-
Qual o erro?
No pavimento flexível, as pressões são concentradas (diferente do pavimento rígido que distribui a solicitação em maior área).
Na realidade, a pressão passa pela base e depois pela sub-base, mas isso não deixa o item "errado"...
-
GABARITO: ERRADO
complementando @L 12 de Julho de 2017, às 23h20:
A assertiva deve ser considerada sobre as duas óticas possíveis - pavimento rígido e flexível. Felizmente, em ambos os casos a assertiva não é verdadeira.
pavimento rígido não tem tal característica de carga concentrada em sub-base.
pavimento flexível prescinde de sub-base.
Ademais, uma sub-base que seja de macadame não é, creio, classificada como estabilizada. Assim, seria errado adjetivar, como feito na questão, sub-base estabilizada.
________________________________________________________
Adendo meu em 27/07/17 as 07:35:
@L 26 de Julho de 2017, às 23h00
Olha, eu não foquei em verificar a validade do trecho "em certos pontos" dito pela banca, pois considerei que ela (a banca) poderia justificar uma distribuição de carga em área por tal distribuição ser inteligível como o conjunto de "certos pontos". Matematicamente, a integral de pontos pode ser uma linha.
Realmente a decisão de uma questão pela exceção é um ponto (ponto, Rá!) litigioso. Por esta banca, cespe/cebraspe, apesar disso, observo que a escolha pela exceção é a dominante no gabarito definitivo. No caso desta questão, eu apontei outra exceção acima: a sub-base não é necessariamente estabilizada, não tendo como se afirmar categoricamente "sub-base estabilizada", conforme feito pela assertiva.
Aliás, a prescindibilidade da sub-base é possível tanto no pavimento rígido quanto no flexível. Não há impedimento para que um pavimento rigido seja assente diretamente sobre o subleito regularizado. Parece que isso eu não comentei anteriormente.
Tendo-se um conjunto de exceções à assertiva, é prudente marcá-la como falsa.
-
Guilherme,
Concordo plenamente com a sua afirmação de que pavimento flexível prescinde de sub-base (muita gente, inclusive eu, está acostumada a ver um pavimento "completo" achando que sempre serão necessárias todas as camadas). Já vi algum comentário seu, em outra questão, reforçando este fato (aquela vez que você comentou da fila do banco pelo celular, rsrs).
Entretanto, não acho que o erro do item seja esse (eu não costumo marcar uma questão como errada só porque ela não citou a exceção ou algum caso particular).
Depois fiz uma pesquisa e encontrei um material do Prof. Marcus Campitelli (Estratégia) dizendo o seguinte:
"As pressões exercidas no revestimento asfáltico são transmitidas à base a qual as transmite, distribuídas uniformemente em determinada área, à sub-base. Ou seja, elas não chegam à sub-base em certos pontos."
Eu concordo em partes, mas de qualquer forma é uma justificativa dentro do conhecimento que tenho como certo...O que acha?
-
ERRADA
Respondendo a questão novamente pude perceber o erro
Nos pavimentos rígidos, as pressões são concentradas no própio revistimento, eventualmente transmitida para sub-base se houver
Nos pavimentos flexíveis, as pressões são concentradas na camada da base
-
As pressões são distribuídas em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.
-
(CESPE/MPOG/2008 - Cargo 10: Analista em Infraestrutura – Área: Transportes – Especialidade: Rodoviário e Urbano - Item 75)
O pavimento asfáltico é aquele no qual as pressões exercidas sobre o revestimento são concentradas em certos pontos da sub-base estabilizada.
GABARITO: ERRADO
No caso do pavimento asfáltico, as pressões exercidas sobre o revestimento são distribuídas ao longo de toda a extensão camada de base.
Prof. Marcel Guimarães
-
As pressões não são concentradas, elas são distribuídas por todas as camadas.