SóProvas


ID
2187766
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A evidência tem demonstrado que diferentes pessoas reagem diferentemente de acordo com a situação. Contudo, a motivação para produzir é função de três forças básicas que atuam dentro de cada pessoa. Assinale a alternativa que apresenta essas dimensões básicas da motivação de produzir.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Para Vroom, há três forças básicas que atuam dentro do indivíduo e que influenciam o seu nível de desempenho 
    As três forças básicas:
    • Expectativa: probabilidade de uma determinada ação conduzir a um resultado desejado. Se um determinado esforço for exercido por um indivíduo que disponibilize de meios e competências para atingir o sucesso, o resultado será um desempenho bem sucedido (expectativa esforço-desempenho). Por outro lado, há que ter em consideração a expectativa de que, se um determinado esforço tiver sucesso será obtida uma recompensa (expectativa esforço-resultado).
     Valência: valor ou peso que um indivíduo atribui às recompensas obtidas em consequência do seu desempenho. Neste contexto, é imperativo que as recompensas tenham um valor real para o indivíduo que satisfaça as suas expectativas. As valências revestem-se de um cariz subjectivo, uma vez que o sistema de recompensas vigente pode não assumir importância para um indivíduo e ser muito importante para outro.
    • Instrumentalidade: percepção de que a obtenção de um resultado está associado a uma recompensa, podendo-se traduzir no grau em que um resultado facilita o acesso a outro resultado. Assim, uma recompensa de primeira ordem (por exemplo uma recompensa...

     

  • A teoria da equidade também fala sobre isso pois para ela o equilíbrio está presente na relação entre o desempenho emprgado e a compensação que a organização dá, isso em comparação com as outras pessoas.

  • Gab. A

     

    Teoria da expectância - Vroom  VEI

     

    Valência - Valor atribuido ao RESULTADO, está ligada à atração

     

    Expectativa - Relação entre ESFORÇO - DESEMPENHO, está ligada a probabilidade da ação levar ao resultado desejado.

     

    Instrumentabilidade - ''O que eu ganho com isso?''... É a relação entre DESEMPENHO - RESULTADO, está ligada ao grau que a pessoa acredita que determinado desempenho levará ao resultado desejado

  • Só eu que confundi com Direção - Intensidade - Persistência e acertei a questão por não encontrar uma que contenha esses três? kk

  • Se a banca colocasse no enunciado de acordo com a teoria de Vroom , Geral ia acertar.

  • O examinador misturou Herzberg com Vroom. Vejam:

    Segundo Herzberg, são fatores motivacionais: promoção, aumento de responsabilidade, valorização do cargo, novas expectativas. Já o salário, as condições de trabalho, segurança no emprego, políticas organizacionais e etc. são fatores higiênicos.

    Nas alternativas B, C, D e E o examinador colocou os fatores HIGIÊNICOS de Herzberg.

    Outras teorias:

    Maslow, a pirâmide das 5 necessidades, fisiológicas (as mais básicas, sobrevivência, exemplos, beber água,comer,dormir, tomar banho fazer xixi e N2, transar, etc.), segurança (também no nível primário, mas em hierarquia superior em relação às fisiológicas. exemplos, seguro de vida, estabilidade no cargo, etc.). Já as secundárias são as sociais (amor, amizade, família, etc.), estima (ser autoconfiante, independente, autônomo, ter prestígio, reconhecimento, poder, etc). e Autorrealização, que está no topo da pirâmide que é ser aquilo que pode fazer, fazer o que gosta, ser criativo, espontâneo e etc.

    MC Clend ( M.C canta RAP): Realização, afiliação e poder (pouco cobrado).

    É MUITO COMUM MISTURAR UMA TEORIA COM A OUTRA.

    Banca: COMPREVE:

    Segundo Frederick Herzberg, que instituiu a teoria dos dois fatores, a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores constituem em fator:

    A)Higiênico B)Motivacional C) de Segurança D) de autorrealização.

    Vejam que neste caso o examinador misturou Herzberg com Maslow. Gabarito B.