222
    k= 88,88

    O que investiu menos foi 9.000 (eu chamei ele de 9k), logo:
    9x88,88 = 799,92. 

    O que investiu mais foi 16.000 (eu chamei de 16k), logo:
    16x88,88 = 1.422,08.

  • 25 ----- 100%                36% de 2.222 = 798,00

    9 ------- x                       Logo letra D

    25x = 900

    x = 900/25

    x = 36%

  •  

    K = 2222 / 9 + 16

    K = 2222 / 25

    k = 88,88

     

    Amigo 1 = 9.K ==> 9 x 88,88 = 799,92

    Amigo 2 = 16.K  ==> 16 x 88,20 = 1422,08

  • Bendita regra de três.

  • A = 9000

    B = 16000

    TOTAL = 25000

    TIRA OS ZEROS PARA TRABALHAR

    25 = 100 

    9=X   

    900/25 = 36%

    A= INVESTIU 9000 EQUIVALE A 36% DO TOTAL, MULTIPLICA PELO LUCRO 2.222X 0,36 = 799,92

  • A=9.000        Total=25.000 para lucro de 2.222

    B= 16.000

    25.000-------------2.222

    9.000--------------- x

    25.000x=19.998.000

    x= 19.998.000/25.000

    x=799,92

     

  • 9 + 16 = 25 

    2.222 / 25 = 88,88

    88,88*9 = 799,92

    resposta : 

    d) Maior que R$ 795 e menor que R$ 800.

  • Errei pq inventei de arredondar pra ir mais rapido. A divisão dava 8,888 e arredondei pra 8,9%. No final a minha deu 801 kkk

    Fora q nem precisava fazer porcentagem. A resolução do Ivan Lacerda é a mais prática e rápida. 

  • Senhores, 

    Penso que seja mais prático e fácil aplicar a proporcão do percentual de particição sobre o total, ou seja, o menor cotista de 9.000 tem 36% sobre 25.000, de modo que se a divisão do lucro será proporcial, 36% de R$ 2.222,00= R$ 799,92, sem muito embrólio.

  • Não sabia que podia tirar os 3 zeros de "9000" e "16000". --'

  • d-

    é o mesmo que 16 & 9. as razoes sao: 9/25 & 16/25. o den. é 25 porque 9+16.

    ___________

    2222*9/25 ->19998/25=799.92


ID
2180644
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma fábrica de refrigerante, uma máquina enche 600 garrafas a cada 6 dias, funcionando 12 horas por dia.

Logo, quantas máquinas, funcionando 8 horas por dia, são necessárias para encher 16000 garrafas a cada 30 dias?

Alternativas
Comentários
  • vamos montar a tabela

     

    Nº de maquinas           nº garrafas       nº de dias       horas

    1                                     600                   6                     12

    x                                     16000              30                      8

     

     

    pergunta para incognita, quanto maior o número de maquinas ? maior o número de garrafas, quanto maior o número de maquinas ? menor o número de dias, quanto maior o número de maquinas? menor o número de horas 

     

    basta inverter a fração,(cuja seta está para baixo) que ocorre no caso de número de dias e número de horas

     

    então vai ficar 

    1/x =  600/16000 .  30/6 . 8/ 12  =   144000/1152000

    1 ------------------ 144000

    x  -----------------1152000

     

    multiplica em cruz, temos 1152000 dividido por 144000 = 8

     

     

    Resposta 8

  • Fiz da seguinte maneira:

     

    Primeiro tentei descobrir quantas garrafas são enchidas em uma hora por uma máquina.

     

    600 garrafas em 6 dias trabalhando por 12 horas

     

    100 garrafas por dia trabalhando por 12 horas

     

    100 dividido por 12 = 8,33 garrafas enchidas em uma hora.

     

    Diminuiu-se o números de horas para 8.

     

    Quantas garrafas serão enchidas por uma máquina trabalhando 8 horas por dia?

     

    8,33 x 8 = 66,64 garrafas

     

    Quantas garrafas serão enchidas por uma máquina trabalhando 8 horas por 30 dias?

     

    66,64 x 30 = 1999,2 garrafas

     

    Cada máquina faz 1999 garrafas a cada 30 dias trabalhando 8 horas por dia.

     

    Então precisa-se de 8 máquinas para encher 16.000 garrafas.

     

    Arrendonda-se para 2.000 garrafas multiplicado por 8 máquinas

     

    2.000 x 8 = 16.000 garrafas

     

    Alternativa "C"

  • 1 máquina enche 600 garrafas em 72 horas
    y máquina enche 16000 garrafas em 240 horas

     

    1 máquina enche 66 e 2/3 garrafas em 8 horas. 
    (600/9 = 66 e 2/3. E a divisão 72/9=8)

     

    1 máquina enche 2.000 garrafas em 30 dias, trabalhando 8 horas por dia
    (66 2/3 * 30 = 2000)

     

    8 máquinas enchem 16.000 garrafas em 30 dias, trabalhando 8 horas por dia

    (2000 * 8 = 16.000)

  •  Solução: montando a tabela, colocando em cada coluna as grandezas de mesma espécie e, em cada linha, as grandezas de espécies diferentes que se correspondem:

    1  —    600  —  6  —  12

     x  — 16000 —  30 —  8

     

    Identificação dos tipos de relação:
            Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (1ª coluna).

    ↓ 1

    ↓ x

     

    A seguir, devemos comparar cada grandeza com aquela onde está o x.

    Aumentando o número de garrafas, devemos aumentar o número de máquinas. Portanto a relação é diretamente proporcional (seta para baixo na 2ª coluna).

    Aumentando o número de dias, podemos diminuir o número de máquinas. Portanto a relação é inversamente proporcional (seta para cima na 3ª coluna).

    Aumentando o número de horas por dia, podemos diminuir o número de máquinas. Portanto a relação é inversamente proporcional (seta para cima na 4ª coluna). Devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões de acordo com o sentido das setas.

     

    Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

     1  =    600  x 30 x 8                           Obs:  (30/6 e 8/12 → termos foram invertidos. Setas contrárias)

    —        —        —    —

     x     16000     6    12

     

    1/x = 144000/1152000

    x = 8

     

     

  • Montar a Tabela

    M1        Produção     Dias      Horas

    1            600              6            8

    x            16000          30          12

    1/x = 6/160 (Corta os Zeros) x 30/6 x 8/12 (simplifica e elimina o 6) = 240/1920

    1/x=240/1920

    240x = 1920

    x=1920/240

    x= 8 Resposta.

  • Gente, tentem esse macete

                  processo                                 produtro

    HORAS.....DIAS....MAQUINAS        GARRAFAS

    12................6..............1                           600

    8.................30.............x                           16000

     

    Multiplica processo de cima ( 12 . 6 . 1) pelo produto de baixo ( 16000) = multiplique processo de baixo ( 8 . 30 . x) pelo produto de  cima ( 600)

    x= 8.

     

    Vi com um prof. e adorei esse macete. https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE  Vale a pena, sei que esse assunto é confuso.

    GABARITO ''C''

  • Eliel TRT, muito legal o vídeo indicado! Valeu!

  • Te amo Eliel TRT!!!! Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.........................

  • Passando tudo para hora fica mais facil. 

     6 dias, funcionando 12 horas por dia.= 72h

    8 horas por dia, cada 30 dias = 240h.

    Regra 3 (A medida usada é garrafas/hora).

    1___600/72

    x___16000/240

    600x/72 = 16000/240

    225x = 1800

    x=8

  • Sheila Concurseira

    Seu comentário foi perfeito! Obrigada

  • 600 * 6 * 12 = 1 

    1600 * 8 * 30 = X

     

    43200X = 384000

     

    X= 384000 / 43200

     

    X = 8,8888

  • Aprendi com esse metodo do prof. Dudan da Casa do concurseiro que não tem erro, não usa essas flexas.

    https://www.youtube.com/watch?v=daLAsOEUyWA

     

  • Obrigado, Ricardo S.F!

  • Fiz de outra maneira: 600 garrafas a cada 6 dias, funcionando 12 horas por dia. logo ela produz este montante em 72 horas trabalhadas.

    o problema pergunta se trabalhar 8 horas por dia durante 30 dias. Neste caso 240 horas trabalhas.

    Neste caso em 240 horas uma máquina produz 2000 garrafas. Logo para se produzir 16000 garrafas são necessárias 8 máquinas.

  • Faz a produção de 30 dias aí nem usa a coluna dias

    garrafas - horas/dia - máq

    3.000 - 12 - 1

    1.600 - 8 - x

    1/x = 8/12* 3.000/1.600

    cancela zeros, cancela 12 com 3, cancela 8 com 4, cancela 2 com 16

    1/x = 1/8

    x = 8 (letra c)

  • Achei mais fácil resolver fazendo uma regra de três desta forma:

    1 maq ----- 600 garrafas -----72 h (6 dias x 12 horas)

    x -----16000 garrafas----240 h (30 dias x 8 horas)

    (direta) (inverte)

    Ficando: (1/x)= (600/16000).(240/72) ------------->x=8

  • OPA PESSOAL, SOU AQUI DE NOVO PARA AJUDAR VOCES......VAMOS LÁ, AO INVÉS DE TRABALHARMOS COM NÚMEROS GRANDES A EXEMPLO DE 600 E 16000, VAMOS APLICAR AQUELA VELHA REGRINHA DE CORTAR OS "ZEROS" EM IGUAL SOU SEJA FICANDO ASSIM: 160 E 6 FORAM CORTADOS DOIS ZEROS DO 16000 E DOIS ZEROS DO 600.

    A CONTA TORNA-SE MUITO MAIS SIMPLES.

  • 6 dias x 12 h = 72h => Em 72h (01máq) enche 600 garrafas

    72 --- 600

    X --- 16000

    X = 1920 h necessárias para uma máquina encher 16000 garrafas.

    8h x 30 dias = 240h

    Logo: 1920 / 240 = 8 máqiunas necessárias

  • Resolução da questão aqui:

    https://youtu.be/-THp5JmmSO8

    Canal Professor em Casa no YouTube


ID
2180647
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um capital é aplicado a taxa de juros simples mensal de 0,5%. Após 8 meses o capital rende R$ 66,40.

Portanto o capital incial aplicado é:

Alternativas
Comentários
  • C= ?

    i = 0,5 % (dividir por 100 pra tirar da %)   = 0,05

    t = 8 meses

    j = 66,40

     

    só jogar na formula   

    J = C . I . T

    66,40 = c . 0,05 . 8 

     

    CAPITAL = 1660 

     

    Resposta A

  • Na verdade fica 0,005 a taxa.

     

  • Fórmula: C/100 = J/i*n

    C/100 = 66,40/0,5*8

    C=6640 / 4

    C = 1660

     

  • J = C x i x t                Dados: {  J = 66,4   ;  i = 0,5 % a.m. = 0,5 / 100 = 0,005   ;  t = 8 meses }

    66,4 = C x 0,005 x 8

    66,4 = C x 5/1000 x 8

    5 x 8 x C = 66,4 x 1000

    C = 66,4 x 1000 / 40

    C = 66,4 x 100 / 4

    C = 6640 / 4 

    C = 1660

     

    Numa folha de papel, mostrando as simplificações, etc, seria muito mais fácil de apresentar a solução...

  • Fiz sem Fórmula...
    0,5% ao mês em 8 meses = 4%

    4%  -  66,40
    100%  -  X

    4X = 6640

    X = 1660

     

  • Fórmula de juros simples

    J = C x I x T onde:

    J= juros obtidos

    C = Capital Inicial

    I = taxa de juros (interest rate) x 100 (%)

    T = tempo (do investimento)

    Nesse caso queremos saber o Capital Inicial, então:

    C = J logo: C = 66,40 => 6640 = 1660

    I x T 0,005 x 8 4


ID
2180650
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um colégio os alunos irão eleger o diretor, vice-diretor e tesoureiro entre os 20 professores do colégio.

De quantas maneiras esta escolha pode ser feita?

Alternativas
Comentários
  • Bom, tenho 3 cargos, entre 20 professores.

     

    20 x 19 x 18 =  6840

  • PARECE QUESTÃO DE COMBINAÇÃO

    MAS COMO PODE-SE OBSERVAR A ORDEM IMPORTA

    ABRAÇOS

    FIQUEM COM DEUS

  • Gabarito: Letra B

    1) O texto da questão: "os alunos irão eleger o diretor, vice-diretor e tesoureiro entre os 20 professores do colégio", de posse das informações ele precisar escolher 3 professores para assumirem cargos distintos, dentro de um universo de 20.


    2) Com isso posso afiirmar que:
    - Cargo de diretor terei 20 possibilidades

    - Cargo de vice-diretor terei 19 possibilidades 

    - Cargo de tesoureiro terei 18 possibilidades


    Logo: 20x19x18 = 6840 possibilidades de combinação (Letra B)


    FORÇA E HONRA.

  • Princípio Fundamental da Contagem:

     

    20 x 19 x 18 = 380 x 18 = 6.840

  • A20,3 = 20!/17! 20x19x18,17!/17! , cancelando 17! no numerador e denominador , tem-se 20x19x18 = 6840 !!

  • A ordem importa? Sim, arranjo
    A ordem importa? Não, combinação

  • MAMÃO, 20 X 19 X 18 = 6840.

  • Em um colégio os alunos irão eleger o diretor (20) , vice-diretor (19) e tesoureiro (18)

    entre os 20 professores do colégio.

    escolher 3 pessoas de 20 

    20 x 19 x 18 = 6840

     

     

     

  • Em um colégio os alunos irão eleger o diretor, vice-diretor e tesoureiro entre os 20 professores do colégio.

    De quantas maneiras esta escolha pode ser feita?

    Vamos lá.

    Sempre que estiver informando  diferença no enunciado estão falando de uma questão de arranjo.

    Logo: 20 x 19 x 18 = 6840

  • A ordem importa?...            Arram = Arranjo

    A ordem importa?...           Não = Combinação

  • Fácil fácil 

  • Arranjo vs Combinação

    Arranjo: A função dos elementos é diferente. Ex em questões.: Diretor, Vice-diretor, Tesoureiro.

    Combinação: A função dos elementos é igual. Ex em questões.: Alunos, Empregados, Pessoas.

    - Na questão Q726881:

    1. O Grupo total (n) é 20 professores

    2. Os elementos/pedaço (p) são 3.

    3. A função dos elementos/pedaços são diferentes (Diretor, Vice-diretor, Tesoureiro).

    4. Portanto, Arranjo.

    5. A 20,3 = 20.19.18 = 6.840

    Gabarito: B

    obs.: Ensinamentos do Prof. Jhoni do Focus Concursos

     

     

  • b-

    20*19*18 = 6840


ID
2180653
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Analise as afirmativas feitas com base no texto.

1. A inteligência dos jogadores é quem decide o jogo.

2. Há no texto a comparação do campo com um quadro negro por ser este uma estratégia de pensar o jogo como algo que se consegue prever.

3. A hora do silêncio serve para o técnico planejar o futuro do jogo.

4. O planejamento tático de um jogo está sujeito a interferências do acaso.

5. A dinâmica do jogo é fruto de um planejamento tático.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 2. Há no texto a comparação do campo com um quadro negro por ser este uma estratégia de pensar o jogo como algo que se consegue prever.'' Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável''.

    4. O planejamento tático de um jogo está sujeito a interferências do acaso.

    ''Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável''.

    resposta letra: C

     

  • Não entendi porque a 3 e 5 estão erradas.Alguém ajuda?

  • Rosy St. boa noite!

     

    Porque a alternativa 3. "A hora do silêncio serve para o técnico planejar o futuro do jogo." está incorreta: A resposta encontra-se no próprio texto, veja atentamente: (...)Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável.
    Em nenhum momento o texto nos diz que a "hora do silêncio" serve justamente para o técnico prever o futuro do jogo e, sim para ele pensar no futebol como se fosse um "desenho" (diagramável). 

    A alternativa 5 está incorreta porque a "dinâmica do jogo" é a inimiga mortal de qualquer estrategista(técnico ou tático). 
    Outra resposta também está no texto: "O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo." 

  • A dinâmica do jogo é fruto de um planejamento tático?

    O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo(no próprio texto)

    A hora do silêncio serve para o técnico planejar o futuro do jogo?

    no minuto de silêncio o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável(não está planejando o futuro,apenas pensando o futebol como algo lógico).

  • VAMOS LÁ PESSOAL, FOCO NOS ESTUDOS:

     

    2. Há no texto a comparação do campo com um quadro negro por ser este uma estratégia de pensar o jogo como algo que se consegue prever.'' Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável''.

    4. O planejamento tático de um jogo está sujeito a interferências do acaso.

    ''Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável''.

    resposta letra: C

     


ID
2180656
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Considerando a correta acentuação gráfica de acordo com as novas regras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     b) As raízes do futebol remontam a séculos anteriores a este.

     c) O caráter de um homem é visivel a olhos nus.

     d) A tranqüilidade e a obediência eram os diferenciais daquele time.

     e) Não foi boa ideia planejar o jogo em uma tábua feito folhas de papéis.

  • Excelente. Apenas algumas ressalvas:

     

    c) Há erro também em não acentuar "visivel". Correto: visível.

    d) Conforme o Novo Acordo Ortográfico, o trema foi abolido.

  • Gab. A

     b) As raízes do futebol remontam a séculos anteriores a este.

     c) O caráter de um homem é visivel a olhos nus.

     d) A tranqüilidade e a obediência eram os diferenciais daquele time.

     e) Não foi boa ideia planejar o jogo em uma tábua feito folhas de papéis.

  • Gabarito: A

     

    a) São árduos os caminhos daqueles que têm vontade de vencer.

    b) As raízes do futebol remontam a séculos anteriores a este.

    c) O caráter de um homem é visível a olhos nus.

    d) A tranquilidade e a obediência eram os diferenciais daquele time.

    e) Não foi boa ideia planejar o jogo em uma tábua feito folhas de papéis.

  • Gabarito letra A.

  • ALTERNATIVA B

    RAÍZES

    RA - Í - ZES

    Acentuação gráfica do I - quando sozinhos na separação silábica - ACENTUA-SE. 

    ALTERNATIVA C

    VISÍVEL - PAROXÍTONA TERMINADA EM -L

    ALTERNATIVA D:

    TRANQUILIDADE - NÃO HÁ TREMA

    OBEDIÊNCIA - PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO

    ALTERNATIVA E:

    IDEIA - O ACENTO EM DITONGOS CRESCENTES EM PAROXÍTONAS NÃO EXISTE MAIS

    TÁBUA - PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO

    PAPÉIS - DITONGO ABERTO EM PALAVRA OXÍTONA - ACENTUA-SE

    BONS ESTUDOS! ;)

  • Só acrescentar um comentário em relação à palavra raízes, da letra 'b'.

    Pela nova regra não devem mais ser acentuados o “i” e “u” tônicos quando, DEPOIS DE DITONGO, formarem hiato. Assim, palavras como 'feiura', 'Sauipe' etc. não devem ser acentuadas.

    No entanto, o acento permanece se se tratar de “i” e “u” tônicos  que formarem hiatos NÃO ANTECEDIDOS DE DITONGO. Exemplos: juíza; ruído; graúna; saúde; saúva; raízes etc..
     

     

  • alternativa A correta  pois árduos e uma proparoxitona e todas são acentuadas sem exceção

    b errada pois  a palavra raízes e paroxitona terminada em e e recebe acento

    C está errada, tendo em vista que a palavra “visível” deve ser acentuada porque é uma paroxítona terminada em “l” e o monossílabo tônico “nus” não pode ser acentuado por terminar em “u”, seguido de “s”. Já a palavra “caráter” está corretamente acentuada por ser paroxítona terminada em “r”.

    d errada pois o trema era usado nos grupos que qui gue gui, e agora deixou de ser usado, exceto em nomes estrangeiros.

    e errada não se usa os acentos nos grupos ei e oi das paroxitonas

  • Gabarito letra A

    a) São árduos os caminhos daqueles que têm vontade de vencer.​

    São = monossílabo tônico terminado em " o "

    árduos = proparoxítona

    têm = está no plural, então leva acento " ^ "

  • São: monossílabo tônico terminado em O.

    Árduos: Proparoxítona (ár-du-os) - Todas as proparoxítonas são acentuadas.

    Têm: acento diferencial (terceira pessoa do PLURAL do verbo TER).

  • b) RAÍZES acentua pela regra do hiato tônico;

    c) NUS não acentua pois apenas as monissílabas terminadas em A/E/O recebem acento

    d) obediância - apenas não se acentam as paroxitonas terminadas em A/E/O/EM/ENS

    e) IDÉIA - não se acentam as paroxitonas terminadas em A/E/O/EM/ENS

  • No item D está desconsiderado pois também o usoo doo trema na palavra tranquilidade foi abolido

  • Gab. A

     

    Outro erro na opção "B", é a utilização de "...a séculos anteriores a este."

    # O correto é a grafia de "" do verbo haver, pois trata-se de tempo passado.

     

    Como se escreve tempo passado

    Quando se usa uma expressão para dizer que faz tempo que algo aconteceu, é normal que exista a dúvida se o correto é usar a preposição “a” ou o verbo “há”. Um exemplo é se escreve “há séculos” ou “a séculos”.

    Vale lembrar que ao se referir a tempo decorrido, o certo é usar o verbo haver. Já a preposição é usada se a ideia é marcar distanciamento no tempo ou no espaço, como na expressão “daqui a cinco anos, vou viajar para a Europa”.

    Um truque para saber quando usar a preposição ou o verbo é substituir, na frase, ambos pelo verbo fazer. Quando é possível realizar a substituição, quer dizer que o correto é usar “há”.

    Para exemplificar: ao invés de falar “há séculos que eu não vejo você”, é possível dizer “faz séculos que eu não vejo você”. Com essa alteração, o sentido continua o mesmo, mas não se pode fazer a mesma troca na frase onde existe a preposição “a”.

    Dessa forma, a oração ficaria sem sentido, isto é, “daqui faz cinco anos, vou viajar para a Europa”.

     

    Fonte: http://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-se-escreve-ha-seculos-ou-a-seculos-19205.html

  • Árduo é paroxítona terminada em ditongo!

  • Márcio,

    Seu comentário tá quase perfeito.

    Apenas não está correto quanto ao uso da preposição "a" antes de seculos, no item B. Da forma que se encontra está correto: devido a regência do verbo remonta. Assim como, se aplicar o verbo "faz", como você mencionou, fica sem sentido: As raizes do futebol remontam FAZ séculos anteriores a este.

    Remonta = ter origem remota em; data de...

    Retoma a um tempo. Não se refere a tempo decorrido

  • GABARITO LETRA A

     

    erros das outras letras:

    B) raÍzes 

    C) visÍvel ; nUs

    D) tranqUilidade ; obediÊncia

    e) idEia; tÁbua; papÉis.

     

  • Letra A!

    Raízes está errada, pois é hiato e leva acento;

    Visível está errada, pois é paroxítona terminada el L, portanto, leva acento;

    Tranquilidade está errada, pois o trema caiu;

    Ideia está errada, pois paróxitona com ditongos abertos não são mais acentuadas.  

     

  • Todas as correções corretas estão com Antonio Filho.

  • A Letra "a" contém um erro, não de acentuação.

     

    Mas "daqueles" não conjunga verbo. Deveria ser "de aqueles".

  • ARDUOS É PARÓXITONA. PORQUE TEM ACENTO

  • b) raízes

    c) Nus

    D) Obediência 

    e) ideia

  • pessoal, B, C, D e E estão erradas pq a A está certa

  • Há pessoas que parecem querer induzir as demais ao erro. Quanto comentário absurdo! Comenário correto com Antônio Filho. É o ÚNICO correto e completo.

  • A alternativa (A) é a correta, pois a palavra “árduos” é
    acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral. Além disso, o verbo
    “têm” apresenta acento diferencial, tendo em vista que se refere ao termo
    plural “daqueles”.
    A alternativa (B) está errada, pois a palavra “raízes” deve ser
    acentuada por possuir hiato.
    A alternativa (C) está errada, pois a palavra “visível” deve ser
    acentuada por ser paroxítona terminada em “l”, e a palavra “nus” não pode
    ser acentuada por ser monossílabo tônico terminado em “u”, seguido de “s”.
    A alternativa (D) está errada, pois o trema não deve ser mais
    empregado após a reforma ortográfica (“tranquilidade”). Além disso, a
    palavra “obediência” deve ser acentuada por ser paroxítona terminada em
    ditongo oral.
    A alternativa (E) está errada, pois “ideia” não recebe acento por ser uma paroxítona terminada em “a”; já “tábua” deve ser acentuada por ser
    paroxítona terminada em ditongo oral e “papéis” deve ser acentuada por ser
    oxítona terminada em ditongo aberto tônico “éi”, seguido de “s”.
    Gabarito: Auma paroxítona terminada em “a”; já “tábua” deve ser acentuada por ser
    paroxítona terminada em ditongo oral e “papéis” deve ser acentuada por ser
    oxítona terminada em ditongo aberto tônico “éi”, seguido de “s”.
    Gabarito: A

  • a-

    IDEIA NAO TEM MAIS ACENTO. assim como todas paroxítonas terminadas em 'a' e 'o'.

  • Paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas ( Regra muito cobrada)


ID
2180659
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Considerando a correta regência verbal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    a) Prefiro mais futebol a vôlei. (Essa é clássica, as bancas adoram)

    b) Motorista, obedeça à sinalização de trânsito

    c) http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/informar-requer-um-objeto-direto-e-um-indireto.jhtm

    e) Procederemos ao início do sorteio das vagas para o campeonato

  • Complementando: A opção "D" é a correta, pois o verbo lembrar e esquecer quando pronominais obrigatóriamente exigem a preposição "DE"; na ausência de pronome não será seguido de preposição 

    Ex.1: Esqueci-me do nome de sua namorada. / Esqueci o nome de sua namorada.
    Ex.2: Lembrei-me de que você me ofendera. / Lembrei que você me ofendera. 

     

  • Quanto à letra "d":

    Proceder: - Dicionário Houaiss

    Transitivo indireto
    1    ter como ponto de partida; vir, provir


    Então, entendo que deve ser "Procederemos ao início...
     

  • a) Prefiro futebol a volei;

    b) Motorista, obedeça à sinalização de trânsito;

    c) Na Celesc, informaram aos candidatos o próximo certame / Na Celesc, informaram os candidatos sobre o próximo certame;

    d) Correto: verbo pronominal - exige a preposição;

    e) Precederemos ao início do sorteio das vagas para o campeonato.

  • É SEMPRE VTDI:

    A)QUEM PREFERE, PREFERE ALGO, A ALGUMA COISA!!

    B) OBEDECER É VTI (ADMINITE VOZ PASSIVA)

    C) QUEM IMFORMAR, IMFORMA ALGUEM DE ALGUMA COISA!

    D) CERTO

    E) PROCEDER É VTI

  • É mesmo, Silvani Saalfeld.

     

    Também acredito que seja isso que você colocou. Já editei esse trecho do meu comentário anterior.

     

    Valeu.

  • claudia, vc está equivocada.

    informe-se mais sobre o verbo !

    o verbo obedecer é uma exceção à regra.

    DIGO ISTO COM BASE NA GRAMÁTICA!

    voz ativa: eu desobedeci ao homem.

    voz passiva: o homem foi desobedecido por mim.

    ATENÇÃO: CUIDADO COM A SIMPLES DECOREBA!!!!

     

  • "Obedecer" é um verbo que sempre se constrói com objeto indireto:

    Os filhos obedecem aos pais.

    Obedeça aos mandamentos.

    Obs.: Embora Transitivo Indireto, admite forma passiva:

    Os pais são obedecidos pelos filhos.

    O antônimo "Desobedecer" também segue a mesma regra.

    Mais informações sobre esse assunto acesse os cursos gratuitos

    http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6792

     

  • galera, tenho 02 vertentes com relação ao verbo OBEDECER para acrescentar em nossos estudos.

     

    PRIMEIRA; embora transitivo indireto, esse verbo admiti a voz passiva em virtude de seu antigo regime transitivo direto.

     

    SEGUNDA; obedeça a sinalização sem o sinal de crase também se encontra correta o que mudaria no caso de colocação de crase seria o sentido,vejamos.

     

    obedeça à sinalização (isto é, deve-se obedecer " determinada" sinalização).

    obedeça a sinalização (isto é, deve-se obedecer qualquer sinalização, substantivo empregado em sentido geral ou indeterminado).

     

    não se espantem, se algum dia se depararem no trânsito e estiver escrito, OBEDEÇA A SINALIZAÇÃO.

  • Não admitem transposição da voz ativa para a voz passiva os verbos: INTRANSITIVOS, TRANSITIVOS INDIRETOS E VERBOS DE LIGAÇÃO (ser,haver,parecer...).

     

    EXCEÇÃO: Os verbos OBEDECER e DESOBEDECER embora TRANSITIVOS INDIRETOS admitem a VOZ PASSIVA. [aula da Professora Maria Augusta -CERS]

  • Gabarito: Letra D.

    "Lembro-me das regras impostas a este setor."

    Quem lembra, lembra de algo, ou de alguém. Dessa maneira, o uso da preposição a está correto. 

  • O verbo INFORMAR é bitransitivo: "informaram OS candidatos (OD) sobre o próximo certame (OI).

  • Quem LEMBRA, LEMBRA ALGO

    Quem se LEMBRA, LEMBRA-SE DE ALGO

  • quem lembra, esquece - lembra ou esquece algo

     

    quem se lembra ou se esquece - se lembra ou se esquece de algo

     

    Ex.1: Esqueci-me do nome de sua namorada. / Esqueci o nome de sua namorada.
    Ex.2: Lembrei-me de que você me ofendera. / Lembrei que você me ofendera.

     

    Há um uso erudito desses verbos, que exige a "coisa" como sujeito e a "pessoa" como objeto indireto com a prep. "a":

    lembrar, no sentido de "vir à lembrança" e

    esquecer, no sentido de "cair no esquecimento".

     

    Lembraram-me os dias da infância = Os dias da infância vieram-me à lembrança.

    pronome = objeto indireto

     

    Esqueceram-me os passos daquela dança = Os passos daquela dança caíram no esquecimento.

    pronome = objeto indireto

     

     

    Custa-me crer     Custa-me a crer

    Custa-te crer          Custa-te a crer

    Custa-lhe crer       Custa-lhe a crer

    Custa-nos crer          Custa-nos a crer

    Custa-vos crer          Custa-vos a crer

     

     

    Preposições Essenciais

    A, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para com.

     

    Preposições Acidentais

    São aquelas que podem ligar termos de uma oração ou ter outras funções: conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, menos, salvo, segundo.

  • Questão D. Rumo à Polícia Civil de Santa caratarina ("a" com crase). Foco, fé e força.

  • Como a colega Elisabeth Maier disse: O verbo INFORMAR é bitransitivo: "informaram OS candidatos (OD) sobre o próximo certame (OI).

    Quem informa, informa algo (OD) a alguém (OI) OU informa alguém (OD) de algo (OI). O verbo transitivo direto indireto (VTDI) exige um OD e um OI.

    Vai Corinthians.

  • d-

    obedecer a algo
    lembrar algo. mas lembrar-SE DE ALGO

  • O verbo “preceder” é transitivo direto e significa “vir antes” quando dá ideia de posição (temporal ou espacial): Por exemplo: “O artigo precede o substantivo”; “O inverno precede a primavera”.

              No sentido de “ter prioridade”, “ter precedência”, “superar”, esse verbo é transitivo indireto, ou seja, rege complemento preposicionado. Assim, o correto é “Maria precede a João nos exames de anatomia”. 

    Devido à explicação acima essa questão não daria margem para recurso??? Agradeço quem possa responder.


ID
2180662
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Analise as frases e verifique os casos em que a crase na palavra destacada é obrigatória.

1. Dirigiu-se a quadra de esportes para praticar um pouco mais.

2. Vou a Florianópolis participar de um concurso.

3. Andei a pé dois quilômetros e meio.

4. Cheguei as dez horas em ponto.

5. Refiro-me aquele jogador que está de amarelo.

6. Não me referi a Vossa Senhoria, nem a qualquer pessoa.

Assinale a alternativa que indica somente as frases em que a crase é obrigatória.

Alternativas
Comentários
  • Gab B, 1,4 e 5

     

    mas não entendi pq a 5 está certa, jogador palavra masculina

  • No cado da 5: Vai pela regência do verbo, quem se refere se refere 'a' alguém, no caso "aquele jogador".

  • Helinha Helinha, vou tentar explicar a número 5.

     

    O verbo referir é regido pela preposição "a". Quem se refere, se refere a algo ou a alguem.

     

    No caso, a referência não é feita ao jogador, mas à palavra aquele. Veja:

     

    Refiro-me a o jogador  ----->  Refiro-me ao jogador.

     

    Refiro-me a aquele jogador -----> Refiro-me àquele jogador.

     

    O verbo referir está fazendo alusão à palavra "aquele". No caso, quem se refere, se refere "a aquele", ou "àquele".

     

    Espero ter ajudado.

  • André valeu, entendi sim! obrigada;

  • Não entendi a alternativa 4. É pela regência de chegar?? Não seria chegar em algum lugar??Como tbm chegar a algum lugar?

  • Gabarito: B

     

     

     

    Comentários

     

     

                   1. Dirigiu-se a quadra de esportes para praticar um pouco mais.

     

    Crase obrigatória, pois o verbo DIRIGIR é empregado como intransitivo, e quando indica lugar é regido da preposição a.

     

     

     

                   2. Vou a Florianópolis participar de um concurso.

     

    Sem crase. Não se usa crase quando: "Vou a Florianópolis. Volto de Florianópolis". Ou seja, se você vai a e volta da, crase há. Se você vai a e volta de, crase para quê?

     

     

     

                   3. Andei a pé dois quilômetros e meio.

     

    Sem crase. Não ocorre crase antes do substantivo, por ser um substantivo masculino.

     

     

     

                   4. Cheguei as dez horas em ponto.

     

    Crase obrigatória. Ocorre que para indicar uma hora específica utiliza-se crase. Regra prática: Substitua a hora por "meio-dia": se der "AO meio-dia", há crase; se não der, esqueça a crase.

     

     

    Exemplo: Cheguei ao meio-dia em ponto. Como encaixou perfeitamente, conclui-se que a crase é obrigatória.

     

     

     

                   5. Refiro-me aquele jogador que está de amarelo.

     

    Crase obrigatória. Na acepção de dizer respeito, o verbo referir é pronominal e transito indireto, isto é, rege a preposição a

     

     

    Exemplo: Refiro-me àquele jogador que está de amarelo.

     

     

                   6. Não me referi a Vossa Senhoria, nem a qualquer pessoa.

     

    Sem crase. O pronome de tratamento normalmente repele o uso do artigo. Por isso a regra é não usar o acento indicador da existência de crase antes de pronome de tratamento. 

  • O que acontece no item 5 é a fusão do "a" (preposição exigida pelo verbo referir) como o "a" de aquele (a + aquele = àquele). Espero ter ajudado.

  • Só para acrescentar- SEMPRE há crase antes de hora, salvo se houver preposição. Por exemplo :

    Chegou à uma hora

    Saiu às 8 horas.

    São locuções representadas por palavra feminina HORA. 

    Porém se vc tem : Está aguardando o médico DESDE AS TRÊS horas, não haverá crase .

    Retirado da Gramática da Adriana Figueiredo - 3ª ed. pág 308

  • Hora exata crase é mamata.

  • DICAS:

    PRONOME DE TRATAMENTO ( normal não vir com crase!)

    - VOU A FORTALEZA, VOLTO DE FORTALEZA. ( vou a, volto de)

    - VOU À FRANÇA, VOLTO DA FRANÇA. ( vou à, volto da)

     

     

    GABARITO ''B''

  • Um macete bem legal que uso quando aparece possibilidades de crase antes de pronomes demonstrativos - aquele, aquela e aquilo - sempre troco:

     aquilo por isso

    aquele por esse

    aquela por essa 

    Se aparecer a preposição (A) antes destes pronomes vai haver crase.

    Ex: Eu me referi (a isso) àquilo. (tem crsae)

    Ex: Vendi (esses) aqueles biscoitos. (o a não aparece - não tem crase)

     

     

  • 1. Dirigiu-se [a+a] a quadra de esportes para praticar um pouco mais. [há crase]

    2. Vou a Florianópolis participar de um concurso.

    3. Andei a pé dois quilômetros e meio.

    4. Cheguei as dez horas em ponto. [há crase]

    5. Refiro-me [a+a] aquele jogador que está de amarelo. [há crase]

    6. Não me referi a Vossa Senhoria, nem a qualquer pessoa.

  • Iniciei pelo mais facil:

    2. Vou a Florianópoli ....... . VOLTEI DE Florianóplois...... (não vai crase - elimino a alternativa C)

    3. Andei a pé (Pé é masculino, logo não leva crase - elimino alternativas A e D)

    Bem, só sobraram alternativas B e E.  Nas duas aparecem as frases 4 e 5. Logo estas estão corretas. Fica para analisar a 1 e a 6.

    Na alternativa 6 temos a palavrinha A VOSSA e pronome de tratamento não leva crase. Sobra assim alternativa "b" que é a correta.

    CONCURSO.   NÃO TEM QUEM NÃO PASSA.   TEM QUEM DESISTE !!!!

     

  • pronome tratamento = único que aceita crase é Senhora!

  • Segundo Prof. Adriano Paciello, os pronomes de tratamento que podem pedir acento grave são: Dona, Senhora e Senhorita.

     Ex: * Eu obedeço à dona.

          * Ele se referiu à senhorita.

          * Eu paguei à senhora.

     Fonte: GramáticacomHumor.

     

     

  • "diante de pronome de tratamento crase é um tormento" rsrs

    até

  • b-

    dirigir exige prep. 'a', o qual, + artigo 'a' = crase.

    'chegar' exige prep. 'a', o qual, + horas = crase.

    'referir' exige prep. 'a', o qual, + pronome aquele/aquela = crase.

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
2180665
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Observe as frases.

1. Menino, vá chamar o técnico!

2. O jogador, disse o treinador, não vai.

3. Ele, que é generoso vai nos ajudar.

4. Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio.

5. Treinou muito, mas não venceu a partida.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

     a) Em 1, a vírgula está sendo usada para separar vocativo.

     c) Em 3, o uso da vírgula está incorreto. Ele, que é generoso, vai nos ajudar.

     d) Em 4, o uso da vírgula está correto.

     e) Em 5, a vírgula é obrigatória.

  • E. conjunção "mas" com ideia de oposição torna a presença obrigatória da vírgula.

  • Gabarito: B.

    COMPLEMENTANDO

     a) Em 1, a vírgula está sendo usada para separar vocativo.

     b) Em 2, a vírgula está sendo usada para separar orações coordenadas assindeticas (pois uma não depende da outra para fazer sentido)

     c) Em 3, o uso da vírgula está incorreto. Ele, que é generoso, vai nos ajudar. (aqui as vírgulas separam o aposto que é um termos explicativo)

     d) Em 4, o uso da vírgula está incorreto Não se separa o sujeito do predicado.

     e) Em 5, a vírgula é obrigatória.(pois o mas é um conjução adversativa traz um fato de ideias opostas)

  • b. Em  2, a vírgula está sendo usada para separar oração intercalada. Oração intercalada é quando vem a fala do personagem e após ela é delimitada por vírgula dando espaço para o preenchiento com a fala do narrador/autor.

  • Permitam-me uma correção (não querendo ser chato):

    em d) Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio.

    A vírgula está emprega corretamente: separa uma oração subordinada adverbial condicional deslocada ("caso saia os jogadores e os demais").

    A pergunta é se falta uma vígula após jogadores. Não, é a resposta.

  • b

    A oração é intercalada porque contém verbo principal e sujeito próprios, servindo como um tipo de aposto para especificar informação da oração que a encapsula

  • 1. Menino, vá chamar o técnico! (Separa vocativo)

     

    2. O jogador, disse o treinador, não vai. (Separa oração interferente deslocada)

     

    3. Ele, que é generoso vai nos ajudar. (Separa sujeito de verbo - não pode -)

     

    4. Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio. (separa oração adverbial temporal deslocada)

     

                                             O recinto ficará vazio quando os jogadores e os demais sairem.

     

    5. Treinou muito, mas não venceu a partida. (separa oração coordenada adversativa)

     

  • A questão exige do candidato conhecimento de uso de vírgula. O enunciado pede para que associe o motivo do uso da vírgula com a alternativa correta.

    a) Em "1. Menino, vá chamar o técnico!", alternativa erra em afirmar que o uso está sendo feito por motivo de aposto. Está sendo usada para separar vocativo. INCORRETA.

    b) "2. O jogador, disse o treinador, não vai.", a alternativa justifica de forma correta o uso da vírgula, pois realmente temos a dupla vírgula separando uma oração intercalada. CORRETA.

    c) ".3. Ele, que é generoso vai nos ajudar.", o uso da vírgula não está corretamente empregada como afirma a questão, pois nas orações explicativas o uso correto é da dupla vírgula. Vejam a forma correta: Ele, que é generoso, vai nos ajudar.

    d) "4. Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio." Aqui temos uma vírgula separando obrigatoriamente uma oração adverbial reduzida de gerúndio. A alternativa erra ao dizer que a vírgula deveria estar após jogadores separando os sujeitos. INCORRETA.

    e) "5. Treinou muito, mas não venceu a partida.", o uso da vírgula não é opcional como afirma a questão, visto que temos uma conjunção coordenativa adversativa e nesse caso é obrigatório. INCORRETA.

    GABARITO B


ID
2180668
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Relacione as colunas.

Coluna 1 Palavras______

1. Cessão

2. Sessão

3. Tachar

4. Taxar

5. Flagrante

6. Fragrante

7. Acidente

8. Incidente


Coluna 2 Significado_______

( ) acontecimento casual

( ) episódio inconveniente, aventura

( ) doação

( ) intervalo de tempo que dura alguma coisa

( ) estipular, tarifar

( ) censurar, colocar defeito

( ) evidente

( ) perfumado

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (7) acontecimento casual (Acidente)

    (8) episódio inconveniente, aventura (Incidente)

    (1) doação (Cessão)

    (2) intervalo de tempo que dura alguma coisa (Sessão)

    (4) estipular, tarifar (Taxar)

    (3) censurar, colocar defeito (Tachar)

    (5) evidente (Flagrante)

    (6) perfumado(Fragrante)

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos

  • essa questoes são fácies de fazer mais da uma dor de cabeça kkk

  • Boa questao, esse tipo de questao eu acertando sei que nao sou doido hahaha

  • AContecimento casual..............acidente

    episódio INConveniENTE, aventura............incidente

    doaçÃO......cessão

     


ID
2180671
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Observe as frases retiradas do texto e os seus respectivos verbos sublinhados.

1. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

2. O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio.

3. Os times ficam perfilados…

4. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário.

5. Falava um jogo e o time jogava outro.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

     a) Em 1, não há verbos no pretérito perfeito.

     c) Em 3, o verbo ficar está conjugado no presente do modo indicativo.

     d) Em 4, os verbos sublinhados estão no pretérito perfeito, na terceira pessoa do singular.

     e) Em 5, os dois verbos estão no pretérito imperfeito do indicativo e se fossem colocados no plural, na terceira pessoa, teriam a seguinte forma: falavam e jogavam.

  •  1 verbo dizer - diziam está na 3º pessoa no plural do  pretérito imperfeito do indicativo 

     

        verbo ser- era está na 3 pessoa no sigular do pretérito imperfeito do indicativo 

     

                       eram está na 3º pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo 

     

    2 verbo ser - É está na 3º pessoa do singular do presente do indicativo   

     

    3 verbo ficar- ficam está na 3º pessoa no plural do presente do indicativo

     

    4 verbo ir - foi está na 3º pessoa do singular pretérito perfeito do indicativo

     

       verbo conseguir - conseguiu está na 3º pessoa do singular pretérito perfeito do indicativo 

     

    5 verbo jogar - jogavam está na 3 pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo 

     

       verbo falar - falavam- está na 3 pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo

     

    curiosidade: o verbo dizer, ser, ficar , ir , conseguir e jogar , são verbos irregulares, e o verbo falar é verbo regular 

  • a) No 1, todos são pretérito imperfeito do indicativo!

  • Indicativo: situação factual, fato certo, real. 

     

    Subjuntivo: situação hipotética, dúbia, possivel. 

     

    Imperativo: ordem, pedido, desejo. 

  • GABARITO: B

    Um colega do QC postou isso, e desde então consigo acertar boa parte das questão que envolvem esse assunto.

     

    Verbo no pretérito imperfeito do indicativo. Terminações: "ava" para verbo terminado em "ar" e "ia" para verbo terminado em "er" ou "ir".

    Exceções: ser (era); vir (vinha); ter (tinha); pôr (punha).

     

     

    BONS ESTUDOS.

  • Outra dica : 

    Pretérito imperfeito : tudo que é imperfeito merece um -VA -IA -NHA porque já ERA


ID
2180674
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que os parônimos estão usados corretamente.

Alternativas
Comentários
  • A) mau/bom (ERRADO)

    B) uso está invertido (ERRADO)

    C) uso está invertido (ERRADO)

    D) uso está invertido (ERRADO)

    E) Infringir é quando alguém transgride, viola, desrespeita uma lei. Infligir é quando uma pena ou castigo é aplicado, quando alguém ou algo sofre algum tipo de dano ou prejuízo. (CORRETO)

  • MAU = adjetivo. contrário ao que é bom.

    MAL = substantivo masculino. contrário ao bem.

    CONSERTO = restauração das funções normais de algo danificado.

    CONCERTO = show, recital.

    IMINENTE = imediato, que está prestes a acontecer.

    EMINENTE = excelente, que se sobressai pela superioridade; elevado.

    DESCRIÇÃO = representação pormenorizada de algo ou alguém.

    DISCRIÇÃO = qualidade de quem é discreto, de quem não quer chamar atenção; competência de quem sabe diferenciar o certo e o errado.

    INFRINGIR = desrespeitar; violar uma norma.

    INFLIGIR = atribuir, aplicar pena ou castigo; ocasionar prejuízo. 

    Fonte: Dicio

  • Se no teu edital tiver ''homônimas e parônimas'', pode apostar que ira cair essas palavras :

     

    INFLIGIR: pena aplicada ( so tem um N)

    INFRINGIR: transgredir ( tem 2 N)

    MAU ( adj. ) ( contrario de BOM) ( feminino MÁ)

    MAL ( adv. OU substantivo) ) ( contrario de BEM) 

     

    GABARITO ''E''

  • Outra coisinha, simples, mas eficiente...

    IMINENTE: próximo de ocorrer.

    EMINENTE: se refere a pessoa " pica das galaxias'' posto elevado..fodão.

     

    ''Eu sei que nosso amor é um caso proibido, as vezes temos que fingir que somos bons amigos... dentro do carro sempre um jeitimho de amar, nossa paixão pega fogo escondidinho'' - escondidinho ( maira e maraisa). Num sei por que vc leu isso, faz parte do assunto não hahah.. #descontrair.

     

  • Tamarrado!

  • Para associação: inFRingir x inFRação

  • MAU = adjetivo. contrário ao que é bom.

    MAL = substantivo masculino. contrário ao bem.

    CONSERTO = restauração das funções normais de algo danificado.

    CONCERTO = show, recital.

    IMINENTE = imediato, que está prestes a acontecer.

    EMINENTE = excelente, que se sobressai pela superioridade; elevado.

    DESCRIÇÃO = representação pormenorizada de algo ou alguém.

    DISCRIÇÃO = qualidade de quem é discreto, de quem não quer chamar atenção; competência de quem sabe diferenciar o certo e o errado.

    INFRINGIR = desrespeitar; violar uma norma.

    INFLIGIR = atribuir, aplicar pena ou castigo; ocasionar prejuízo. 

  • Uma dúvida, eu posso falar que MANGA (fruta) - MANGA (parte da roupa) são ao mesmo tempo exemplos de homonimos perfeitos e de polissemia?

  • PARÔNIMOS - palavras que apresentam grafia ou pronúncia parecida

  • Ewerton Vieira, nos casos apresentados por você, não ocorre a POLISSEMIA,

     

    Polissemia apresenta grafia e som igual, mas são empregados no sentido conotativo (figurado)

    Dizer: "Eu gosto de manga bem madura" OU "Eu gosto de blusa com mangas cumpridas", são casos clássicos de palavras Homônimas perfeitas, pois apresentam grafia e som iguais, empregados no sentido DENOTATIVO.

     

    Exemplo: "Hoje cedo eu fui ao banco sacar dinheiro" OU "Fiquei sentado, um bom tempo, no banco da praça" 

    # sentido denotativo das palavras.

     

  • Macete para nunca mais errar Concerto e Conserto.

     

    Concerto: apresentação pública de obras musicais.

     

    Lembre-se do posicionamento dos músicos de uma orquestra. Eles se posicionam em ''C''. 

  • Para gravar o infligir, pego o L da palavra e lembro de LEI, quem inflige, APLICA A LEI.

  • GAB. E

    Assinale a alternativa em que os parônimos estão usados corretamente.

     a)Fazes mau a mim porque és um homem mal. ERRADO

    CORRETO: Fazes mal(bem) a mim porque és um homem mau (bom). 

     b)O conserto não foi ao ar livre, pois o concerto dos instrumentos musicais não foi feito. ERRADO

    CORRETO: O concerto (sessão musical) não foi ao ar livre, pois o conserto (reparo) dos instrumentos musicais não foi feito.

     c)Retire a iminente autoridade do local, pois o perigo está eminente!ERRADO

    CORRETO: Retire a eminente (alguém) autoridade do local, pois o perigo está iminente(próximo)!

     d)Funcionário, aja com descrição e faça a discrição dos equipamentos que faltam em teu setor!ERRADO

    CORRETO: Funcionário, aja com discrição(discreto) e faça a descrição (descrever) dos equipamentos que faltam em teu setor!

     e) Ele infringiu a legislação e o guarda lhe infligiu uma multa. CORRETO

     

  • Concerto: lembre-se de Canção

  • Infringir é quando alguém transgride, viola, desrespeita uma lei.
    Infligir é quando uma pena ou castigo é aplicado, quando alguém ou algo sofre algum tipo de dano ou prejuízo.

  • MAU = Mau com "U" é contrario de bOm. Associe que o U é quase um O. É só lembrar que o U e o O são parecidos.

    MAL = Oposto de bEm. Associe que L e E são parecidos

    CONSERTO = conSerto com S de Serrote. Com serrote vc conserta as coisas

    CONCERTO = conCerto com C de canção.

    IMINENTE = Imediato

    EMINENTE = Emininte com E de Especial. Ou do cantor Eminem que foi um cara importante um dia.

    DESCRIÇÃO = com DE  de DEtalhes

    DISCRIÇÃO = com DI de DIsfarça (forçei, mas é o menlhor que pude ajeitar).

    INFRINGIR = de javem INFRAtor

    I

  • homônimos mesma grafia ou pronúncia, significados diferentes. e.g.: ceda, seda

    parônimos grafia ou pronúncia parecidos, significados distintos.  "descrição" e "discrição"

    infringir - violar

    inflingir - aplicar

  • achei a questão bem elaborada,quando não,contestamos,quando bem ...cabe reconhecer.

  • Letra E, porém verifica-se que a frase

    " O conserto não foi ao ar livre, pois o concerto dos instrumentos musicais não foi feito"

    Repare que a frase é totalmente plausível: alguém pode conSertar "arrumar" algum utensílio ao ar livre e um conCerto é feito com instrumentos musicais.

  • Apreçar: avaliar, pôr preço: O perito apreçou irrisoriamente o imóvel.
    Apressar: dar pressa a, acelerar

     

    Área: superfície delimitada, região.
    Ária: canto, melodia.

     

    Arrochar: apertar com arrocho, apertar muito.
    Arroxar: ou arroxear, roxear: tornar roxo.

     

    Augurar: prognosticar, prever, auspiciar: 
    Agourar: pressagiar, predizer:

     

    Avocar: atribuir-se, chamar:
    Evocar: lembrar, invocar:
    Invocar: pedir (a ajuda de); chamar; proferir:

     

    Caçar: perseguir, procurar, apanhar (geralmente animais).
    Cassar: tornar nulo ou sem efeito, suspender, invalidar.

     

    Carear: atrair, ganhar, granjear.
    Cariar: criar cárie.
    Carrear: conduzir em carro, carregar.

     

    Cavaleiro: que anda a cavalo, cavalariano.
    Cavalheiro: indivíduo distinto, gentil, nobre.

     

    Censo: alistamento, recenseamento, contagem.
    Senso: entendimento, juízo, tino.

     

    Cerrar: fechar, encerrar, unir, juntar.
    Serrar: cortar com serra, separar, dividir.

     

    Colidir: trombar, chocar; contrariar: 
    Coligir: colecionar, reunir, juntar: 

     

    Concelho: circunscrição administrativa ou município (em Portugal).
     

    Concerto: acerto, combinação, composição,
    Conserto: reparo, remendo, restauração (cp. consertar):

     

    Conje(c)tura: suspeita, hipótese, opinião.
    Conjuntura: acontecimento, situação, ocasião, circunstância.

     

    Contraversão: versão contrária, inversão.

    Coser: costurar, ligar, unir.
    Cozer: cozinhar, preparar.

     

    Costear: navegar junto à costa, contornar. 
    Custear: pagar o custo de, prover, subsidiar. 
    Custar: valer, necessitar, ser penoso

     

    Despercebido: que não se notou, 
    Desapercebido: desprevenido, desacautelado:

     

    Dessecar: secar bem, enxugar, tornar seco.
    Dissecar: analisar minuciosamente, dividir anatomicamente.

     

    Destratar: insultar, maltratar
    Distratar: desfazer um trato, anular.

     

    Distensão: ato ou efeito de distender, torção 
    Distinção: elegância, nobreza, boa educação:  portar-se com distinção.
    Dissensão: desavença, diferença de opiniões ou interesses: 

     

    Elidir: suprimir, eliminar.
    Ilidir: contestar, refutar, desmentir.

     

    Encrostar: criar crosta.
    Incrustar: cobrir de crosta, adornar, revestir, prender-se, arraigar-se.


    Intender: exercer vigilância, superintender.

    Espectador: aquele que assiste
    Expectador: que tem expectativa, 

     

    Esperto: inteligente, vivo, ativo.
    Experto: perito, especialista.

     

    Estrato: cada camada das rochas estratificadas.
    Extrato: coisa que se extraiu de outra; pagamento,

     

    Folhar: produzir folhas,  revestir lâminas.
    Folhear: percorrer as folhas de livro, cconsultar.

     

    Incerto: não certo, duvidoso, variável.
    Inserto: inserido.

     

    Incipiente: iniciante,
    Insipiente: ignorante, insensato.

     

    Incontinente: imoderado, descontrolado.
    Incontinenti: imediatamente,

     

    Lustre: brilho, glória, fama; abajur.
    Lustro: qüinqüênio; polimento.

     

    Intercessão: interceder.
    Interse(c)ção: ponto em que se encontram 

     


     

  •  

    Obcecação: obcecar, teimosia, cegueira.
    Obsessão: perseguição, idéia fixa.

     

    Paço: palácio real ou imperial; a corte.
    Passo: caminho, etapa.

    Pleito: questão em juízo, demanda, litígio, discussão:
    Preito: sujeição, respeito, homenagem:

    Pró (advérbio): em favor de, em defesa de. 

     

    Preeminente: que ocupa lugar elevado, nobre, distinto.
    Proeminente: alto, saliente, que se alteia acima do que o circunda.

     

    Preposição: ato de prepor, preferência; palavra invariável
    Proposição: ato de propor, proposta; máxima, sentença; asserção

     

    Presar: capturar, agarrar, apresar.
    Prezar: respeitar, estimar muito, acatar.

     

    Prescrever: fixar limites, ordenar de modo explícito, determinar; ficar sem efeito, anular-se
    Proscrever: abolir, extinguir, proibir, terminar; desterrar. 

     

    Ruço: grisalho, desbotado.
     

    Sanção: confirmação, aprovação; pena imposta pela lei ou por contrato para punir sua infração.
     

    Sobrescritar: endereçar, destinar,
    Subscritar: assinar, subscrever.

    Sortir: variar, combinar, misturar.
    Surtir: causar, originar, produzir (efeito)

     

    Tenção: intenção, plano (deriv.: tencionar); assunto, tema.
    Tensão: estado de tenso, rigidez (deriv.: tensionar); diferencial elétrico.

     

    Tráfego: trânsito de veículos, percurso, transporte.
    Tráfico: negócio ilícito, comércio, negociação.

     

    Trás: atrás, detrás, em seguida, após 
    Traz: 3a pessoa do singular do presente do indicativo do verbo trazer.

     

    Vestiário: guarda-roupa; local em que se trocam roupas.
    Vestuário: as roupas que se vestem, traje.

     

    Vultoso: de grande vulto, volumoso.
    Vultuoso (p. us.): atacado de vultuosidade (congestão da face).

  • GAB E

    O concerto não foi ao ar livre, pois o conserto dos instrumentos musicais não foi feito -- reescrevendo a frase da maneira correta 

  • Exceto na letra E, ouve trocas:

    a) Fazes mau (MAL) a mim porque és um homem mal (MAU).

    b) O conserto (CONCERTO) não foi ao ar livre, pois o concerto (CONSERTO) dos instrumentos musicais não foi feito.

    c) Retire a iminente (EMINENTE) autoridade do local, pois o perigo está eminente (IMINENTE)!

    d) Funcionário, aja com descrição (DISCRIÇÃO) e faça a discrição (DESCRIÇÃO) dos equipamentos que faltam em teu setor!

    e) Ele infringiu a legislação e o guarda lhe infligiu uma multa. OK!!!

  • Ele infringiu a legislação e o guarda lhe infligiu uma multa.

  • ConSerto lembra de Sapato

    MaU antônimo de bOm, apaga a parte superior do O e vira U

    MaL antônimo de bEm, apaga os taços no meio e na parte superior do E e vira L

  • a) MAL -> contrário de BEM // MAU -> contrário de BOM

     

    b) Concerto (apresentação musical) / Conserto (ato ou efeito de consertar, reparar)

     

    c) Eminente (que se destaca, notável) / Iminente (que está prestes a ocorrer, pendente)

     

    d) Descrição (ato de descrever) / Discrição (qualidade de quem é discreto)

     

    e) GABARITO Infligir (aplicar ou determinar uma punição) / Infringir (desobedecer, violar, transgredir)
     

  • Letras A e B não são parônimos, mas sim homófonos (som igual). Os parônimos possuem uma leve diferença ao serem pronunciadas (sorver, consumir - absorver/ absolver - inocentar, perdoar), coisa que nas palavras homófonas (conserto/ concerto) não ocorre. Com relação aos outros itens, eles já estão bem explicados aí.

    RESPOSTA E

  • ué, nao falta uma virgula na E ?


ID
2180677
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique qual a palavra, entre parênteses, adequada, observando a concordância verbal ou nominal.

1. Neste setor é (probido/proibida) a entrada.

2. Aquele jogador está (quite/quites) com seus credores.

3. (Haviam/Havia) meses que o time não ganhava uma partida.

4. (Deram/Deu) 10 horas o relógio da empresa.

5. (Fez/ Fizeram) dias quentes neste inverno.

6. Vossa Excelência não (deveis/devia) se preocupar com isso, agora.

Assinale a alternativa que indica corretamente as palavras adequadas.

Alternativas
Comentários
  •  

    proibida • quite • Havia • Deu • Fez • devia

  • Acredito que a questão não tenha gabarito, por conta do erro na conjugação do verbo ''dever".

     

    1 - A entrada é proibida.

    "Proibida" concorda com o sujeito feminino.

     

    2 - Aquele jogador está quite.

    "Quite" concorda com o sujeito singular.

     

    3 - Havia meses.

    "Haver" no sentido de tempo decorrido é impessoal e fica na 3ª pessoa do singular.

     

    4 - O relógio deu 10 horas.

    O verbo "dar" concorda com o sujeito "relógio".

    Se o numeral tivesse função sintática de sujeito, o verbo concordaria com ele e a frase seria "Deram 10 horas no relógio".

    Deram ----> verbo.

    10 horas -----> sujeito.

    no relógio -----> adjunto adverbial de lugar.

     

    5 - Fez dias quentes.

    O verbo "fazer" indicando a ocorrência de eventos climáticos, eventos da natureza, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular.

     

    6 - Deveis é forma verbal que se aplica no presente do indicativo para a 2ª pessoa do PLURAL. Logo, não é cabível para falar de "Vossa Excelência", já que se trata de pessoa no singular. Se fossem VOSSAS EXCELÊNCIAS, no plural, a questão estaria correta.

     

    Já a forma verbal "devia" é usada no PRETÉRITO IMPERFEITO e, portanto, não se aplica à frase, já que, no fim dela, como indicado, o tempo é o presente.

    Vossa Excelência não ____ se preocupar com isso, agora.

     

    A resposta seria a forma verbal "deves", usada para a 2ª pessoa do singular no presente do modo indicativo.

    Vossa Excelência não deves se preocupar com isso, agora.

  • gab é A 

     

  • Sobre o item seis, pronome de tratamento exige que verbos e nomes sejam empregados na terceira pessoa, por isso não tem como utilizarmos deves ou deveis, ambas as conjugações correspondem à segunda pessoa do singular e plural, respectivamente, do presente do indicativo. Portanto, o correto como alternativa é devia.

  • 1. Neste setor é (probido/proibida) a entrada.

    2. Aquele jogador está (quite/quites) com seus credores.

    3. (Haviam/Havia) meses que o time não ganhava uma partida. (sentido de tempo decorrido)

    4. (Deram/Deu) 10 horas o relógio da empresa. (o relógio - sujeito) / "O relógio da empresa deu 10 horas"

    5. (Fez/ Fizeram) dias quentes neste inverno. (indicando clima)

    6. Vossa Excelência não (deveis/devia) se preocupar com isso, agora. / Pronomes de tratamento exigem flexão verbal de pessoa e número na  pessoa (ele/ela - no singular ou eles/elas - no plural). Poderíamos aqui usar "deve" (Vossa Excelência não deve se preocupar com isso, agora)  no lugar de "devia", mas JAMAIS "deves".

  • 1. Neste setor é (probido/proibida) a entrada.    OBS.  O adjetivo Proibido tem que concorda com A Entrada, logo sera feminina, que é PROIBIDA

     

    2. Aquele jogador está (quite/quites) com seus credores.  OBS.  Quite está concordando com o jogador, logo será singular.

     

    3. (Haviam/Havia) meses que o time não ganhava uma partida.  OBS. Verbo HAVER no sentido de: existir, ocorrer e acontecer se´ra impessoal, logo não tem sujeito, portanto será singular.

     

    4. (Deram/Deu) 10 horas o relógio da empresa.  OBS. O verbo "DAR" no sentido de tempo decorrido 

     

    5. (Fez/ Fizeram) dias quentes neste inverno.  OBS. Verbo FAZER, no sentido de tempo decorrido, é impessoal, portanto não tem sujeito e ficará nosingular.

     

    6. Vossa Excelência não (deveis/devia) se preocupar com isso, agora.  OBS. O verbo neste caso concordará com "TU", portanto ficará no singular.

     

    Gabarito: A

  • As questões dessa banca me fazem lembrar meus tempos de ensino fundamental/primário.

  • Deu 10 horas o relógio da empresa.

    Outras possibilidades que estariam corretas:

    Deram 10 horas.

    O relógio da empresa deu 10 horas.

    Deram 10 horas no relógio da empresa.

    Mais explicações: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/deu-dez-horas-ou-deram-dez-horas-aprenda-como-fica-a-concordancia-verbal.htm

  • O verbo dar, com o sentido de bater, soar as horas, deve concordar com o número que estiver indicando a hora - que será, deste modo, o sujeito da oração.

    Exemplos:

    1.a) Deu uma hora. 

    1.b) Deram dez horas. 

     

    Contudo, se a palavra relógio, despertador ou algo semelhante aparecer na oração, é ela quem deverá ser o sujeito. Portanto, é com ela que a concordância se fará.

    2.a) O relógio deu duas horas. 

    obs: Não importando em que posição estiver o sujeito, a concordância sempre se fará com ele:   ( O relógio é o sujeito) 

    exemplo: Duas horas deu o relógio

     

     

    Observe, no entanto, que o exemplo a seguir é bem diferente:

    3.a) Deram duas horas no relógio da matriz.           "duas horas" é o sujeito       "no relógio" é um adjunto adverbial de lugar

  • a) varia: quando estiver acompanhado de determinante (sua) - ex: "Sua" entrada é proibida / é proibida "A" entrada | não varia: generalizado - Ex: é proibido entrada
    b) "quite" vaira com o sujeito - ex: Eu estou quite com você / Nós estamos quites com você
    c) "haver" - invariável 
    d) quando o relógio for o sujeito da frase, então os verbos dar, bater e soar ficarão no singular - ex: já deu 2 horas "o" relógio e ela não chegou | nos demais caso estes irão concordar com o numeral do sujeito - ex: já deram 2 horas e ela não chegou
    e) "fazer" neste caso é impessoal
    f) Vossa Excelência ( = Você)  não "devia" se preocupar com isso agora

  • LETRA A 

  • GABARITO A

     

    A chamada segunda pessoa indireta se manifesta quando utilizamos pronomes que, apesar de indicarem nosso interlocutor (portanto, a segunda pessoa), utilizam o verbo na terceira pessoa.​


ID
2180680
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em apenas uma das alternativas abaixo o pronome pessoal está corretamente empregado. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • EU PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR.

  • Gabarito B

    (Traga esse relatório para eu ler): "eu ler", o sujeito de "ler" é "eu", logo não se usa mim e ti no lugar de sujeito só "eu" e "tu", mesmo antes vindo, por exemplo, preposição "para".

     

  • a) Vou pôr ele a par do assunto. (Pronomes do caso reto não exercem função de objeto, certo seria: pô-lo).

    b)Traga esse relatório para eu ler.(Certa)

    c)Pega a bola e põe-a no local de chute a gol.(Estranho, mas o certo é: Põe-na)

    d)“Entre eu e tu nada mais pode haver”, disse aquele jovem.(Quando tem preposição, utiliza os pronomes do caso oblíquo tônico: Entre mim e ti.

    e)Quero, ainda hoje, falar consigo sobre seu projeto.(Consigo é pronome reflexivo, certo seria: falar com você)

  • http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php

    Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida.

    Por exemplo:

    fiz + o = fi-lo

    fazeis + o = fazei-lo

    dizer + a = dizê-la

    Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas.

    Por exemplo:

    viram + o: viram-no

    repõe + os = repõe-nos

    retém + a: retém-na

    tem + as = tem-nas 

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/para-mim-ou-para-eu.htm

    “para mim ou para eu”? Bom, o emprego de cada uma das expressões dependerá da situação de uso, pois ambas existem e estão corretas. Sendo assim, a expressão “para eu” deverá ser usada quando “eu” assumir a função de sujeito. Já a expressão “para mim” será empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto.

    Quando usar “para eu”:

    Preciso de férias para eu descansar. (certo)

    Preciso de férias para mim descansar. (errado)

    Faltam quinze dias para eu viajar. (certo)

    Faltam quinze dias para mim viajar. (errado)

     

    Dica importante: “Para eu” deve ser utilizado sempre que o sujeito for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação.

     

    Quando usar “para mim”:

    Você pode comprar o ingresso para mim? (certo)

    Você pode comprar o ingresso para eu? (errado)

    Aquele convite é para mim, não para você. (certo)

    Aquele convite é para eu, não para você. (errado)

     

    Dica importante: “Mim”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição, só será utilizado quando desempenhar a função de complemento em uma oração.

  • A) "Vou pô-lo a par do assunto"

     

    Geralmente, pronomes do caso reto (eu, tu, elx, nós, vós, elxs) funcionam como sujeito;

     

    A princípio, pronomes do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, consigo, o, a, lhe ...) funcionam como complementos.

     

     

    B) (gabarito) "Traga esse relatório para eu ler"

     

     

    C) "Pega a bola e põe-na no local de chute a gol"

     

    Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais (...)

     

    Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas.

     

     

    D) "Entre mim e ti nada mais pode haver”, disse aquele jovem"

     

    Os pronomes oblíquos tônicos são sempre precedidos por preposições.

     

    * mim, comigoti, contigoele, elanós, conoscovós, convoscoeles, elas.

     

    Não se pode usar preposição com os pronomes retos eu e tu (pronomes oblíquos correspondentes: mim e ti).

     

     

    E) "Quero, ainda hoje, falar com você sobre seu projeto."

     

    Consigo é um pronome reflexivo – significa com si mesmo - ou seja, é aplicado

     

    quando o sujeito e o objeto da oração são a mesma pessoa.

  • MIM não conjugar VERBO. 

     

    alternativa B

  • Lembrando

    Esteesta isto são usados para objetos que estão próximos do falante. 

    Ex: Este brinco na minha orelha é meu.

     

     

    Esseessaisso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala.

    Ex: Quando comprou esse brinco que está na sua orelha?

  • a..errado pronome LHE deve ser preferido sobre os pronomes retos.

    b. certo. É correto preposição antes de pronomes reto com função sintática de sujeito desde que

    seja proposto a verbo no infinitivo

    c.. errado verbo que tenha terminação nasal nesses usa os pronomes NA(S), NO(S).

    d..errado não é possível usar dois pronomes retos depois de uma preposição.

    e.. errado.. consigo= si. consigo dá ao verbo voz reflexiva

  • Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República;

    Vice-Presidente da República;

    Ministros de Estado;

    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;

    Oficiais-Generais das Forças Armadas;

    Embaixadores;

    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;

    Prefeitos Municipais.

    b) do Poder Legislativo:

    Deputados Federais e Senadores;

    Ministro do Tribunal de Contas da União;

    Deputados Estaduais e Distritais;

    Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;

    Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.

    c) do Poder Judiciário:

    Ministros dos Tribunais Superiores;

    Membros de Tribunais;

    Juízes;

    Auditores da Justiça Militar.

            O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

            As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador,

    Magnífico Reitor,
            (...)

            Os pronomes de tratamento para religiosos, de acordo com a hierarquia eclesiástica, são:

            Vossa Santidade, em comunicações dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente é:

            Santíssimo Padre,
            (...)

            Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima, em comunicações aos Cardeais. Corresponde-lhe o vocativo:

            Eminentíssimo Senhor Cardeal, ou

            Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal,
            (...)

            Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos e Bispos; Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos. Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.

  • a) pronomes pessoais:

     

            Ambíguo: O Ministro comunicou a seu secretariado que ele seria exonerado.

            Claro: O Ministro comunicou exoneração dele a seu secretariado.

     

            Ou então, caso o entendimento seja outro:

     

            Claro: O Ministro comunicou a seu secretariado a exoneração deste.

     

            b) pronomes possessivos e pronomes oblíquos:

     

            Ambíguo: O Deputado saudou o Presidente da República, em seu discurso, e solicitou sua intervenção no seu Estado, mas isso não o surpreendeu.

     

            Observe-se a multiplicidade de ambigüidade no exemplo acima, as quais tornam virtualmente inapreensível o sentido da frase.

     

    Claro: Em seu discurso o Deputado saudou o Presidente da República. No pronunciamento, solicitou a intervenção federal em seu Estado, o que não surpreendeu o Presidente da República.

     

    c) pronome relativo:

            Ambíguo: Roubaram a mesa do gabinete em que eu costumava trabalhar.

     

            Não fica claro se o pronome relativo da segunda oração se refere a mesa ou a gabinete, essa ambigüidade se deve ao pronome relativo que, sem marca de gênero. A solução é recorrer às formas o qual, a qual, os quais, as quais, que marcam gênero e número.

     

            Claro: Roubaram a mesa do gabinete no qual eu costumava trabalhar.

            Se o entendimento é outro, então:

     

            Claro: Roubaram a mesa do gabinete na qual eu costumava trabalhar.

            Há, ainda, outro tipo de ambigüidade, que decorre da dúvida sobre a que se refere a oração reduzida:

            AmbíguoSendo indisciplinado, o Chefe admoestou o funcionário.

     

            Para evitar o tipo de ambigüidade do exemplo acima, deve-se deixar claro qual o sujeito da oração reduzida.

     

            Claro: O Chefe admoestou o funcionário por ser este indisciplinado.

     

            AmbíguoDepois de examinar o paciente, uma senhora chamou o médico.

            Claro: Depois que o médico examinou o paciente, foi chamado por uma senhora

     

    As conjunções subordinativas unem duas orações de natureza diversa: a que é introduzida pela conjunção completa o sentido da oração principal ou lhe acrescenta uma determinação. 

     

            Substantivas: desempenham funções de substantivo, ou seja, sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo.

     

    Podem ser introduzidas pelas conjunções integrantes que, se, como;

    pelos pronomes relativos, que, quem, quantos; e

    pelos pronomes interrogativos quem, (oquequanto(a)(s), qual (is), como, onde, quando.

     

    Adjetivas: desempenham a função de adjetivo, restringindo o sentido do substantivo a que se referem, ou simplesmente lhe acrescentando outra característica.

    São introduzidas pelos pronomes relativos queo (aqualquemquantocujocomoondequando

     

    O verbo que tiver como sujeito o pronome relativo quem tanto pode ficar na terceira pessoa do singular, como concordar com a pessoa gramatical do antecedente a que se refere o pronome:

     

            Fui eu quem resolveu a questão.

            – ou:

            Fui eu quem resolvi a questão.

  • Será oportuno relembrar a posição das formas oblíquas átonas dentro do quadro geral dos pronomes pessoais:

    Retos:

    eu
    tu
    ele, ela
    nós
    vós
    eles, elas

     

    Oblíquos átonos:

    me
    te
    se, lhe, o, a
    nos
    vos
    se, lhes, os, as

     

     

    Oblíquos Tônicos:  sempre com preposição

    mim, comigo
    ti, contigo
    si, consigo
    conosco
    convosco
    si, consigo

     

           cada -  Este pronome indefinido deve ser usado em função adjetiva: 

    Quanto às famílias presentes, foi distribuída uma cesta básica a cada uma. Evite a construção coloquial foi distribuída uma cesta básica a cada.

     

     

    onde

            Como pronome relativo significa em que (lugar)A cidade onde nasceu.

    Evite, pois, construções como "a lei onde é fixada a pena" ou "o encontro onde o assunto foi tratado".

    Nesses casos, substitua onde por em que, na qual, no qual, nas quais, nos quais.

    O correto é, portanto: a lei na qual é fixada a pena, o encontro no qual (em que) o assunto foi tratado

  • c)Pega a bola e põe-a no local de chute a gol. verbos terminados com som nasal. põe na

  • Apesar de a letra B ser a certa, naquele caso não deveria ser escrito "esTe relatório", no lugar de "esse" já que a palavraa que se faz referência está logo depois?

  • os pronomes retos não podem vim preposicionados: entre EU e TU nunca va haver nada (construção equivocada)
    so podem vir precedidos de preposição se continuarem exercendo função de sujeito: entre EU sair e TU saíres, saio EU.



    A gramática para concursos públicos - fernando pestana 

  • a) Vou pôr ele a par do assunto. - Vou pô-lo a par do assunto.

    b) Traga esse relatório para eu ler.

    c) Pega a bola e põe-a no local de chute a gol. Pega a bola e põe-na no local de chute do gol.

    d) “Entre eu e tu nada mais pode haver”, disse aquele jovem. Entre mim e ti nada mais pode haver.

    e) Quero, ainda hoje, falar consigo sobre seu projeto. Quero, ainda hoje, falar com você sobre seu projeto.


ID
2180683
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) No atendimento ao público é aconselhável o uso de gírias.

( ) Ao telefone, deve-se atender identificando a empresa ou, caso já tenha passado por uma telefonista, é indicado identificar o departamento.

( ) A concordância nominal é desejável ao atendimento telefônico.

( ) A impressora e a copiadora de um departamento público não são passíveis de utilização para uso particular.

( ) O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc.

( ) O fac-símile é um aparelho obsoleto que era usado para o controle de entrada e saída dos funcionários.

( ) Ao realizar o atendimento público, a eficiência é algo necessário.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

     

    ----------------------------------

     

    ( F ) No atendimento ao público é aconselhável o uso de gírias.

     

    ( V ) Ao telefone, deve-se atender identificando a empresa ou, caso já tenha passado por uma telefonista, é indicado identificar o departamento.

     

    ( V ) A concordância nominal é desejável ao atendimento telefônico.

     

    ( V ) A impressora e a copiadora de um departamento público não são passíveis de utilização para uso particular.

     

    ( F ) O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc.

     

    ( F ) O fac-símile é um aparelho obsoleto que era usado para o controle de entrada e saída dos funcionários.

     

    ( V ) Ao realizar o atendimento público, a eficiência é algo necessário.

     

    ----------------------------------

  • O que é fac-simile ?

    reprodução exacta de uma assinatura, escrito ou estampa; 2 - cópia; 3 - imitação
    Do latim "fac-simile, "faz coisa semelhante"



    Ontem fiz um fac-símile da minha assinatura.

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/fac-s%C3%ADmile/

  • O fac-simile é uma reprodução exata de uma assinatura, escrita ou estampa.


    Simile tem a ver com similar.

  • "  O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc. "

    Tinha uns colegas no trabalho que levavam esse conceito (errado) muito a serio hahahaha.

  • bordar time de futebol no uniforme de trabalho é tenso ! kkkk


ID
2180686
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual é o nome do procedimento administrativo formal pelo qual o poder público adquire bens e serviços?

Alternativas
Comentários
  • Licitação é o procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta.

    LEI 8.666/93 - Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • GABARITO LETRA A

    LICITAÇÃO

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk ta de sacanagem FEPESE jurava que era pela OLX...

  • Essa foi de presente em! Hahaha

  • Que porcaria

  • O examinador estava de bom humor quando elaborou esta questão =) 

     

    Gabarito A

     

    Bons Estudos 

  • LICITAÇÃO.

  • É sério essa questão??

  • QUERO VER CAIR ASSIM NA MINHA PROVA.

  • Faltou botar uma alternativa ali:

    F) Beterraba

    Que viagem!!!

  • HUM... POSSO PENSAR?

  • Não acho legal menosprezar questões, porém essa é uma que não faz ninguém ser aprovado, todo mundo acerta.

    Pode ser que o avaliador coloque esse tipo de questão pra pessoa não zerar (quando se exige mínimo de pontos)

  • Gente,toda prova existe questao fácil e difícil ,entra quem nao erra a fácil e acerta a difícil ,simples assim!

  • Por um momento achei que era questão do INSTITUO AOCP


ID
2180689
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual dos termos abaixo denota discernimento e distinção, atribuída a indivíduos que têm a qualidade do cuidado em falar e agir?

Alternativas
Comentários
  • Tudo a ver com Arquivologia hein

  • AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA PAI ETERNO!

  • Questão classificada erroneamente. Vamos indicar no campo indicado como "classificação incorreta"

  • Acertei esta questão, mas não tem algo melhor pra ser avalido do concursando em vez de cobrar babozeira não? Pai eterno!!!!

  • loquaz

    adjetivo de dois gêneros

    1.que fala muito, que demonstra prazer em falar; verboso, falador.

    2.p.ext. que fala com eloquência, com facilidade; facundo, magníloquo.

    absentista

    adjetivo e substantivo de dois gêneros

    1.relativo a ou o que pratica ou segue o absentismo.

    2.que ou o que está ou costuma estar ausente

    indolente

    adjetivo de dois gêneros

    1.que não sente dor física.

    2.que não é doloroso; indolor.

    3.que ou aquele a quem nada afeta; insensível, indiferente.

    4.que ou aquele que manifesta pouca vitalidade, que age com lentidão; preguiçoso.

    5.que ou aquele que não se apura no que faz; descuidado, desleixado, negligente.

     

  • dis·cri·ção
    (latim discretio, -onis, separação, discernimento, distinção)

    substantivo feminino

    1. Qualidade de discreto (ex.: confio na sua discrição). ≠ INDISCRIÇÃO

    2. Qualidade de quem tem cuidado a falar e a agir. = .CIRCUNSPECÇÃO, RESERVA, SENSATEZ

    3. Segredo.

    4. Desejo de não dar nas vistas. = MODÉSTIA

    5. .Ato de discretear.

  • Loquaz - Que fala muito;

    Discrição - Não chamar a atenção;

    Simulado - Falso;

    Indolente - Não sente dor física;

    Absentista - Ausente

     

    Resposta da questão: Discrição


ID
2180692
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual nome é dado ao arquivo que possui “em seu conjunto, documentos que são consultados de modo frequente”?

Alternativas
Comentários
  • Estágio de Evolução

    Arquivos corrente: são aqueles em curso ou que mesmo sem a movimentação constituem objetos de consultas frequentes.

    Arquivos intermediários: são aqueles que não sendo de uso corrente nos orgãos produtores por razão de interesse administrativo aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Arquivos permanentes: documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • Arquivos correntes ou de primeira idade são aqueles que são objetos de frequentes consultas. São arquivos que devem permanecer próximos aos produtores e devem ser de fácil acesso.

  • ARQ. CORRENTES: os doc. da fase corrente possuem grande potencial de uso para a instituição produtora, e são utilizados para o cumprimento de suas atividades administrativas, como tomada de decisões,  Avaliação de Processos, Controle das Tarefas e etc.  As principais atividades desempenhadas nesta fase são: PROTOCOLO,  EXPEDIÇÃO, ARQUIVAMENTO, EMPRESTIMO, CONSULTA e DESTINAÇÃO.

  • Lei 8.159/91

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • Volátil kkkkkkk

  • Qual nome é dado ao arquivo que possui “em seu conjunto, documentos que são consultados de modo frequente”?

    c) Corrente

    obs: Correntes: aqueles em curso ou que, mesmo sem  movimentação constituam objeto de consultas frenquentes.

  • LETRA C CORRETA

    CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.


ID
2180695
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Concorrência, tomada de preço e convite são modalidades de:

Alternativas
Comentários
  • LEI 8666/93 - Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • Duas questões, para o mesmo cargo, com a mesma resposta:

    "Qual é o nome do procedimento administrativo formal pelo qual o poder público adquire bens e serviços?

    a)Licitação

    b)Isonomia

    c)Acareação

    d)Averiguação

    e)Deferimento"

  • Essa daí não cai na minha prova :/

  • Essa eu não quero que caia na minha prova, pois até quem não estuda acerta essa

  • colher de chá não é bom, bom é quando embaralha  tudo, ou seja, tem que ser pelo menos nível intermediário.

    Não prefiro nem responder...

  • será que alguém errou essa ?

  • São modalidades de DANÇA! :))

  • Isso é sério? Tem gente que errou essa questão?!
  • tá de brincadeira kkkkk

  • Aquele momento em que faltou apenas licitação pra vc fechar o edital antes da prova,aí vc reza pra cair uma questão fácil e Pá! rsrsrs 

  • essa e facil

  • Lei 8666

     

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

     

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

     

    Art. 19.  Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:

    I - avaliação dos bens alienáveis;

    II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;

    III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão.

  • 56 Erros! :o

  • 2+2=?

  • Eu sabia essa com maçãs!

  • LICITAÇÃO.FÁCIL.

  • Gabarito: E

  • Lei 8666 _ Art. 22.  São modalidades de licitação: ( ConToCon, Con Lei ).

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão

  • Letra E= licitação. :-)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Além disso:

    “Art. 1º, Lei 10.520/2002. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.”

    Desta forma:

    E. CERTO. Licitação.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.


ID
2180698
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O ato, em um processo licitatório, que ocorre quando a autoridade responsável pela gestão verifica o completo cumprimento das regras legais do edital pelo vencedor é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • REGRA GERAL

     

    HOMOLOGAÇÃO - ADJUDICAÇÃO

     

    PREGÃO

     

    ADJUDICAÇÃO - HOMOLOGAÇÃO

     

     

     

     

     

     

     

     

                                               "Continue no seu objetivo, continue direcionado, continue com fome!" 

  • Eu me recuso a responder questões dessa banca!!!

  • mas gente, só pra se iludir...

  • Lei 8666

     

    Art. 43.  A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

  • Translado kkkkkkkk  

     

    Gabarito A

  • Essa é uma das bancas mais merdas que eu já vi no País. Não sei como ainda deixam isso aí existir!

  • Cara, Traslado, pendências, partilha....kkkkkkkkkkkk Que banca!! kkkkkkkkk

  • Colegas aí dizendo que ta facil demais, o cargo é nível medio - da Companhia de Energia Eletrica. 

  • Gabarito letra A- Homologação.


ID
2180701
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em informática, assinale a alternativa que corretamente explica o que é um Diretório.

Alternativas
Comentários
  • Em informática, diretóriodiretoria ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou um arquivo que contém referências a outros arquivos.

    Um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Isso pode se estender bastante. Pode-se ter, por exemplo, vinte diretórios, um dentro do outro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diret%C3%B3rio_(computa%C3%A7%C3%A3o)

  • O gabariro eria melhor se fosse assim:

    "Caminho de um determinado arquivo"

  • Alison, diretório é algo ESTÁTICO. Um local, uma "gaveta" ou "pasta" onde podemos armazenar outros diretórios, pastas e arquivos. 

    Porém, para se chegar ao "interior" de um diretório onde está um arquivo, por exemplo, você pode seguir um caminho dentro dessa estrutura. 

  • Gabarito C

  • RESPOSTA CORRETA : LETRA C

  • Diretório = Pasta

  • Gabarito: Letra C

  • Diretório e Pasta é a mesma coisa, porém a nomenclatura Diretório é mais utilizado no Linux.

  • Letra: E

     

    Estrutura utilizada para organizar arquivos.


ID
2180704
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Como é conhecida a estrutura mundial de redes que pode ser acessada por todos os usuários com acesso controlado por protocolos?

Alternativas
Comentários
  • Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

  • Letra B.

     

    Internet -  é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP).

    TCP/IP - é esse conjunto próprio de protocolos que permite a comunicação entre diferentes tipos de computadores/usuários.

  • Nas minhas provas nunca cai uma questão assim =/

    Eles perguntam logo qual o código de acesso das ogivas nucleares...

  • Essa é a questão que você tem que rezar pra não cair Rafael

  • O fácil também cai

  • Era tão fácil que fiquei até com medo

  • Gabarito: Letra B

     

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Estrutura mundial de redes cujo acesso é controlado por protocolos? Trata-se da Internet!

    Gabarito: Letra B


ID
2180707
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é o nome de um programa de informática produzido pela Microsoft, também conhecido como planilha eletrônica, destinado ao cálculo e à construção de gráficos com a capacidade de edição, formatação e personalização de documentos?

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha electrónica dominante, disponível para essas plataformas e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Excel

  • Mais fácil do que isso, só perguntando quem descobriu o Brasil..

  • Fácil pra você que estuda até menos de duas horas antes da virada do ano, querida jéssica.

  • kkk que perguntinha mais besta

  • Ia até rir, mas vi nas estatísticas que um monte de gente errou. Nossa senhora!

  • Letra E.

     

    Aos 24 estudantes que responderam D, segue informação sobre o assunto.

     

    [...]

    Definição de aplicativos mobile

     

    Aplicativos mobile são softwares utilizados para funções específicas em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

    Eles estão disponíveis através de plataformas de distribuição de aplicações que são normalmente operadas pelo proprietário

    do sistema operacional móvel, como App Store, Android Market, BlackBerry App World, Ovi Store, entre outros. Alguns

    aplicativos são gratuitos, e outros têm um preço. Normalmente eles são baixados da plataforma para um dispositivo de

    destino, como um iPhone, BlackBerry, Android ou telefone, mas às vezes eles podem ser baixados para computadores

    menos móveis, tais como laptops ou desktops.

    Os aplicativos são destinados à facilitar o desempenho de atividades práticas do usuário assim como para puro divertimento.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_de_software_m%C3%B3vel

  • Questão bem facil,mas para quem não tem tanto conhecimento em informatica ,na insegurança na hora da prova pode sim errar.Tipica questãozinha de final de prova.

  • Sera que cai uma questao como essa na PC SC KKKK

     

  • Muito tranquila, isso sim são Noções de Informática, o nível é fácil, mas são NOÇÕES. 

     

    Avante!!! 

  • Acostumada com cespe, cara dá até medo dessa FEPESE. 

    mas vamos lá, segue o baile! Por enquanto ta suave srsr

  • Tão facil que fiquei procurando onde estava a pegadinha. Rsrs #FocoNaPCSC

  • PCSC2017

  • Gabarito: Letra E


ID
2180710
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O procedimento de análise de um documento que busca identificar o assunto nele contido e sua classificação de acordo com o plano de classificação da instituição é uma atividade peculiar de qual departamento?

Alternativas
Comentários
  • O protocolo é responsável pelo:

    Recebimento, registro/atuação, classificação, movimentação e controle de tramitação do documento/arquivo.

    Obs: não é competência do protocolo o arquivamento, empreestimo, avaliação e a eliminação do documento/arquivo.

  • protocolo: os documentos nesta fase corrente apresentam grande potencial de tramitação dentro das áreas e setores da instiuição; para que esta documentação não se perca, é necessário exercer o controle de sua movimentação por meio de instrumento próprio que garantam sua localização e segurança.

    ROTINAS DE PROTOCOLO:   

    RECEBIMENTO,

    REGISTRO,

    ATUAÇÃO,

    CLASSIFICAÇÃO,

    MOVIMENTAÇÃO(expedição/distribuição),

    CONTROLE DA TRAMITAÇÃO.

     

  • re re cla tu mo co 

  • O procedimento de análise de um documento que busca identificar o assunto nele contido e sua classificação de acordo com o plano de classificação da instituição é uma atividade peculiar de qual departamento?

     a) Protocolo

    obs: o Protocolo é o setor que realiza as seguintes atividades:

    REcebimento (documento);

    CLassificação (por assunto);

    REgistro - AUtuação (nº de Protocolo);

    MOvimentação (documento vai diretamente para alguém): divide-se em Movimentação Interna (dIstribuição) ou Movimentação Externa (EXpedição);

    TRamitação (o documento passa por vários destinatários);

    COntrole de TRamitação/MOvimentação.

  • Sobre a letra B, marketing é a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

     

    Sobre a letra C, financeiro é o departamento que se refere às despesas, receitas e rendimentos de uma organização.

     

    Sobre a letra D, recursos humanos é o departamento que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

     

    Sobre a letra E, o termo pesquisa e desenvolvimento, normalmente, refere-se a atividades de longo prazo, relacionadas à ciência ou tecnologia, com previsões gerais de algum benefício comercial.

     

    PAES, M. L.. Arquivo; teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2004.

  • Letra "A"

    O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental (local por onde passa os documentos no órgão/instituição), viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação. Portanto, Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos.

  • LETRA A CORRETA

    O protocolo realiza as seguintes atividades:

    1° Recebimento

    2° Registro

    3°Autuação

    4° Classificação

    5° Expedição/Distribuição

    6° Controle/Movimentação.

  • Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental (local por onde passa os documentos no órgão/instituição), viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação.

    Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos.

    Gabarito letra A


ID
2180713
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual nome é dado aos documentos que têm suas informações em forma de imagem estática?

Alternativas
Comentários
  • A classificação quanto ao gênero procura separar os documentos do arquivo conforme a forma na qual a informação se manifesta.

    Iconográficos
    Esta palavra tem o mesmo radical grego da palavra "ícone" e ambos remetem à ideia de "imagem". Desta forma, estão compreendidos aqui os documentos cuja informação se manifeste através de uma imagem estática. Slides e Fotografias são excelentes exemplos.

  • Iconográficos = Imagem estática

     

    Filmográficos = imagem em movimento (com ou sem som)

  • Cartográfico = Mapas. 

    histograma = não existe

    pseudografico = não existe.

     

  • Cuidado, HISTOGRAMA existe sim!!!

  • O histograma existe, não é conceito prórpio da arquivologia, mas  O histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras (retângulos) de um conjunto de dados ...

  • classificação dos documentos:

    Quanto ao gênero:

    TEXTUAIS: doc que contem formato texto. Ex: atas e oficios

    SONOROS: são doc. com dimensoes e rotações variáveis, contendo registros fonográficos.Ex: cds de música, fitas k7;

    CARTOGRÁFICOS: são doc. que contêm representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia. Ex: mapas, plantas e perfis;

    FILMOGRÁFICOS: são os doc. em pelícolas cinematográficas e fitas magnéticas de imagem, conjugadas ou não a trilhas sonoras, contendo imagens em movimento. Ex: fitas videomagnéticas;

    ICONOGRÁFICOS: são doc. em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas. Ex: fotografias, negativos, diapositivos (slides), gravuras, desenhos;

    MICROGRÁFICOS: doc. em suporte fílmico resultantes da microrreprodução de imagens. Ex. microfilme, microficha, cartão-janela;

    INFORMÁTICO: doc. criados, armazenados e utilizados em computador. Ex. disquete, disco rígido, arquivo do excel.

  • Qual nome é dado aos documentos que têm suas informações em forma de imagem estática?

     d) Iconográfico

    Obs: Gênero Filmográfico: filmes cinematográficos, fitas videomagnéticas, filmes cinematográficos negativos.

    Gênero Iconográfico: caricaturas, cartaz, cartão-postal, charge, gravuras, cópias por contrato, desenhos, diapositivos, fotografias, ilustrações, pintura, negativos fotográficos.

    Gênero Micrográfico: cartão janela, cartucho, microfichas.

    Gênero Sonoro: disco, fitas audiomágnéticas.

  • Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

    Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a informação está representada em forma de imagem em movimento, como em filmes), sonoros (quando a informação está registrada em forma fonográfica, como em discos, e CDs), micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais (quando o documento está gravado em meio digital e, por isso, necessita de equipamentos eletrônicos para serem lidos, como um documento em .doc ou .pdf).

    Espécie: espécie é a definição a partir da disposição e da natureza das informações, são exemplos: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão…

    Tipologia: tipologia documental é a configuração que assume a espécie de acordo com a atividade que a gerou, por exemplo: Ata de reunião, Contrato de prestação de serviço, Certidão de nascimento…

    Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é “ostensivo” e quando prejudica alguém ele é “sigiloso” e tem restrições de acesso.

    Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento, se ele é pré-original, original, ou pós-original. Simplificando: se o documento é rascunho (quando estamos o elaborando e podemos alterá-lo) ou minuta (quando para torná-lo ‘oficial’ faltam apenas os sinais de validação, como a assinatura) dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original.

    Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho.

    Fonte https://arquivopublicors.wordpress.com/tag/micrografico/

  • Leu IMG ESTÁTICA? Não pense duas vezes: procure pela palavra ICONOGRÁFICO nas opções e seja feliz 

    =)

  • Documentos Iconográficos – são os que têm suas informações em forma de imagem estática. Recebem essa denominação porque apresentam ícones, figuras e imagens que não estejam em movimento. Como exemplos podem-se citar as fotografias (que mais especificamente podem ser chamadas de documentos fotográficos), negativos, diapositivos, slides, desenhos e demais gravuras, em modo estático. O arquivo fotográfico de um Jornal, a título de ilustração, é considerado um arquivo iconográfico.
     


ID
2180716
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é registrada?

Alternativas
Comentários
  • Suporte é tudo aquilo que é utilizado para gravar informações. Ex: folha de papel, pen drive, HD externo..... 

  • DOCUMENTO = SUPORTE + INFORMAÇÃO

    Documento: Unidade de registro de informação

    Informação: Mensagem contida no documento

    Suporte: Não é um documento, uma vez que o suporte puro não contém dados e informações. Um papel sem inscrição, uma mídia de DVD virgem etc. são apenas suportes de informação. Não são considerados documentos.

    (João Tiago e Leonardo Reis)

  • Suporte: Meio no qual a informação é registrada.

  • Suporte: representa o material no qual são registradas as informações: ex. papel, disquete, pelicula fotografica, papiro, cd...

  • SUPORTE: é o material em que a informação foi registrada.
    Ex.: Papel, disquete, película, papiro, cd, etc.

    GABARITO -> [B]

  • Suportes de Informação


    Suporte, na acepção arquivística, é a base em que a informação é registrada. Entende-se por suporte, nesse sentido, qualquer meio utilizado
    para gravar ou registrar a informação. O papel é ainda hoje o suporte mais utilizado, notadamente nos arquivos administrativos do Poder Público, mas
    não é o único.
     

     

    SUPORTE DE INFORMAÇÃO + DADOS E INFORMAÇÕES = DOCUMENTO


ID
2180719
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O DM (Document Management) “controla o acesso aos documentos, ensejando maior segurança e atribuindo valores lógicos, como a indexação”.

O Document Management é uma técnica de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D - Automação/GED
    7.1. Introdução à Automação Arquivística
    A partir do advento da informática, as técnicas de tratamento dos arquivos vêm contando
    cada vez mais com soluções automatizadas de gestão documental. As tecnologias modernas de
    informação, representadas principalmente pelos computadores e suas altas capacidades de
    processamento de dados, contribuem, de forma decisiva, para uma gestão ainda mais e

  • Gabarito: D

     

    - Técnicas de Automação Arquivística:

     

    Document Management – DM (Gerenciamento de documentos): É a tecnologia que permite gerenciar a produção, revisão, aprovação e eliminação de documentos eletrônicos. O setor de protocolo se beneficiou bastante com ela.


    Document Imaging – DI (Gerenciamento da imagem dos documentos):
    É a tecnologia mais divulgada do GED. Converte papel em imagem (meio físico para o digital), através do processo de digitalização, com o uso de scanners.


    Record and Information Management – RIM:
    É o gerenciamento do ciclo vital de um documento, não importando a mídia em que ele se insira.


    Workflow (Gestão do fluxo de trabalho):

     

    Controla e gerencia processos dentro de uma organização, garantindo que as tarefas sejam executadas por pessoas capacitadas, e no espaço de tempo previsto.

     

    Fonte: Arquivologia Para Concursos - Teoria e 166 Questões Comentadas - Série Provas e Concursos - 4ª Ed. 2013

  • O DM (Document Management) “controla o acesso aos documentos, ensejando maior segurança e atribuindo valores lógicos, como a indexação”.

    O Document Management é uma técnica de:

     d) Automação arquivística.

     

     

  • DM – Document Management


    Gerenciamento de documentos digitais. Todos os documentos criados eletronicamente precisam ser gerenciados. O DM controla o acesso aos
    documentos, ensejando maior segurança e atribuindo localizadores lógicos, como a indexação. O foco é o controle das versões dos documentos, as datas das alterações feitas pelos respectivos usuários e o histórico da vida do documento da empresa. A tecnologia automatizada DM, implementada pela GED, é uma grande contribuição à arquivística, inclusive com relação à automação do setor de protocolo.
     


ID
2180722
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) coordena nacionalmente a inspeção dos ambientes, condições e processos de trabalho.

Essa inspeção é atributo exclusivo de que profissional?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Auditor fiscal do trabalho

  • Auditor-Fiscal do Trabalho é um servidor público ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O órgão público tem como função principal fiscalizar a correta aplicação da lei em benefício aos direitos do trabalhador


ID
2180725
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Por qual sigla é comumente conhecido o “dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    EPI - Equipamento de proteção individual

  • A) IEEE = Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos

    B)PHP = Hypertext Preprocessor

    C)EPI = Equipamento de Proteção Individual

    D) ECT = Correios

    E)SIDA = AIDS