SóProvas


ID
2188492
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2010), o que parece ter faltado às teorias comportamentais sobre Liderança foi a consideração dos fatores situacionais que influenciam o sucesso ou o fracasso.

PORTANTO

Prever o sucesso da liderança é muito mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos preferenciais. Assim, uma coisa é dizer que a eficácia da liderança depende da situação, outra é ser capaz de identificar essas condições situacionais.

São premissas da Teoria Situacional de Hersey e Blanchard (SLT):

I- Centra seus focos sobre os liderados (são os liderados quem aceitam ou não o líder e a eficácia dependerá de suas ações).

II- A liderança bem sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado, que os autores argumentam ser contingente ao nível de prontidão dos liderados.

III- Prontidão refere-se à habilidade e à disposição demonstradas pelas pessoas para a realização de uma determinada tarefa.

IV- Quatro comportamentos são específicos dos líderes – do estilo mais diretivo ao mais laissez-faire.

V- A teoria reconhece a importância dos liderados e baseia-se na lógica de que os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Para mim, só os itens II e V estão corretos. Alguém pode explicar os demais?

    Força foco e fé que dá certo!

  • A única que eu achei estranha foi a I, mas como não tinha outra opção fui de E

  • III- Prontidão refere-se à habilidade e à disposição demonstradas pelas pessoas para a realização de uma determinada tarefa.

    Prontidão refere-se ao nível de maturidade do liderado. 

    IV- Quatro comportamentos são específicos dos líderes – do estilo mais diretivo ao mais laissez-faire.

    e a IV é pq como a teoria de Teoria Situacional de Hersey e Blanchard é voltada para o ciclo de vida que significa que o estilo de liderança será de acordo com a maturidade do funcionário. Quando um funcionário é novo no trabalho sua disposição e experiência ainda não são altos então o líder que  deve lidera-lo será o Líder diretivo. Alta tarefa e baixa relação com o subordinado, e na medida que o liderado vai amuderecendo, tomando confiança, pegando gosto pelo trabalho o estilo de liderança vai mudando. Pois a autoconfianca e segurança do funcionário faz com que o seu líder não sejá mais diretivo, passando a ser mais consultivo, alta tarefa e alto relacionamento com o funcionário. E assim na medida que o subordinado vai evoluíndo muda-se tbm o estilo de liderança. É bem situacional. Vai depender da situação. Vai depender da maturidade do subordinado o estilo de liderança.    

  • Pelo que entendi, na IV , a banca tentou confundir. Pegou o termo normalmente usado na teoria de Kurt Lewin (Laissez-faire/Liberal) e usou na Teoria Situacional de Blanchard.

  • A I foi infeliz com a palavra aceitam, mas o restante da questão está bem elaborada e ótima para referencial.

  • "é só saber que a teoria hersey-blanchard tá ligado a maturidade que na hora da prova me viro" 

  • Exatamente isso, Max Santos!!

    A IV foi a única que me deixou mais resistente em admitir com certa...

  • Gente, discordo completamente da IV. No nível de maturidade M4 o liderado está mais maduro. Nesse nível, é indicado, segundo a teoria, que o líder DELEGUE as atividades ao liderado, havendo atitude por parte do líder. No estilo laissez-faire, o líder apenas responde a perguntas e fornece o material necessário. Eu acho que não dá para comparar as duas teorias.

  • Na área do comportamento organizacional, existem diversas teorias que tratam da liderança em ambientes empresariais e corporativos. Um dos modelos teóricos mais conhecidos e utilizados foi desenvolvido por Paul Hersey e Ken Blanchard, e traz, em linhas gerais, a ideia de que a liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha de um estilo de liderança adequada ao nível de prontidão dos liderados. No referido modelo teórico, há um enfoque nos liderados e na prontidão destes, isto é, na habilidade e na disposição demonstradas pelas pessoas para a realização de determinada tarefa. (Enunciado questão IADES-2017)

  • laedson, quando o liderado é capaz e motivado o líder pode adotar postura laissez-faire, apenas dando suporte quando acionado.

    A delegação é adotada quando há incapacidade e motivação.

  • Com tanto material sobre o tema a banca faz uma questão mal formulada dessas...