GABARITO A = Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.
Continuando, as características principais da Burocracia são:
Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.
Qual das características abaixo não se ajusta ao modelo da Administração Pública Gerencial?
F A) Controle de procedimentos.
Refere-se ao Modelo Burocrático
V B) Definição de indicadores de desempenho – utilização de contratos de gestão.
V C) Orienta-se para resultados.
Por isso, na alternativa a) ela deixa de focar no CONTROLE DE PROCEDIMENTOS, mas se volta para OS RESULTADOS.
V D) Orientada para o cidadão.
Não é só cliente/usuário, mas CIDADÃO (possui DIREITOS e DEVERES!)
V E) Combate o nepotismo e a corrupção.
Vi que muita gente está em dúvida nesta por falarem que faz parte do Modelo Burocrático, mas se lembrem que os modelos COEXISTEM, não é porque surgiu um novo modelo que o antigo passa a inexistir. Além disso, o Modelo Gerencialista não surgiu para extinguir o Modelo Burocrático, ele veio para dar uma cara nova a esse último! Isso se reafirma quando estudamos o Modelo Gerencialista e uma das características dele é a de MANTER as características positivas do modelo burocrático e retirar as negativas, as chamadas DISFUNÇÕES BUROCRÁTICAS, um exemplo dessas disfunções seriam o EXCESSO DE CONTROLE DE PROCEDIMENTOS.
Então, mais uma vez, o Modelo Gerencialista mantém as características positivas e "repagina" as características negativas da burocracia. Por isso, o combate ao nepotismo e corrupção também faz parte do Gerencialista, não é algo EXCLUSIVAMENTE do modelo burocrático.
DICA: Lembre-se, também, de quando formos responder questões, situá-las no tempo. Por exemplo, o atual modelo vigente é o Gerencialista e, sabemos que existem LEIS que punem e combatem o Nepotismo e Corrupção, elas não deixaram de existir quando houve a predominância do Gerencialismo sobre a Burocracia, certo?!