-
A remoção não pode ser total. A espessura da camada de solo a ser removida precisa ser relativamente pequena, em geral até cerca de 4m.
>>> Corrijam-me se estiver errada, por favor.
-
A remoção de solo mole e substituição por material granular só deve ser considerada para depósitos pouco extensos, comprimento inferior a 200m e para espessura de solo mole inferior a 3m. Além disso, só deve ser considerada quando a camada for totalmente substituída. Em nenhuma hipótese o DNER aprovará solução de substituição parcial, pois é uma solução e cara e muito pouco eficaz. Mesmo quando a substituição for uma solução viável, deve-se incluir nos custos os reflexos devidos a criação de bota-fora e considerar os consequentes impactos ambientais provocados.
-
Débora Ferreira - 07 de Fevereiro de 2017, às 21h52
Errado, A remoção do solo mole SÓ deve ser considerada quando a camada for totalmente substituída e em nenhuma hipótese poderá ser considerado a substituição parcial.
Conforme DNER-PRO 381/98
-
Erro: deve ser TOTALMENTE substituída
-
A remoção de solos moles e a substituição desses por material granular deverão ser totais e só serão viáveis para depósitos pouco extensos (até 200 m de extensão) e pequena espessura da camada ( menor que 3 m).
-
Substituição total.
-
Amigos, para julgarmos o item colocado pela banca, precisaremos consultar a norma DNER-PRO 381/98, que discorre sobre os projetos de aterros sobre solos moles.
De acordo com o item 6.3 da referida norma, a remoção de solo mole e substituição por material granular só deve ser considerada para depósitos pouco extensos, comprimento inferior a 200 m e para espessura de solo mole inferior a 3 m.
Além disso, só deve ser considerada quando a camada for totalmente substituída. Em nenhuma hipótese o DNER aprovará solução de substituição parcial, pois é uma solução cara e muito pouco eficaz.
Mesmo quando a substituição for uma solução viável, deve-se incluir nos custos os reflexos devidos à criação de bota-fora e considerar os consequentes impactos ambientais provocados.
Portanto, conforme previsto em norma, o DNER (hoje DNIT) não aprova a substituição parcial da camada de solo mole. Por isso, o item a ser julgado está incorreto.
Resposta: Errado