SóProvas


ID
2187121
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao manejo dos RSS (Resíduos de Serviços de Saúde) que consta no cap. VI, da resolução RDC n°306, de 07 de setembro de 2004, analise as afirmativas abaixo.
I - Resíduos como instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas e resíduos de laboratórios de manipulação genética podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio.
II - Resíduos resultantes de atividades de vacinação com micro-organismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado, vazios ou com restos do produto, agulhas e seringas devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.
III- As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam, respectivamente, as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.
Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acabei marcando a III como errada, pois conforme RDC 222 (anteriormente RDC 306):

    Art. 49 As bolsas de sangue e de hemocomponentes rejeitadas por contaminação, por má conservação, com prazo de validade vencido e oriundas de coleta incompleta; as sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos; bem como os recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, devem ser tratados antes da disposição final ambientalmente adequada.

    § 1º As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.

    Ou seja, a questão apresenta apenas o parágrafo 1º, cujo qual está correto, porém no Art. 49 é apresentado a necessidade de tratamento prévio, sendo que, somente após este é permitido o descarte direto no sistema de coleta de esgoto.

    Por fim, creio que a questão está errada, pois omitiu o Art. 49, sem o qual o parágrafo 1º fica descontextualizado.

    Bons estudos!