SóProvas


ID
218806
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É notório para os arquivistas que um documento de arquivo só tem sentido se relacionado ao meio que o produziu. O conjunto desses documentos deve retratar as funções e a infraestrutura do órgão gerador. Assim, esse conjunto vai refletir, de forma natural, suas atividades-meio e fim. Esta é a base que preside a organização dos arquivos permanentes, ou seja, a teoria de

Alternativas
Comentários
  • a) Arranjo = Consiste na reunião e ordenação adequada dos documentos no arquivo permanente. Respeitando-se o princípio da proveniência, o arranjo feito deverá espelhar a estrutura e a administração do órgão que os produziu.

    b) Descrição = Instrumentos de pesquisa para a localização dos documentos no acervo, que permitem a consulta e divulgação.

    c) Fundo = O fato de o arquivo permanente ser constituído de diversos fundos faz necessária a análise de quais unidades administrativas irão constituir cada  fundo. A escolha desses fundos é estabelecida de acordo com a conveniência de cada situação, contudo, pode ser feita a partir de dois critérios.
    1.  Estrutural: fundos são constituídos pelo agrupamento dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.

    2.  Funcional: fundos são constituídos por documentos reunidos de acordo com sua  semelhança temática, provenientes de diversas fontes geradoras de arquivo.

  • FUNDOS: um documento de arquivo só tem sentido se relacionado ao meio que o produziu.
  • Seria o mesmo que o Princípio da Proveniência?