-
Letra B.
"Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo."
A conjunção ou exprime um valor de alternância e há uma enumeração de elementos(flor ou carvalho, minhoca ou passaro, maça ou pessoa...).
-
Posso concordar que os vocábulos exprimem valor alternativo?
-
Acredito que sim, Thiago Marques.
A alternância é evidenciada, no texto, pelo uso do conectivo "ou". Não há se falar em adição ou contraste no primeiro período do texto.
-
A conjunção que exprime o valor de alternância é o par "quer...quer". O primeiro par está explícito no início do período, já o segundo par está implícito pelas vírgulas que formam uma enumeração. O conectivo "ou",nesse caso, tem valor de adição.
Reescrevendo, temos:
Quer falemos de uma flor ou (também) de um carvalho,(quer falemos) de uma minhoca ou (também) de um belo pássaro,(quer falemos) de uma maçã ou (também) de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo.
Sintetizando, a ideia de alternância fica mais perceptível.
Quer falemos disso, quer falemos daquilo, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo.
-
ALTERNATIVO = ALTERNÂNCIA = OU
-
Por que flor e carvalho são distintos semanticamente?
-
por q não a c?
-
Interessante reparar que na C, quando se diz "dois elementos são apresentados", aí é que vislumbro a falha, pois, se interpretada como está, leva a crer que não há outros elementos.
-
http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/
SEMÂNTICA
DEFINIÇÃO
Em linguística, Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.
ÍNDICE
Linguagem
Linguagem / Tipos de Linguagem
Língua
Língua Falada e Língua Escrita
Fala / Signo
Significação das Palavras
Sinônimos, Antônimos, Polissemia
Homônimos - Homônimos Perfeitos
Parônimos
-
https://www.significados.com.br/semantica/
O que é Semântica:
Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. A semântica está dividida em: descritiva ou sincrônica – a que estuda o sentido atual das palavras e emhistórica ou diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço.
A semântica descritiva estuda o significado das palavras e também as figuras de linguagem.
O estudo do significado das palavras pode ser dividido em: sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia:
Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Ex.: cara/rosto, quarto/dormitório, casa/lar/morada.
Antonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavra que possuem significados diferentes, ou seja, antônimos: Ex.: amor/ódio, dia/noite, calor/frio.
Homonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, porém, possuem a mesma forma e som, ou seja, os homônimos. Estas se dividem em: Homófonas – acento/assento, conserto/conserto; Homógrafas – pode/pode, olho/olho;Perfeitas – rio/rio, são/são/são.
Paronímia – é o estudo da particularidade de duas palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas têm significados diferentes: eminente/iminente, absolver/absorver.
A semântica estuda também a denotação e a conotação das palavras:
Denotação – é a propriedade que possui uma palavra de limitar-se a seu próprio conceito, de trazer apenas o significado original. Ex.: As estrelas do céu. Vesti-me de vermelho. O fogo do isqueiro.
Conotação – é a propriedade que possui uma palavra de ampliar-se no seu campo semântico, dentro de um contexto, podendo causar várias interpretações. Ex.: As estrelas do cinema. O jardim vestiu-se de flores. O fogo da paixão.
-
Entendi que sejam distintos semanticamente porque não são sinônimos, antônimos, homônimos ou parônimos. Quanto a exprimirem um valor alternativo, qual o referencial? Alternativo em relação a quê? De denotativo passariam a conotativo? É isso? Então a resposta está errada porque todos os vocábulos passariam a ser semanticamente semelhantes porque, conotativamente, exprimem a ideia de vida. Pode isso, Arnaldo?
-
entrou para meu caderno: QUESTÕES RIDÍCULAS DA CONSULPLAN
Valha-me meu padinho Ciço
-
"Quer falemos de uma flor ou de um carvalho".
-Expressões como "quer... quer", "ou...ou" e "quer... ou" são conjunções coordenativa alternativas.
-No exemplo, que se repete nas outras orações do período, os vocábulos flor e orvalho não só são distintos semanticamente como também são relacionados pela conjunção alternativa.
Gab B: é apresentada uma enumeração em que vocábulos distintos semanticamente são relacionados exprimindo um valor alternativo.
-
Ainda não entendi porque não há relação de contraste entre os elementos (como diz na letra C), já que o primeiro elemento é sempre mais relevante que o segundo (flor - carvalho; minhoca - belo pássaro). Além disso, chega-se a uma conclusão...
-
Galera, que está questionando o gabarito letra B,me parece melhor resposta do que a C,porque ela contém mais elementos certos do que a C.
Infelizmente com a Consulplan é assim,a alternativa certa é sempre a menos pior.Nunca encontrei uma questão da Consulplan que tivesse totalmente lógica.Então é isso,é tentar entender a cabeça do bendito do examinador.
Vejam só:
b) é apresentada uma enumeração em que vocábulos distintos semanticamente são relacionados exprimindo um valor alternativo. CORRETA
Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo.
enumeração = para separar as sentenças.
Vocábulos distintos semanticamente = flor não significa a mesma coisa que carvalho,maça é fruta pessoa é gente,minhoca é diferente de pássaro.Entenderam?
A alternancia está nas conjunçoes alternativas = quer , ou.
c) através de uma relação de contraste, dois elementos são apresentados estabelecendo-se um raciocínio lógico evidenciando uma conclusão. ERRADA
Agora olhem para a letra C e vejam que após analisado a opção acima ela tem mais significado que do a B?
A intenção é acertar o gabarito e não ver quem tem mais razão se é a banca ou nós.
Então é isso,gabarito letra B.