-
Gabarito E: CHIAVENATO (2009) = JOB EmiCHMEbiT E JOB ENLARQEMENT = O desenho contingencial de cargos é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante. Em outros termos, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita pelo enriquecimento de cargos. Enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, 27 o enriquecimento de cargos constitui a maneira de obter satisfação intrínseca através do cargo. É que o cargo é pequeno demais para o espírito de muitas pessoas. Em outras palavras, os cargos não são suficientemente grandes para a maioria das pessoas e
precisam ser redimensionados. O enriquecimento do cargo - ou ampliação do cargo - toma-se a maneira prática e viável para a adequação permanente do cargo ao crescimento profissional do ocupante. Consiste em aumentar de maneira deliberada e gradativa os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefes do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante. O enriquecimento do cargo pode ser lateral ou horizontal (carga lateral com a adição de novas responsabilidades do mesmo nível) ou vertical (carga vertical com adição de novas responsabilidades mais elevadas). A adequação do cargo ao ocupante melhora o relacionamento entre as pessoas e o seu trabalho, incluindo novas oportunidades de iniciar outras mudanças na organização e na cultura organizacional e de melhorar a qualidade de vida no trabalho. O que se espera do enriquecimento de cargos é não apenas uma melhoria das condições de trabalho, mas sobretudo um aumento da produtividade e redução das taxas de rotatividade e de absenteísmo do pessoal Uma experiência desse tipo introduz um novo conceito de cultura e clima organizacional, tanto na fábrica como no escritório: reeducação da gerência e da chefia, descentralização da gestão de pessoas, delegação de responsabilidades, maiores oportunidades de participação etc. O enriquecimento de cargos oferece as seguintes vantagens: 1. Elevada motivação intrínseca do trabalho. 2. Desempenho de alta qualidade no trabalho.
-
Gab: E
Simplificando o comentário de Vanessa, temos:
O enriquecimento de cargos promove:
aumento da produtividade, redução das taxas de rotatividade e de absenteísmo do pessoal, além de elevar a motivação intrínseca do trabalho e o desempenho de alta qualidade no trabalho.
-
Bem que a letra "D" também poderia ser aceita!
-
A estratégia que eu usei foi pensar: qual característica é a MAIS importante para o enriquecimento de cargos? A resposta que obtive foi: competência técnica e produtividade. Portanto, fiquei em dúvida entre D e E.
Em seguida eu pensei que a maior competência técnica não necessariamente será benéfica à empresa. Ex: um funcionário competente, mas desmotivado. No entanto, produtividade já é um resultado, não tem como a empresa não se beneficiar. Por isso, marquei a alternativa E.
Questão de difícil raciocínio porque, em todas as alternativas, há características bastante desejáveis...
-
A divisão do trabalho foi idealizada foi por Taylor.
-
O enunciado da questão já começa errado!
Tinha que ser anulada imediatamente!
A divisão do trabalha foi idealizada por Taylor