Segundo Pontes (2008, p.363) remuneração estratégica: É o uso de várias modalidades de praticar a remuneração em uma empresa cujo objetivo é o de estimular os funcionários a trabalharem em prol dos objetivos organizacionais.
A remuneração estratégica deve estabelecer, portanto, vínculo entre as ações das pessoas e os objetivos estratégicos da empresa, fomentando uma parceria.
A premissa da remuneração estratégica é a de que os funcionários compartilhem das conquistas de seu trabalho, através de várias alternativas de remuneração. Para ele a remuneração estratégica se divide em parte fixa e variável, podendo ser complementado com benefícios.
Administração de cargos e salários. Carreiras e remuneração.(Pontes)
O sistema de remuneração estratégica consiste em empregar diferentes maneiras de remunerar as pessoas, dividindo a remuneração em parte fixa e parte variável e complementando com benefícios que irão constituir em salário indireto.
A parte fixa, salário, pode ser atribuída de duas formas: funcional ou por competências.
O salário funcional é atribuído em função do cargo ocupado pelo funcionário. Condiz mais com empresas cujas culturas são mais predominantemente hierárquicas. Neste modelo as pessoas são remuneradas em função do cargo ocupado e não há relação com suas competências.
O salário por competências estimula a busca contínua da qualificação profissional, apresenta desafios para que os funcionários melhorem suas capacidades profissionais. O crescimento salarial está atrelado à melhoria da qualificação do profissional. Condiz mais com empresas que necessitam de profissionais atentos à atualização do conhecimento e melhoria constante de suas competências. Essa forma de estabelecer o salário fixo, desde que condizente com as necessidades de competências necessárias da empresa, pode levar a melhores resultados.
A parte móvel ou remuneração variável é normalmente atrelada ao desempenho do profissional, do seu setor ou da empresa e como condiz com sua nomenclatura pode variar ao longo de um período. A parte móvel pode ter várias modalidades: sugestões premiadas, participação acionária, participação nos lucros ou resultados, bônus, comissão e prêmios.