SóProvas


ID
2188873
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O tipo de tática sindical que visa integrar de modo mais equilibrado as estratégias conflitivas e de cooperação parece ser uma tendência proeminente nas relações de trabalho das sociedades contemporâneas. Segundo um grande analista desse estilo de prática sindical, “o conflito não diminuiria necessariamente mas mudaria de forma, deixando a greve de ser o principal instrumento de pressão sobre as empresas. Outras táticas como denúncias públicas dos atos desleais e contrários aos empregados por parte de empresas, a atuação junto a organismos legislativos e governos, o uso intenso da publicidade, deveriam ser mais constantemente utilizadas” (RODRIGUES, Leôncio Martins (2002) Destino do Sindicalismo São Paulo, Edusp, p.288).

O conceito que melhor exprime esse tipo de atuação é o de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O sindicalismo associativo”, de acordo com Heckscher, no tocante às suas formas de ação, não seria de colaboração de classes. O conflito não diminuiria necessariamente mas mudaria de forma, deixando a greve de ser o principal instrumento de pressão sobre as empresas. Movimentos grevistas, na época atual, acredita Heckscher, tenderiam a produzir cada vez menos resultados positivos. Outras táticas, como denúncias públicas de atos desleais e contrários aos empregados de parte de empresas, a atuação junto a organismos legislativos e governos, o uso intenso da publicidade, deveriam ser mais constantemente utilizadas. Nos quadros do “sindicalismo associativo”, a Lei Nacional de Relações Industriais dos EUA deveria ser inteiramente reformada. Para substituir o modelo de tipo “adversário”, que vigoraria nos EUA, Heckscher imagina formas duráveis de cooperação dos sindicatos com a administração das empresas cujo desdobramento natural seria a co gestão, que o autor, contudo, acredita muito difícil de vigorar nos Estados Unidos (Hecksher, 1996).

    Fonte:RODRIGUES, Leôncio Martins (2002) Destino do Sindicalismo São Paulo, Edusp, p.288

  • Ainda segundo o autor Leôncio Rodrigues...

    "Lockout é definido como “o fechamento temporário, total ou parcial de um ou mais locais de emprego, ou a obstrução das atividades normais de trabalho dos empregados por parte de um ou mais empregadores com o objetivo de impor ou resistir a reivindicações dos empregados, ou apoiar reivindicações ou queixas de outros empregadores” (OIT, 55. ed., 1996, p. 1009).Os lockouts habitualmente são uma resposta patronal a uma iniciativa dos sindicatos ou dos empregados."

    Obs: Não consegui localizar os demais nomes nesta obra.