SóProvas


ID
2183566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos títulos públicos e do tesouro direto, julgue o item que se segue.

Na LTN, assim como na LFT, o investidor recebe o rendimento apenas na data de vencimento do título, sendo determinada a rentabilidade da LTN pelo deságio do título e a da LFT pela variação da taxa do sistema especial de liquidação e de custódia (SELIC) diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Apesar de ainda ser bastante conhecido como LTN, essa sigla foi modificada para Tesouro Prefixado em 2015, bem como outras letras de título público. 

    Com a nova nomenclatura, ficou mais fácil reconhecer e entender a rentabilidade, o fluxo de remuneração e o prazo de vencimento dos títulos do Tesouro Direto. Mas as antigas nomenclaturas continuam vinculadas aos novos nomes, a fim de não confundir o investidor. 

    A LTN é uma modalidade de investimento considerada segura e rentável, que tem crescido muito nos últimos anos.

    Um forte sinal disso é que investidores de perfil mais conservador, que aplicavam apenas na caderneta de poupança, estão abandonando seus bancos para aplicar em corretoras com LTNs, além de outros papéis de curto e médio prazo.

  • A letra financeira do tesouro LFT é um título pós-fixado e a LTN é um título prefixado. Esta é a grande diferença entre estes dois títulos. Por serem pós-fixados, as LFTs possuem seu rendimento atrelado à taxa básica de juros, a SELIC