SóProvas


ID
2188483
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dutra (2008) propõe a noção do conceito de “espaço ocupacional” para compreender o posicionamento e o movimento das pessoas na organização. O espaço ocupacional surgiu, inicialmente, como expressão para designar o conjunto de atribuições e de responsabilidades das pessoas. Gradualmente, tornou-se um conceito que procura estabelecer a correlação entre complexidade e entrega. Por exemplo, a pessoa pode ampliar o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades sem mudar de cargo ou posição na empresa, por meio de um processo denominado ampliação do espaço ocupacional.

A partir dessas informações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Há uma tendência de as pessoas mais competentes serem demandadas a encarar desafios e, na medida em que se saem bem, recebem desafios maiores.

PORQUE

Os sistemas tradicionais não conseguem dar respostas adequadas a essa característica; primeiramente, porque reconhecem as pessoas pelo que elas fazem e não pelo que entregam e, em segundo lugar, porque não conseguem mensurar a ampliação do espaço ocupacional das pessoas.

A respeito dessas asserções, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: E

    A progressão é vertical de carreira e não horizontal como descreve a alternativa.

    Força! Iremos vencer!

  • discordo completamente do gabarito. Nem nenhum momento o enuciado faz referência a progressão vertical. Penso que a questão correta seja a "a". 

    Quando vc desenvolve atribuições além daquelas do seu cargo, mesmo que não haja uma correspondência salarial, há reconhecimento por parte da chefia ou dos seus pares. Recompensa não é apenas financeira...

  • Gabarito letra E, porém não há progressão nem horizontal, nem vertical (como disse a colega em comentário abaixo).

    O conceito de espaço ocupacional é decorrente da entrega e da complexidade. Ou seja, uma pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas, mesmo sem mudar de cargo. A capacidade de atender às necessidades da organização em função das suas competências leva a pessoa a ampliar o espaço ocupacional (DUTRA, 2002).

    Se o indivíduo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade.