SóProvas



Questões de Capitalização


ID
19564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assim como nos países de primeiro mundo, no Brasil existem diversos produtos financeiros, com funções diversas, como previdência complementar, seguros privados, títulos de capitalização, seguro-saúde. Acerca desses produtos, julgue os itens a seguir.

Para os títulos de capitalização, prazo de vigência e prazo de pagamento são sinônimos.

Alternativas
Comentários
  • Prazo de pagamento é o período durante o qual o subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que em geral são mensais e sucessivos, outra possibilidade é a de o título ser pagamento único. Já prazo de vigência é o período durante o qual o título de capitalização está sendo administrado pela sociedade de capitalização, sendo o capital relativo ao título atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas condições gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.
  • Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Único (P.U.).
    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento. Fonte: http://www.susep.gov.br/menuatendimento/index_capitalizacao.asp#i07
  • Errado.

    Não são sinônimos, pois não são iguais. Quando o título de capitalização requer pagamento único (PU), efetua-se o pagamento do valor acordado e fica participando do sorteio por um período de tempo específico de acordo com o título contratado.
  • Mas de novo isso...quem responde direitinho, é "RUIM", que faz comentário que não tem  nada a ver com a questão é "3 estrelas"...

    Bruno, mandou bem!!!
    Quem é que está falando em pagamento único aqui? Pois a questão, que é o que importa, não está!! Isso pode ser uma opção, mas não citada aqui..

    Prazo de vigência é o tempo que dura, prazo de pagamento, as datas para pagamentos a serem cumpridas...

    SE FOSSE PAGAMENTO ÚNICO, NÃO PRECISARIA SER VIGENTE!!!!!!
  • Prazo de vigência obrigatoriamente tem que ser igual ou superior a 12 meses, o que difere do prazo de pagamento.

    Ex: Pode-se efetuar o pagamento de um título de capitalização em 12 parcelas, mas o prazo de vigência deste título é de 36 meses, ou seja, o valor da reserva matemática acrescida de TR só poderá ser resgatado no final do período de 36 meses.
  • "08 - Prazo de Vigência é o mesmo que Prazo de Pagamento?


    Não, Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Periódico (PP) ou de Pagamento Único (P.U.).

    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título, em geral, atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento. "


  • pelo que pude compreender, prazo de pagamento é aquele em que se faz os pagamentos da mensalidade do título de capitalização; já o prazo de serviço é o de duração do título.

  • Prazo de vigência - significa o período em que o mesmo está em vigor, capitalizando parte das mensalidades pagas e proporcionando o direito aos sorteios existentes. O início de vigência normalmente ocorre no dia em que for debitada a primeira mensalidade ou a parcela única para pagamento do título de capitalização. Não podem existir planos com prazo inferior a 12 meses.

    Prazo de pagamento - período em que devem ser pagas as parcelas ou mensalidades dos planos de pagamento mensal podendo ser diferentemente do prazo de vigência ou prazo de capitalização.

  • Só pra reforçar,

    Existem 3 meios de pagamentos:


    P.M. : Prazo de vigência é igual ao quantidade de parcelas ( ex. prazo de vigência = 100 meses / quantidade de parcelas = 100 parcelas);

    P.P. : Prazo de vigência é diferente da quantidade de parcelas (ex. prazo de vigência = 70 meses / quantidade de parcelas = 50 parcelas);

    P.U. : Prazo de pagamento corresponde a 1 única parcela ( ex. prazo de vigência = 12meses / quantidade de parcelas = 1 parcela). 


    Bons estudos!!!

  • Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Periódico (PP) ou de Pagamento Único (P.U.).

    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título, em geral, atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.

    Fonte: Site da SUSEP. Não tem erro!

  • Prazo de vigência: duração do plano.

    Prazo de pagamentos, podem ser:

    PU: plano único.

    PP: plano periódico

    PM: plano mensal.


    Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Periódico (PP) ou de Pagamento Único (P.U.).


    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título, em geral, atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.""


    fonte: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao



  • NÃO SÃO SINÔNIMOS 

    Pois há diferentes formas de pagamento: 

    PU: plano único (Vigência determinada em contrato)

    PP: plano parcelado (Vigência determinada em contrato)

    PM: plano mensal (Período de vigência é o do aporte mensal).

  • Não mesmo. Findada a vigência, poderá haver carência para o pagamento:

    Logo, nessa ocasião, o prazo de vigência e de pagamento diferem.

    Resposta: Errado


ID
19726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere a títulos de capitalização e planos de aposentadoria e pensão privados, julgue os itens a seguir.

Do valor aplicado pelo investidor em títulos de capitalização, a instituição financeira separa um percentual para a poupança, outro para o sorteio e um terceiro para cobrir suas despesas.

Alternativas
Comentários
  • Os títulos de capitalização são um instrumento que une as características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Caracteriza-se, portanto, como uma forma de poupanca a longo prazo, em que o sorteio funciona como um estímulo. Dessa forma do valor aplicado pelo investidor, a IF separa um percentual para:
    Poupança,
    sorteio,
    despesas.....

    Vestcom
  • TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Fonte: http://www.loginvest.com.br/glossario.php?letra=T
  • Tbm conhecidas como :

    Cota de Capitalização
    Cota de Sorteios e
    Cota de Carregamento ( taxa de administração)
  • Capitalização:

    Destinação dos recursos: Assim, de cada valor de prestação, normalmente 10% vão para o sorteio, 15% cobrem despesas de administração e 75% são poupados em uma conta que rende normalmente TR mais juros de 0,5% ao mês.

  • Cuidado: poupança está como sinônimo de poupar dinheiro

  • Acertei. A questão está de acordo com a literatura e com o pensamento dos concurseiros de plantão. Mas e o lucro, fica onde? A instituição separa o valor em três partes, e não separa nehum centavo para o seu próprio lucro? Tinha que ser revisto esse conceito aí...

  • O termo "poupança" induz o candidato ao erro, embora haja um percentual que é para a formação de um capital.

     

    O valor do prêmio é composto por 3 quotas:

    Quota de Capitalização

    Quota de Sorteio

    Quota de Carregamento.

     

    Gab.: CERTO

  • Esse termo "poupança" me pegou. 

    :/

  • Essa palavra "poupança" deve ter pegado muita gente. O examinador só usou um termo diferente, quis dizer "guardar", "capitalizar".

  • Acho que o sinônimo da poupança neste caso foi a tal reserva matemática.

  • Exatamente!

    Resposta: Certo

  • Eu cai na poupança porque achei que reserva era diferente de poupança.


ID
20008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema de previdência social brasileiro está estabelecido basicamente sobre dois pilares: a previdência social básica (oferecida pelo poder público) e a previdência privada (de caráter complementar ao regime de previdência oficial). Tem-se, como forma complementar, ainda, os planos de saúde e os seguros-saúde. Outra forma de conseguir garantias é a poupança, por meio de aplicação financeira, como títulos de capitalização. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Com relação aos títulos de capitalização, não há obrigação prevista em lei para que o resgate seja igual ao montante pago, podendo ser, portanto, inferior.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser resgatado 100% do valor gasto, ou menos, ou mais. isso depende do plano de capitalização.
  • NUNCA POIS EXISTI A PARTIR QUE É DESTINADA AO SORTEIO E OUTRA A CAPITALIZAÇÃO
  • Tipo de investimento que combina características de jogo e de poupança. Com os títulos concorre-se a prêmios em dinheiro além de receber o rendimento de parte do valor investido. Do valor aplicado, a instituição financeira separa um percentual para a poupança, outro para o sorteio e um terceiro pra cobrir despesas.O percentual separado para a poupança rende TR (taxa referencial) ou outro indicador. Além da correção pelo indexador a instituição pode pagar um percentual de juros, que é facultativo.Normalmente rende menos que a poupança.É interessante para quem gosta de jogar, com a vantagem que, caso não ganhe, parte de seu investimento será recuperado.Caso o investidor queira efetuar o resgate do valor investido antes do término do plano, receberá um percentual da parte reservada a poupança, cerca de 90%. Só após o término do plano é possível resgatar 100% deste valor.Possuem carência, normalmente de 12 meses. Existem títulos de pagamento mensal e de pagamento único. Os sorteios podem ser mensais ou semanais, conforme o plano.
  • Não há obrigação prevista em lei para que o resgate seja igual ao montante pago.
    Cada empresa define no seu plano o percentual, em relação aos pagamentos realizados, que
    será restituído ao titular quando do resgate. O consumidor, antes de assinar a proposta,
    deverá observar nas Condições Gerais do título verificando, assim, o percentual a que terá direito.
  • Art. 16. O resgate antecipado por sorteio ou resgate total, ao final do prazo de capitalização, deverá corresponder a 100% (cem por cento) da provisão matemática.

    § 1° O valor do resgate total antecipado deverá corresponder, no mínimo, a 90% (noventa por cento) da provisão matemática apurada na ocasião em que vier a ser solicitado.

    § 2º No caso de resgates parciais, de modo a manter a paridade com o valor calculado na forma do parágrafo anterior, deverá a Sociedade de Capitalização restituir ao titular do título, no mínimo, 90% (noventa por cento) do valor total da parcela resgatada. Fonte: http://www.susep.gov.br/textos/circ130.htm

  • Art. 16. O resgate antecipado por sorteio ou resgate total, ao final do prazo de capitalização, deverá corresponder a 100% (cem por cento) da provisão matemática.
  • GABARITO CORRETO!

    Pode ser inferior SIM...
    É o que acontece quando o investidor quiser reaver suas aplicações antes do prazo estipulado, ele receberá o valor com deságio!
  •  Quando eu for resgatar o título, ao final do prazo de vigência, receberei, pelo menos, tudo o que foi pago? Segundo a Susep, a resposta irá variar de título para título. Cada sociedade de capitalização define no seu título o percentual, em relação aos pagamentos realizados, que será restituído ao titular quando do resgate.

    http://www.revide.com.br/blog/murilo/post/titulos-de-capitalizacao-conceito-e-caracteristica/
  • Resumindo: Título de capitalização é uma bela de uma BOSTA.

  • Títulos de capitalização é mais pra quem gosta de jogo de azar

  • Existem 2 tipos de modalidades de Capitalização:

    1 - Modalidade Tradicional;

    2 - Modalidade Compra Programada.

    Ambas é obrigatório que o Subscritor (adquiri o título) receba no mínimo o valor total investido..

  • Título de capitalização é ideal para quer concorrer a prêmios e não para quem quer ganhar rendimento, já que parte do prêmio vai para despesas e sorteio.


    o valor pago pelo titular do titulo é divido em tres partes:

    i- despesas

    ii- uma parte vai para o sorteio

    iii- fica para o poupador.


  • A minha dúvida :  são 4 tipos de titulos de capitalização: tradicional ; compra programada ; popular ; incentivo.   

                               sendo que nas modalidades tradicional e compra programada (caso seja pago em dia) ,o resgate não poderá ser inferior                                    ao montante pago, por isso em se tratando de cespe pensei ser uma pegadinha com essa excessão.

  • SÓ LEMBRAR DA TELE-SENA.

  • Por exemplo a capitalização popular.

  • Isso mesmo. Além disso, cabe lembrar que, em títulos de capitalização de prestação única, deve ser devolvido no mínimo 50% do valor pago e, em títulos de prestações contínuas, o mínimo é 70%.

    Resposta: Certo

  • Olha existe a modalidade tradicional do titulo de capitalização que por lei a empresa tem que devolver 100% do capital depositado, essa modalidade é chamada de poupança forçada.


ID
20323
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades de capitalização

Alternativas
Comentários
  • CIRCULAR SUSEP N° 130, de 12 de maio de 2000.Art. 10. O critério matemático utilizado para o estabelecimento do percentual dos pagamentos referente aos sorteios deverá constar obrigatoriamente da Nota Técnica Atuarial do título de capitalização e será submetido à análise e à aprovação da SUSEP.
  • A) Art. 14. O título de capitalização poderá contemplar o pagamento de um plano de seguro de vida ou de pecúlio para os seus subscritores, mediante a utilização de parte dos recursos previstos no carregamento, como forma de garantir sua liquidação antecipada, devendo obedecer às normas relativas ao seguro de vida ou previdência privada aberta e à capitalização. Fonte: http://www.susep.gov.br/textos/circ130.htm

    B) Art. 7° A Sociedade de Capitalização não poderá se apropriar da provisão matemática dos títulos suspensos ou caducos por inadimplência dos pagamentos, devendo colocar à disposição do titular, independentemente do número de pagamentos efetuados, o valor de resgate após o período de carência, ainda que a inadimplência ocorra em data anterior ao prazo de carência fixado. Fonte: http://www.susep.gov.br/textos/circ130.htm

    C) Título de capitalização não é a mesma coisa que caderneta de poupança. O título de capitalização é um produto comercializado somente pelas Sociedades de Capitalização através de planos que são previamente aprovados pela SUSEP. Seu capital de resgate será sempre inferior ao capital constituído por aplicações idênticas na caderneta de poupança, já que, dos pagamentos efetuados num título, desconta-se uma parte para custear as despesas administrativas das Sociedades de Capitalização e, quando há sorteios, uma parcela para custear as premiações. Fonte: http://www.susep.gov.br/menuatendimento/index_capitalizacao.asp#i17

    D) Art. 10. O critério matemático utilizado para o estabelecimento do percentual dos pagamentos referente aos sorteios deverá constar obrigatoriamente da Nota Técnica Atuarial do título de capitalização e será submetido à análise e à aprovação da SUSEP. Fonte: http://www.susep.gov.br/textos/circ130.htm

    E) Art. 19. O titular contemplado em sorteio deverá ser notificado deste fato pela Sociedade de Capitalização, por escrito, mediante correspondência expedida com aviso de recebimento (AR), ou pela mídia impressa ou eletrônica, no prazo máximo de trinta dias, contados da data de realização do sorteio, caso o prêmio ainda não tenha sido pago. Fonte: http://www.susep.gov.br/textos/circ130.htm
  • estão obrigadas a informar o critério matemático utilizado para o estabelecimento do percentual dos pagamentos referente aos sorteios.

  • AS SOCIEDADES DE CAPITALIZAÇÃO DEVEM UTILIZAR:

    Critério matemático utilizado para o estabelecimento do percentual dospagamentos referente ao custeio dos sorteios deverá constarobrigatoriamente da Nota Técnica Atuarial. As cotasde sorteios serão de:

    • Modalidade Tradicional – No máximo 15% do total de pagamentos;

    • Modalidade Compra Programada – No máximo 15% do total de pagamentos;

    • Modalidade Popular – Entre 5% e 25% do total de pagamentos; e

    • Modalidade Incentivo – No máximo 25% do total de pagamentos.

  • Letra D. Deve informar todas as origens que o dinheiro levará, assim como os percentuais de taxas administrativas.


ID
20629
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma pessoa gosta de participar de sorteios, mas ao mesmo tempo sente a necessidade de começar a economizar um pouco de dinheiro, uma vez que dentro de alguns anos pretende aposentar-se. Dentre as opções abaixo, o produto que melhor atende às necessidades e expectativas dessa pessoa é

Alternativas
Comentários
  • Para fazer uma capitalização é preciso adquirir um TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO, que é um papel do mercado mobiliário, nominal, adquirido por um prazo determinado, que permite ao cliente, correntista ou não-correntista, PROGRAMAR SUA ECONOMIA E CONCORRER A PRÊMIOS ATRAVÉS DE SORTEIOS.
  • o que é CDB - São títulos de renda fixa com pagamentos em datas preestabelecidas, remunerados a taxas pré ou pós-fixadas.
    A liquidez é diária e ainda é permitida a transferência de titularidade. Há várias opções de aplicação, ideais para investidores de perfil conservador, que não gostam de correr riscos.
  • AS Letras Hipotecárias são aplicações em títulos de crédito de renda fixa remunerados pela TR ou por um percentual de CDI, emitidos por instituições financeiras que atuam na concessão de financiamentos habitacionais.

    São ideais para investidores com perfil conservador, pois combinam risco baixíssimo e ótima rentabilidade. E o melhor: têm isenção do imposto de renda.
  • A questão falou em sorteio, consequentemente é Título de Capítalização
  •                TíTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

     Os títulos de capitalização são investimentos com caracteristicas de um jogo onde se pode recuperar parte do valor pago na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma cadenerta de poupança.
     Isto é, disponíves, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamentos único.
    Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para a poupança, outro para o sorteio e um terceiro para cobrir sua despesas.
       EXP: Nos planos de capitalização com prazo de 10 anos, de cada valor a prestação podemos dar a seguinte distribuição:
    # 10% para sorteio
    # 15% para as despesas de administração
    # 75% são as reservas (aplicados em uma conta que rende TR mais juros de 0,5% a.m.).
     As primeiras parcelas pagas costumam destinar-se integralmente ao sorteio e às despesas de administração, sem nenhum depósito para o aplicador.
  • TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO - Eles são administrados por sociedades de capitalização que pertencem, normalmente, a uma corporação do segmento financeiro (exemplo: Bradesco Capitalização). Em relação à rentabilidade, não são muito atrativos, pois oferecem rendimentos iguais ou até mesmo inferiores à Poupança. No entanto, o que pode atrair as pessoas nessa modalidade de investimento é a possibilidade de ser contemplado nos sorteios oferecidos, geralmente com um prêmio de valor bem alto.
  • TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO - Eles são administrados por sociedades de capitalização que pertencem, normalmente, a uma corporação do segmento financeiro (exemplo: Bradesco Capitalização). Em relação à rentabilidade, não são muito atrativos, pois oferecem rendimentos iguais ou até mesmo inferiores à Poupança. No entanto, o que pode atrair as pessoas nessa modalidade de investimento é a possibilidade de ser contemplado nos sorteios oferecidos, geralmente com um prêmio de valor bem alto.


    O TITULO DE CAPITALIZAÇÃO É UM JOGO NO QUAL VOCE PARTICIPA DE SORTEIOS, PODENDO RESGATAR PARTE DO DINHEIRO QUE FOI JOGADO.

  • LETRA D CORRETA

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.


  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

     Títulos de Capitalização 

    • O  título  de  capitalização  é  um  título  de  crédito  que  objetiva  a  formação  de  poupança  e  insere  um componente de sorte na modalidade: o sorteio de prêmios.  
    • Os títulos de crédito são documentos que representam um direito creditório de seu detentor. Ou seja, a pessoa que adquire um título de crédito passa a ter um direito de receber determinado valor pactuado nas condições do título no vencimento do documento. 
    • O título de capitalização só  pode ser negociado por  Sociedades de Capitalização, entidades constituídas como  sociedade  anônima  e  fiscalizadas  pela  Superintendência  de  Seguros  Privados.


ID
20956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com a melhoria do cenário econômico do Brasil e as constantes reduções da taxa básica de juros, as aplicações em títulos públicos se tornam menos atraentes. Diante disso os bancos trabalham para aumentar sua participação nas operações de crédito. O BB registrou lucro líquido de R$ 6,044 bilhões em 2006, valor 45,5% superior ao observado no ano anterior. O resultado foi influenciado, sobretudo, pelo crescimento de 30,8% da carteira de crédito, que superou o desempenho da indústria financeira; e pelo incremento das receitas de prestação de serviços em 16,2% contra a expansão de apenas 4,6% das despesas administrativas.

Idem, ibidem.

Acerca das operações de crédito, julgue os itens seguintes.

Na operação de desconto de títulos, uma das vantagens para o cliente é que, por meio dessa operação, ele pode antecipar o seu fluxo de caixa, antecipando o recebimento do título. Caso o devedor não pague o título no vencimento, em função do direito de regresso, o cliente não é responsável pelos encargos como multa e juros de mora.

Alternativas
Comentários
  • Por exemplo um cliente com uma carteira descontada,
    o cliente solicita a antecipação do dinheiro dos bloqueto, o banco antecipa, caso os clientes não paguem os bloquetos os bancos pode cobrar encargos máximos e dinheiro que hávia ( emprestado) antecipado ao cliente .
  • CERTO - As vantagens para os vendedores são antecipação da receita e caixa, redução da carga tributária (justamente pela afirmação da questão), aumento do potencial de vendas, redução de preços e maior competividade. O vendor finance é uma operação da instituição financeira com a empresa vendedora, onde a empresa vende seu estoque a prazo (financiamento) mas recebe o dinheiro à vista, no final da operação o cliente da empresa vendedora compra os produtos financiados que serão repassados aos Bancos, já que os bancos pagaram o valor da venda à vista a empresa vendedora.
  • ERRADO
    Caso o devedor não pague o título no vencimento, em função do direito de regresso, o cliente não é responsável pelos encargos como multa e juros de mora.
    O cliente e responsavel sim!
  • Justamente pelo direito de regresso é que o cliente pode ser responsabilizado.
    A deu uma duplicata de B ao banco. O Banco pagou à A por essa duplicata, e B irá pagar ao banco.
    Se B não pagar, o banco terá direito de regresso contra A ( vai cobrar de A).
  • GABARITO: ERRADO

    Até pelo direito de regresso, o cliente É responsável pelos encargos.

    http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=34253641
  • o banco nunca joga pra perder, pois o banco não iria fazer esse tipo de operação se ele nao tivesse alguma garantia, que vai ser o próprio cliente que fez o desconto, pois é com esse que o banco fez o acordo,o terceiro que emitiu o título não tem nada a ver com a operção de desconto feita pelo cliente, então ele nao se responsabiliza com o banco.
  • Gabarito: ERRADO!
    À diferença de uma operação de 
    factoring[3], o desconto de títulos não é uma operação de compra e venda, e o banco tem direito de regresso, ou seja, no vencimento, caso o título não seja pago pelo sacado (o devedor), o cedente (a empresa que descontou a duplicata) assume a responsabilidade pelo pagamento, incluindo juros de mora e multa pelo eventual pagamento em atraso.[4] Portanto, enquanto a duplicata não for quitada, a empresa cedente mantém uma obrigação para com o banco, devendo reembolsá-lo, se o título vencido não for pago.

    texto extraido de:http://pt.wikipedia.org/wiki/Desconto_de_t%C3%ADtulos

  • Na operação de desconto de títulos, uma das vantagens para o cliente é que, por meio dessa operação, ele pode antecipar o seu fluxo de caixa, antecipando o recebimento do título.

     

    Caso o devedor não pague o título no vencimento, em função do direito de regresso, o cliente é responsável pelos encargos como multa e juros de mora.

  • FACTORING # DESCONTO DE TÍTULOS (direito de regresso ao cliente)

  • Se o devedor do título de crédito não pagar pelo DIREITO DE REGRESSO o cliente será responsabilizado pelo pagamento do título mais juros de multa e mora caso tenha vencido.

    São título de crédito: Cheques pré-datados, Duplicatas, Notas Promissórias, Comprovantes de vendas com cartão de crédito.

    Boa sorte futuros bancários!


ID
20986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os negócios com seguros, previdência e capitalização têm recebido atenção por parte dos bancos, pois representam setores com grandes possibilidades de crescimento. Para exemplificar, por meio desses negócios o BB agregou R$ 1,1 bilhão em 2006, o que significa crescimento de 27,0% em relação ao ano anterior. No segmento de previdência complementar aberta, o faturamento teve incremento de 29,5% em relação ao ano anterior; e, no mercado de títulos de capitalização, manteve a liderança pelo décimo ano consecutivo em contribuições.

Idem, ibidem.

No que se refere à previdência e à capitalização, julgue os itens que se seguem.

O prazo de vigência de um título de capitalização é o período durante o qual o título está sendo administrado pela sociedade de capitalização. O capital relativo ao título é atualizado monetariamente pela taxa convênio de pagamentos e créditos recíprocos (CCR) e capitalizado pela taxa de juros informada nas condições gerais.

Alternativas
Comentários
  • É atualizado monetariamente pela TR.
  • no final da vigencia do titulo o propietario recebe o valor do seu titulo + tr
  • Do valor aplicado, a instituição financeira separa um percentual para a poupança, outro para o sorteio e um terceiro pra cobrir despesas.O percentual separado para a poupança rende TR (taxa referencial) ou outro indicador. Além da correção pelo indexador a instituição pode pagar um percentual de juros, que é facultativo.
  • Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.

    Fonte: http://www.susep.gov.br/menuatendimento/index_capitalizacao.asp#i01
  • pela taxa convênio de pagamentos e créditos recíprocos (CCR..


    NÃO TEM NADA A VER!!!


    ATUALIZADO PELA TR E taxa de juros informada nas condições gerais
  • O capital relativo ao título de capitalização é atualizado monetariamente pela taxa referencial e capitalizado pela taxa de juros informada nas condições gerais.

  • Nos títulos com vigência igual a 12 meses, os pagamentos são obrigatoriamente fixos. Já nos títulos com vigência superior, é facultada a atualização dos pagamentos, a cada período de 12 meses, por aplicação de um índice oficial estabelecido no próprio título IGPM – Índice Geral de Preços de Mercado.


  • Prazo de Vigência é o mesmo que Prazo de Pagamento?

    Não, Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Periódico (PP) ou de Pagamento Único (P.U.).


    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título, em geral, atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.


    fonte: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • Gab.: ERRADO

     

    Atualização de Valores : Informa como é realizada a atualização mensal da provisão matemática, devendo-se utilizar a taxa de remuneração básica aplicada à caderneta de poupança (TR). 


ID
21025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BB trabalha com intermediações em diversas áreas, tais como sistema de seguros privados, previdência complementar, administração de cartões de crédito e títulos de capitalização, entre outros. Acerca dessas atividades do BB, julgue os itens subseqüentes.

Não é permitido que uma pessoa adquira um título de capitalização para outra pessoa, a não ser por meio de regular instrumento de procuração.

Alternativas
Comentários
  • Uma pessoa pode presentear outra! Isto é facilmente visto em propagandas!
  • É meio complicado esta pergunta..é possível que uma pessoa presenteie outra com um título,mas ,este ficará no nome do proprietário(a pessoa adquirinte do título).
  • Existem duas pessoas distintas no que se refere a títulos de capitalização. Existe o subscritor que se compromete a realizar os pagamentos, e existe o titular do título, que é aquele será beneficiado, ou seja, aquele que terá direitos sobre o resgate e sorteio do título.
    É claro que o subscritor e titular também podem ser a mesma pessoa, bem como podem ser pessoas distintas.
  • o subscritor, que é a pessoa que adquire o título e assume o dever de efetuar os pagamentos, pode, desde que comunique por escrito à Sociedade, a qualquer momento, e não somente no ato da contratação, definir quem será o titular, isto é, quem assumirá os direitos relativos ao título, tais como o resgate e o sorteio.É claro que subscritor e titular podem ser a mesma pessoa, isto é, a pessoa que paga o título é a que detém os direito atinentes a ele.
  • O subscritor, que é a pessoa que adquire o título e assume o dever de efetuar os pagamentos, pode, desde que comunique por escrito à Sociedade, a qualquer momento, e não somente no ato da contratação, definir quem será o titular, isto é, quem assumirá os direitos relativos ao título, tais como o resgate e o sorteio.
    É claro que subscritor e titular podem ser a mesma pessoa, isto é, a pessoa que paga o título é a que detém os direito atinentes a ele.

    Fonte: http://www.susep.gov.br/menuatendimento/index_capitalizacao.asp#i01
  • Questão Errada!

    Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização. É permitido que outra pessoa adquira para o capitalizador.

    Neste tipo de plano, além de concorrer aos prêmios de sorteio, o capitalizador, sendo sorteado ou não, recebe ao final da aplicação todo ou parte do seu dinheiro acrescido dos reajustes e em algumas modalidades, de juros da aplicação. Quando analisados quanto a rentabilidade, os títulos de capitalização são desvantajosos em relação a outras aplicações, inclusive em relação as contas de poupança, porém com o diferencial de concorrer aos prêmios sorteados. A maiorias dos contratos também estipula um prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado no caso de resgate anterior ao estipulado no contrato.

    Por que, afinal, o título de capitalização é tão ruim para nós e excelente para os bancos? Espero que ao ler este texto você só entre em um produto deste tipo se acreditar que poderá ser o sorteado, sabendo que a chance é mínima e que, se isso não ocorrer, seu dinheiro terá rendimento pífio ao longo de alguns meses/anos, menos que uma Poupança! Como já disse, titulo de capitalização é furada!

    Bons Estudos =]
  • QUESTÃO FÁCIL
    SUBSCRITOR PAGA  MENSALMENTE
    TITULAR RECEBE O TÍTULO COMO BENEFICIÁRIO(PODE SER QUALQUER PESSOA)  OU O SUBSCRITOR PODE SER O PRÓPRIO TITULAR.  NO BANCO VCS TERÃO QUE VENDER MUITA CAPITALIZAÇÃO, VÃO APRENDENDO..
    BOA SORTE AMIGOS!!!!!!!!!!!!!









  • Posso comprar uma Telesena, que é um título de capitalização, e presentear um familiar, sem a necessidade de uma procuração.

  • Eu havia pensado como o colega de cima. Tele sena é um exemplo de titulo de capitalização. Pagamento único, no minimo 1 ano pra resgatar parte do valor... Posso comprar uma tele sena e dar pra quem eu quiser que esta será da pessoa presenteada, sem procuração, sem contrato, sem estar no nome de alguem. Estranha essa pergunta, acredito que não retrate a verdade.
  • A pessoa proprietária do título, a quem deve ser pago ps beneficios do plano, como resgate do sorteio. Dessa forma, o  titular pode ser o próprio ou outra pessoa, expressamente indicada na proposta.
  • 5- Pode-se adquirir um título para outra pessoa?


    Sim, aliás, o subscritor, que é a pessoa que adquire o título e assume o dever de efetuar os pagamentos, pode desde que comunique por escrito à Sociedade, a qualquer momento, e não somente no ato da contratação, definir quem será o titular, isto é, quem assumirá os direitos relativos ao título, tais como o resgate e o sorteio.

    É claro que subscritor e titular podem ser a mesma pessoa, isto é, a pessoa que paga o título é a que detém os direitos inerentes a ele.

    Também é possível a cessão parcial do título, ou seja, o subscritor pode ceder o resgate do título para uma associação, para um clube de futebol e outros.

    Quando essa cessão é feita automaticamente, isto é, no ato da compra já está pré-definido que ocorrerá a cessão do direito de resgate para alguma instituição, é obrigatório que esta informação esteja claramente disponível para o subscritor. Em outras palavras, o subscritor tem que ser obrigatoriamente informado de que ao comprar o título está cedendo o direito de resgate à instituição identificada no material de comercialização.

    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • - Pode-se adquirir um título para outra pessoa?


    Sim, aliás, o subscritor, que é a pessoa que adquire o título e assume o dever de efetuar os pagamentos, pode desde que comunique por escrito à Sociedade, a qualquer momento, e não somente no ato da contratação, definir quem será o titular, isto é, quem assumirá os direitos relativos ao título, tais como o resgate e o sorteio.


    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao


ID
28762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O certificado de depósito bancário (CDB) é o título de renda fixa emitido por instituições financeiras, com a finalidade de captação de recursos para carregá-los em outras carteiras de investimento, visando ao ganho financeiro e/ou ganho de intermediação. Considerando as características do CDB, analise as afirmações a seguir.

I - No CDB Rural, existe a possibilidade, para o investidor, de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração do CDB, dentro de critérios já estabelecidos no próprio contrato.
II - Quando a perspectiva é de queda da taxa de juros, a modalidade de CDB mais indicada para aplicação é a prefixada.
III - O CDB não pode ser negociado antes do seu vencimento, devendo o cliente esperar o final do contrato para sacar o dinheiro.
IV - No CDB prefixado, no momento da aplicação, o investidor já conhece o percentual de valorização nominal de seu investimento.
V - As taxas de rentabilidade do CDB são determinadas pelos próprios Bancos, de acordo com o CDI.

Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • CDB - Pré-fixado
    Os CDBs pré-fixados são títulos não tem prazo mínimo , não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à elevação das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

    RURAL CDB FIX PRÉ

    CDB com taxa pré-fixada, prazo fechado e valor de resgate pré-estabelecido. Portanto, o título é liquidado no vencimento, não se permitindo resgate antecipado.

    RURAL CDB FIX PÓS

    CDB com taxa pós-fixada, prazo, taxa e liquidez negociados de acordo com a carência, escalonamento ou repactuação. O título é liquidado no vencimento ou antecipadamente, de acordo com negociação de taxa e prazo.

  • com os juros altos a modalidade mais indicada é a pós-fixada com o indicador IGP-M (inflação).
  • wiwi, o CDB é transferível por endosso nominativo.
  • - o CDB é negociável e transferível por endosso. - o RDB é nominativo e não transferível.CDB pre-fixado garante o rendimento em um cenário de quedas dos juros, caso a perspectiva fosse contraria o ideal seria o CDB pós.
  • CDB é transferível por endosso nominativo, podendo, portanto, ser resgatado antes do prazo final; porém, normalmente a Instituição Financeira exige um deságio (diferença para menos entre o valor nominal de um título e sua cotação no mercado) para a realização dessa operação.

    Já o RDB não é transferível, mas pode ser rescindido em carater excepcional, se houver acordo da instituição depositária; porém, nesse caso, só será devolvido o valor aplicado sem nenhum rendimento.
  • CDB Rural: São títulos cuja captação é específica dos bancos comerciais e múltiplos com carteira comercial. Seus prazos são idênticos aos do CDB. A diferença fundamental é que os recursos captados por este títulos devem ser obrigatoriamente utilizados para o financiamento da comercialização de produtos agropecuários e/ou máquinas e equipamentos agrícolas. a comprovação desta utilização se dá através de mapas enviados ao BC. CDB com taxa flutuante: Nas aplicações com prazo mínimo de 30 dias, existe a possibilidade, para o investidor, de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração do CDB, dentro de critérios já estabelecidos no próprio contrato.
  • Depósitos à Prazo
     
    CDB - Pré-fixado
    Os CDBs pré-fixados são títulos com prazo mínimo de 30, 60 ou 90 dias, não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à elevação das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

    CDB - Pós-fixado
    Os CDBs pós-fixados podem ser oferecidos pelos bancos com ou sem liquidez diária, rendem de acordo com o desempenho de indicadores como os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) ou a Taxa de Referência (TR). Estes títulos são populares em momentos onde existe perspectiva de aumento nos juros.

     
  • Resposta LETRA C
  • I - ñ existe a possibilidade de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração.

    II - Correto.

    III - O CDB pode ter resgate antecipado
    IV - Correto.
    V - Correto.

  • I. Errado. Não pode ser repactuado haja visto que é um valor mobiliário.

    II. Correto. Pois os demais indicadores acompanham indiretamente a taxa de juros. Mas vale lembrar que quando há queda da taxa de juros, o consumo aumenta e isso ocasiona uma pressão inflacionária. O que leva os títulos como CDB de 1 ano atrelados a indices de preços a se tornarem mais atraentes. 

    III. Errado. Os CDBs tem liquidez diária. 

    IV. Correto. Somente nos CDBs pós fixados é que não há certeza da rentabilidade. 

    V. Correto. CDBs com: 

                                         1 dia ---------------------- Selic ou CDI 

                                       1 mês -------------------- TR ou TJLP 

                                        2 meses ----------------- TBF 

                                       1 ano -------------------- IPCA, IGPM  

  • A modalidade de RDB ( recibo de depósito bancário) é que não pode ter antecipado, por essa razão possui um rendimento melhor


ID
91516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Clientes superavitários em termos financeiros são aqueles que
consomem menos que a renda e, em decorrência, realizam
aplicações nos bancos. Com relação a esse tema, julgue os itens
seguintes.

Os títulos de capitalização são adequados para os recursos de curtíssimo prazo, considerando a alta liquidez, sendo vedada a distribuição de prêmios aos detentores desses títulos por meio da realização de sorteios.

Alternativas
Comentários
  • A questão compreende uma série de erros acerca dos títulos de capitalização. O primeiro é que não são títulos de curtíssimo prazo, e sim de médio a longo prazo. Segungo o poder de liquidez desses títulos, apesar de poder ser rentável não é altamente lucrativo, sendo inferior ao lucro da poupança. E por fim cabe ressaltar que uma das mais relevantes caracteristicas são os sorteios que acontecem, na maioria dos títulos, proporcionando a atratividade ao produto financeiro.
  • - Os títulos de capitalização deverão ser estruturados com prazo de vigência igual ou superior a 12 meses e em séries cujo tamanho deve ser informado no próprio título (LONGO PRAZO).

    - Alguns títulos prevêem prazo de carência, isto é, um período inicial em que o capital fica indisponível ao titular. Se o titular solicitar o resgate durante o período de carência ou se o título for cancelado, o resgate só poderá acontecer efetivamente (receber o dinheiro) após o encerramento do período de carência... Em casos de resgate antecipado, faculta-se a Sociedade de Capitalização estipular uma penalidade de até 10% do capital constituído. (BAIXA LIQUIDEZ).

    - É facultada à Sociedade de Capitalização a utilização dos resultados de loterias oficiais para a geração dos seus números sorteados. Caso a sociedade opte por não utilizá-los, ou se as loterias oficiais não se realizarem, a Sociedade de Capitalização se obriga a realizar sorteios próprios com ampla e prévia divulgação aos titulares, prevendo, inclusive, livre acesso aos participantes e a presença de auditores independentes. (SORTEIOS)

    Fonte: http://www.susep.gov.br/menuatendimento/index_capitalizacao.asp#i01
  • Os títulos de capitalização são adequados para longo prazo, já que o resgate do valor só será possível a partir de um ano, não possui alta liquidez, e o objetivo maior da capitalização é proporcionar ao cliente sorteios de prêmios, que é realizado pela Loteria Federal, sua rentbilidade é de 0,50% a.m., enaquanto a poupança rentabliza em média 0,56% a.m..
  • Não são de curto prazo, muito menos de curtíssimo..são considerados de longo prazo.
    Não tem alta liquidez, pois além de render menos que a poupança, se você não tiver sorte, ele pode não render nada...... e mais, caso vc queira os recursos antes do prazo, ainda pode ter os valores recebidos com deságio..
    O que os caracteriza são justamente os sorteios...
  • O título de capitalização possui, em média, carência de 12 meses. Durante esse período, não são indicados resgates, pois, caso sejam feitos, o investidor pagará uma multa, que poderá representar até 10% do valor investido. Os prazos de vigência dos títulos podem variar de um a nove anos. A Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep) é a instituição responsável por fiscalizar e regular essas operações.

    http://www.revide.com.br/blog/murilo/post/titulos-de-capitalizacao-conceito-e-caracteristica/
  • Capitalização = prêmio! 

  • Não possuem alta liquidez no mercado.

  • titulo de capitalização - economia programada + sorteio de prêmios. Prazo mínimo: 12 meses.

  • Os títulos de capitalização são adequados para os recursos de curtíssimo prazo (errado) De preferência longo prazo, minimo de 12 meses. considerando a alta liquidez( errado) NÃO POSSUEM ALTA LIQUIDEZ, APESAR DE PODER TIRAR NA HORA QUE QUISER, TEM QUE RESPEITAR A CARÊNCIA, CASO NÃO TENHA CARÊNCIA TEM UMA TABELA QUE TE FORNECE O QUANTO TU RETIRA DESSE CAPITAL INVESTIDO QUE SEMPRE É MENOR CASO NÃO CUMPRA O PRAZO ESTABELECIDO POR CONTRATO. sendo vedada a distribuição de prêmios aos detentores desses títulos por meio da realização de sorteios( ERRADO) PODE SIM DISTRIBUIR PRÊMIOS E SORTEIOS. UMA DAS INDETIFICAÇÕES DO TITULO DE CAPITALIZAÇÃO É: POUPANÇA+PRÊMIO OU POUPANÇA + JOGO = AMBAS SE REMETEM A PREMIO 

  • errado , não tem alta liquidez, e NÃO e vedada a distribuição de prêmios

  • A questão está totalmente errada

  • Que bagunça, eim? Tá tudo errado.

    Os títulos de capitalização não possuem alta liquidez, haja vista que o resgate só se dá findada a vigência e após o prazo de carência. Além disso, os prêmios em sorteios são típicos dos títulos de capitalização.

    Resposta: Errado

  • Mínimo 12 meses pra retirar. Curto prazo não é


ID
316051
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os títulos de capitalização são

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, para trabalhar com capitalização, a empresa deve ter registro na Susep, órgão que normatiza e fiscaliza o setor.

    Há duas formas de comercialização desses títulos, de pagamentos periódicos ou único. No Brasil são chamados de PM (Pagamento Mensal) e o PU (Pagamento Único).

    O PM é um plano em que os pagamentos dos prêmios são periódicos, geralmente mensais. É possível que após o último pagamento o plano ainda mantenha-se em vigor, pois seu prazo de vigência pode ser diferente do que seu prazo de pagamento. Os planos PU são aqueles em que o pagamento é único e sua vigência fica estipulada na proposta.

    As empresas responsáveis por essa comercialização estão reunidas na Fenacap - Federação Nacional de Capitalização.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulo_de_capitaliza%C3%A7%C3%A3o

  • Sociedades de capitalização são entidades sob a forma de S.A que negociam títulos de capitalização que tem por objetivo o depósito periódico ou único pelo contratante que terá depois de cumprido o praz de vigência do contrato,o direito de resgatar PARTE dos valores depositados corrigidas por uma taxa de juros estabelicidade contratualmente,e ainda,quando previsto,o direito de concorrrer a sorteios de prêmios em dinheiro.
    Essa sociedade é autorizada pelo GOVERNO FEDERAL.
    Tem como orgão normativo o CNSP(conselho nacional de seguros privados) e como autarquia supervisora a SUSEP(superintendencia de seguros privados).
  • GABARITO LETRA C

    a) Item errado: de 12 (doze) meses a 10 (dez) anos.

    b) Item errado: são comercializados por Sociedades de Capitalização, que são aquelas que praticam contratos de capitalização.

    c) Item correto:

    d) Item errado: Os títulos de capitalização são um instrumento que une as características de uma jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma caderneta de poupança.

    e) Item errado: as condições são previstas no contrato, que é por adesão e o cliente deve ter conhecimento prévio do seu conteúdo, e não após a contratação.
  •                              TíTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

     Os títulos de capitalização são investimentos com caracteristicas de um jogo onde se pode recuperar parte do valor pago na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma cadenerta de poupança.
     Isto é, disponíves, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamentos único.
  • Título de capitalização: é um título de crédito comercializado por empresas de capitlização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, com sorteio de prêmios de capitalização. Neste tipo de plano, além de concorrer aos prêmios do sorteio, o capitalizador, sendo sorteado ou não, recebe ao final da aplicação todo ou parte do seu dinheiro acrescido dos reajustes e em algumas modalidades, de juros da aplicação. Há duas formas de comercialização desses títulos, sendo: PM (Pagamento Mensal ou periódicos) ou PU (Pagamento Único). Obs.: para trabalhar com capitalização, a empresa deve ter registro na SUSEP, órgão que normatiza e fiscaliza o setor.

  • A) estruturados com prazo de vigência igual ou superior a 6 meses.( MÍNIMO DE 12 MESES)B) comercializados por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil.( QUEM AUTORIZA É A SUSEP)C) CERTAD) resgatados em base sempre superior ao capital constituído por aplicações idênticas em títulos públicos.( NÃO É SEMPRE QUE SUPERIOR AO CAPITAL CONSTITUIDO)E) regidos por condições gerais disponibilizadas após a contratação( NAO É APÓS CONTRATAÇÃO É ANTES) 


  • O que é um título de capitalização?


    É um produto em que parte dos pagamentos realizados pelo subscritor é usado para formar um capital, segundo cláusulas e regras aprovadas e mencionadas no próprio título (Condições Gerais do Título) e que será pago em moeda corrente num prazo máximo estabelecido.

    O restante dos valores dos pagamentos é usado para custear os sorteios, quase sempre previstos neste tipo de produto e as despesas administrativas das sociedades de capitalização.


    Os títulos são estruturados, quanto a sua forma de pagamento, em PM,  PP e PU.

     • PM

     É um título que prevê um pagamento a cada mês de vigência do título.

     • PP

     É um título em que não há correspondência entre o número de pagamentos e o número de meses de vigência do título.

     • PU

     É um título em que o pagamento é único (realizado uma única vez), tendo sua vigência estipulada na proposta.


    http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgpro/cofir/informacoes-sobre-titulos-de-capitalizacao

  • A-  Errado - Prazo mínimo é de 12 meses.

    B- Errado-  Parei no "autorizados pelo Bacen". O certo seria SUSEP (Superintendência de Seguros Privados)

    C- Correto

    D- Errado-  Parei no "sempre". Desconfio quando expressões "sempre, nunca, jamais.."

    E Errado- Como assim "a pós a contratação" ?! Deve-se ter conhecimento antes.

  • LETRA C CORRETA

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.


  • Também existem 3 prazos envolvidos nos títulos de capitalização:

    O consumidor que adquire um título de capitalização precisa ser sorteado até o prazo de vigência para ter uma boa rentabilidade. Caso você não tenha essa sorte, o rendimento do seu título não conseguirá superar o da Poupança.Por isso, é interessante que você tenha conhecimento sobre onde investir o seu dinheiro.

  • Questão pra ser anulada. Estão todas erradas.

  • errei porque não vi PP

  • a) Errado. Podem ter prazos menores.

    b) Errado. A Susep é a responsável pela autorização para operar com títulos de crédito

    c) Certo.

    d) Errado. Há a possibilidade de resgatar apenas uma parte do valor aplicado.

    e) Errado. As condições são definidas no ato da contratação.

    Resposta: Certo

  • PM, PP e PU

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    A alternativa A está incorreta. Podem ser estruturados com prazo inferior 

    A alternativa B está incorreta. Comercializados por sociedades de título de capitalização  

    A alternativa C está correta

    A alternativa D está incorreta. Não existe essa regra 

    A alternativa E está incorreta. As condições gerais são estabelecidas em regulação e no contrato do título, ou seja, antes da contratação  

    ===

    TOME NOTA (!)

     Títulos de Capitalização 

    • O  título  de  capitalização  é  um  título  de  crédito  que  objetiva  a  formação  de  poupança  e  insere  um componente de sorte na modalidade: o sorteio de prêmios.  
    • Os títulos de crédito são documentos que representam um direito creditório de seu detentor. Ou seja, a pessoa que adquire um título de crédito passa a ter um direito de receber determinado valor pactuado nas condições do título no vencimento do documento. 
    • O título de capitalização só  pode ser negociado por  Sociedades de Capitalização, entidades constituídas como  sociedade  anônima  e  fiscalizadas  pela  Superintendência  de  Seguros  Privados.


ID
613519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de planos de aposentadoria e pensão
privados e títulos de capitalização.

O prazo de pagamento de um título de capitalização não necessariamente coincide com o seu prazo de vigência, que é o período no qual o título está em vigor, dando direito aos sorteios existentes.

Alternativas
Comentários
  • "Correta"

    O prazo de pagamento e vigência podem ou não coincidir, conforme descrito na questão.
  • - Correta -

    Existem duas formas de capitalização quanto ao pagamento:
      Pagamento Mensal (geralmente pagos entre 2 a 5 anos) - Pagamento Parcela única (Pago de uma só vez) Ambos com a restituição do valor completo e corrigiro no final do prazo acordado.
  • O Título de capitalização pode ser resgatado antes do vencimento. Desde que passado o período de carência.

  • Um exemplo disso é a tele sena
  •  Prazo de Vigência é o mesmo que Prazo de Pagamento?

     

    Não, Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Periódico (PP) ou de Pagamento Único (P.U.).

    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título, em geral, atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.

    Fonte: http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgpro/cofir/informacoes-sobre-titulos-de-capitalizacao/#

  • Só pra reforçar,

    Existem 3 meios de pagamento:

    P.M. : Prazo de vigência é igual ao quantidade de parcelas ( ex. prazo de vigência = 100 meses / quantidade de parcelas = 100 parcelas);

    P.P. : Prazo de vigência é diferente da quantidade de parcelas (ex. prazo de vigência = 70 meses / quantidade de parcelas = 50 parcelas);

    P.U. : Prazo de pagamento corresponde a 1 única parcela ( ex. prazo de vigência = 12meses / quantidade de parcelas = 1 parcela).


    Bons estudos!!!


  • Pessoal, a questão está correta.

    Isto porque realmente nem sempre o prazo de vigência coincide com o prazo de pagamento...Como é o caso dos títulos com pagamento único (PU) - o subscritor paga uma única parcela, geralmente no momento da aquisição do título, o que não ocorre com os títulos de pagamentos mensais.

    subscritor: aquele que assume o compromisso de pagar  a (s) parcela (s).

    Nesta questão o formulador queria verificar, na verdade, se o candidato sabe que um título de capitalização pode per pago em uma única vez, participando por exemplo dos prêmios mensais..

  • Prazo de Vigência é o mesmo que Prazo de Pagamento?

     

    Não, Prazo de Pagamento é o período durante o qual o Subscritor compromete-se a efetuar os pagamentos que, em geral, são mensais e sucessivos. Outra possibilidade, como colocada acima, é a de o título ser de Pagamento Periódico (PP) ou de Pagamento Único (P.U.).

    Já Prazo de Vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização, sendo o capital relativo ao título, em geral, atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pela taxa de juros informada nas Condições Gerais. Tal período deverá ser igual ou superior ao período de pagamento.

    Fonte: http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgpro/cofir/informacoes-sobre-titulos-de-capitalizacao/#

  • A afirmação está totalmente correta. Os títulos de capitalização apresentam diversas formas comerciais, tais como pagamentos únicos e parcelados (em números variados).

    É preciso ter em mente que prazo de pagamento é o período durante o qual o Subscritor
    compromete-se a efetuar os pagamentos que, como dito antes, podem ser mensais e
    sucessivos, periódicos ou em pagamento único.


    Já o prazo de vigência é o período durante o qual o Título de Capitalização está sendo administrado pela Sociedade de Capitalização que, em regra, deverá ser igual ou superior ao período de
    pagamento.


    GABARITO: Certo
  • Existem duas formas de capitalização quanto ao pagamento:

  • Certamente, pois há a possibilidade de carência. Isto é, um prazo durante o qual a instituição financeira poderá reter o dinheiro do aplicador.

    Resposta: Certo


ID
1086160
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os títulos de capitalização são emitidos pelas sociedades de capitalização e têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo contratado, os direitos de concorrer a sorteio de prêmios em dinheiro e o de.

Alternativas
Comentários
  • Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.

    Neste tipo de plano, além de concorrer aos prêmios de sorteio,[1] o capitalizador, sendo sorteado ou não, recebe ao final da aplicação todo ou parte do seu dinheiro acrescido dos reajustes e em algumas modalidades, de juros da aplicação. Quando analisados quanto a rentabilidade, os títulos de capitalização são desvantajosos em relação a outras aplicações, inclusive em relação às contas de poupança, porém com o diferencial de concorrer aos prêmios sorteados. A maiorias dos contratos também estipula um prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado no caso de resgate anterior ao estipulado no contrato.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


  • É um papel do mercado mobiliário, nominal, adquirido por um prazo determinado, que permite ao cliente, correntista ou não. É uma maneira de guardar dinheiro com uma vantagem: além de economizar, você concorre a prêmios. Ao final do plano, recebe todo o seu dinheiro de volta corrigido monetariamente. Podem ser feitos depósitos mensais ou um depósito único, com diferentes valores e períodos de duração, que dão direito a sorteios – com prêmios que variam de acordo com o plano escolhido.

  • Eu fiz um título de capitalização, e agora depois de estudos fiquei sabendo que não é bem assim, não resgatarei 100% , mas sim uma parte. 


    Mas a letra B é a correta.

  • Eu fiquei com dúvida nessa questão na hora de responder, pois no enunciado fala que "depois de cumprido o prazo contratado", acredito que nessa situação a pessoa recebe sim o valor total investido mais um rendimento calculado pela TR, pelo menos assim estão escritos em alguns contratos de Títulos de capitalização em alguns bancos que tive acesso.

    Alguém pode me esclarecer?

  • vc nunca recebe todo o dinheiro que colocou

  • Cada titulo de capitalização tem suas características mas não rendem juros e sim TR. porem alguns são 100%+TR ou 80%+TR isso dependera o quanto vc concorre geralmente os tit. cap. que dão prêmios maiores oferecem 80% do que foi aplicado... mas NUNCA rendem juros só corrreção... ( sim caberia recurso, mas já é uma questão tão batida nas bancas que a jurisprudência já atua como válida)

  • Mas TR é uma taxa de juros.

  • Ficou estranha, pois vc pode resgatar tudo o que está lá no final do prazo. Pela questão parece que somente resgate parcial pode ser feito. Mais uma pegadinha.

    Sobre a TR, ela não é juros. TR é correção monetária.

  • A definição oficial está no site do BACEN: http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/sc.asp

    "... depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro". 
  • Galera a situação é a seguinte  ...

    Suponhamos que a parcela é de  ------------------------  R$ 100,00         

    Funciona assim :

    Taxa de Administração ------------ R$ 10,00      ( Ninguém Trabalha de Graça )

    Valor Para Sorteio  ------------------R$ 25,00      ( Valor Recolhido para gerar o Montante á ser sorteado )

    Valor Para ser corrigido R$ 65,00


    Conclusão , dos R$ 100, 00 depositados apenas parte do valor vai ser corrigido . Ok's ?!  

    Espero te ajudado bons estudos galera !

  • "concorrer a prêmios em barras de ouro" parecia a questão do Silvio Santos AEEEEE OEEEEE!!! Brinks galera, resposta letra B.


  • Sociedades de capitalização


    Sociedades de capitalização - são entidades, constituídas sob a forma de sociedades anônimas, que negociam contratos (títulos de capitalização) que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro. Mais informações poderão ser encontradas no endereço: www.susep.gov.br


    Fonte:http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/sc.asp

  • Caí na pegadinha. Ficou meio estranho "pegar parte dos valores depositados corrigidos", quando deveriam ser resgatados todo o dinheiro.

    Enfim, como assertiva não restringiu usando palavras como "apenas", considera-se certa a afirmação.

  • Os títulos de capitalização são um tipo de investimento em que parte do valor pago é utilizado para sorteio de prêmios (em dinheiro) e o restante é remunerado através de uma taxa de juros que, em regra, segue os mesmos índices da caderneta de poupança. De posse destas duas únicas informações podemos concluir que a resposta é a letra B pois, como dito, nem todo valor é resgatado pois parte dele vai para o sorteio de prêmios em dinheiro.


    Gabarito: letra B
  • Resgatar parte dos valores para mim se refere ao que todo mês um certo valor era capitalizado e isso que se refere a tal "parte". Gab B
  • LETRA B CORRETA

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada.


  • Quando eu li a letra "E", veio uma voz na minha cabeça dizendo "que valem mais do que dinheiro" kkkkk

  • Preste atenção que a questão já citou uma das características (os sorteios) e quer saber uma OUTRA característica. Vejamos as alternativas:

    a) Errado. Isto é o consórcio

    b) Certo.

    c) Errado. Não se trata dos títulos de capitalização.

    d) Errado. Não se trata de característica dos títulos de capitalização.

    e) Errado. A alternativa ainda fez referência ao programa do Silvio Santos.

    Resposta: B

  • "PRÊMIOS EM BARRAS DÊ OURÔ!"

  • Esperava o resto da frase "...que valem mais do que dinheiro", para a questão ficar perfeita.

    Perdeu a chance, Cesgranrio. :(

  • Só eu que li essa E com a voz do Silvio Santos? kkk

  • B

    resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros.

  • já cai nesse conto do vigário uma vez. o atendente precisava bater a meta....

ID
1406206
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os títulos de capitalização são um investimento com uma característica de poupança a longo prazo remunerados pela TR mais uma taxa de juros ao mês, equiparando-se à inflação. Porém, a característica mais atrativa dos títulos de capitalização é a

Alternativas
Comentários
  • Títulos de Capitalização + Tele Sena + Silvio Santos =  possibilidade de ganhos de prêmios em dinheiro pelos sorteios periódicos. kkk

  • Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.

    Neste produto, o capitalizador concorre a prêmios de sorteio,1 recebendo ao final da aplicação seu dinheiro acrescido de reajustes e subtraido taxas de administração e cota para sorteio. Os títulos de capitalização são desvantajosos em relação a rentabilidade de outros investimento, inclusive em relação à poupança, porém com o diferencial de concorrer a prêmios sorteados. A maiorias dos contratos também estipula prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado fica com o banco no caso de resgate anterior ao prazo estipulado no contrato.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulo_de_capitaliza%C3%A7%C3%A3o

  • Pensei a mesma coisa do Martonio. 

  • Associar capitalização a uma "poupança a longo prazo" parece coisa que o atendente do banco diz para vender o produto.  NÃO É UMA POUPANÇA NEM UM TIPO DE POUPANÇA

  • Titulo de capitalização é um produto e não um investimento..., mas desconsiderando isso, o principal são os sorteios mesmo

  • Sociedades de capitalização


    Sociedades de capitalização - são entidades, constituídas sob a forma de sociedades anônimas, que negociam contratos (títulos de capitalização) que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro. Mais informações poderão ser encontradas no endereço: www.susep.gov.br


    Fonte:http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/sc.asp



    Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.

    Neste produto, o capitalizador concorre a prêmios de sorteio,1 recebendo ao final da aplicação seu dinheiro acrescido de reajustes e subtraido taxas de administração e cota para sorteio. Os títulos de capitalização são desvantajosos em relação a rentabilidade de outros investimento, inclusive em relação à poupança, porém com o diferencial de concorrer a prêmios sorteados. A maiorias dos contratos também estipula prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado fica com o banco no caso de resgate anterior ao prazo estipulado no contrato.


  • Silvio Santos.... eba !!!
  • LETRA E CORRETA

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada.


  • a) Errado. Os títulos de capitalização possuem pouca rentabilidade.

    b) Errado. Não se trata de característica mais atrativa dos títulos de capitalização.

    c) Errado. Não se trata dos títulos de capitalização.

    d) Errado. São títulos com pouca rentabilidade.

    e) Certo. Isso mesmo!

    Resposta: E

  • Tele Sena <3

  • Títulos de Capitalização + Tele Sena + Silvio Santos = possibilidade de ganhos de prêmios em dinheiro pelos sorteios periódicos. kkk

    se essa é a principal vantagem, eu to fora kkkk

  • Sorteios de qualquer coisa que valem mais do que barras de ouro ahahahaha


ID
1416649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que tange a capitalização, previdência privada, loterias e sorteios, julgue o item seguinte.

O objetivo da modalidade tradicional de títulos de capitalização consiste em se viabilizar a participação do titular em sorteios sem a necessidade de devolução ao titular do valor total pago.

Alternativas
Comentários
  • Quais as modalidades dos títulos de capitalização?

     

       •  Modalidade Tradicional:

       Define-se como Modalidade Tradicional o Título de Capitalização que tem por objetivo restituir ao titular, ao final do prazo de vigência, no mínimo, o valor total dos pagamentos efetuados pelo subscritor, desde que todos os pagamentos previstos tenham sido realizados nas datas programadas.

     

       •  Modalidade Compra-Programada:

       Define-se como Modalidade Compra-Programada o Título de Capitalização em que a sociedade de capitalização garante ao titular, ao final da vigência, o recebimento do valor de resgate em moeda corrente nacional, sendo disponibilizada ao titular a faculdade de optar, se este assim desejar e sem qualquer outro custo, pelo recebimento do bem ou serviço referenciado na ficha de cadastro, subsidiado por acordos comerciais celebrados com indústrias, atacadistas ou empresas comerciais.

     

       •  Modalidade Popular:

       Define-se como Modalidade Popular o Título de Capitalização que tem por objetivo propiciar a participação do titular em sorteios, sem que haja devolução integral dos valores pagos.

       Normalmente, esta modalidade é a utilizada quando há cessão de resgate a alguma instituição.

     

       •  Modalidade Incentivo:

       Entende-se por Modalidade Incentivo o Título de Capitalização que está vinculado a um evento promocional de caráter comercial instituído pelo Subscritor.

       O subscritor neste caso é a empresa que compra o título e o cede total ou parcialmente (somente o direito ao sorteio) aos clientes consumidores do produto utilizado no evento promocional.

     

    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • COM a necessidade de devolução ao titular do valor total pago.

  • ERRADO

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.


  • Trata-se, na verdade, da modalidade popular.

    Resposta: Errado

  • #Gabarito: Errado#

    Modalidades dos Títulos de Capitalização - TIPIFC

    Tradicional - Resgata no mínimo o valor aplicado

    Incentivo - Vinculado a evento promocional

    Popular - Só participa de sorteios (não recebe o total)

    Inst. de Garantia - Assegura o cumprimento de obrigação

    Filantrópia Premiável - Contribui com entidades beneficentes

    Compra Programada - Opta por bem ou serviço


ID
1416655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que tange a capitalização, previdência privada, loterias e sorteios, julgue o item seguinte.

Um título de capitalização deve, obrigatoriamente, prever sorteios, de modo que, quanto maiores forem os prêmios, menores serão as cotas de capitalização.

Alternativas
Comentários
  • O que representam as Cotas que compõem um título?

     

    As Cotas de Capitalização representam o percentual de cada pagamento que será destinado à constituição do Capital, conforme definido na pergunta nº 1. Em geral, não representam a totalidade do pagamento, pois, como foi dito anteriormente, há também uma parcela destinada a custear os sorteios e outra destinada aos Carregamentos da Sociedade de Capitalização.

    Este capital também é chamado de provisão matemática para resgate.

    Nos títulos com Pagamento Único (PU) em que haja sorteio, a Cota de Capitalização mínima deverá ser 70% do valor do pagamento. Porém para títulos pertencentes às modalidades incentivo e popular com 12 meses de vigência este percentual deverá ser, no mínimo, 50% do valor do pagamento.

     

     

    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • "Quanto maiores forem os prêmios, menores serão as cotas de capitalização."

    é ao contrário:

    "Quanto maiores forem os prêmios, maiores serão as cotas de capitalização."

  • Gabarito: ERRADO

    A previsão de sorteios não é obrigatória.

    No site da SUSEP pode-se encontrar a seguinte afirmação:


    "O que representam as cotas que compõem um título?

    Nos títulos em que não haja sorteio, os percentuais destinados à formação da provisão matemática deverão corresponder a, no mínimo, 98% de cada pagamento."


    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • Na modalidade tradicional, não há obrigatoriedade da realização de sorteios.

    Resposta: Errado


ID
1416658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que tange a capitalização, previdência privada, loterias e sorteios, julgue o item seguinte.

As condições gerais do título de capitalização devem informar o critério de apuração dos números sorteados, além de definirem os múltiplos dos prêmios dos sorteios.

Alternativas
Comentários
  • A Sociedade de Capitalização pode utilizar-se dos resultados de loterias oficiais para a geração dos seus números sorteados. Caso a sociedade opte por não utilizá-los, ou se as loterias oficiais não se realizarem, a Sociedade de Capitalização se obriga a realizar sorteios próprios com ampla e prévia divulgação aos titulares, prevendo, inclusive, livre acesso aos participantes e a presença obrigatória de auditores independentes.

     

    As Condições Gerais do título devem informar o critério de apuração dos números sorteados, além de definir os múltiplos dos prêmios dos sorteios. Tais múltiplos se referem ao valor do pagamento, ou seja, se no exemplo dado na pergunta nº 10, o prêmio do sorteio for de 40 vezes o pagamento, ao título sorteado caberá R$4.000,00 (40 x R$100,00). Porém, deverá ser informado se este valor é bruto (sobre o qual incidirá imposto de renda) ou se já é líquido de imposto.

     

    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • Correto.

     

    Desse modo, traz mais segurança e confiabilidade para o cliente.


ID
1416661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que tange a capitalização, previdência privada, loterias e sorteios, julgue o item seguinte.

O título de capitalização é o produto em que uma parte dos pagamentos efetuados pelo subscritor deve ser utilizada a fim de se formar capital.

Alternativas
Comentários
  • O que é um título de capitalização?

     

    É um produto em que parte dos pagamentos realizados pelo subscritor é usado para formar um capital, segundo cláusulas e regras aprovadas e mencionadas no próprio título (Condições Gerais do Título) e que será pago em moeda corrente num prazo máximo estabelecido.

    O restante dos valores dos pagamentos é usado para custear os sorteios, quase sempre previstos neste tipo de produto e as despesas administrativas das sociedades de capitalização.

     

     

    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao

  • Exatamente.

    O prêmio, valor pago pelo título, é composto de 3 quotas: QUOTA DE CAPITALIZAÇÃO, QUOTA DE SORTEIO e QUOTA DE CARREGAMENTO

  • CERTO

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.


  • Parte dos valores pagos é destinada à Quota de Capitalização, para formar a poupança do investidor, que será resgatada ao término da vigência do título.

    Resposta: Certo


ID
1526908
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O regime de capitalização simples comporta-se como se fosse

Alternativas
Comentários
  • num regime de capitalização a juros simples o saldo cresce em progressão aritmética.

    num regime de capitalização a juros compostos o saldo cresce em progressão geométrica.

    Avante!

  • O regime de capitalização simples comporta-se como se fosse uma progressão aritmética (PA), crescendo os juros de forma linear ao longo do tempo

  • regime de capitalização simples comporta-se como se fosse uma progressão aritmética (PA), crescendo os juros de forma linear ao longo do tempo.




ID
2183560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos títulos públicos e do tesouro direto, julgue o item que se segue.

A Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F) é um título com rentabilidade prefixada pela taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamentos dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal do título.

Alternativas
Comentários
  • As Notas do Tesouro Nacional, série F – NTN-F são títulos públicos com rentabilidade prefixada pela taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamentos dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal do título.

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/258262/NTN-F/1d23ed84-4921-49f4-891b-fececd3115f9

  • Certo

    Notas do Tesouro Nacional, série F – NTN-F Características Gerais: Modalidade: Escritural, nominativa e negociável. Atualização do Valor Nominal: Não há. Cupom Semestral de Juros: 10% a.a. Valor Nominal no Vencimento: R$ 1.000,00 Pagamento de Juros: Semestralmente, com ajuste no primeiro período de fluência, quando couber. O primeiro cupom de juros a ser pago contemplará a taxa integral definida para seis meses, independente da data de liquidação da compra. Resgate do Principal: Na data do vencimento.

  • Palavras que poderá ajudar para resolver este tipo de questão.

    Sem cupom:

    • LTN - títulos PREFIXADOS SOB DESÁGIO;
    • LTF - SELIC pós fixados
    • NTN-B PRINCIPAL - IPCA + juros anuais

    Com cupom:

    • NTN-B - IPCA + juros semestrais
    • NTN-F - títulos PREFIXADOD + juros semestrais.


ID
2183566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos títulos públicos e do tesouro direto, julgue o item que se segue.

Na LTN, assim como na LFT, o investidor recebe o rendimento apenas na data de vencimento do título, sendo determinada a rentabilidade da LTN pelo deságio do título e a da LFT pela variação da taxa do sistema especial de liquidação e de custódia (SELIC) diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Apesar de ainda ser bastante conhecido como LTN, essa sigla foi modificada para Tesouro Prefixado em 2015, bem como outras letras de título público. 

    Com a nova nomenclatura, ficou mais fácil reconhecer e entender a rentabilidade, o fluxo de remuneração e o prazo de vencimento dos títulos do Tesouro Direto. Mas as antigas nomenclaturas continuam vinculadas aos novos nomes, a fim de não confundir o investidor. 

    A LTN é uma modalidade de investimento considerada segura e rentável, que tem crescido muito nos últimos anos.

    Um forte sinal disso é que investidores de perfil mais conservador, que aplicavam apenas na caderneta de poupança, estão abandonando seus bancos para aplicar em corretoras com LTNs, além de outros papéis de curto e médio prazo.

  • A letra financeira do tesouro LFT é um título pós-fixado e a LTN é um título prefixado. Esta é a grande diferença entre estes dois títulos. Por serem pós-fixados, as LFTs possuem seu rendimento atrelado à taxa básica de juros, a SELIC

ID
2672992
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Diversos são os documentos comerciais e títulos de créditos que fazem parte das operações das instituições financeiras. Em relação a esses títulos e documentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A)  Inverteu os conceitos:

    Título autônomo/ (emitente/devedor/subscritor/sacador/promitente) - (credor/beneficiário/tomador/sacado) .

    B) Título de crédito casual de vinculação obrigatória ( sua  emissão somente se pode dar para documentação de crédito nascido de compra e venda mercantil, prestação de serviço; de vinculação obrigatória, ou seja, o sacado = devedor, mesmo que não assine se obriga ao pagamento ao sacador = emitente).  Emitido de forma facultativa pelo vendedor contra o comprador. 

    C) Refere-se a "nota fiscal"

    D) Refere-se a "nota fiscal"

    E) Correta . Comprovante de venda a prazo, podendo conter várias notas fiscais.

     

    Fontes: Meus resumos do Estratégia/ Gran cursos. Eventuais erros, me contatar. 

     

    Força e humildade sempre, avante!

  • Gabarito: letra E

    completando

    Uma fatura é um documento comercial que representa a venda para clientes domiciliados em território nacional.

    No Brasil usa-se também como documento fiscal, quando inclui elementos da legislação fiscal, principalmente as do --. Nesse caso o formulário denomina-se "/fatura".

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Fatura

  • GAB. E

    A nota promissória (duplicata) é um título de crédito formal e nominativo, emitido pelo vendedor com a mesma data, valor global e vencimento da fatura que lhe deu origem, e representa um direito de crédito do sacador (vendedor) contra o sacado (comprador).

    B duplicata(promissória) é um título cambiário em que o emitente assume a obrigação direta e principal de pagar a soma constante no título ao respectivo beneficiário.

    C nota promissória (nota fiscal) é um documento fiscal, comprovante obrigatório da saída de mercadoria de um estabelecimento comercial ou industrial.

    D duplicata(nota fiscal) é um documento fiscal, comprovante obrigatório da saída de mercadoria de um estabelecimento comercial ou industrial.

    E fatura é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.(certo)

  • Ø RESUMO:

    ·        DUPLICATA: é um título de crédito formal e nominativo, emitido pelo vendedor com a mesma data, valor global e vencimento da fatura que lhe deu origem, e representa um direito de crédito do sacador (vendedor) contra o sacado (comprador).

    ·        FATURA: é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.

    ·        NOTA PROMISSÓRIA: é uma promessa de pagamento feita pelo devedor ao credor.

  • Nota promissória é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar o valor correspondente no título.

    Duplicata

    É um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais. Por exemplo, um credor divide uma dívida em várias duplicatas e conforme o devedor vai pagando, essas duplicatas são devolvidas ao pagador, até sua quitação total.

    Fatura -

    É um documento comercial de cobrança que representa uma conta (aquisição de algum produto ou serviço recebido). Pode também ser utilizada como controle, com informações sobre os serviços ou itens adquiridos. A fatura é emitida por uma empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário ou das opções para o pagamento.

    FATURA é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.

  • fatura é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.


ID
2852530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a fundos de investimentos, depósitos de poupança e títulos de capitalização, julgue o item subsecutivo.

Um capital aplicado em título de capitalização produzirá montante inferior ao gerado pela aplicação do mesmo capital, pelo mesmo período, em caderneta de poupança, visto que, nos títulos de capitalização, os custos relativos a premiações, no caso de haver sorteios, e as despesas administrativas do emissor são descontados dos pagamentos efetuados no título.

Alternativas
Comentários
  • Há alguns títulos de capitalização em que não se retira o total que depositou, justamente pelas cotas do seu depósito, que são:

     

    Cota de Capitalização: o que vai ser "guardado" pra sacar no final do título;

    Cota de Sorteio: o que será destinado aos sorteios;

    Cota de Carregamento: cobre as despesas administrativas da empresa. 

     

  • Ai vem um Amigo teu e Fala = Titulo de Cap é INVESTIMENTO ......!!!!!

    Eu = Não amigo, Selic é investimento !!! Titulo. de Cap. é uma despesa que vc terá para participar de sorteios.

    Ele = O que é Selic ?

    -_- ''

    Os Brasileiros precisam sem melhor educados sobre finanças ¹¹

  • Gabarito: Errado

    O consumidor que adquire um título de capitalização precisa ser sorteado até o prazo de vigência para ter uma boa rentabilidade. Caso você não tenha essa sorte, o rendimento do seu título não conseguirá superar o da Poupança.Por isso, é interessante que você tenha conhecimento sobre onde investir o seu dinheiro.

    O título de capitalização é um título de crédito regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), adquirido num prazo determinado, com a finalidade de guardar dinheiro e participar de sorteios de prêmios. Diante disso, ficou bastante comum as agências bancárias comercializarem esse tipo de títulos aos seus clientes.

    traduzindo: título de capitalização não é investimento e sim despesa

  • O consumidor que adquire um título de capitalização precisa ser sorteado até o prazo de vigência para ter uma boa rentabilidade. Caso você não tenha essa sorte, o rendimento do seu título não conseguirá superar o da Poupança.Por isso, é interessante que você tenha conhecimento sobre onde investir o seu dinheiro.

  • Me corrijam se eu estiver errado: Caso você seja premiado no sorteio, você poderá aumentar muito a sua rentabilidade, certo? Então não necessariamente o montante resultante da aplicação será inferior à Caderneta de Poupança (embora geralmente seja).

  • como esta questão foi considerada certa? cespe enlouqueceu?

  • Desde q não sorteado,certissimo...é dolorido dizer q titulo de cap é investimento e falam q consórcio TB....kkkkkkkk

  • Um capital aplicado em título de capitalização produzirá montante inferior ao gerado pela aplicação do mesmo capital, pelo mesmo período, em caderneta de poupança, visto que, nos títulos de capitalização, os custos relativos a premiações, no caso de haver sorteios, e as despesas administrativas do emissor são descontados dos pagamentos efetuados no título.

    certo

  • Isso mesmo. Em questão de rentabilidade, os títulos de capitalização rendem bem pouco, menos do que a Poupança. Além disso, há também títulos de capitalização nos quais não se recupera o total aplicado, mas apenas uma parte.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.

  • Eu odeio consórcio.


ID
2908819
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Frequentemente ofertados aos clientes das redes bancárias, os títulos de capitalização proporcionam

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O período mínimo de vigência varia conforme a modalidade do titulo de capitalização:

    Nos casos das modalidades Popular e Tradicional, o prazo mínimo de vigência é de 12 meses.

    Nos casos das modalidades Instrumento de garantia e Compra programada, é de 6 meses.

    E nos casos de Incentivo e Filantropia Premiável,  o prazo mínimo de vigência é de 60 dias.

  • possibilidade de transferência durante a vigência, de uma pessoa para outra.

    Essa possibilidade seria a LIQUIDEZ do título (capacidade de transformar em dinheiro).

  • Títulos de capitalização: título de crédito regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), adquirido num prazo determinado, com a finalidade de guardar dinheiro e participar de sorteios de prêmios. Possibilita a transferência durante a vigência, de uma pessoa para outra.

  • Um título de capitalização é uma “economia programada”. Todos os meses (ou de acordo com o período definido), o banco vai retirar uma quantia de sua conta para comprar esse título. Durante a vigência do título, você estará concorrendo a diversos sorteios de prêmios e, quando o prazo terminar, você retira de volta todo o dinheiro que colocou. Basicamente, é uma forma de ser obrigado a economizar dinheiro e poder participar de sorteios.

    Esse produto é considerado um “seguro” e é regularizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados, ligada ao Ministério da Fazenda). Mas são os bancos (principalmente os grandes) que fazem toda a divulgação e distribuição dos títulos de capitalização, já que é uma opção que traz muitos recursos para a instituição.

    Existem diversos tipos de título de capitalização que são oferecidos pelos bancos, mas a maioria segue o mesmo padrão. A segurança desse produto está na segurança do próprio banco.

    A alternativa A está incorreta.

    Ao contrário da poupança e de outros investimentos de , ele não é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e, se a instituição financeira tiver algum problema, você pode perder todo o dinheiro aplicado.

    A alternativa B também está incorreta.

    Existe cobrança de imposto de renda sobre Títulos de Capitalização. Se você obtiver algum ganho, 20% ficam com o Governo Federal em forma de imposto de renda recolhido pela própria instituição financeira (sem que você tenha que fazer qualquer procedimento). Se for sorteado e receber algum prêmio em dinheiro o imposto de renda será de 30% (fonte). ... 

    Leia texto completo em:  © Clube dos Poupadores

    A alternativa C está incorreta.

    O prazo mínimo é de 12 meses.

    Fonte:www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-banrisul-conhecimentos-bancarios-prova-comentada/

    A alternativa E está incorreta.

    Pois não existem mais títulos ao portador desde o início da década de 90.

    Fonte:www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-banrisul-conhecimentos-bancarios-prova-comentada/

  • a) Errado. Não se trata do título de capitalização.

    b) Errado. Há a incidência de imposto de renda.

    c) Errado. Pode ser por um período inferior.

    d) Certo. Podem ser livremente negociados pelo subscritor, desde que comunique à Sociedade de Capitalização.

    e) Errado. Este é um título nominativo. Isto é, deve constar o subscritor.

    Resposta: D

  • Gabarito: D

    A - O banco não garante nada

    B - Lógico que tem imposto de renda

    C - Nessa modalidade o prazo mínimo é 12 meses

    D - Gabarito

    E - Isso não existe.

  • Quanto à opção “a”, o Professor Alex Mendeso clarifica que “título de capitalização não consta com o lastro que é dado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O que significa dizer que, em caso de insolvência da instituição que emite o título de capitalização, aquele que é portador do título de crédito terá que entrar contra a massa falida da instituição, não contando, portando, com a proteção dada pelo FGC de até R$250 mil por CPF/CNPJ”.

  • LETRA D CORRETA

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.