SóProvas


ID
2182585
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ignacio Martín-Baró assinalou que a psicologia devia estar orientada para a libertação dos povos oprimidos. A Psicologia da Libertação tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada de uma entrevista com Cecília Santiago no site: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3009&secao=318

    "Martín-Baró assinalou que a psicologia devia estar orientada para a libertação dos povos oprimidos. Falou de como libertar a psicologia de sua origem como ciência ao lado dos opressores e com base na cultura ocidental, como uma ciência que não contribui à humanização das pessoas, e sim a sua alienação. Citou os objetivos da psicologia social latino-americana: re-estabelecimento de toda a sua bagagem teórica e fortalecimento das opções populares. Delineia três tarefas libertadoras: o estudo sistemático das formas de consciência popular, o resgate e potenciação das virtudes populares e a análise das organizações populares como instrumento de libertação histórica."

  • A Psicologia da Libertação de Martín-Baró é uma abordagem crítica da realidade social que objetiva libertar o ser humano da alienação produzida por uma minoria dominante, onde o psicólogo social (infelizmente) tem um importante papel mediador e aponta para a necessidade de se desenvolver uma prática propondo a visão dos processos psicossociais a partir da vertente do dominado, ao invés de enxergá-lo da vertente do dominador. 

     

    -------------------

    Gabarito: B