-
Motivação - Vem de dentro para fora (Interno)
Gabarito C.
-
Fatores externos não trazem motivação, evitam a insatisfação com sua existência.
-
Teoria dos dois fatores de Hezberg.
-
GABARITO:C
"Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho" (LOPES, 1980, p.23; RIBEIRO, 1994, p.32).
É o objetivo que se imagina possuído pelos outros e que em geral contamos encontrar em alguma meta imediata e notória, como ambição de dinheiro, desejo de segurança ou esforço para ter prestígio. No entanto, as metas pelas quais as pessoas parecem lutar, ao serem analisadas, freqüentemente são apenas meios de alcançar uma outra meta mais fundamental. Sendo assim, a riqueza, a segurança, a posição elevada e todas as demais metas, que supomos ser a "causa" do comportamento humano, não passam de instrumentos de que se serve o indivíduo para atingir seu verdadeiro objetivo, que é ter personalidade própria (BOSS, 1997, p.30).
Segundo Aquino (1970) se há uma característica humana generalizada, deve ser o hábito de todos procurarem, de maneira desajeitada e imperfeita, seguir o conselho que Polonius deu ao filho: "Acima de tudo sejas honesto contigo mesmo".
"A motivação humana é constante, infinita, flutuante e complexa" (BERGAMINI, 1997, p.55).
De acordo com Bergamini (1997, p.45) durante muito tempo, pensou-se que os objetivos motivacionais fossem genéricos, como mostram seus principais estudiosos, Maslow, McGregor e até mesmo Herzberg. Ora acreditava-se que as pessoas buscavam seqüencialmente determinados objetivos — isto é, tão logo tivessem atingido alguns deles, partiriam necessariamente à busca de outros, também já previsíveis — ora descobria-se que há objetivos que não são propriamente perseguidos, mas são condições que asseguram a insatisfação das pessoas num grau de desconforto mínimo, e que outros são realmente perseguidos e, quando encontrados, de fato trazem muita satisfação ao indivíduo. Herzberg denominou-os, respectivamente, fatores higiênicos e motivacionais.
"Não se pretende discutir nenhuma dessas teorias em particular, mas tentar um novo enfoque, mais em termos de como se passa a psicodinâmica interna motivacional, do que em termos de levantar os tipos de objetivos perseguidos pelas pessoas" (CHIAVENATO, 1991, p.33).
-
Há controvérsias
-
"A motivação é um conjunto psicológico de motivos e causas que faz os indivíduos agir de maneira que assegurem a realização de uma meta".
Segundo esta banca:
"Os indivíduos age"
"A maneira assegurem"
Isso é uma piada de mau gosto.
-
Motivação é algo Intrinseco, embora alguns estudiosos acreditarem ser discutível essa posição.
-
Letra C.
Desmotivação: Se um líder dizer que meu trabalho é óimo e eu preciso motivar mesmo eu não gostando do trabalho.
Motivação: Meu trabalho é ótimo, me sinto bem, sou realizado.
-
Mais uma dica da AOCP: em geral, quando é para marcar a incorreta, a resposta é a 'C', que está no miolo - no meio - 'da massa' de texto. Observe.
-
LETRA C
---------
CERTO
-------------
A teoria dos dois fatores de Herzberg
Teoria dos 2 Fatores de Herzberg:
>>1- Fatores Higiênicos: AMBIENTE ( EXTRÍNSECOS, tudo relacionado ao ambiente)
>>2- Fatores Motivacionais: TRABALHO (tudo relacionado ao trabalho em sí e ao seu desempenho)
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
- A satisfação no cargo depende dos fatores MOTIVACIONAIS ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
- A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Assim:
FATORES MOTIVACIONAIS - Satisfacientes - Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo):
>> Motivacionais: TRABALHO ( AQUI É fatores intrínsecos.)
1. Trabalho em si
2. Realização
3. Reconhecimento
4. Progresso profissional
5. Responsabilidade
FATORES HIGIÊNICOS - Insatisfacientes - Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa)
>> AMBIENTE >> EXTRÍNSECOS
1. Condições de trabalho
2. Administração da empresa
3. Salário
4. Relações com o supervisor
5. Benefícios e serviços sociais
RESUMO
A teoria dos dois fatores de Herzberg
Teoria dos 2 Fatores de Herzberg:
>>1- Fatores Higiênicos: AMBIENTE ( EXTRÍNSECOS, tudo relacionado ao ambiente)
>>2- Fatores MOTIVACIONAIS : TRABALHO (tudo relacionado ao trabalho em sí e ao seu desempenho)
__________________________________________________________________________________________________
- A satisfação no cargo depende dos fatores MOTIVACIONAIS ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
- A insatisfação no cargo depende dos fatores hIIIIgiênicos ou IIIInsatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
-
É só lembrar da teoria de Herzberg, fatores motivacionais/intrínsecos: sob controle do indivíduo.
-
Conforme a BANCA AOCP
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Sobre motivação é CORRETO AFIRMAR: GRIFO NOSSO.
-Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão.
-A motivação é um conjunto psicológico (estado interno) de motivos e causas que faz os indivíduos agir de maneira que assegurem a realização de uma meta.
-Motivação compreende os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo.
-Quanto melhor um gerente entender o comportamento dos membros de uma organização, mais capaz ele será de influenciar esse comportamento para torná-lo mais consistente com a realização das metas organizacionais.
BOA SORTE A TODOS!