SóProvas


ID
2188075
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o Art. 37 da Constituição Federal, é ilícito ao servidor público acumular:

Alternativas
Comentários
  • C - 2 cargos de professor / 1 de professor e 1 técnico ou científico / 2 cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas.

  • ARTIGO 37 DA CF

     

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: 

     

     

    a) a de dois cargos de professor; 

     

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

     

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; 

  • Observe no artigo postado pela Chiara que ''ou'' na tem função de excluir, sendo então uma disjunção : Somente (A) ou Somente (B)...  1, ou Outro... 

     

    Gab (C)  um cargo técnico com um cargo científico 

  • Qual é o erro da letra B ?

  • Não há erro @ALEX DF. A questão pede a alternativa errada.

  • GABARITO: C

    Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;   

  • GAB C - O enunciado pede a alternativa que aponta que é ILÍCITA a acumulação, ou seja, a alternativa ERRADA. Tenso :/

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre acumulação ilícita de cargos.

    A- Incorreta - A alternativa está incorreta porque a questão pede caso de acumulação ilícita essa acumulação é lícita, mas é importante lembrar que, desde a EC 34/2001, a possibilidade de acumulação foi ampliada para cargos de profissões da área da saúde. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 37, XVI: "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (...) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".

    B- Incorreta - Trata-se de acumulação lícita, como dispõe a CRFB/88 em seu art. 37, XVI: "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; (...)".

    C- Correta- A acumulação lícita refere-se ao cargo de professor + cargo técnico ou científico, não ao cargo técnico + cargo científico, vide alternativa D. A acumulação da alternativa é, portanto, ilícita.

    D- Incorreta - Trata-se de acumulação lícita, como dispõe a CRFB/88 em seu art. 37, XVI: "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (...) b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.