ETAPAS DA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS
• CATALOGAÇÃO é a relação de todos os itens do estoque. É como se fosse um check list completo de tudo que há no estoque.
• SIMPLIFICAÇÃO é para diminuir a quantidade de itens. Nessa fase de é decidido que esses dois itens similares serão “unidos”. Apenas um deles vai para o catálogo final de itens.
• ESPECIFICAÇÃO é a hora do detalhamento, de citar as especificações do material. É uma descrição minuciosa quanto ao tipo de material a ser requisitado.
• NORMALIZAÇÃO: se ocupa da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades, bem como da padronização e identificação do material. A normalização é aplicada também no caso de peso, medida e formato.
• PADRONIZAÇÃO: Aqui devemos dar padrão aos materiais. Já imaginou se cada parafuso tivesse um tamanho diferente? Ia atrapalhar todo o processo produtivo. Depois que a padronização é definida pela empresa, será este o modelo a ser adotado pela empresa em todas as futuras compras. Se as camisas dos funcionários são azuis, de tergal e sem mangas, assim será o padrão dos uniformes e ele deverá ser seguido em todos os pedidos futuros.
• CODIFICAÇÃO: Codificar significa representar todas as informações necessárias, suficientes e desejadas por meio de números e/ou letras. Os sistemas de codificação mais comumente usados são: o alfabético, o alfanumérico e o numérico (ou decimal).
Gabarito: C
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as etapas que necessárias para uma boa classificação de materiais. Dito isso, marquemos a alternativa correta em relação à classificação dos materiais.
O sistema de classificação de materiais possui algumas etapas ou princípios que devem ser respeitados. Esses princípios regem a classificação de materiais. Para melhor compreendê-los, temos este mnemônico, CASI NO PACODI.
Organizando, fica assim:
- Catalogação: refere-se ao arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto;
- Simplificação: objetiva a redução da diversidade de itens que se destinam ao mesmo fim. Vale destacar que, isso não significa que alguns materiais serão eliminados, apenas não comporão o catálogo da organização.
- Identificação (especificação): é faz a descrição detalhada do material, de modo a permitir sua individualização. Aqui todas as características do material são listadas.
- Normatização: na etapa de normatização ocorre a estabelecimento de normas técnicas para os itens ou para o seu manuseio adequado, isto é, com segurança.
- Padronização: uniformização do emprego e do tipo de material. A padronização facilita a atividade de controle dos itens.
- Codificação: refere-se à atribuição de um código, na forma de números e/ou letras em cada item que compõe o estoque. O código atribuído conterá todas as características do item. Lembrando que, cada item possuirá um código é exclusivo.
Sabendo quais são os princípios que regem a classificação de materiais, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.