O examinador misturou Herzberg com Vroom. Vejam:
Segundo Herzberg, são fatores motivacionais: promoção, aumento de responsabilidade, valorização do cargo, novas expectativas. Já o salário, as condições de trabalho, segurança no emprego, políticas organizacionais e etc. são fatores higiênicos.
Nas alternativas B, C, D e E o examinador colocou os fatores HIGIÊNICOS de Herzberg.
Outras teorias:
Maslow, a pirâmide das 5 necessidades, fisiológicas (as mais básicas, sobrevivência, exemplos, beber água,comer,dormir, tomar banho fazer xixi e N2, transar, etc.), segurança (também no nível primário, mas em hierarquia superior em relação às fisiológicas. exemplos, seguro de vida, estabilidade no cargo, etc.). Já as secundárias são as sociais (amor, amizade, família, etc.), estima (ser autoconfiante, independente, autônomo, ter prestígio, reconhecimento, poder, etc). e Autorrealização, que está no topo da pirâmide que é ser aquilo que pode fazer, fazer o que gosta, ser criativo, espontâneo e etc.
MC Clend ( M.C canta RAP): Realização, afiliação e poder (pouco cobrado).
É MUITO COMUM MISTURAR UMA TEORIA COM A OUTRA.
Banca: COMPREVE:
Segundo Frederick Herzberg, que instituiu a teoria dos dois fatores, a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores constituem em fator:
A)Higiênico B)Motivacional C) de Segurança D) de autorrealização.
Vejam que neste caso o examinador misturou Herzberg com Maslow. Gabarito B.