SóProvas


ID
218191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito das metodologias eXtreme programming (XP) e Scrum,
julgue os itens a seguir.

Um princípio chave do Scrum é o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empíricos não podem ser resolvidos com sucesso utilizando-se uma abordagem tradicional de controle. O Scrum adota uma abordagem empírica, aceitando que o problema não pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximização da habilidade da equipe de responder de forma ágil aos desafios emergentes.

Alternativas
Comentários
  • "Um princípio chave do Scrum é o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empíricos não podem ser resolvidos com sucesso utilizando uma abordagem tradicional de "controle". Assim, o Scrum adota uma abordagem empírica, aceitando que o problema não pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximização da habilidade da equipe de responder de forma ágil aos desafios emergentes."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum
  • "Um princípio chave do Scrum é o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empíricos não podem ser resolvidos com sucesso utilizando-se uma abordagem tradicional de controle."

    Essa afirmação estava na Wikipedia, porém não está mais.
    Eu não seria louco de marcar errado por causa disso, porque essas bancas são uma &$#*&$#*, e o que tá pedindo é sobre Scrum.

    Esta afirmativa é o mesmo que dizer que os métodos "pesados" não teriam sucesso com desafios empíricos, requisitos imprecisos.
    Pode demorar bem mais, mas uma hora consegue.
  • Os princípios do Scrum são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar
    as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades
    estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica,
    ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo (discutido no parágrafo a seguir)
    chamado sprint. O trabalho realizado dentro de um sprint (o número de sprints necessários para
    cada atividade metodológica varia dependendo do tamanho e da complexidade do produto) é
    adaptado ao problema em questão e definido, e muitas vezes modificado em tempo real, pela
    equipe Scrum. [Prerssman]

    A engenharia de software ágil combina filosofia com um conjunto de princípios de desenvolvimento. A filosofia defende a satisfação do cliente e a
    entrega de incremental prévio; equipes de projeto pequenas e altamente motivadas; métodos informais; artefato de engenharia de software mínimos
    e, acima de tudo, simplicidade no desenvolvimento geral. Os princípios de desenvolvimento priorizam a entrega mais que análise e projeto (embora
    essas atividades não sejam desencorajadas); também priorizam a comunicação. [Pressman]

    Os princípios do manifesto ágil são:

    1-Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.

     

    2 - Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

     

    3 - Entregar software funcionando com freqüencia, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.

     

    4 - Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o curso do projeto.

     

    5 - Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.

     

    6 - O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.

     

    7 - Software funcional é a medida primária de progresso.

     

    8 - Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.

     

    9 - Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.

     

    10 - Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.

     

    11 - As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.

     

    12 - Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.