-
A classificação quanto ao gênero procura separar os documentos do arquivo conforme a forma na qual a informação se manifesta.
Iconográficos
Esta palavra tem o mesmo radical grego da palavra "ícone" e ambos remetem à ideia de "imagem". Desta forma, estão compreendidos aqui os documentos cuja informação se manifeste através de uma imagem estática. Slides e Fotografias são excelentes exemplos.
-
Iconográficos = Imagem estática
Filmográficos = imagem em movimento (com ou sem som)
-
Cartográfico = Mapas.
histograma = não existe
pseudografico = não existe.
-
Cuidado, HISTOGRAMA existe sim!!!
-
O histograma existe, não é conceito prórpio da arquivologia, mas O histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras (retângulos) de um conjunto de dados ...
-
classificação dos documentos:
Quanto ao gênero:
TEXTUAIS: doc que contem formato texto. Ex: atas e oficios
SONOROS: são doc. com dimensoes e rotações variáveis, contendo registros fonográficos.Ex: cds de música, fitas k7;
CARTOGRÁFICOS: são doc. que contêm representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia. Ex: mapas, plantas e perfis;
FILMOGRÁFICOS: são os doc. em pelícolas cinematográficas e fitas magnéticas de imagem, conjugadas ou não a trilhas sonoras, contendo imagens em movimento. Ex: fitas videomagnéticas;
ICONOGRÁFICOS: são doc. em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas. Ex: fotografias, negativos, diapositivos (slides), gravuras, desenhos;
MICROGRÁFICOS: doc. em suporte fílmico resultantes da microrreprodução de imagens. Ex. microfilme, microficha, cartão-janela;
INFORMÁTICO: doc. criados, armazenados e utilizados em computador. Ex. disquete, disco rígido, arquivo do excel.
-
Qual nome é dado aos documentos que têm suas informações em forma de imagem estática?
d) Iconográfico
Obs: Gênero Filmográfico: filmes cinematográficos, fitas videomagnéticas, filmes cinematográficos negativos.
Gênero Iconográfico: caricaturas, cartaz, cartão-postal, charge, gravuras, cópias por contrato, desenhos, diapositivos, fotografias, ilustrações, pintura, negativos fotográficos.
Gênero Micrográfico: cartão janela, cartucho, microfichas.
Gênero Sonoro: disco, fitas audiomágnéticas.
-
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a informação está representada em forma de imagem em movimento, como em filmes), sonoros (quando a informação está registrada em forma fonográfica, como em discos, e CDs), micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais (quando o documento está gravado em meio digital e, por isso, necessita de equipamentos eletrônicos para serem lidos, como um documento em .doc ou .pdf).
Espécie: espécie é a definição a partir da disposição e da natureza das informações, são exemplos: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão…
Tipologia: tipologia documental é a configuração que assume a espécie de acordo com a atividade que a gerou, por exemplo: Ata de reunião, Contrato de prestação de serviço, Certidão de nascimento…
Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é “ostensivo” e quando prejudica alguém ele é “sigiloso” e tem restrições de acesso.
Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento, se ele é pré-original, original, ou pós-original. Simplificando: se o documento é rascunho (quando estamos o elaborando e podemos alterá-lo) ou minuta (quando para torná-lo ‘oficial’ faltam apenas os sinais de validação, como a assinatura) dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original.
Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho.
Fonte https://arquivopublicors.wordpress.com/tag/micrografico/
-
Leu IMG ESTÁTICA? Não pense duas vezes: procure pela palavra ICONOGRÁFICO nas opções e seja feliz
=)
-
Documentos Iconográficos – são os que têm suas informações em forma de imagem estática. Recebem essa denominação porque apresentam ícones, figuras e imagens que não estejam em movimento. Como exemplos podem-se citar as fotografias (que mais especificamente podem ser chamadas de documentos fotográficos), negativos, diapositivos, slides, desenhos e demais gravuras, em modo estático. O arquivo fotográfico de um Jornal, a título de ilustração, é considerado um arquivo iconográfico.