-
A Reforma administrativa de 1936/1937 (criacao da DASP) serviu para instaurar uma administracao publica burocratica no Brasil, indo contra a administracao vigente na epoca que era a patrimonialista, baseada no nepotismo e na corrupcao. Por isso a resposta está errada, pois essa reforma nao pretendia diminuir a burocracia no país e sim implantá-la.
-
A reforma administrativa burocrática teve início da década de 30, sua principal característica é a centralização e o intervencionismo devido a criação do Novo Estado, essa época é marcada por forte aceleração na industrialização brasileira o mundo vivia em meio a uma enorme explosão capitalista, o Estado era impositivo, imponha regras mediante formalismo procurava estabelecer claras delimitações na estrutura funcional, buscava-se combater o nepotismo herdado da época patrimonialista, porém o que se viu foi o favorecimento do clientelismo. Mesmo assim a administração burocrática alcançou bons resultados, teve suas bases estremecidas com a crise do petroléo na década de 70.
-
ATENÇÃO:
Em 1936, ocorreu a reforma administrativa, com a criação do DASP.
Em 1937, ocorreu a reforma constitucional, com a instauração do Estado Novo.
-
A reforma administrativa da década de 1930 foi a reforma burocrática, que buscava implementar a burocracia no país e extinguir o patrimonialismo. Errado.
Bons estudos!
-
O Estado Novo é datado em 1930 com a entrada de Getúlio Vargas no poder.
-
A reforma indicada na questão (reforma administrativa de 1937) buscava implantar a burocrácia no país, logo a afirmativa está errada.
-
Uma Correção colega, o regime do Estado Novo é de 1937 e não 1930. Abs
-
A reforma administrativa da década de 1930 foi a reforma burocrática, que buscava implementar a burocracia no país e extinguir o patrimonialismo. A questão está errada, pois diz que a reforma em questão buscava diminuir a burocracia!
-
Ao Contrario! A Reforma de 1937 Implementou a burocracia no Pais.
-
Gabarito: Errado.
A reforma administrativa ocorrida entre meados de 1936 1 1937, a apatir da criação do DASP , tinha com objetivo a implementação da burocracia e não sua eliminação como afirma a questão.
-
A reforma de 1937 implantou a burocracia.
-
Getúlio Vargas criou o DASP (1937) com o intuito de fortalecer a implantação do modelo burocrático e com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e valorizar a competência técnica.
Representou, assim, no plano administrativo, a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Entre as principais realizações do DASP, são citadas:
▪ Ingresso no serviço público por concurso;
▪ Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos;
▪ Organização dos serviços de pessoal e de seu aperfeiçoamento sistemático;
▪ Administração orçamentária;
▪ Padronização das compras do Estado; e
▪ Racionalização geral de métodos.
O governo Vargas implantou os paradigmas do modelo burocrático de Max Weber como forma de combater a corrupção e o nepotismo oriundos do modelo patrimonial. Vale ressaltar, o pensamento de Max Weber que é baseado no poder racional-legal e nunca no de combater a corrupção e o nepotismo.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)