b) I-D, II-B, III-C, IV-A.
I. Pteridófitas: São plantas vasculares. Podem atingir vários metros de altura. Costumam apresentar raiz, caule e folhas. Necessitam da água para sua reprodução, que é feita através dos gametas que se encontram no interior dos soros. Gostam de ambientes úmidos e sombrios. Exemplos: samambaias e avencas.
II. Briófitas: São plantas avasculares. Podem atingir até 2 cm de altura. Apresentam cauloide, que lembra o caule das plantas vasculares; filoides, que lembram folhas; e rizoides que têm a mesma função das raízes das plantas vasculares, fixar a planta no solo. Para que essas plantas consigam se reproduzir, elas precisam de água, por esse motivo são encontradas somente em locais úmidos. Exemplos: musgos e hepáticas.
III. Angiospermas: São plantas vasculares. Apresentam raiz, caule, folhas, flores e frutos. Os frutos são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor. Não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Exemplos : mangueira, figueira e laranjeira.
IV. Gimnospermas: São plantas vasculares. Possuem raiz, caule e folhas. São as primeiras plantas a apresentarem sementes, e por esse motivo não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Não possuem frutos. Exemplos: pinheiro-do-paraná e Cipreste.