SóProvas


ID
2186227
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Chega-se, portanto, a mais um momento de questionar que gramática queremos ensinar: a gramática entendida como um sistema único ou a gramática como um diassistema? Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? Qual a função do texto? Ensina-se redação ou trabalha-se com produção textual? Cobrase ou incentiva-se a leitura? Parece-nos já se ter chegado a um consenso: ensina-se a gramática como diassistema, valorizandose todas as modalidades linguísticas, adequadas a cada situação em particular; o texto é estudado em suas potencialidades expressivas; trabalha-se com produção textual; incentiva-se sempre a leitura”. (id.) 

Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.

Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.

( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista integradamente e na relação com a escrita.

( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de aspectos como a variação e a mudança.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão de recorrência textual, em virtude de o enunciado expor "Segundo esse segmento do texto...". Dessa forma, a resposta deverá apresentar-se explicitamente no texto. Há duas opções coerentes com o texto (B e E). Analisando as alternativas e observemos por que a alternativa E será eliminada:

     Letra A - condenar universalmente a construção por inadequada à norma culta.

     Errada: Diverge do texto, visto que há a orientação no sentido de se valorizarem todas as modalidades linguísticas, tendo em vista a adequação a cada situação em particular. Portanto, não há uma condenação universal.  

     Letra B - mostrar a inadequação à norma culta, mas destacar sua adequação a outras situações de comunicação.

     Certa: Informação perfeita e explicitada no texto. Demonstra quando ocorre uma inadequação às normas gramaticais, todavia esclarece que aquela construção pode ser apropriada a outra situação. 

     Letra C - indicar a adequação da construção já que é estrutura predominante na linguagem coloquial.

     Errada:Informação que pode ser contestada, porquanto o texto informa que a construção deve ser adequada a cada situação em particular. Ou seja, em ambiente coloquial, é apropriada a linguagem coloquial. O mesmo não ocorre em ambientes formais. 

     Letra D -  criticar a construção, independentemente da situação comunicativa, em virtude de a frase ser iniciada por pronome oblíquo átono.

     Errada: Outra alternativa que pode ser facilmente contestada. A situação comunicativa é fundamental para a análise da adequação ou não de uma determinada construção gramatical. O próprio fato de se iniciar uma oração por pronome oblíquo átono, embora condenado pela gramática, não justifica críticas se usado em ambiente informal. 

     Letra E - destacar a importância da participação linguística do povo na construção da língua portuguesa.

     Errada: Trata-se de uma dedução correta a partir dos elementos oferecidos pelo texto. No entanto, tal informação não se encontra exposta no verbete. É algo que se infere, que se deduz. Se o comando solicitasse uma inferência, serviria como resposta. 

    Fonte: Professor Rosenthal