SóProvas


ID
2186218
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobrase ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizandose todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura”. (id.) 

Segundo esse segmento do texto de Nícia de Andrade, diante da frase “Me empresta algum dinheiro, amigo!”, a posição didática do professor de Língua Portuguesa deve ser a de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) mostrar a inadequação à norma culta, mas destacar sua adequação a outras situações de comunicação. 

    Bons estudos!

  • Letra: B

     

    Com base nas informações contidas no texto é que se dará a posição didática do professor diante desta frase:

     

    "Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizandose todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura".

     

    Assim a professora não irá somente criticar o aluno por ter usado construção gramaticalmente incorreta, mas vai orientá-lo da norma culta e, ao mesmo tempo, explicar-lhe sobre os diassistemas, em que coexistem modalidades linguísticas diferentes para situações em particular.

     

    diassistema

    1. em dialetologia, supersistema de língua, construído a partir da análise estrutural de dois sistemas discretos e homogêneos que apresentam semelhanças parciais [Permite reduzir dificuldades na determinação de fronteiras linguísticas e na explicação de fenômenos dialetais.].

    2.conjunto de sistemas e subsistemas que formam uma língua histórica.