SóProvas



Questões de Gestão Ambiental


ID
42502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Barbieri (2004) indica que a abordagem ambiental na empresa pode ser:

I ? controle da poluição;
II ? controle da produção;
III ? controle das relações com os empregados;
IV ? integração preventiva;
V ? integração estratégica;
VI ? integração tática;
VII ? conscientização dos empregados.

Estão corretos os tipos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B- (I-Controle da Poluição,  IV - integração preventiva e V- integração estratégica).

    Barbieri (2004) indica que a abordagem ambiental na empresa pode ser de três tipos. A primeira delas é chamada de controle da poluição, pois os esforços organizacionais são orientados para o cumprimento da legislação ambiental e atendimento das pressões da comunidade, mostrando-se marcadamente reativa, vinculadas, pois, exclusivamente à área produtiva. Por outro lado, a internalização da variável ambiental na empresa pode ser preventiva, ou seja, nela a organização objetiva utilizar eficientemente os insumos; a preocupação ambiental é mais incisiva na área manufatureira, mas começa a se expandir para toda a organização. No último estágio, a questão ambiental se torna estratégica para a empresa; e as atividades ambientais encontram-se disseminadas pela organização.

  • Questão que exige leitura e conhecimento do Sistema de Gestão Ambiental Empresarial (ISO 14000)

    Barbieri (2004) indica que a abordagem ambiental na empresa pode ser:

    I - controle da poluição; (Sistema de Gestão Ambiental Empresarial) correta
    II - controle da produção; (Administração da produção)
    III - controle das relações com os empregados; (Gestão de Recursos Humanos)
    IV - integração preventiva; (Sistema de Gestão Ambiental Empresarial) correta
    V - integração estratégica; (Sistema de Gestão Ambiental Empresarial) correta

    VI - integração tática; (Administração Estratégica)
    VII - conscientização dos empregados. (Gestão de Recursos Humanos)

    BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004.

    Letra B.
  • CORRETA LETRA B

    Só a título de informação...


    A ISO 14000 é uma série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas, tendo como objetivo principal balizar a produção sem que haja danos ao meio ambiente no qual a empresa esta inserida.

    Gestão ambiental  é entendida como um processo adaptativo e contínuo, através do qual as organizações definem, e redefinem, objetivos e metas relacionados à proteção do ambiente, à saúde de seus meios, bem como clientes e comunidade, além de selecionar estratégias e meios para atingir estes objetivos num tempo determinado através de constan­te avaliação de sua interação com o meio ambiente externo (SEIFFERT, 2006).
  • Interessante, pois trata exatamente da abordagem questionada
    Vide:

    http://www.shs.eesc.usp.br/attachments/059_4%20-%20Gest%C3%A3o%20Ambiental%20Empresarial.pdf


  • Acertei focando no que é ambiente externo na análise SWOT.


ID
103582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado.
A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão
do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de
ar-condicionado da Terra. A preservação da mata é fundamental no
combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. "Planeta Terra", nov./2009, p. 20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
inserção da Amazônia no quadro de desenvolvimento sustentável,
julgue os itens que se seguem.

A produção de madeira certificada precisa ser socialmente justa e estar adaptada plenamente a padrões aceitáveis por parte de crescente parcela do mercado consumidor, sobretudo de países que apresentam uma consciência ambiental mais avançada e onde organizações não governamentais tendem a atuar com bastante vigor.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. A questão condiciona a atividade econômica a padrões de preservação ambiental reconhecidos socialmente, portanto, de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentável, como pode ser visto na questão abaixo:


    Q373900. A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92) propôs a superação da ideia de que crescimento econômico é o mesmo que desenvolvimento. Com a Eco-92, passa-se a falar em desenvolvimento sustentável, que contempla 3 dimensões interdependentes: a econômica, a social e a ambiental.

    Deus seja contigo!

  • É o que trata o economista Ignacy Sachs, também conhecido como um "ecosociodesenvolvimentista". Ele trata dos 5 pilares da sustentabilidade: Social (equidade de distribuição de bens e renda), Econômica (eficiência econômica), Ecológica (reduzir poluição e uso de combustíveis fósseis, protegendo o meio ambiente), Espacial (equilíbrio na distribuição territorial, nos espaços urbanos e rurais) e Cultural (soluções que respeitem a cultura das regiões).

     

    Nessa questão, é possível perceber o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, responsabilidade social e ecológica. Claro que ela não trata especificamente da teoria de Sachs, mas já dá pra perceber que essa produção de madeira não é ilegal e nem desenfreada, existindo um comprometimento e cuidado com o ambiente e realizar seu trabalho de forma socialmente justa, conforme afirma a questão.


ID
183373
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Bioma localizado em área subtropical e tropical, caracterizado por apresentar alta biodiversidade, ecossistemas representados, entre outros, por vários tipos florestais e campos de altitude, com status de reserva da biosfera.

O texto trata da

Alternativas
Comentários
  • considero esta reposta coenrente,pois  na mata atlântica encotramos a maior biodiversidade do planeta.
  • Letra B

    Acrescentando ao comentário do colega Ramos, a Mata Atlântica não só é o bioma com maior biodiversidade do planeta como, uma vez ocorrendo ao longo de toda a costa brasileira, pode ser dito tropical e subtropical, enquanto que a Floresta Amazônica só ocorre no clima tropical (Região Norte) e a Mata de Araucária, no subtropical (Região Sul).

  • isso não é questão de adminsitração!?

  • PARA CONHECIMENTO.

    Mata Atlântica 
    Estendendo-se do Piauí ao Rio Grande do Sul, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna. Sua vegetação é bem diversificada e representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. A Mata Atlântica já foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil, chegando até a Argentina e o Paraguai. A mata cobria também importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.

    Floresta Amazônica 
    Compreendendo cerca de 42% do território nacional, a Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos. 
    Esse é o bioma que possui a maior biodiversidade do planeta. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.

    https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-geografia-biomas-brasileiros-floresta-amazonica-cerrado-e-mata-atlantica/


ID
183379
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre a gestão ambiental.

I. Uma vez que a gestão ambiental pode ser uma forma de enfrentamento de conflitos socioambientais, a aplicação de seus instrumentos não se constitui em fonte geradora de conflitos.

II. A gestão ambiental busca o uso racional e sustentável dos recursos naturais e o seu desenvolvimento envolve as políticas públicas, o setor produtivo e a sociedade.

III. A gestão ambiental depende exclusivamente de determinações de caráter político e econômico.

IV. Os responsáveis pelo direcionamento de um sistema de gestão ambiental são o poder público e a iniciativa privada.

V. As desigualdades sociais, fruto do crescimento da população humana e do modelo econômico dominante, geram situações de conflito. Assim, o escopo da gestão ambiental não se restringe aos conflitos ambientais, pois estes podem vir associados a conflitos sociais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    A gestão ambiental ou gestão de rercursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar ao uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
  • Letra E

    Respondi por eliminação, já que tive dúvida quanto a afirmativa I, mas é compreensível que surjam conflitos de interesses já que existem tantos interesses em jogo na gestão ambiental. O que não pode haver dúvida é sobre o envolvimento necessário desses três atores: poder público, empresas e sociedade.


ID
185662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O principal objetivo da gestão ambiental é obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos causados, quer evitando que estes surjam. A eficácia da gestão ambiental requer a análise conjunta de

Alternativas
Comentários
  • É preciso considerar no mínimo 3 aspectos:
    Meio físico (solo, água, ar)
    Elementos bióticos
    Meio social

    A alternativa que aborda esses 3 é a B.
    letra A - deixa de fora o meio físico
    letra C - deixa de fora os elementos bióticos e sociais
    letra D - deixa de fora o meio físico
    letra E - deixa de fora os elementos bióticos

    Bons estudos pessoal
  • Questão bem sacana...

    Nesse caso o ideal é sempre ir na mais correta.


ID
333085
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A área de uso sustentável, em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
O texto acima refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Art .   15.   A  Área  de  Proteção  Ambiental  é  uma  área  em  geral extensa,   com  um  certo  grau  de  ocupação  humana,
    dotada  de  atribut os  abióticos,   bióticos,   estéticos  ou  culturais  especialmente  importantes  para  a  qualidade  de  vida  e  o
    bem­ estar  das  populações  humanas,   e  tem  como  objetivos  básicos  proteger  a  diversidade  biológica,   disciplinar  o
    processo  de  ocupação  e  assegurar  a  sustentabilidade  do  uso  dos  recursos  naturais. 


ID
541081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O procedimento de controle prévio das atividades potencialmente geradoras de impacto sobre o meio ambiente é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b.

    O licenciamento ambiental é um instrumento utilizado pelo Brasil com o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente. Este instrumento, o licenciamento ambiental, é um processo administrativo que resulta, ou não, na emissão de uma licença ambiental. Foi introduzido no país com a lei Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Licenciamento_ambiental.


ID
541138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a avaliação de risco a que estão expostas as populações, com relação a passivos de contaminação de solos e águas subterrâneas.
I - O resultado da avaliação de risco orientará a definição da faixa de concentração dos contaminantes que serão alcançados pela remediação.
II - A avaliação de risco é usada para quantificação das consequências de um episódio de contaminação.
III - A base para a avaliação de risco é a quantificação de risco à saúde da fauna.
IV - A qualidade das informações levantadas em campo é indiferente para a qualidade dos resultados obtidos na avaliação de risco.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira geral, o gerenciamento de riscos pode ser entendido como um processo, cujos passos básicos são: 1. Identificação dos perigos; 2. Análise dos riscos; 3. Implementação de um plano de controle/redução dos riscos; 4. Monitoração do plano 5. Reavaliação periódica do plano.

    Conforme indicado no quadro acima, os dois primeiros passos constituem a fase de análise do gerenciamento dos riscos: primeiramente, busca-se identificar todos os perigos (ou seja, as fontes de risco). Existem várias técnicas para isso, que serão vistas no Módulo 3. O segundo passo consiste na avaliação dos riscos decorrentes dos perigos identificados. Este passo é essencial para se poder traçar um plano de controle/redução de riscos que seja otimizado, ou seja, que aloque os recursos existentes de acordo com o nível de risco de cada perigo. Pode-se ainda dizer que Gerenciamento de Risco: - É um processo de decisão no qual escolhas podem ser feitas dentre um conjunto de alternativas capazes de atingir a um “resultado requerido” Os resultados requeridos de um Programa de Gerenciamento de Risco podem decorrer de: - Exigências regulatórias (legislação) - Normas ambientais internacionais ou - Normas ou procedimentos da própria empresa Em última instância, os seus resultados devem sempre resultar na redução dos riscos para níveis “toleráveis ou aceitáveis” dentro das restrições impostas pelos recursos disponíveis. 

     

  • Gabarito A


ID
545542
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As atribuições de responsabilidades das pessoas envolvidas no Sistema de Gestão Ambiental de uma organização ou empresa, segundo a NBR ABNT ISO 14001:2004, são realizadas na(s) fase(s) de

Alternativas
Comentários
  • resp certa: Implementação e Operação.

  • Não sei como está hoje, mas nessa época a Cesgranrio adorava perguntar em qual etapa da norma constava determinada atividade.

    Essa eu errei.

  • IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO

    1- Recursos, funções, responsabilidades e autoridades;

    2- Competência, treinamento e conscientização;

    3- Comunicação;

    4- Documentação;

    5- Controle de documentos;

    6- Controle operacional;

    7- Preparação e resposta à emergências.

  • Atenção pois esta resposta cabe na norma de 2004. Na versão de 2015, responsabilidades e autoridades organizacionais são definidas pela Liderança (alta direção). Requisito 5.3.


ID
545545
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o modelo de Sistema de Gestão Ambiental, a NBR ABNT ISO 14001:2004 especifica que sua(seu)

Alternativas
Comentários
  • resposta certa: embasamento está no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).

  • ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança e Saúde) são algumas das normas baseadas no modelo PDCA.

     

    Vamos na fé.


ID
545605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversas técnicas de análise de riscos podem ser utilizadas para a implantação de um projeto, sistema ou unidade. Sobre a Analise Preliminar de Riscos (APR), afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • preliminar com preliminar 


ID
556528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Existe uma forma de contabilização dos custos ambientais do uso de recursos de fluxos, em que se aplica a técnica de valoração caracterizada pelos gastos em que a economia efetivamente incorreu para se preservar da degradação ambiental. Essa forma de contabilização recebe o nome de

Alternativas

ID
556534
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os mercados são, em geral, ineficientes na valoração dos serviços ambientais, tornando o papel da valoração instrumento de política pública ambiental de vital importância. Enumere, associando as categorias de serviço ambiental às suas características.


Categoria de serviço ambiental                                                                                             

1 - Serviço ambiental público                                 
2 - Serviço ambiental privado                                    
                                                                                  

Características
(  ) O acesso ao serviço é controlado. 
(  ) Dispensa a análise custo-benefício.    
(  ) São indivisíveis no consumo.   
(  ) O retorno do investimento é mensurado.  



A ordem dos números da 2a coluna, de cima para baixo, é:                                                                        

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a -> para os não pagantes

    Dá para acertar usando a lógica.


ID
556537
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação à abordagem econômica da natureza, pode-se trabalhar com diferentes tipos de ativos, dentre eles o ativo ambiental. Qual dos exemplos abaixo refere-se especificamente ao tipo de ativo mencionado?

Alternativas

ID
559297
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A ISO 14001 é a norma internacionalmente conhecida que apresenta um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O processo de implementação desse sistema possui quatro fases. A última fase desse processo é a de

Alternativas
Comentários
  • 1) DIAGNÓSTICO - Etapa para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada, seja ela ISO9001, ISO14001. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão. As normas  e  possuem diversos requisitos (1 a 10 com subitens) agrupados de maneira similar no chamado anexo SL. A expertise de uma nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.

    2)PLANEJAMENTO - Etapa para planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma. Nesta etapa, leva-se em consideração a complexibilidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade da organização. A avaliação de uma nessa etapa garante o melhor dimensionamento de cada atividade.

    3)IMPLEMENTAÇÃO - A implementação é a etapa em que se coloca a mão na massa. Neste momento é que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma. Ter uma  nesta etapa facilitará todo o processo, em virtude da experiência e do conhecimento técnico do Consultor para realização de treinamentos, orientação dos demais profissionais, uso de modelos de documentos, entre outros.

    4)AUDITORIA - Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (,  ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.

    Antes disso, no entanto, a empresa passa por uma , que verifica se realmente está pronta para receber a Auditoria Externa de Certificação. Quando a empresa conta com uma  para a implementação do Sistema de Gestão, a Auditoria Interna é realizada por esses Consultores, o que garante mais imparcialidade e profissionalismo ao processo.


ID
560905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em países que cuidam adequadamente da gestão de resíduos, as grandes e médias cidades dispõem de serviço municipal de coleta seletiva, favorecendo o estímulo à cidadania.
Observando os aspectos favoráveis da coleta seletiva, considere os seguintes itens:

I - possibilidade de execução inicial em pequena escala, com posterior ampliação do sistema;

II - boa qualidade dos materiais recuperados e redução do lixo a ser descartado em aterros;

III - necessidade de caminhões especiais passando em dias diferentes dos da coleta convencional;

IV - possibilidade da formação de parcerias com catadores, empresas e associações ecológicas.

São corretos APENAS os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente.

    Segundo a Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) N.º 275/2001, foi estabelecido um código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva. Assim, no padrão das cores dos contentores os materiais que cada um deles recebe são:

    Azul: papéis e papelões;

    Verde: vidros;

    Vermelho: plásticos

    Amarelo: metais

    Marrom: resíduos orgânicos

    Preto: madeiras

    Cinza: materiais não reciclados

    Branco: lixos hospitalares

    Laranja: resíduos perigosos

    Roxo: resíduos radioativos.


ID
560911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Sistema de Licenciamento Ambiental funciona como um processo de acompanhamento sistemático das consequências ambientais de uma atividade a ser desenvolvida ou que seja mantida em operação. A respeito do referido sistema, considere as afirmativas a seguir.

I - A primeira fase do licenciamento corresponde à licença prévia, requerida na etapa de planejamento da atividade.

II - A licença de operação é o documento que autoriza o requerente a iniciar a construção do empreendimento.

III - O licenciamento só se aplica para os novos empreendimentos ou para os instalados após a sua instituição.

IV - O tempo de validade de cada licença pode variar, de acordo com as normas vigentes do estado em que se localiza a atividade.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Certa: I - A primeira fase do licenciamento corresponde à licença prévia, requerida na etapa de planejamento da atividade.

    Errada (é a Licença de Instalação): II - A licença de operação é o documento que autoriza o requerente a iniciar a construção do empreendimento.

    Errada (não é só para novos empreendimentos) III - O licenciamento só se aplica para os novos empreendimentos ou para os instalados após a sua instituição.

    Certa: IV - O tempo de validade de cada licença pode variar, de acordo com as normas vigentes do estado em que se localiza a atividade.


ID
560923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de melhoria contínua na empresa depende, entre outros fatores, dos recursos disponíveis, e a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, com seus objetivos e metas, agrega custos. O custo representado pela aquisição e instalação de novos equipamentos, construções e ações operacionais de otimização e redução de consumo é o

Alternativas
Comentários
  • Custos Diretos

    Os custos considerados diretos são alocados pelo Método do Centro de Custos – RKW, de grande conhecimento e utilização na prática contábil. Para esses valores, a apropriação é direta. Dentre os custos identificados como diretos estão os valores relativos ao processo de recolhimento e depósito dos resíduos ambientais, as análises realizadas em tais resíduos, a construção de um pavilhão com a finalidade específica de abrigar os resíduos de casca cerâmica; as perdas no processo (refugo) que ocasionam gastos adicionais de matérias primas, energia elétrica e água, dentre outros, listados na matriz do item

    Gab E


ID
560941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei nº 6.938, de 31/08/1981, alterada pelas Leis nº 7.804 e nº 8.028 e regulamentada pelo decreto no 99.274, de 06/06/1990, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que compreende os órgãos e entidades da União, dos estados, dos municípios, incluindo-se as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. O SISNAMA apresenta em sua estrutura

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - Art. 6º ,I da Lei 6938/81 - Órgão superior  é o Conselho de Governo , não o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais 

     b) ERRADA - Art. 6º ,IV da Lei 6938/81  - Órgão Executor é o Ibama e não o Conselho de governo.

     c) ERRADA - Art. 6º ,III da Lei 6938/81 - Órgão Central é o Ministerio do Meio Ambiente, não o SISNAMA ( Art. 6º da lei 6938/81)

    d) CORRETA em conformidade com o  Art. 6º ,II da Lei 6938/81:  Órgão Consultivo e Deliberativo – Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e para os recursos naturais.

     e) ERRADA , pois o Art. 6º ,V da Lei 6938/81 diz entidades ESTADUAIS, não Municipais.

     

  • Gabarito: D.

    Lei 6938/1981(PNMA)

    Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:

    I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais;        (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida;      (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;        (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;       (Redação dada pela Lei nº 12.856, de 2013)

    V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental;        (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;        (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)


ID
560953
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre os princípios e os elementos integrantes de um sistema de gestão ambiental, considere as ações abaixo.

• Identificação de aspectos ambientais e avaliação dos impactos ambientais associados.
• Levantamento de requisitos legais e outros requisitos necessários.
• Determinação de critérios internos de desempenho.
• Definição de objetivos e metas ambientais.
• Elaboração do programa de gestão ambiental.

De acordo com a Norma ABNT/ISO 14004, quais os princípios que compreendem, em sua estrutura, as ações listadas acima?

Alternativas
Comentários
  • 4.4 Implementação e operação

    4.4.1 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades

    A alta administração da organização deve indicar representante(s) específico(s) da administração, o(s) qual(is),

    independentemente de outras responsabilidades, deve(m) ter função, responsabilidade e autoridade definidas

    para

    a) assegurar que um sistema da gestão ambiental seja estabelecido, implementado e mantido em

    conformidade com os requisitos desta Norma,

    b) relatar à alta administração sobre o desempenho do sistema da gestão ambiental para anàlise, incluindo

    recomendações para melhoria.


    Fonte: ISO 14001/2004

  • gabarito B


ID
564859
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a NBR-190 N° 14001, a declaração de inten- ções e princípios de uma empresa, em relação ao desempenho ambiental global disponível ao público, que pretende ser certificada no sistema de gestão de qualidade ambiental, é definida pelo título de

Alternativas
Comentários
  • Política ambiental é um modelo de administração adotado por um governo ou empresa para se relacionar com o meio ambiente e os recursos naturais.

    - Ações que visem à redução do consumo de energia.

    - Ações práticas para evitar o desperdício de água, incentivando o seu consumo racional.

    - Planejamento urbano adequado por parte dos governos. Nestas ações são importantes a preservação de áreas verdes e projetos de arborização urbana.

    - Uso, sempre que possível, de fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar.

    - As empresas que geram qualquer tipo de poluição em seu processo produtivo devem adotar medidas eficazes para que estes poluentes não sejam despejados no meio ambiente (ar, rios, lagos, oceanos e solo).

    - As empresas devem criar produtos com baixo consumo de energia e, sempre que possível, usar materiais recicláveis.

    - Criação de projetos governamentais voltados para a educação ambiental, principalmente em escolas.

    - Implantação das normas do ISO 14000 e obtenção do certificado.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_ambiental.

  • A norma ABNT NBR ISO 14001:2004 define política ambiental no seu item 3.11:

    3.11 política ambiental intenções e princípios gerais de uma organização (3.16) em relação ao seu desempenho ambiental (3.10), conforme formalmente expresso pela alta administração


ID
564862
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo referentes aos tipos e objetivos das auditorias ambientais existentes.
I - As auditorias de conformidade verificam o grau de conformidade da empresa com a legislação ambiental através dos critérios vigentes e dos processos de licenciamento e ajustamento de conduta.

II - A verificação das causas de acidentes ambientais, com a identificação das responsabilidades e a avaliação dos danos causados, configura auditoria de desperdícios e emissões.

III - A auditoria de fornecedores avalia as perdas e os impactos ambientais e econômicos da empresa perante seus acionistas, credores, clientes, governos e demais envolvidos no processo.

IV - A auditoria de sistema de gestão ambiental verifica o grau de conformidade do sistema de gestão implantado com os requisitos da norma utilizada e com a política da empresa.
Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
564871
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na realização da avaliação de desempenho ambiental em unidades produtivas, de acordo com as diretrizes apresentadas pela NBR-ISO n° 14031, são determinados os valores mensuráveis da gestão ambiental instalada. Para a obtenção desses resultados de forma positiva, é necessário que a gerência de meio ambiente promova atividades como

Alternativas

ID
564934
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Análise Preliminar de Riscos (APR) tem importância no que se refere à determinação de uma série de medidas de controle e prevenção de riscos, desde o início operacional do sistema, permitindo revisões de projeto em tempo hábil, com maior segurança, além de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos. Sua elaboração envolve as seguintes análises:

Alternativas
Comentários
  • da alternativa "b" até a "e"... nunca ouvi falar... 


ID
564937
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual seria o melhor estudo a ser aplicado em uma indústria petroquímica que quer fazer uma análise de seus processos, avaliando os riscos conforme sua severidade e frequência, visando à adoção de medidas para maior segurança nas suas plantas futuras?

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi essa

  • e) APR


    Combinação de severidade e frequência para determinar a magnitude do risco

  • FALOU EM FUTURO = APR

     


ID
564943
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A metodologia HAZOP (Hazard and Operability Studies) sobre a APR (Análise Preliminar de Riscos) numa análise de risco, tem como vantagem (ns)

Alternativas

ID
1036678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação a sustentabilidade, tecnologia e gestão de ciência e tecnologia e gestão de ciência e tecnologia e meio ambiente, julgue o  item  que se segue.

Sistema de Gestão Ambiental é definido pela série ISO 14.001 e consiste em um conjunto de normas de procedimentos de planejamento e gestão na empresa, relativos aos aspectos ambientais de seus processos e produtos, visando melhorar continuamente seu desempenho ambiental, demonstrar a conformidade com os requisitos legais e com aqueles os quais a organização decide voluntariamente aderir, visando em última instância equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades econômicas das organizações.

Alternativas

ID
1078987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O ano de 2008 foi um dos dez mais quentes dos últimos 160 anos, de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia. Em 2009, o que deve esquentar são as discussões acerca do futuro do planeta. Estão na reta final as negociações das metas para a segunda fase do Protocolo de Kyoto, o acordo global que tem o objetivo de reduzir as emissões dos gases que causam o efeito estufa. A primeira fase, que entrou em vigor defato em 2004 e vai até 2012, estabeleceu limites de emissões apenas para os países industrializados. Na próxima etapa, todosos signatários do documento podem ser chamados a dar sua contribuição no combate ao aquecimento global — e isso incluias estrelas emergentes China, Índia, Rússia e Brasil, que devem reduzir as emissões, significando, para muitos, frear o crescimento econômico de países que só nos últimos anos viveram uma fase de aceleração econômica. O presidente doórgão da ONU responsável por Kyoto e vencedor do Nobel daPaz de 2007, Rajendra Pachauri, refutou essa linha de raciocíniode forma categórica na mais recente negociação internacional,realizada no início de dezembro, na Polônia. Para que o aumentoda temperatura média global fique no aceitável nível de 2 graus centígrados, afirmou Pachauri, a atividade econômica teria depagar um preço modesto. “O custo seria de 3% do PIB mundialem 2030”, disse ele

A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.

Caso tivesse sido criado um órgão que centralizasse a coordenação das ações executadas, visando ao atingimento das metas de redução de emissão de gases, essa ação teria como vantagem o estímulo à criatividade para o desenvolvimento de novas formas de controle.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Para que haja estímulo à criatividade, é necessário a descentralização das ações, e não a centralização. Quanto mais centralizado, menor será o número de pessoas engajadas no desenvolvimento de novas ações.

  • CENTRALIZAR NÃO GERA MOTIVAÇÃO TAMPOUCO GERA ESTÍMULO A CRIATIVIDADES. O CORRETO SERIA DESCENTRALIZAR A COORDENAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTADAS, OU SEJA, ATRIBUIR UMA FORMA MAIS PARTICIPATIVA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Nao sei oh...pra mim a teoria a uniao faz a forca....tendo varias cabecas pensando em um mesmo assunto e mais facil achar a solucao...do que varias cabecas isoladas! Fazem isso com uma prova se tem varios tentando fazer somente uma prova a pontuacao sera maior do que cda pessoa fazendo a sua...lembrando se eu nao sei isso vc pode saber!... entao cada caso e um caso.
  • Incrível q essa é uma das questões com mais erros. Questão interpretativa...

ID
1079281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo do tempo, o homem alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência, sem causar grandes danos ao meio ambiente. No entanto, à medida que a sobrevivência ficou associada à vida em grandes comunidades, as alterações da natureza tornaram-se cada vez maiores e, com isso, a degradação ambiental foi inevitável. Hoje, o debate é sobre as alternativas possíveis para reverter o quadro de degradação atual ou pelo menos minimizar os efeitos. A valoração socioeconômica dos danos ambientais, assim como a contabilidade ambiental, são ferramentas que procuram chegar a resultados que exprimam, com algum grau de confiabilidade, os custos ambientais decorrentes de certos danos ou impactos causados ao meio ambiente e para as comunidades em geral.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens 112 e 113, a respeito da degradação e valoração ambientais.


As plantas invasoras são consideradas, atualmente, como a segunda maior ameaça mundial à biodiversidade, perdendo apenas para a destruição do meio ambiente pela exploração humana direta. O agravante é que, comparada à maioria dos problemas ambientais, em vez de serem absorvidos com o tempo e terem seus impactos amenizados, esses impactos se agravam à medida que as plantas invasoras ocupam o espaço das plantas nativas

Alternativas
Comentários
  • O gabarito oficial da questão é certo. Mas discordo plenamente, pois não são as PLANTAS INVASORAS  a segunda ameaça mundial a biodiversidade, e sim as ESPÉCIES INVASORAS, que incluem espécies animais inclusive. Trago trecho do doc ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS do MMA:

    "As espécies exóticas invasoras têm um significativo impacto na vida e no modo de vida das pessoas. O impacto sobre a biodiversidade é tão relevante que essas espécies estão, atualmente, sendo consideradas a segunda maior ameaça à perda de biodiversidade, após a destruição dos habitats, afetando diretamente as comunidades biológicas, a economia e a saúde humana."

    Alguém opina?


  • A questão não faz referencia a plantas invasoras


ID
1079284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo do tempo, o homem alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência, sem causar grandes danos ao meio ambiente. No entanto, à medida que a sobrevivência ficou associada à vida em grandes comunidades, as alterações da natureza tornaram-se cada vez maiores e, com isso, a degradação ambiental foi inevitável. Hoje, o debate é sobre as alternativas possíveis para reverter o quadro de degradação atual ou pelo menos minimizar os efeitos. A valoração socioeconômica dos danos ambientais, assim como a contabilidade ambiental, são ferramentas que procuram chegar a resultados que exprimam, com algum grau de confiabilidade, os custos ambientais decorrentes de certos danos ou impactos causados ao meio ambiente e para as comunidades em geral.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens 112 e 113, a respeito da degradação e valoração ambientais.

A valoração tenta traduzir, em termos econômicos, os valores associados à sustentação da vida e dos bens e serviços advindos dos ecossistemas naturais, refletindo a importância relativa que o homem atribui aos componentes do meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Valorar economicamente um recurso ambiental significa determinar quanto melhor, ou pior, ficará o bem-estar das pessoas em função da mudança na quantidade ou qualidade de bens ou serviços ambientais.


ID
1135870
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Representa um dos princípios fundamentais da gestão da zona costeira, além daqueles estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente, na Política Nacional para os Recursos do Mar e na Política Nacional de Recursos Hídricos,

Alternativas

ID
1234201
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A série de normas ISO 14000 estabelece, prioritariamente, princípios voltados à gestão

Alternativas
Comentários
  • E - Ambiental

  • Gabarito: letra E.

    A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta série de normas apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos. Ou seja, especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, de modo a permitir que a organização formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos.

    Fonte: http://www.qualidade.esalq.usp.br/fase2/iso14000.htm


ID
1286053
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A NBR ISO 14031:2004 trata, entre outros aspectos, da Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) de uma organização ou empresa.
Em relação a essa norma, verifica-se que a ADA

Alternativas
Comentários
  • resp certa : independe da existência de um Sistema de Gestão Ambiental.

  • a) a ADA é baseado no ciclo PDCA, logo a primeira fase é o planejamento.

    b) A ABNT NBR ISO 14031:2004 dá suporte aos requisitos da ABNT NBR ISO 14001, mas ela pode ser usada independentemente.

    c) Apenas se a empresas estiver vinculada a um SGA ou Rotualgem Ambiental ela é obrigada a dar publicidade ao seu desempenho ambinetal. A ADA é uma ferramenta de gestão interna, planejada para prover uma gestão com informações confiáveis e verificáveis

    d) A ADA não regula nada. É um processo contínuo de coleta e avaliação de dados e informações para fornecer uma avaliação atual do desempenho ambiental da empresa.

    e) A NBR ISO 14031 descreve duas categorias de indicadores para a Avaliação de Desempenho Ambiental: Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA) e Indicadores de Condição Ambiental (ICA)


ID
1286056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A NBR ISO 14001:2004 especifica os principais requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), de modo que as questões ambientais sejam integradas à administração global de uma organização ou empresa.
Qual é a denominação de um requisito do SGA e sua(s) respectiva(s) fase(s)?

Alternativas
Comentários
  • Princiípios:

    -Política Ambiental;

    - Planejamento;

    - Implementação e operação;

    - Verificação e ação corretiva;

     - Análise crítica.

    Resolução:

    a) Auditoria = Verificação e Ação corretiva

    b)Documentação do SGA = Implementação e operação

    c)Monitoramento e medição = Verificação e ação corretiva;

    d)Estrutura e responsabilidade = Implementação e operação

    e) CORRETA

  • Na versão 2015 a resposta seria a mesma, com algum pequeno ajuste:"Preparação e respostas a emergências e fases de operação". (requisito 8.2)

    Portanto letra E.


ID
1286104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Visando a estabeler critérios específicos para o licenciamento ambiental das atividades relacionadas à exploração e à lavra de jazidas de combustíveis líquidos e de gás natural, o Conama estabeleceu a Resolução nº 23, de 07/12/1994.

De acordo com essa Resolução, o Projeto de Controle Ambiental (PCA), elaborado pelo empreendedor, é documento necessário para obter a Licença

Alternativas
Comentários
  •  Art. 5º Os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e o IBAMA, quando couber, no exercício de suas atribuições de controle das atividades descritas no artigo 2º, expedirão as seguintes licenças:


     I - LICENÇA PRÉVIA PARA PERFURAÇÃO - LPper, autorizando a atividade de perfuração e apresentando, o empreendedor, para a concessão deste ato, Relatório de Controle Ambiental - RCA, das atividades e a delimitação da área de atuação pretendida;


     II - LICENÇA PRÉVIA DE PRODUÇÃO PARA PESQUISA - LPpro, autorizando a produção para pesquisa da viabilidade econômica da jazida, apresentando, o empreendedor, para a concessão deste ato, o Estudo de Viabilidade Ambiental - EVA;


     III - LICENÇA DE INSTALAÇÃO - LI, autorizando, após a aprovação do EIA ou RAA e contemplando outros estudos ambientais existentes na área de interesse, a instalação das unidades e sistemas necessários à produção e ao escoamento;


     IV - LICENÇA DE OPERAÇÃO - LO, autorizando, após a aprovação do Projeto de Controle Ambiental - PCA, o início da operação do empreendimento ou das unidades, instalações e sistemas integrantes da atividade, na área de interesse.

  • Estou postando aqui uma sistematização da Resolução CONAMA nº 23/1994. 

    Esta resolução estabelece os critérios específicos para licenciamento ambiental visando melhor controle e gestão ambiental das atividades relacionadas à exploração e lavra de jazidas de combustíveis líquidos e gás natural.

    Trabalha com a atividade denominada EXPROPER (exploração, produção e perfuração).

    Considera ATIVIDADE a implantação e/ou operação de empreendimento ou conjunto de empreendimentos afins, localizados numa área geográfica definida.

    I. Perfuração de poços para identificação de jazidas e extensões;

    II. Produção para pesquisa sobre a viabilidade econômica;

    III. Produção efetiva para fins comerciais.

     

    O licenciamento, que será efetuado em um único nível de competência, pode ser exercido pelo Órgão Estadual (seccional) ou pelo IBAMA (executor), podendo este trabalhar também em caráter supletivo (CONAMA 237/2007).  

     

    Normalmente, antes do pedido de Licença Prévia, deve ser pedida a CONSULTA PRÉVIA do órgão no local onde o poço será implantado para que o fiscal possa verificar se o local é passível de receber tal instalação. Se, por exemplo, o local a ser implantado o poço estiver dentro de uma ÁREA DE PROTEÇÃO PERMANENTE não será concedida a ANUÊNCIA do Órgão Fiscalizador, tendo em vista que tal atividade não pode ser desenvolvida numa localidade como a citada. Portanto, não será pedida a Licença Prévia.

    O Órgão Ambiental competente, em conjunto com o empreendedor, ajustará Termo de Referência para elaboração do PCA, EIA ou do RAA.

    Caso haja necessidade de Autorização de Desmatamento, deverá esta ser solicitada ao órgão ambiental competente.

    Com relação ao pedido de Licença de Instalação, se o empreendimento ainda não existir fisicamente, será apresentado EIA/RIMA. Caso este já exista, será apresentado Relatório de Avaliação Ambiental – RAA para a área onde a atividade já esteja implantada.

    Se a atividade implantada estiver sujeita a regularização, ou seja, ainda não possuir licença de instalação, o RAA deverá contemplar todos os empreendimentos localizados na área, o impacto ambiental existente e as medidas de controle adotadas até então.

    Caso o RAA seja aprovado pelo órgão ambiental, esta aprovação será condição suficiente para concessão da LO para a atividade implantada, a qual se aplicará igualmente a cada um dos empreendimentos que a compõem.

    Vale ressaltar que as licenças ambientais poderão ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, características e fase do empreendimento ou atividade (CONAMA 237/1997). 

     


ID
1286125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A técnica de análise de risco HAZOP é utilizada para identificar os problemas de operabilidade de uma instalação de processo.
Essa técnica NÃO

Alternativas

ID
1286128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Análise Preliminar de Risco (APR) consiste na avaliação inicial dos riscos potenciais das plantas de processo, e inclui, dentre outras atividades, o levantamento dos agentes de risco.
Sobre essa atividade da APR, são exemplos de agentes químicos de risco as(os)

Alternativas
Comentários
  • A Análise Preliminar de Risco – APR consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução.

    Depois de detectado os possíveis acidentes e problemas, devem ser adotados medidas de controle e neutralização, essas medidas devem envolver toda equipe, criando um clima de trabalho seguro em conjunto.  

    a APR é obrigatória. Onde não ter a mesma pode significar até multas e outros problemas para a empresa…

    A APR (Análise Preliminar de Riscos) é uma avaliação de riscos obrigatória nas seguintes NRs:

     – NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) segundo o item 20.10.

    – NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), segundo o item 12.39 letra “a”, e vários outros itens.

    – NR 33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) segundo o item 33.4 letra “a”, e vários outros itens.

    – NR 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval) segundo o item 34.2 letra “d”, e vários outros itens.

    – NR 35 (Trabalho em Altura) segundo o item 35.4.5, e vários outros itens.

    – NR 36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados) segundo o item 36.9.3.3.

    – NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) segundo o item 18.37.7.4.


ID
1296103
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A expressão ISO 14000 designa um grupo de normas que visam a contribuir para a melhoria da qualidade

Alternativas
Comentários
  • ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas. Para obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas.

    Resposta certa: letra E


ID
1358434
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos últimos tempos, as empresas vêm adotando o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Segundo a NBR ISO 14001, um sistema de gestão ambiental de uma organização é o(a)

Alternativas
Comentários
  • resp certa: parte de um sistema da gestão de uma organização, utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais.

  • a) Objetivo Ambiental

    b) Política Ambiental

    c) Meta Ambiental

    d) Não é conceito de auditoria interna, nem de SGA.


ID
1358440
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A NBR ISO 14001 define as diretrizes gerais para implementação do sistema de gestão ambiental de uma empresa.

Na gestão ambiental, a ação preventiva é

Alternativas
Comentários
  • Prevenção é agir antes que aconteça o dano ou o acidente, por isso é a ação para eliminar a causa de uma POTENCIAL não conformidade. 

  • c -  Meta Ambiental

    d - auditoria interna

  • Gabarito: A.

     

    b) Ação corretiva

    c) Meta ambiental

    d) Auditoria interna

    e) Impacto ambiental

  • GABARITO: A

    Política Ambiental Proativa: métodos preventivos;

    caráter preventivo;

     evitar;

     atua sobre a origem dos impactos.

    1. Implica um planejamento prévio em cima dos possíveis efeitos ambientais e uma atuação antecipada para evitar esses impactos, reestruturando os produtos e os processos envolvidos.


ID
1358455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípios que fazem dela uma ferramenta eficaz e confiável em apoio a políticas de gestão e controles, fornecendo informações com base nas quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho.
O princípio de auditoria que estabelece que confiança, integridade, confidencialidade e discrição são características essenciais para auditar é o princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Os princípios de auditoria estão relacionados a auditores:

    a) Conduta Ética:

    O fundamento do profissionalismo. Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.

    b) Apresentação Justa:

    A obrigação de reportar com veracidade e exatidão. Constatações, conclusões e relatórios de auditoria refletem verdadeiramente e com precisão as suas atividades. Obstáculos significantes encontrados durante a auditoria e opiniões divergentes não resolvidas entre a equipe de auditoria e o auditado são relatados, ou seja, o auditor deve relatar tudo aquilo que observa em uma auditoria. Deve faze-la com total zelo e observação aos requisitos e a realidade do que está sendo auditado.

    c) Devido Cuidado Profissional:

    A aplicação de diligência e o julgamento na auditoria. Auditores praticam o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes e partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator importante. Outros princípios se relacionam à auditoria, que é por definição independente e sistemática. Resumindo, a auditoria deve ser feita com muito “carinho”. Os critérios de auditoria devem ser examinados e não se pode “relaxar” na verificação e análise dos requisitos avaliados. Ser competente com base em habilidade, experiência, educação e treinamento previamente definidos e comprovados é fundamental.

    d) Independência:

    A base para a imparcialidade e objetividade das conclusões de auditoria. Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendências e conflitos de interesse. Auditores mantém um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseadas somente nas evidências de auditoria.

    Se a pessoa trabalha no setor de compras não deveria auditar esse setor em uma auditoria interna. Se você é um auditor de certificadora não seria desejável auditar a empresa que é dirigida por seu irmão ou parente. Se você é um organismo que audita e pode certificar sistemas de gestão seria desejável que não realizasse consultorias.

    e) Abordagem baseada em evidência:

    Méodo racional para alcançar conclusões de auditorias confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático. Evidências são baseadas em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos. O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria. Não existe “achismo” na auditoria. Ou existem evidências ou não se pode concluir com veracidade sobre um processo auditado.

    FONTE: https://www.verdeghaia.com.br/blog/auditorias-principios-e-classificacao/


ID
1385353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um gestor, atento às novas tendências mundiais no âmbito empresarial, levou novas ideias para a empresa em que trabalha.
Começou a implantar práticas de reaproveitamento de materiais e objetos, oferecendo ao mercado novos produtos, mostrando ao público-alvo da empresa a necessidade do consumo consciente.

As práticas de gestão adotadas pelo gestor mostram que a empresa tem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.  Leitura que vale a pena: http://www3.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-e-sustentabilidade-para-a-gestao-empresarial/

  • Gabarito Letra E.

     

    Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a  sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_socioambiental


ID
1464586
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes problemas da gestão de resíduos sólidos é a sua sustentabilidade econômica, um fator que diz respeito aos catadores de resíduos.
Sobre esses catadores, analise as afirmativas abaixo:


1. Estudos apontam que os catadores são responsáveis por cerca de 90% do material que alimentam as indústrias de reciclagem no Brasil; além disso, eles contribuem para a redução de resíduos a serem tratados pela municipalidade, evitando que os resíduos virem rejeitos.
2. Esses “trabalhadores invisíveis” garimpam, nos resíduos sólidos, os desperdícios de recursos naturais que retornam ao processo produtivo como matérias-primas secundárias.
3. A atividade de catação, em geral, é desenvolvida em condições de trabalho bastante inadequadas, acrescida de exploração dos intermediários da reciclagem, do preconceito da população e da falta de incentivo e apoio do poder público.
4. No Brasil, nos últimos anos, várias cooperativas de catadores foram organizadas e têm atuado em parceria com administrações locais na coleta seletiva para projetos de reciclagem, por exemplo, a Asmare em Belo Horizonte. 

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • trabalhadores invisíveis ?

  • THIAGO...

    O trabalho na catação traz, para aqueles que o exercem, a associação a uma série de estigmas e preconceitos por parte da sociedade (COSTA, 2004). Para o psicólogo Samuel Gachet (2007), ser invisível é sofrer a indiferença, é não ter importância. De acordo com Sobral et al. (2009, p. 1), ainda há “outra perspectiva para se pensar esse processo de invisibilidade que diz respeito à falta de reconhecimento social, aquilo que nos torna visíveis perante a sociedade”. Este estudo parte do princípio de que a invisibilidade social, abordada como a incapacidade de ser visto socialmente, aflige trabalhadores CMR, levando-os ao possível processo de baixa autoestima e autocuidado.

    Estudos sobre os componentes saúde/bem-estar, meio ambiente e trabalho, ainda são pouco realizados no Brasil e na América Latina (POSSUELO et al., 2016). Neste sentido, justifica contribuição para visibilização e reflexão crítica sobre a temática invisibilidade social, no sentido do reconhecimento e da valorização social desses trabalhadores. Objetivou-se identificar a ocorrência da invisibilidade social na ocupação de CMR de uma cooperativa do RJ e verificar como essa se manifesta no cotidiano, a partir da percepção desses catadores. A atividade apresenta riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, além do psicossocial, abordado neste estudo.


    Fonte: http://www.meioambientepocos.com.br/Anais2018/Promo%C3%A7%C3%A3o%20da%20sa%C3%BAde/134.%20%20INVISIBILIDADE%20SOCIAL%20NO%20COTIDIANO%20DE%20CATADORES%20DE%20MATERIAIS%20RECICL%C3%81VEIS,%20COM%20FOCO%20NOS%20COOPERADOS%20EM%20CAMPO%20GRANDE%20-%20RJ%20ENTRE%202002%20E%202016..pdf


ID
1493920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei n.º 11.284/2006, que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável com o objetivo de proteger as florestas pertencentes à União, aos estados e aos municípios, instituiu os contratos de concessão florestal. Acerca da concessão florestal e suas implicações, julgue o seguinte item.

Podem participar de licitação para concessões florestais as associações de comunidades locais, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPS) e empresas brasileiras e internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19

    § 1o Somente poderão ser habilitadas nas licitações para concessão florestal empresas ou outras pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administração no País.

  • GABARITO: ERRADO

    .

    A banca erra ao afirmar que empresas internacionais possam participar do processo de licitação para concessões florestais.

    .

    Art.19  Além de outros requisitos previstos na Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, exige-se para habilitação nas licitações de concessão florestal a comprovação de ausência de:

    § 1o Somente poderão ser habilitadas nas licitações para concessão florestal empresas ou outras pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administração no País.

  • Empresas internacionais não!

    Art. 19 -

    § 1o Somente poderão ser habilitadas nas licitações para concessão florestal empresas ou outras pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administração no País.

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.


ID
1493923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei n.º 11.284/2006, que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável com o objetivo de proteger as florestas pertencentes à União, aos estados e aos municípios, instituiu os contratos de concessão florestal. Acerca da concessão florestal e suas implicações, julgue o seguinte item.

A concessão florestal é uma delegação do direito de praticar manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços em uma unidade de manejo, mediante licitação, que atenda às exigências do edital e demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

Alternativas
Comentários
  • Anulada

    Na redação do item, a ausência do tipo de pessoa (física ou jurídica) a quem se destinava a concessão florestal prejudicou seu julgamento. Por esse motivo, opta-se por sua anulação.

    (Gabarito preliminar: Certo)

  • VII - concessão florestal: delegação onerosa, feita pelo poder concedente, do direito de praticar manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços numa unidade de manejo, mediante licitação, à pessoa jurídica, em consórcio ou não, que atenda às exigências do respectivo edital de licitação e demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;


ID
1493926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei n.º 11.284/2006, que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável com o objetivo de proteger as florestas pertencentes à União, aos estados e aos municípios, instituiu os contratos de concessão florestal. Acerca da concessão florestal e suas implicações, julgue o seguinte item.

A concessão florestal tem como objeto a exploração de produtos e serviços florestais, contratualmente especificados, como a exploração madeireira, o uso dos recursos hídricos, pesqueiros ou da fauna silvestre e a comercialização de créditos de carbono.

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.284/2006

    Art. 14. A concessão florestal terá como objeto a exploração de produtos e serviços florestais, contratualmente especificados, em unidade de manejo de floresta pública, com perímetro georreferenciado, registrada no respectivo cadastro de florestas públicas e incluída no lote de concessão florestal.

    (...)

    Art. 16. A concessão florestal confere ao concessionário somente os direitos expressamente previstos no contrato de concessão.

    § 1o É vedada a outorga de qualquer dos seguintes direitos no âmbito da concessão florestal:

    I - titularidade imobiliária ou preferência em sua aquisição;

    II - acesso ao patrimônio genético para fins de pesquisa e desenvolvimento, bioprospecção ou constituição de coleções;

    III - uso dos recursos hídricos acima do especificado como insignificante, nos termos da Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997;

    IV - exploração dos recursos minerais;

    V - exploração de recursos pesqueiros ou da fauna silvestre;

    VI - comercialização de créditos decorrentes da emissão evitada de carbono em florestas naturais.



ID
1524454
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi estabelecido para conceder créditos para projetos que reduzam ou evitem emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos países em desenvolvimento. A esse respeito, analise as assertivas a assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Os “créditos de carbono” são obtidos na forma de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) medidas em toneladas de dióxido de carbono equivalente.
II. Os critérios de elegibilidade dos projetos de MDL incluem: contabilização das emissões que ocorrem fora dos limites do projeto; promoção de benefícios mensuráveis, reais e de longo prazo, relacionados com a mitigação da mudança do clima; relação aos gases e setores definidos no Anexo A do Protocolo de Quioto ou que se refiram às atividades de projetos de reflorestamento e florestamento.
III. O Documento de Concepção do Projeto deverá incluir a descrição das metodologias para o cálculo da redução de emissões de gases de efeito estufa; para o estabelecimento dos limites das atividades de projeto; para o cálculo das fugas.
IV. O método de monitoramento do projeto deverá estar de acordo com metodologia previamente aprovada ou, se utilizada nova metodologia, esta deverá ser submetida à aprovação ou comprovar que tenha sido bem sucedida anteriormente.
V. Para que resultem em RCEs, as atividades de projeto do MDL devem, necessariamente, passar pelas seguintes etapas do ciclo do projeto: elaboração do documento de concepção do projeto; validação; aprovação, registro; monitoramento; verificação/certificação; emissão das RCEs.

Alternativas

ID
1617655
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) é um sistema do Governo do Estado da Bahia, capaz de monitorar e reduzir impactos socioambientais, que será adaptado às atividades da UFSB.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, tem por finalidade garantir a todos os cidadãos e aos órgãos e entidades do Poder Executivo, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardadas as restrições administrativas ou legais; integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram; disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo; racionalizar a produção e armazenagem da documentação arquivística pública; preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal e articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

  • O SIGA – Sistema Integrado de Gestão Ambiental - é um sistema de ecoeficiência empresarial, inteligente e sustentável, desenvolvido para ser implementado em qualquer organização empresarial brasileira. Com o SIGA – sua empresa cumprirá as exigências de sustentabilidade ambiental contidas na Lei 12.305/10 e seu respectivo decreto 7404/2010, além de elevar seus ganhos de maneira sustentável, reduzir gastos, melhorar sua visibilidade e inserir-se em uma nova geração de empresas que buscam unir lucratividade e proteção ao meio ambiente.

  • Gabarito errado.

    Existe realmente os dois SIGA. Mas se tratando de administração pública, concereza, é o O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, tem por finalidade garantir a todos os cidadãos e aos órgãos e entidades do Poder Executivo, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardadas as restrições administrativas ou legais; integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram; disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo; racionalizar a produção e armazenagem da documentação arquivística pública; preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal e articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.


ID
1622821
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Marisa, Secretária Executiva da empresa LDC S.A., recebeu como incumbência estudar a possibilidade de implantar um projeto de responsabilidade socioambiental e apresentar para a diretoria. Ao projetar as informações levantadas, percebeu que uma estava INCORRETA. Qual é essa informação?

Alternativas

ID
1623796
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Norma Brasileira ABNT NBR ISO 19011/2012 fornece orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, realização de auditorias de sistema de gestão de qualidade e auditorias de sistema de gestão ambiental, como também orientação sobre a competência de auditores de sistemas de gestão da qualidade ambiental. Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F” as afirmativas FALSAS:


( ) São princípios relacionados a auditores: conduta ética, apresentação justa, devido cuidado profissional, independência e abordagem baseada em evidência.


( ) A abrangência de um programa de auditoria pode variar e será influenciada pelo tamanho, natureza e complexidade da organização a ser auditada.


( ) Os objetivos da auditoria definem o que é para ser realizado pela auditoria e podem incluir determinação da extensão da conformidade do sistema de gestão do auditado, ou partes dele, com o critério de auditoria e também a avaliação da eficácia do sistema de gestão em atingir seus objetivos especificados.


( ) Convém que o líder de equipe da auditoria seja responsável pela preparação e conteúdo do relatório da auditoria e que esse relatório forneça um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.


( ) A auditoria está concluída quando todas as atividades descritas no plano da auditoria foram realizadas e o relatório da auditoria aprovado foi distribuído.


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • FUNDAMENTO:Norma Brasileira ABNT NBR IS0 19.011:2012:https://qualidadeonline.files.wordpress.com/2009/12/iso19011.pdf

    GABARITO: D


ID
1623808
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A OHSAS 18001:2007 foi desenvolvida para responder à necessidade da existência de uma norma relacionada a sistemas de gestão de saúde e da segurança no trabalho, com o intuito de se avaliar e certificar seus sistemas de gestão. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA dos termos utilizados na referida norma:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com bastante dúvida entre A e B.

    Marquei A com a pulga atrás da orelha.

    Vamos na fé.

  • Segundo a ohsas 18001.
    Auditoria:
    Processo sistemático, documentado e independente, para obter “evidência da auditoria” e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os “critérios de auditoria” são atendidos.
     

  • LETRA A - CORRETA

     

    LETRA B - Conceito de Melhoria Contínua

     

    LETRA C - Conceito de ação corretiva

     

    LETRA D - Conceito de avaliação de risco

     

    LETRA E - Conceito de registro

     

    https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7319/2/Anexo%20I%20OHSAS180012007_pt.pdf

     


ID
1623814
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A auditoria ambiental tem se tornado uma ferramenta básica na avaliação da saúde ambiental de organizações e nos casos em que há comprometimento da direção da empresa e disponibilidade de recursos para aplicá-la e para corrigir as não-conformidades detectadas. Assim, a auditoria ambiental permite obter diversos benefícios para empresas que adotam seus pressupostos. A respeito deste tema, considere as afirmativas abaixo:


I. Prevenção de acidentes ambientais.


II. Melhor imagem da empresa junto ao público, à comunidade e ao setor público.


III. Possibilidade de incorrer em dispêndio inesperado e expressivo de recursos para atender às não-conformidades detectadas na auditoria ambiental.


IV. Indicar falsa sensação de segurança sobre riscos ambientais, caso a auditoria seja conduzida de forma inexperiente ou incompleta.


V. Produção e organização de informações ambientais consistentes e atualizadas do desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas envolvidas nas operações de financiamento e também transações da unidade auditada.


Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS sobre benefícios das auditorias ambientais:

Alternativas
Comentários
  • Nã concordo com o gabarito... Para min o correto é a letra b

    I. Prevenção de acidentes ambientais. CORRETA

     

    II. Melhor imagem da empresa junto ao público, à comunidade e ao setor público. CORRETA

     

    III. Possibilidade de incorrer em dispêndio inesperado e expressivo de recursos para atender às não-conformidades detectadas na auditoria ambiental. INCORRETA

     

    IV. Indicar falsa sensação de segurança sobre riscos ambientais, caso a auditoria seja conduzida de forma inexperiente ou incompleta. CORRETA

     

    V. Produção e organização de informações ambientais consistentes e atualizadas do desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas envolvidas nas operações de financiamento e também transações da unidade auditada CORRETA

     

  • A questão pede somente afirmativas CORRETAS sobre benefícios das auditorias ambientais.

  • A questão pede somente afirmativas CORRETAS sobre benefícios das auditorias ambientais. (x2)

  • A auditoria ambiental pode ser entendida como uma ferramenta básica para indicar a saúde ambiental de uma empresa.

    Assim, quando a direção da empresa está comprometida com melhoria contínua e possui recursos disponíveis para corrigir as não-conformidades detectadas, a auditoria ambiental permite obter benefícios como:

    - Identificação e registro das práticas que estão conformes e não-conformes com a legislação vigente;

    - Identificação e registro das práticas que estão conformes e não conformes com a política ambiental da empresa (caso haja uma);

    - Conscientização da diretoria sobre as práticas não-conformes da empresa e necessidades de mudanças, evitando surpresas e possibilitando planejamento de ações;

    - Assessoria na implementação e melhoria da qualidade ambiental da empresa;

    - Assessoramento na alocação eficiente de recursos (financeiro, tecnológico e humano) segundo as necessidades de melhoria mais urgentes: priorização de investimentos;

    - Avaliação, controle e redução do impacto ambiental gerado pela atividade;

    - Identificação de passivos ambientais, existentes ou potenciais;

    - Minimização dos resíduos gerados e dos recursos usados pela empresa, o que pode levar a diminuição de custos de produção;

    - Produção de informações e dados organizados sobre o desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e clientes;

    - Promoção de conscientização e educação ambiental dos empregados, além de melhorias à saúde ocupacional;

    - Prevenção de acidentes e multas ambientais;

    - Melhoria da imagem junto ao público, à comunidade e o setor público;

    - Redução de conflitos com os órgãos públicos responsáveis pelo controle ambiental;

    - Melhoria de posicionamento em mercados com requerimentos ambientais específicos, como para exportação.

    No entanto, existem desvantagens na aplicação da auditoria ambiental, como:

    - Necessidade de recursos adicionais (financeiro, tecnológico e humano) para implementar os programas de melhoria;

    - Possibilidade de ocorrer gasto expressivo de recursos para atender a melhoria das não-conformidades detectadas;

    - Falsa-sensação de segurança em relação a prevenção de acidentes e multas ambientais, caso a auditoria tenha sido conduzida de modo incompleto e de forma inexperiente;

    - Possibilidade que a empresa sofra pressões de órgãos governamentais e grupos ambientais para demonstrar seus resultados de desempenho ambiental.

    FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/vantagens-e-desvantagens-em-aplicar-auditoria-ambiental/16563


ID
1623820
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a auditoria ambiental, assinale a resposta CORRETA:  

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA, pois os procedimentos de qualquer auditoria são semelhantes.

    b) ERRADA, pois o empreendimento não pode fazer sua própria avaliação da certificação.

    c) CORRETA, pois a empresa pode contratar pessoas especializadas nessa área para executarem as ações relacionadas à auditoria

    d) ERRADA, pois a auditoria ambiental está dentro dos requisitos para que a empresa possua certificação, que por sua vez é garantido como obrigação para os empreendimentos a partir da ISO 14000.

    e) ERRADA, não possui apenas um objetivo.


ID
1628269
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nem todas as empresas abraçam a sustentabilidade como componente fundamental da gestão. Pelo contrário, muitas implantam soluções precárias, respondendo apenas às demandas mais urgentes e protelando a criação de um sistema de gestão eficaz. Por isso, é comum encontrar organizações que se dizem "verdes", mas, na realidade, fazem pouco para diminuir seu impacto ambiental. O progresso rumo à sustentabilidade ocorre à medida que a empresa passa do controle de poluição à prevenção de poluição e, posteriormente, à abordagem estratégica da proteção à natureza. Isso pode ser considerado como fases de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) (CURI, 2011, p. 117).


Sobre as fases desse sistema, considere as afirmativas a seguir.


I - A preocupação básica na fase de controle de poluição é a de melhora da imagem perante clientes, fornecedores e comunidade. A postura típica nesta fase é conservadora, e a percepção de empresários e administradores é de redução de custo e melhoria da qualidade.


II - A preocupação básica na fase de prevenção de poluição é a do uso eficiente dos insumos. A postura típica nesta fase é reativa e proativa, e a percepção de empresários e administradores é de redução de custo e aumento da produtividade.


III - A preocupação básica na fase da abordagem estratégica é a da competitividade. A postura típica nesta fase é reativa e proativa, e a percepção de empresários e administradores é de vantagens competitivas.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • II e III estao corretas

    Existem três tipos de abordagens:

     

    ● Controle da poluição: na qual se assume uma postura reativa frente ao problema, imprimindo uma ação corretiva para atender aos requisitos legais. Representa um custo adicional para a empresa;

     

    ● Prevenção da poluição: pode-se assumir uma postura reativa e proativa, imprimindo ações corretivas e preventivas na tentativa de evitar aos problemas ambientais. Almeja a redução de custos e a economia de insumos através do seu uso eficiente. Em geral adotam-se tecnologias mais limpas;

     

    ● Abordagem estratégica: da mesma forma que na abordagem acima, pode-se assumir uma postura reativa e proativa imprimindo ações corretivas, preventivas e antecipatórias. Além da redução de custos e a economia de insumos através do seu uso eficiente, suas atitudes representam vantagem competitiva.

  • Onde estão estas informações? Alguma lei específica?

     

  • I - A preocupação básica na fase de controle de poluição é a de cumprimento da legislação e resposta às pressões da comunidade. A postura típica nesta fase é reativa, e a percepção de empresários e administradores é de custo adicional.

    II - A preocupação básica na fase de prevenção de poluição é a do uso eficiente dos insumos. A postura típica nesta fase é reativa e proativa, e a percepção de empresários e administradores é de redução de custo e aumento da produtividade.

    III - A preocupação básica na fase da abordagem estratégica é a da competitividade. A postura típica nesta fase é reativa e proativa, e a percepção de empresários e administradores é de vantagens competitivas.


ID
1628272
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Consiste na inserção da variável socioambiental ao longo de todo o processo geral de planejar, organizar, dirigir e controlar, utilizando-se tanto das fun- ções que compõem esse processo gerencial, quanto das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando atingir seus objetivos e metas da forma mais sutentável possível (NASCIMENTO et al., 2008, p.18).


Esse é o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Gestão Socioambiental Estratégica (GSE)

     

  • A Gestão Sócio-Ambiental Estratégica consiste na inserção da variável sócio-ambiental ao longo de todo o processo gerencial de planejar, organizar, dirigir e controlar, utilizando-se das funções que compõem esse processo gerencial, bem como das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando atingir seus objetivos e metas da forma mais sustentável possível dentro de uma organização (DONAIRE, 1999). Por isso, sempre que algo novo precisar ser implementado nas organizações, deve começar pela alta administração ou ter o aval desta.

     

    http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/forumadm/article/viewFile/640/658


ID
1792771
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“________________ ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente ________________ ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar ________________ ambiental." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 237 , DE 19 DE dezembro DE 1997

     

    Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

     

    II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

  • Licença ambiental é ato administrativo.

    Licenciamento Ambiental é procedimento administrativo.


ID
1792777
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 237 de 19 de dezembro de 1997, são licenças ambientais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 8o O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as
    seguintes licenças:


    I - Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento
    ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade
    ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas
    próximas fases de sua implementação;


    II - Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade
    de acordo com as especifi cações constantes dos planos, programas e projetos aprovados,
    incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem
    motivo determinante;


    III - Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento,
    após a verifi cação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as
    medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.


ID
1867249
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução CONAMA nº 237/97 trata do licenciamento ambiental de atividades poluidoras.

Segundo esse instrumento legal, os empreendimentos e as atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente, devem

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 237/97

     

    Art. 3o A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de signifi cativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação.


    Parágrafo único. O órgão ambiental competente, verifi cando que a atividade ou empreendimento não é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, defi nirá os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.

  • EIA acompanhado do RIMA.


ID
1867255
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Norma Regulamentadora 9 (NR9) trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Dentro do PPRA é realizada uma etapa de Avaliação Preliminar da Exposição a Riscos, buscando o reconhecimento e a avaliação dos riscos provocados pelos agentes físicos, químicos e biológicos.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de agente biológico de risco.

Alternativas
Comentários
  • NORMA REGULAMENTADORA nº 9

     

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

     

     

     

    FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr9.htm


ID
1960222
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando seu entendimento sobre os processos técnicos utilizados no licenciamento ambiental, avalie a afirmação abaixo.

O sistema de licenciamento ambiental brasileiro é fundamental para a consolidação do desenvolvimento sustentável em nosso país, sendo, portanto, um instrumento de mediação de conflitos, um constante diálogo entre instituições setoriais, sociedade civil e entes federados (PEDRO, 2015. Licenciamento ambiental e sua sustentabilidade no Brasil.

Disponível em: http://pinheiropedro.com.br/site/artigos/licenciamento-ambientale-sua-sustentabilidade-no-brasil/. Acessado em: 04.09.2015).

Sobre o licenciamento ambiental marque a opção correta: 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997

    Art. 1o Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

     

    A) CORRETA
    I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental
    competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos
    e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente
    poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação
    ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas
    aplicáveis ao caso.

     

    B) ERRADA
    II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente,
    estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser
    obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar
    e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas
    efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam
    causar degradação ambiental.

     

    C) ERRADA

    Art. 4o Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
    - IBAMA, órgão executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental a que se refere
    o artigo 10 da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades
    com signifi cativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional.

     

    D) ERRADA

    Art. 18. O órgão ambiental competente estabelecerá os prazos de validade de cada
    tipo de licença, especifi cando-os no respectivo documento, levando em consideração os
    seguintes aspectos:

    III - O prazo de validade da Licença de Operação (LO) deverá considerar os planos de
    controle ambiental e será de, no mínimo, 4 (quatro) anos e, no máximo, 10 (dez) anos.

     

    E) ERRADA

    Art. 19. O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar
    os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma
    licença expedida, quando ocorrer:


    I - violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais;
    II - omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição
    da licença;
    III - superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.

  • Nobre Jcordeiro, a indicação que fez da justificativa da letra "A" encontra-se equivocada, não é o artigo 109 do CP, que aduz a cerca da Prescrição da pretensão Punitiva in abstrato e sim da súmula 415 do STJ, in verbis:

    "O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada".

    Esperto ter ajudado, a dificuldade é para todos.


ID
1960225
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao se avaliar o processo relacionado ao Licenciamento Ambiental, qual é a alternativa abaixo incorreta?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - INCORRETA

     

    RESOLUÇÃO CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997

     

    Art. 6o Compete ao órgão ambiental municipal, ouvidos os órgãos competentes da
    União, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de
    empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem
    delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio.

  • A letra B é definição de licença de instalação. Logo, está incorreta também.

  • anulava essa questão tranquilamente. tem duas respostas

  • Com concordo ckm Jefferson.

  • Questão passível de recurso


ID
2003812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da implementação de um SGA, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dificuldades à implementação do SGA:

    - Recursos econômicos Problemas de caráter econômico devido à falta de recursos financeiros para aquisição de tecnologias mais avançadas.

    - Dificuldades de implementação de procedimentos de avaliação periódica inerentes ao cumprimento da legislação ambiental aplicável.

    - Cultura dos colaboradores Dificuldade de internalização pelos colaboradores do real significado de desenvolvimento sustentável, bem como rejeição a novos paradigmas e novas práticas.

    - Realizar a mensuração Dificuldade de mesurar os resultados da implementação de um SGA, visto que este é um tópico complexo e pouco abordado nas organizações. 

    - Profissionais Dificuldade de encontrar pessoas e fornecedores com a qualificação e experiência necessária para implementar o SGA de maneira correta e eficaz. 

  • Ao meu ver, a não disponibilização de recursos financeiros poderia ser um problema.

  • analisando cada alternativa:

    A) As organizações realizam investimentos na questão ambiental, como a implementação de sistemas de gestão ambiental, pois o retorno financeiro dessas práticas ocorre em curto espaço de tempo. --- errada: poucas coisas na vida é a curto prazo, comer é um exemplo; o retorno de um SGA é a longo prazo;

    B) A contratação de uma empresa certificadora para um SGA é dificultada para pequenas empresas devido aos seus elevados custos e à falta de alternativas para reduzi-los. --- errada: em empresas menores, mais fácil fica a implementação do SGA devido ao menor quantitativo e, consequentemente, menor custo e melhor controle, quanto à falta de alternativas para reduzir custos, a assertiva também é falsa, porquanto a ISO 14 000 deixa facultado às corporações em definir sua política ambiental;

    C) Na implementação de um SGA, é vetada às organizações a utilização de um sistema cooperativo em que cada participante reúna seus recursos financeiros e compartilhe os gastos e benefícios da implementação do sistema. --- errada: a norma ISO 14 000 deixa a critério da alta administração da empresa definir os meios em que ocorrerá o SGA;

    D) correta;

    E) Apesar de requerer mudanças nas organizações, a implementação de um SGA costuma ser recebida positivamente pelo recurso humano envolvido no processo. --- errada: nem sempre é assim, existe sim uma resistência por parte de alguém, principalmente os menos instruídos (estudados) e os funcionários mais antigos.


ID
2100802
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O licenciamento ambiental é realizado quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

     

    LC 140/2011, Art 2º: Para fins desta lei complementar, consideram-se: I - LICENCIAMENTO AMBIENTAL: o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

     

  • Lei nº 6.938/1981:

    Art. 10. A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental.  


ID
2166598
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo Londoño (2003), assinale a opção que NÃO está de acordo com o que o Programa de Manutenção e Melhoria do Meio Ambiente deve buscar.

Alternativas

ID
2167693
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Como é denominado o procedimento através do qual se obtém informação complementar sobre um ou mais casos de determinada doença para estabelecer a fonte, o mecanismo de transmissão e as medidas de controle?

Alternativas

ID
2167714
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a RDC 306/2004, materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas, escalpes, ampolas de vidro ou lâminas de bisturi, são classificados como resíduos do grupo:

Alternativas
Comentários
  • GRUPO E - Perfurocortantes.

    Letra E.

    Bons estudos!


ID
2167717
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quanto ao nível de complexidade e assistência prestada, correlacione os tipos de hospital às suas definições, e assinale a opção que apresenta a referência correta.

TIPOS DE HOSPITAL

I - De ensino

II - Secundário

III- Terciário

IV - Local

V - De base


DEFINIÇÕES

( ) Assistência sanitária à população de uma área geográfica determinada, dentro de uma região de saúde.

( ) Assistência nas especialidades médicas básicas.

( ) Maior complexidade dentro de uma área definida.

( ) Assistência a clientes em outras especialidades médicas além das básicas.

( ) Além de prestar assistência sanitária à população, desenvolve atividades de capacitação de recursos humanos.

Alternativas

ID
2167774
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conjunto de medidas que permite o reconhecimento de resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos resíduos de serviços de saúde, é denominado de:

Alternativas

ID
2167795
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A que órgão público compete divulgar, orientar e fiscalizar nas unidades de saúde o cumprimento do regulamento técnico para gerenciamento de resíduos de serviços de saúde?

Alternativas

ID
2167810
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Que documento aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente?

Alternativas

ID
2175406
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a resolução Conama nº 237/1997, o procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

(1) Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
(2) Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
(3) Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias.

Coloque na ordem correta segundo a resolução acima:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10 - O procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

    I - Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida;

    II - Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade;

    III - Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA , dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias;

    IV - Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, uma única vez, em decorrência da análise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiteração da mesma solicitação caso os esclarecimentos e complementações não tenham sido satisfatórios;

    V - Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente;

    VI - Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo órgão ambiental competente, decorrentes de audiências públicas, quando couber, podendo haver reiteração da solicitação quando os esclarecimentos e complementações não tenham sido satisfatórios;

    VII - Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico;

    VIII - Deferimento ou indeferimento do pedido de licença, dando-se a devida publicidade

  • A


ID
2175409
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Complete a lacuna corretamente com base no exposto na resolução Conama nº 237/1997.
_______________________________: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

    II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

    III - Estudos Ambientais: são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

    IV – Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.


ID
2187007
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com Walter Cintra F. Junior (FIOCRUZ, 2001), as roupas e acessórios utilizados para cuidar dos pacientes podem ser fontes de agentes patogênicos. Onde a roupa é separada segundo graus de sujidade?

Alternativas

ID
2187025
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a RDC n° 306 (ANVISA, 2004), em relação ao manejo de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), na fase de destinação final, segundo sua classificação, assinale a opção que se refere ao Grupo A3.

Alternativas
Comentários
  • Subgrupo A3 - Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou seus familiares.

    Art. 52 Os RSS do Subgrupo A3 devem ser destinados para sepultamento, cremação, incineração ou outra destinação licenciada pelo órgão ambiental competente. Parágrafo único. Quando forem encaminhados para incineração, os RSS devem ser acondicionados em sacos vermelhos e identificados com a inscrição "PEÇAS ANATÔMICAS


ID
2187028
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo o manual do Ministério da Saúde, que trata sobre Terminologia em Saúde (1987) , a desinfecção que se faz imediatamente após a expulsão de matérias infecciosas do corpo do indivíduo infectado, ou logo depois de objetos de uso terem sido contaminados com essas matérias, antes que qualquer pessoa entre em contato com as mesmas ou com esses objetos, denomina-se:

Alternativas

ID
2187049
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para Walter Cintra F. Junior (FIOCRUZ, 2001), a principal modificação ocorrida nas lavanderias hospitalares, visando o controle da infecção, foi a introdução da:

Alternativas

ID
2187055
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Coloque V(verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, em relação ao Plano de Gerenciamento Interno dos Resíduos dos Serviços de Saúde (GIRSS), de acordo com o Manual do IBAM/ COMLURB (2001), assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O Plano de GIRSS é um instrumento para orientação das ações relativas ao manejo de resíduos.
( ) O Plano de GIRSS contempla as etapas de geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento interno, transporte e de destinação final.
( ) O Plano de GIRSS tem por objetivo organizar e uniformizar todos os procedimentos relacionados ao manuseio dos resíduos de serviços de saúde.
( ) O GIRSS diminui a vida útil de aterros sanitários minimizando a sua utilização.
( ) O GIRSS contribui com uma melhor segregação de resíduos, promovendo o aumento do seu volume.

Alternativas

ID
2187073
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação à biossegurança e condutas de higiene pessoal, conforme estabelece o Manual de Higienização de Estabelecimentos de Saúde e Gestão de seus Resíduos (IBAM/COMLURB, 2001), é INCORRETO afirmar que o profissional de saúde deverá:

Alternativas

ID
2187121
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação ao manejo dos RSS (Resíduos de Serviços de Saúde) que consta no cap. VI, da resolução RDC n°306, de 07 de setembro de 2004, analise as afirmativas abaixo.
I - Resíduos como instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas e resíduos de laboratórios de manipulação genética podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio.
II - Resíduos resultantes de atividades de vacinação com micro-organismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado, vazios ou com restos do produto, agulhas e seringas devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.
III- As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam, respectivamente, as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.
Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acabei marcando a III como errada, pois conforme RDC 222 (anteriormente RDC 306):

    Art. 49 As bolsas de sangue e de hemocomponentes rejeitadas por contaminação, por má conservação, com prazo de validade vencido e oriundas de coleta incompleta; as sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos; bem como os recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, devem ser tratados antes da disposição final ambientalmente adequada.

    § 1º As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.

    Ou seja, a questão apresenta apenas o parágrafo 1º, cujo qual está correto, porém no Art. 49 é apresentado a necessidade de tratamento prévio, sendo que, somente após este é permitido o descarte direto no sistema de coleta de esgoto.

    Por fim, creio que a questão está errada, pois omitiu o Art. 49, sem o qual o parágrafo 1º fica descontextualizado.

    Bons estudos!


ID
2187124
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com Taraboulsi (2009), diversas pesquisas realizadas revelaram que a maioria das pessoas não sabe a fundo quais são os objetivos da instituição e, consequentemente, o que se espera delas, aquilo que elas devem fazer, como devem fazer e, principalmente, as expectativas do cliente em relação aos serviços prestados. Com base na afirmativa acima é fundamental a atuação dos chefes e gerentes. Qual é a conduta ideal que estes devem ter para conseguir o devido desempenho dos empregados, tornando-os pessoas esclarecidas e altamente realizadoras em sua missão diária?

Alternativas

ID
2187127
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA 005/93 (dispõe sobre o Plano de Gerenciamento, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde, Portos, Aeroportos, Terminais Rodoviários e Ferroviários), publicado no Diário Oficial da União (DOU de 31 de agosto de 1993), os resíduos de cozinha, resíduos finais , restos alimentares, materiais recicláveis e entulhos de obras são classificados como resíduos:

Alternativas

ID
2259730
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando os princípios, benefícios econômicos e estratégicos de programas envolvendo gestão ambiental e responsabilidade social nas empresas, analise as afirmativas abaixo, identificando com um “V” quais são VERDADEIRAS e com um “F” quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA:

( ) O enfoque preventivo é um importante princípio para programas de gestão ambiental e responsabilidade social, assim como a promoção da adoção dos princípios por fornecedores e subcontratados.

( ) Os benefícios dos programas de gestão ambiental e responsabilidade social acabam por ser mais estratégicos ou de geração de novas receitas, pois a implantação de tais ações implica geralmente em um aumento nos custos.

( ) Normas certificáveis, como as séries ISO14000 e ISO26000, são determinantes para o reconhecimento e uma boa comunicação das práticas de gestão ambiental e responsabilidade social.

( ) A variável ambiental pode atuar como um fator de inovação, contribuindo para renovação do portfólio de produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    I - V : Correto, tanto nas empresas quanto até mesmo no bombeiro, hoje a política PREVENCIONISTA é o foco, e considerando a cadeia de suprimentos, deve ser repassada para todos.

     

    II - F : Não necessariamente, Diversos programas de responsabilidade social e meio ambiente reduzem os custos da empresa, como reaproveitamento de água e de recicláveis.

     

    III - F:  Para mim as normas de Meio Ambiente de Diretrizes e Responsabilidades Sociais são SIM uma maneira de ser reconhecida como uma empresa de boas práticas, além de o certificado fazer o comunicado empresa-cliente. Talvez para a banca não seja DETERMINANTE, pois algumas empresas não correm atrás da certificação, mas são reconhecidas como empresas de boas práticas pelos clientes.

     

    IV - V - A Variável ambiental pode estimular inovações, como uso de energia por meio de estratégias não poluentes, além de outras possibilidades, como reaproveitamento, de água, de produtos, etc...

  • ????? ngm dá valor a essa matéria! :(

     

  • Esse item III - ficou confuso. 

    Também entendo que são boas práticas.

     

  • Normas certificáveis, como as séries ISO14000 (CERTIFICÁVEL) e ISO26000 (NÃO CERTIFICÁVEL), são determinantes para o reconhecimento e uma boa comunicação das práticas de gestão ambiental e responsabilidade social.


    A ISO26000 é apenas de orientação de práticas de responsabilidade social.

  • Justificativa da banca:

    A alternativa correta é letra B, com a sequencia V-F-F-V. Com relação à terceira alternativa, as normas da série ISO são importantes; todavia, nem sempre são factíveis para todo o tipo de organização (sobretudo as de menor porte) e também não são exclusivas. A área de gestão ambiental e responsabilidade social conta com diversas metodologias em voga (tais como, GRI, Indicadores Ethos, SA8000, Responsible Care, Bandeira Azul), que variam com relação ao escopo e podem ser mais gerais ou setoriais. Assim, seguir as séries ISO14000 e/ou ISO26000 não é determinante para de ter programas de gestão ambiental e responsabilidade social, nem para ser reconhecido ou para comunicar as práticas nesse âmbito.


ID
2259733
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação a princípios e ferramentas para a gestão ambiental e responsabilidade social corporativa, observe as afirmativas a seguir:

I. A sustentabilidade pode ser considerada um novo paradigma para a sociedade como um todo, pautada no equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental, o tripé da sustentabilidade.

II. A concepção de Responsabilidade Social Corporativa implica uma postura ativa das empresas com relação não somente a questões ambientais, mas também princípios legais e éticos, o que pode, por exemplo, implicar ações com relação a direitos humanos, condições de trabalho ou combate à corrupção.

III. Dentre as principais normas que estão relacionadas à orientação e certificação de sistemas de gestão para a Responsabilidade Social Corporativa, podem ser destacadas a SA8000, a QS9000 e a ISO26000.

IV. As principais estratégias para Produção mais Limpa (P+L) são voltadas para reorientar processos para reduzir perdas, o que pode se dar através de boas práticas operacionais, substituição de materiais ou mudanças tecnológicas, entre outros.

V. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um instrumento para avaliar os impactos ambientais de um produto ou serviço ao longo de seu ciclo de vida, em um ciclo que inclui a cadeia de suprimento e também é conhecido como “do berço ao berço” (cradle to cradle).

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    I. A sustentabilidade pode ser considerada um novo paradigma para a sociedade como um todo, pautada no equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental, o tripé da sustentabilidade. (CERTO)

    II. A concepção de Responsabilidade Social Corporativa implica uma postura ativa das empresas com relação não somente a questões ambientais, mas também princípios legais e éticos, o que pode, por exemplo, implicar ações com relação a direitos humanos, condições de trabalho ou combate à corrupção. (CERTO)

    III. Dentre as principais normas que estão relacionadas à orientação e certificação de sistemas de gestão para a Responsabilidade Social Corporativa, podem ser destacadas a SA8000, a QS9000 e a ISO26000 (SA800, ISO9000, 14000 e 26000). (ERRADO)

    IV. As principais estratégias para Produção mais Limpa (P+L) são voltadas para reorientar processos para reduzir perdas, o que pode se dar através de boas práticas operacionais, substituição de materiais ou mudanças tecnológicas, entre outros. (CERTO)

    V. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um instrumento para avaliar os impactos ambientais de um produto ou serviço ao longo de seu ciclo de vida, em um ciclo que inclui a cadeia de suprimento e também é conhecido como “do berço ao berço” (cradle to cradle). (CERTO)


ID
2259736
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos instrumentos de Políticas Públicas Ambientais, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) O RIMA reflete as conclusoes do EIA

    B) Existem iniciativas, inclusiva na propria Magna Carta esta disposto que o tema deve ser tratado nas varias areas do ensino

    C)De certo modo, qualquer instrumento que colabore no equilibrio ecologico, sera efetivo

    D)CORRETA

    E ) Os instrumentos de políticas públicas devem estar focados principalmente na ação PREVENTIVA, de modo a evitar danos ambientais e suas consequências.

  • ?????

  • O princípio do "poluidor-pagador" é um instrumento? Me surgiu essa dúvida

     

  • Princípio do poluidor-pagador é instrumento de CONTROLE FISCAL?

  • poluidor-pagador é um princípio expresso da Política Nacional de Resíduos Sólidos ( de 2010)

    Art. 6 São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    I - a prevenção e a precaução; 

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor; (....)

    E sim, serve de controle fiscal, já que prevê o pagamento fiscal pelos custos sociais da degradação causada por sua atividade impactante.


ID
2272132
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em janeiro de 2015, a CASAN obteve da Fatma a Licença Ambiental Prévia para o sistema de esgotamento sanitário do Sul da Ilha, em Florianópolis. Agora, o projeto segue com a complementação dos estudos ambientais e finalização dos projetos para obtenção da Licença de Instalação. Entre as melhorias, está a previsão de tratamento terciário, que possibilitará a remoção de

Alternativas
Comentários
  • A CASAN faz nesta quinta-feira (30) uma nova apresentação sobre o projeto de implantação de uma Estação de Tratamento de Esgotos no Rio Tavares, em Florianópolis. A proposta será detalhada durante reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, a partir de 14h30min, na Escola Júlio da Costa Neves, no bairro Costeira.

    A Companhia já tem Licença Ambiental Prévia da Fatma para implantação do sistema de esgotamento sanitário na região, prevendo rede coletora de esgotos e  construção da ETE, que será a primeira no Sul da Ilha.

    A licença foi conquistada a partir de uma série de alterações no projeto original. Entre as melhorias está a inclusão da ETE com tratamento terciário, possibilitando a remoção de fósforo e de nitrogênio. O efluente tratado será lançado no Rio Tavares.

    FONTE: https://www.casan.com.br/noticia/index/url/casan-apresenta-projeto-de-estacao-de-tratamento-de-esgotos-para-o-sul-da-ilha#0

  • Tratamento preliminar: Sólidos grosseiros

    Tratamento primário: Sólidos em suspensão sedimentáveis

    Tratamento secundário: Material em solução de natureza biodegradável.

    Tratamento terciário: Remoção de macro-nutrientes. Como fosforo e nitrogenio.


ID
2344963
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis; leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. Sua implementação deve ser objetivada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental e que visam estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.” A descrição anterior se trata de:

Alternativas

ID
2344969
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo os procedimentos consolidados na A3P, são medidas válidas para economizar papel, EXCETO:

Alternativas

ID
2345326
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São objetivos da A3P, EXCETO:

Alternativas

ID
2389030
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O estudo de impacto ambiental (EIA) é o exame necessário para o licenciamento de empreendimentos com significativo impacto ambiental. Considerando o artigo 6º da Resolução Conama nº 237, de 1997, o EIA deve ser composto por quatro seções. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas seções.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 001/1986

     

    Art. 6º O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

     

    I – Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:
    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;
    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;
    c) o meio socioeconômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

     

    II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

     

    III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

     

    IV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.

     

    Parágrafo único. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente; ou a SEMA ou quando couber, o Município fornecerá as instruções adicionais que se fizerem necessárias, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área.

  • Na verdade a questão trata do artigo 6º da Resolução CONAMA nº 001/1986 e não da Resolução Conama nº 237/1997


ID
2429386
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É ser capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Tal definição refere-se a:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu durante a Comissão de Brundtland, na década de 1980, onde foi elaborado o relatório Our Commom Future, quando a primeira ministra norueguesa, Gro Harlem Brundtland, apresentou a seguinte definição para o conceito: “É a forma com as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” (Brundtland apud Scharf, 2004, p.19). 

  • Gabarito A -

    Desenvolvimento Sustentável.

  • RESPOSTA CORRETA: A: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.


ID
2429911
Banca
VUNESP
Órgão
IPSMI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No dia 5 de novembro do ano passado, o rompimento da Barragem de Fundão derramou 32 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração no Rio Doce. O episódio causou a morte de 17 pessoas, destruiu municípios e continua causando impactos ambientais graves no rio e no oceano.
(R7, 19 jan.16. Disponível em: <http://migre.me/sRe2p>Adaptado)
Um dos desdobramentos do rompimento da barragem foi

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Como eu sei que o governo não quer perder dinheiro, fui na alternativa que mais beneficiaria o país monetariamente, e deu certo. :P


ID
2453410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na atualidade, há diversos estágios de processos biológicos que podem ser aplicados ao controle ambiental. Geralmente, esses processos são divididos em dois grandes grupos chamados de tratamento ativo e tratamento passivo.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses processos.

I. O tratamento ativo maximiza a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas.

II. O tratamento passivo se utiliza das espécies biológicas em condições naturais, requerendo controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos.

III. O tratamento ativo requer controle de processo, pessoal e infraestrutura semelhante ao de uma unidade de tratamento convencional.

IV. O tratamento passivo usa processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, remoção de metal em biomassas, filtração de material suspenso, entre outros, para remoção de contaminantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Gusek (1995), analisou os processos de tratamento de água divididos em dois grandes grupos: tratamento ativo e tratamento passivo. O tratamento ativo procura maximizar a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas, enquanto que o tratamento passivo se utiliza da atividade das espécies biológicas em condições naturais. Cabe ressaltar que o tratamento ativo requer infraestrutura, pessoal, controle de processo e manutenção da mesma forma que uma unidade de tratamento convencional e o tratamento passivo necessita somente de controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos. No caso do tratamento passivo para remoções de contaminantes, incluem-se processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, precipitação de carbonatos e sulfetos em condições anaeróbicas, filtração de material suspenso, remoção de metal em biomassas, precipitação e neutralização de amônia gerada e adsorção e troca com plantas ou outros materiais biológicos.


ID
2553595
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Entre os modelos mais comuns em um SIG, podem ser citados o modelo

Alternativas
Comentários
  • Os modelos mais comuns em SIG são o modelo raster ou matricial e o modelo vectorial. O modelo de SIG matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares (habitualmente quadradas, mas podendo ser rectangulares, triangulares ou hexagonais). Cada célula representa um único valor. Quanto maior for a dimensão de cada célula (resolução) menor é a precisão ou detalhe na representação do espaço geográfico.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_geogr%C3%A1fica


ID
2595184
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre outros produtos, a indústria regional de São Caetano do Sul engloba a produção de:


• refratários.

• tratores.

• vidros.

• cristais.

• cosméticos.


São itens corretos:

Alternativas

ID
2654776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Economia Verde é uma economia na qual a limitação dos recursos naturais e o ecossistema são levados em consideração nas atividades de produção e consumo.


Esse conceito econômico atende às necessidades do desenvolvimento sustentável que considera a integração entre

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.

    Gabarito: Letra A

     


ID
2654833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos do Decreto n° 99.274/1990, a instância administrativa do Conama responsável pelo julgamento, em caráter final, das multas e outras penalidades administrativas impostas pelo IBAMA é a

Alternativas
Comentários
  • Decreto n° 99.274/1990

    Art. 6-A. A Câmara Especial Recursal é a instância administrativa do CONAMA responsável pelo julgamento, em caráter final, das multas e outras penalidades administrativas impostas pelo IBAMA.

    Gabarito: a)

  • Questão desatualizada em virtude do Decreto nº 9.806, de 2019.

  •   

    Art. 6-A.  A Câmara Especial Recursal é a instância administrativa do CONAMA responsável pelo julgamento, em caráter final, das multas e outras penalidades administrativas impostas pelo IBAMA.

    Não existe mais essa determinação na lei, foi revogada.

    Art. 3º Ficam revogados os seguintes dispositivos do Decreto nº 99.274, de 1990:

    IV - o art. 6º-A;

                


ID
2654836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos da Resolução Conama 01/1986, o estudo de impacto ambiental desenvolverá atividades técnicas de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tais como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando a análise da fauna e da flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção, e as áreas de preservação permanente.


Essa análise, que integra o item 1 do Art. 6° da Resolução, corresponde ao meio

Alternativas
Comentários
  • Art. 6o O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografi a, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos


ID
2665747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com referência à gestão ambiental, julgue o item a seguir.


A definição de gestão ambiental pode variar entre os autores e as empresas, porém sempre está relacionada ao processo de melhoria contínua do desempenho ambiental da organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Embora o termo gestão ambiental seja bastante abrangente e freqüentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, ele pode ser definido como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde, a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente.

     

    Sistema de Gestão Ambiental

     

    O objetivo maior de um sistema de gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.

     

    Fonte: http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/sistema-de-gestao-ambiental-nas-empresas/

  • gestão ambiental é personalizada e visa a melhoria contínua.


ID
2695039
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O retrospecto do desenvolvimento dos estudos de impactos mostra que, nos anos 70, a maioria dos EIAs era realizada usando basicamente julgamentos baseados em análises de custo-benefício. Recentemente, a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90, diversos autores passaram a defender a inclusão dos estudos de saúde como parte integrante do EIA, conhecido em inglês como EHIA (Environmental Health Impact Assessment). O objetivo do EIA é predizer e avaliar os impactos provocados pelo desenvolvimento baseado nos parâmetros ambientais que tenham uma forte interferência na saúde dos ecossistemas e, principalmente, na saúde humana. No caso de projetos de desenvolvimento, os impactos negativos para a saúde do homem podem ser determinados por intermédio dos estudos de Avaliação de Impacto na Saúde (Health Impact Assessment - HIA) (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 50).

Tendo o HIA como referência, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2695042
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma análise de risco constitui-se num importante instrumento para se identificarem riscos em uma unidade produtora ou em uma determinada atividade. Na realização de uma análise de risco, é importante se aplicar um procedimento estruturado. No início do estudo, devem-se utilizar técnicas apropriadas e simples com a finalidade de identificar os riscos mais sérios para, em seguida, aplicar técnicas mais sofisticadas para avaliar a redução dos riscos (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 60).

Baseado nisso e nos conhecimentos de Análise de Risco, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Caracterização de riscos