SóProvas


ID
2188489
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A participação das mulheres no mercado de trabalho atual é uma pauta cada vez mais constante no mundo empresarial. De acordo com o que foi coletado pelo International Business Report 2014 (IBR), realizado pela Grand Thornton, o mercado brasileiro está atrás da média global, que mostra a ausência de mulheres em cargos de liderança em 33% das empresas. Avaliando grandes corporações de todo o mundo, o IBR 2014 contou com a participação de 12,5 mil empresas de 45 países diferentes, sendo 300 delas brasileiras.

Além de demonstrar este atraso no que se refere à atuação feminina, o Brasil também não evolui em relação ao que foi visto no mercado nacional ao longo dos últimos anos; já que, de acordo com as informações do IBR, a presença de mulheres em cargos de liderança não só está atrás de outros países, mas também têm diminuído por aqui – já que, em 2012, apenas 26% das empresas nacionais não contavam com a presença feminina em altos cargos.

Disponível em <http://www.grantthornton.global/en/insights/articles/women-in-business-2015/> Acesso em 02/10/16.

Avaliando a notícia anterior, à luz da Teoria dos Traços de Liderança, explicada por Robbins (2010), as mulheres não alcançam cargos de liderança nas empresas, porque

Alternativas
Comentários
  • B) 3.1 Traços de personalidade
    A primeira abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. Um traço é uma qualidade, uma característica que a pessoa possui. Dessa forma, a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida.
    Os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram:
    • traços físicos;
    • traços intelectuais;
    • traços sociais;
    • traços relacionados com a tarefa.
    Segundo Robbins (2005), tal abordagem, além de restringir a liderança a quem nascesse com os tais traços, apresentava quatro limitações:
    • não há um traço universal de liderança;
    • os traços provêm melhor o comportamento em situações fracas que em situa­ções fortes, ou seja, em situações que exigem mais habilidade de liderar;
    • as evidências são pouco claras quanto à separação de causa e efeito. Um exemplo disso seria o questionamento se o líder é mais autoconfiante, ou se o sucesso da liderança é que o torna mais autoconfiante;
    • os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.
    Por conta dessas limitações, surgiram as teorias de Estilo de Liderança, baseadas no comportamento do líder.
    Questão de Concurso
    (Cespe/STJ/Analista Judiciário/2012) Teorias baseadas em traços de personalidade visam determinar as características pessoais de bons líderes.
    Gabarito: certo. Segundo tais teorias, os líderes nascem com características pessoais que o tornam um bom líder.

  • avaliando as alternativas eu percebo uma coisa:

     

    A) machismo

     

    B)

     

    C) machismo

     

    D) machismo

     

    E) machismo

  • Avaliando a notícia anterior, à luz da Teoria dos Traços de Liderança, explicada por Robbins (2010), as mulheres não alcançam cargos de liderança nas empresas, porque

    B) a teoria dos traços já foi superada por teorias mais modernas – como as teorias comportamentais e as contingenciais – e continuar utilizando-se unicamente de suas premissas como justificativa para a não contratação e não promoção de mulheres para cargos de liderança é um equívoco teórico e conceitual.

    Juntando tudo:

    à luz da Teoria dos Traços de Liderança, as mulheres não alcançam cargos de liderança nas empresas, porque a teoria dos traços já foi superada por teorias mais modernas

    Ué! Então as mulheres continuam NÃO alcançando cargos de liderança porque a teoria dos traços já foi superada??!

    Questão mal elaborada do cão!

  • Que diabos de questão é essa? A alternativa B não justifica a teoria dos traços. A questão é muito clara em dizer "à luz da teoria dos traços". O comentário da Amanda Andrade está perfeito.

    O negócio é continuar estudando e rezando pra não cair uma questão dessa na prova

  • Realmente, a questão fala "à luz da Teoria dos Traços", ou seja, dá a entender que você tem que pensar conforme a Teoria dos Traços. Sendo assim, a única que não poderia ser seria a alternativa B.