SóProvas



Questões de Movimentos sociais no Brasil


ID
99958
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A questão social está na base dos movimentos da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa e diz respeito à sociedade de classes. (Raichelis, 1998) Nesta linha pode-se dizer que a questão social:

I. Expressa um conjunto de problemas políticos, so- ciais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.

II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago.

III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  B. 

  • A Questão Social não é sinonimo de probreza, e sim as contradições de uma sociedade classista (esta que gera probreza, desigualdade, necessidades sociais...) e por isto se relaciona diretamente com o modo de produção capitalista.

  • Prova elaborada por um marxista, certamente. Pouco dialógica.


ID
104368
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as proposições abaixo.

I. A capacidade de adoção de novas medidas é constrangida pelos resultados das decisões passadas.

II. Em cada ciclo decisório são consideradas como opções políticas apenas as alternativas que não diferem significativamente das políticas existentes.

III. O pluralismo do processo decisório é garantido pelas estratégias de negociação e de ajuste mútuo entre os atores envolvidos.

O modelo de análise de políticas públicas que corresponde à essas três afirmativas é:

Alternativas
Comentários
  • INCREMENTALISMO
    "As organizações seguem através de longos períodos quando desenvolvem suas estratégias incrementalmente; isto é, as decisões são construídas umas sobre as outras, de forma que as decisões passadas moldam as estratégias futuras. ...Para lutar com esta incerteza (e complexidade de desenvolver uma estratégia) e tal compromisso (de uma estratégia que permita à empresa ir em frente apesar dos conflitos de interesses de diferentes grupos), as estratégias devem ser desenvolvidas gradualmente para que novas idéias e experimentos possam ser testados e o compromisso dentro da organização possa ser alcançado enquanto mantém-se contínua a mudança, se em baixa escala. Isto é o que tem sido conhecido como ‘incrementalismo lógico’."(Johnson, 1992 : 28)


    Também segue outra definição em : http://pt.scribd.com/doc/53092753/23/Incrementalismo#outer_page_115

    Bons Estudos
    !!
  • Gab: E

    - Incrementalismo: Conservador

    - Escolha-racional:  Muitas vezes são irrealistas e inexequíveis.

     


ID
480091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de movimentos sociais, julgue os itens que se seguem.

Um movimento social não deve ser caracterizado como um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade ou grupo do qual fazem parte. Os princípios que um movimento social deve ter são três: identidade, oposição e totalidade.

Alternativas
Comentários
  • O erro está na palavra "oposição". Pois um movimento social pode ser de apoio.
  • Os 3 princípios estão corretos. O erro está na palavra "não".

  • Princípio da totalidade: Um movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo em particular, afirma fazê-lo em nome de valores e realidade universais.

    Princípio da oposição: Busca vencer a indiferença

    Princípio da identidade:  Interesses que protege, e defende. Quem representa...

  • Cuidado Pessoas!!! o comentário do Gutemberg Junior está errado, há trés princípios e são:

     Os princípios que um movimento social deve ter são três: identidade, oposição e totalidade.


ID
480097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de movimentos sociais, julgue os itens que se seguem.

Os movimentos sociais são caracterizados de várias maneiras, no entanto, alguns autores que destacam a relação dos movimentos sociais com a sociedade, assinalam: o movimento conservador é aquele que tenta preservar a sociedade de mudanças; o movimento reformista é aquele que procura modificar alguns aspectos da sociedade sem transformá-la completamente; e o movimento revolucionário é aquele que pretende modificar radicalmente a estrutura social.

Alternativas
Comentários
  • letra C essa questão e pura revisão.


ID
480103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de movimentos sociais, julgue os itens que se seguem.

Segundo o princípio da totalidade, o movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo particular, afirma fazê-lo em nome de valores e realidades particulares, reconhecidas pelo grupo em questão.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é quando se fala em particular desde que o movimento social é movido por valores em comum
  • O princípio da totalidade • Um movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo em particular, afirma fazê-lo em nome de valores e realidade universais, reconhecidos pela coletividade como um todo. Desse modo, um movimento social para motivar a sua ação pode invocar razões como: saúde de todos, direitos humanos, o interesse nacional, a ordem desejada por Deus, a história, o bem-estar coletivo etc. O movimento dos sem terra afirma lutar por justiça social; o movimento estudantil, pela melhoria na qualidade de ensino; o movimento feminista pela igualdade de direitos

  • Para Touraine os 3 princípios do movimentos sociais são: 1) identidade; 2) oposição e 3) totalidade

ID
793900
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os Movimento Sociais no Brasil, está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A participação política pode se dar por meio de uma série de instituições e organizações sociais que desempenham atividades políticas sem fazer parte da estrutura do Estado, isto é, mobilizando-se na sociedade civil. Os movimentos sociais no Brasil expressam essas formas de organização que não datam de agora, mas existem desde os primeiros séculos de colonização até os dias de hoje, contrariando a ideia tão difundida de que os cidadãos brasileiros são passivos e não participam da vida social e política do seu país. A partir do final da década de 1980, todavia, esses movimentos se intensificaram devido à promulgação da “Constituição Cidadã”, que ampliou os direitos dos indivíduos e ao mesmo tempo favoreceu a sua organização política. Tendo em vista o que foi exposto, a opção “a” está incorreta, porque os movimentos sociais no país não se esgotam na luta pela reforma agrária, como aquele representando pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, existindo outras formas de mobilização política e social além desse. A opção “b” também está incorreta, porque a origem dos movimentos sociais no Brasil pode ser encontrada antes da instauração do regime militar na década de 1960. A opção “c” está incorreta, considerando que os diversos movimentos sociais que foram organizados no país, incluindo aqueles que lutaram contra o aumento das passagens de ônibus em 2012, demonstram a capacidade de mobilização da população brasileira, e o impacto que esses movimentos podem ter na vida política e social do país.  A opção “d” também está incorreta, porque a luta pelos direitos indígenas é uma questão que faz parte da pauta dos movimentos sociais, que, cada vez mais, mobilizando-se em torno dos interesses dos grupos minoritários.


    A alternativa correta, portanto, é a opção “e” que chama a atenção para a expansão dos direitos políticos após o fim da ditadura militar, criando condições para um aumento da atuação dos movimentos sociais.



ID
800323
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos egislativos e governamentais. O que geralmente ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política. (GIDDENS, 2008, p. 356-357).


Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de

Alternativas
Comentários
  • Quando se tem em vista a esfera política, é necessário chamar a atenção para o fato de que ela não se restringe apenas às instituições que fazem parte do Estado. A atuação política também não se esgota no exercício do voto, quando acontecem as eleições. A participação política pode se dar de diversas maneiras em sociedade, inclusive por meio de instituições e organizações sociais que desempenham atividades políticas sem fazer parte do Estado. Nesse sentido, a política não se refere apenas à esfera governamental, mas diz respeito principalmente à forma como a sociedade se organiza coletivamente. Para conquistar algum bem social, os indivíduos se organizam por meio dos movimentos sociais, que podem ser definidos como uma forma de ação coletiva associada a uma luta por interesses cujo principal objetivo é modificar os padrões existentes. A importância desses movimentos sociais consiste no fato de que eles provocam transformações nos valores e nas formas de solidariedade, produzindo novos vínculos sociais sem relação com as esferas institucionais.

    Considerando, portanto, que esses movimentos são uma forma de atividade política não ortodoxa, a resposta correta é a alternativa “c”. 


  • Letra C) movimento social.


ID
862243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A queda do Estado Novo (1945) de Vargas inaugurou uma nova etapa da trajetória política do Brasil: a experiência democrática, que, contudo, foi interrompida pelo golpe de 1964, ao qual se seguiram duas décadas de regime autoritário, cujo desfecho foi marcado pela emergência de uma nova e renovada democracia, marcada pela promulgação da Constituição Federal de 1988. Essas transformações ocorreram em um contexto histórico mundial de grandes mudanças econômicas, inclusive com o avanço da globalização, e de extraordinário desenvolvimento científico. Com relação a essa nova realidade histórica brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B) A CF/88 traz como foco os Direitos e Garantias Individuais mais especificados

    E) O Brasil entrou junto com os Aliados (EUA), nada de eixo Nazifascista


ID
1085515
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise:

Apesar de a década de 80 ter sido conhecida como a década perdida, sobretudo em função dos elevados níveis de inflação e da estagnação da renda per capita, a ação sindical foi extremamente importante para impedir que o processo inflacionário diminuísse ainda mais o poder aquisitivo dos salários e agravasse a já injusta distribuição de renda no Brasil.

(POCHMANN, Marcio et alli. Ação sindical no Brasil: transformações e perspectivas. São Paulo em perspectiva, 12 (1), 1998, 10-23)

Entre os indicadores do crescimento da atividade sindical no período, destacam-se:

Alternativas

ID
1085521
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quanto à cronologia de alguns fatos marcantes na história do sindicalismo brasileiro, analise:

I. Ciclo de mobilização grevista e campanhas salariais no setor metalúrgico do ABC paulista / Início da distorção política.
II. Ligas Camponesas e fundação da União dos lavradores e trabalhadores agrícolas do Brasil (ULTAB) / Aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural.
III. Realização do 1o CONCLAT (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora) / Fundação da Central Única dos Trabalhadores.
IV. Assembleia Constituinte / Abertura Econômica / Fundação da Força Sindical.

A cronologia correta está em

Alternativas
Comentários
  • Eita questãozinha....

  • Acertei só por causa das Ligas Camponesas que é a mais antiga.


ID
1475818
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao estudar os movimentos sociais da contemporaneidade, Charles Tilly pegou emprestada do campo musical a noção de "repertório", útil para investigar a relação entre cultura e política nos processos de mobilização coletiva. Para Tilly, repertório e "o pequeno leque de maneiras de fazer política num dado período histórico. O conceito ressalta a temporalidade lenta das estruturas culturais, mas dá espaço aos agentes, pois que a lógica volátil das conjunturas políticas os obrigaria a escolhas contínuas, conforme oportunidades e ameaças cambiantes - em contextos democráticos, passeatas são mais seguras que guerrilhas; em contextos repressivos, pode bem ser o contrário".

(ALONSO, A. "Repertorio, segundo Charles " in Revista Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 3, 2012, p. 22.)

Com base no fragmento acima, o conceito de repertório de Charles Tilly é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E - o conjunto de ações políticas disponíveis para determinada sociedade em determinado momento histórico.


ID
1575154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.


Os movimentos sociais de luta em defesa de direitos da coletividade e promoção da cidadania são entendidos, no contexto contemporâneo, como sujeitos coletivos que têm reconhecidas suas visões de mundo próprias e produzem saberes especializados.


Alternativas
Comentários

ID
1596760
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os movimentos sociais são caracterizados como uma ação coletiva de grupo organizado que, dentro de determinada sociedade e em contexto específico, têm por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Atenção especial aos sociólogos preconceituosos e as pessoas desavisadas!!! Os movimentos sociais são um instrumento de pressão por justiça social e não por privilégio. Segundo Alberto Melucci, os movimentos sociais são redes de solidariedade que desafiam o discurso dominante e os códigos que organizam a informação e dão forma às praticas sociais. 

  • R: C

    Precionar o Estado para atendimento das demandas da sociedade.


ID
1596763
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O movimento operário lutou por direitos de organização política, de fazer greve, de redução de jornadas de trabalho, completa autonomia sindical e regulamentação do trabalho das crianças e mulheres, tais fatos contribuíram para avanço no âmbito dos direitos:

Alternativas
Comentários
  • Questão de gabarito duvidoso: as alternativas D e A estão corretas!


ID
1604473
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Nos cartazes pendurados na casa habitável, só havia espaço para teses anarquistas e ambientalistas. Anticapitalistas, os Black Blocs defendem uma genérica “solidariedade humana". Ninguém é considerado traidor se não entrar no quebra-quebra, mas o vandalismo é visto como ato de coragem. Equipamentos como orelhões são quebrados, segundo eles, porque a telefonia é dominada por estrangeiros. Também merecem condenação empreiteiras e multinacionais. Revoltados com a privatização do campo de Libra, incluíram a Petrobrás no rol de suas potenciais vítimas. Dizem que queimam as lixeiras públicas nos protestos porque consideram corruptas as concessionárias do serviço. Alguns rejeitam programas sociais, como Bolsa Família, Mais Médicos e ProUni, pois, segundo eles, mascaram as péssimas condições de vida da população e amortecem a revolta. 

(Por dentro da máscara dos Black Blocs. Época, 01.11.2013.)

Sob o ponto de vista ideológico, a filiação declaradamente anarquista dos Black Blocs justifica-se pela

Alternativas
Comentários
  • Anarquismo = ideal para a sociedade viveR sem o Estado. Desejo da ausência total do Estado. Em resumo, também, babaguice de um grupo que gostaria de fazer o quer sem a presença do Estado.
  • Gabarito e. No texto fica evidenciado a afrontamento ao Estado e a empresas, característica anárquica.

ID
1913029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

A relação entre política social e cidadania é direta e imediata, uma vez que a política social dilui conflitos de classe.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

     

    "(...) Mas um balanço consistente e obrigatório do debate sobre a cidadania encontra-se no trabalho de J.M. Barbalet (1989). Na relação entre política social e cidadania, Barbalet chama atenção para alguns elementos: 1) esta não é uma relação imediata, já que a política social é o centro de um conflito de classe e não apenas um meio para diluí-lo ou desfazê-lo (como parecia supor Marshall); (...)"

     

    IN: Behring, Elaine Rossetti. Fundamentos de Política Social.

  • Questão errada!

     

    Contribuindo para localização dessa confirmação:

    Fonte:http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-1.pdf

  • A concepção do Estado de bem-estar social visa garantir aspectos mínimos da cidadania que englobam a saúde, a educação, a moradia e o trabalho. Dessa forma, busca-se garantir condições básicas para a existência social dos indivíduos protegidos pelo Estado com o intuito de que suas individualidades se desenvolvam no seio da sociedade com um mínimo de igualdade nos direitos. Essa aplicação, entretanto, não dilui ou mesmo supera os conflitos sociais que continuam a existir no campo econômico, através da dominação burguesa e também financeira, e política, através das disputas pelo próprio Estado e maneira de o conduzir. É preciso termos em conta que, justamente devido à continuidade dessas disputas, o Estado de bem-estar social tem sido atacado em suas premissas ideológicas e estruturais.

    Logo, a afirmação está errada.

ID
2188873
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O tipo de tática sindical que visa integrar de modo mais equilibrado as estratégias conflitivas e de cooperação parece ser uma tendência proeminente nas relações de trabalho das sociedades contemporâneas. Segundo um grande analista desse estilo de prática sindical, “o conflito não diminuiria necessariamente mas mudaria de forma, deixando a greve de ser o principal instrumento de pressão sobre as empresas. Outras táticas como denúncias públicas dos atos desleais e contrários aos empregados por parte de empresas, a atuação junto a organismos legislativos e governos, o uso intenso da publicidade, deveriam ser mais constantemente utilizadas” (RODRIGUES, Leôncio Martins (2002) Destino do Sindicalismo São Paulo, Edusp, p.288).

O conceito que melhor exprime esse tipo de atuação é o de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O sindicalismo associativo”, de acordo com Heckscher, no tocante às suas formas de ação, não seria de colaboração de classes. O conflito não diminuiria necessariamente mas mudaria de forma, deixando a greve de ser o principal instrumento de pressão sobre as empresas. Movimentos grevistas, na época atual, acredita Heckscher, tenderiam a produzir cada vez menos resultados positivos. Outras táticas, como denúncias públicas de atos desleais e contrários aos empregados de parte de empresas, a atuação junto a organismos legislativos e governos, o uso intenso da publicidade, deveriam ser mais constantemente utilizadas. Nos quadros do “sindicalismo associativo”, a Lei Nacional de Relações Industriais dos EUA deveria ser inteiramente reformada. Para substituir o modelo de tipo “adversário”, que vigoraria nos EUA, Heckscher imagina formas duráveis de cooperação dos sindicatos com a administração das empresas cujo desdobramento natural seria a co gestão, que o autor, contudo, acredita muito difícil de vigorar nos Estados Unidos (Hecksher, 1996).

    Fonte:RODRIGUES, Leôncio Martins (2002) Destino do Sindicalismo São Paulo, Edusp, p.288

  • Ainda segundo o autor Leôncio Rodrigues...

    "Lockout é definido como “o fechamento temporário, total ou parcial de um ou mais locais de emprego, ou a obstrução das atividades normais de trabalho dos empregados por parte de um ou mais empregadores com o objetivo de impor ou resistir a reivindicações dos empregados, ou apoiar reivindicações ou queixas de outros empregadores” (OIT, 55. ed., 1996, p. 1009).Os lockouts habitualmente são uma resposta patronal a uma iniciativa dos sindicatos ou dos empregados."

    Obs: Não consegui localizar os demais nomes nesta obra.

     


ID
2188894
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Sistemas de ações, redes complexas de relações entre níveis e significados diversos da ação social. A identidade coletiva não é um dado ou uma essência, mas um produto de trocas, negociações, conflitos entre atores” (MELUCCI,Alberto (2001) A Invenção do Presente. Petrópolis, Vozes, p.23).

Essa caracterização de Alberto Melucci sobre a dinâmica de organização dos atores coletivos na época atual reflete a concepção de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Os movimentos sociais são definidos como redes de solidariedade com fortes conotações culturais que desafiam o discurso dominante e os códigos que organizam a informação e dão forma às práticas sociais. *Um marco da sociedade contemporânea: os conflitos emergem nas áreas em que os aparelhos de controle intervém e definem de modo heterogêneo as identidades individuais e coletivas, até provocar que os indivíduos reclamem seu direito de ser eles mesmos e quebrem os limites de compatibilidade do sistema social com aquele que dirige a ação.[...]Ele rompe com a concepção de romântica: os novos movimentos são novas formas de poder, provocam novas violências e novas injustiças

     

    Fonte: Alberto Melucci Alessandra Aguilar e Josi Paz UnB- 17,Out/ 2007


ID
2193289
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Até a noite de 28 de junho, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) eram, sistematicamente, acuados e sofriam todo tipo de preconceitos, agressões e represálias por parte do departamento de polícia de Nova Iorque. Mas nesta noite, a população LGBT, presente no bar Stonewall Inn, se revoltou contra as provocações e investidas da polícia e, munida de coragem, deu um basta àquela triste realidade de opressão. Por três dias e por três noites, pessoas LGBT, e aliadas, resistiram ao cerco policial e a data ficou conhecida como a Revolta de Stonewall. Surgiu o Gay Pride e a resistência conseguiu a atenção de muitos países, em especial a do governo estadunidense, para os seus problemas.
Disponível em:<http://www.cepac.org.br/agentesdacidadania/?page_id=185>.

Considerando o texto, é correto afirmar que os novos movimentos sociais:  

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que a D está errada.


ID
2194171
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Gaudêncio Frigotto (2001), sustenta em “Teoria e educação no labirinto do capital”, que, em contextos de crise e hegemonia do capital, as categorias fundamentais do materialismo histórico dialético, tornam-se instrumentos fundamentais para revelar as contradições do sistema capitalista. Ainda, na mesma obra, Francisco de Oliveira analisa a nova hegemonia da burguesia no Brasil a partir dos anos 1990, assim como os desafios de uma alternativa democrática.

Analise as afirmativas abaixo, sob o prisma de Francisco de Oliveira, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Durante o período de 1930 a 1990, 30 anos foram de Ditadura e nos outros trinta anos tivemos, em média, um golpe institucional a cada 3 anos, o que demonstra a falta de hegemonia da burguesia brasileira.

( ) As eleições de 1989, que elegeram Fernando Collor, foram articuladas em torno de um projeto neoliberal.

( ) As forças de que compunham o governo de Collor não conseguiram fazer as mudanças necessárias aos interesses da burguesia nacional e criaram tensões entre a burguesia brasileira que acabaram culminando no impeachment de Collor.

( ) Cabe à direita brasileira penetrar nas fissuras e nas contradições do projeto neoliberal e propor a construção de uma alternativa realmente democrática.

( ) Faz-se necessária a formulação de um programa político que altere a estrutura do Estado a exemplo de movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que pedem a desapropriação da propriedade privada das terras improdutivas.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Sobre o MST é um movimento social brasileiro de inspiração marxista. 

    Desgostosos com a reforma agrária implantada pelo Regime militar.

    Declara buscar a redistribuição das terras improdutivas..

  • gab   d

     


ID
2201137
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de como a sociologia observa os movimentos sociais contemporâneos, pode-se dizer que estes são definidos a partir de critérios como maior ou menor homogeneidade ou heterogeneidade de sua composição social. Sendo assim, considere as alternativas a seguir e assinale a incorreta sobre tais movimentos:

Alternativas
Comentários
  • D - Os movimentos sociais contemporâneos, apesar de sua roupagem coletiva, tem se configurado como meramente um conglomerado de interesses individuais. 

     

                           Interesses coletivos.

  • Os Movimentos Sociais podem ser definidos como um ato combativo dos agentes das classes sociais ou como fruto de práticas sociais incoerentes com a ordem social.

    Esses movimentos são capazes de alterar a estrutura do sistema do poder estatal, seja por meio de intervenções revolucionárias ou pacíficas.

    Via de regra, os movimento surgem da iniciativa pública, tendo sua motivação e origem nas inúmeras injustiças sociais.

    A ação coletiva de um grupo organizado tem como finalidade conseguir transformações sociais a partir da luta política.

    Devemos destacar que os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com o Estado. Isto porque eles desejam alterar a própria composição do mesmo.O objetivo é alcançar alguma melhoria social e alterar o "status quo" que favorece as elites estabelecidas.

    São o modo como os cidadãos encontram para protestar ou reivindicar direitos que lhes são garantidos por lei. Assim, eles tendem a surgir quando um determinado grupo nota que faz parte de um agrupamento comum, levando-os a defenderem politicamente as causas que acham pertinentes e essenciais.

    Outro ponto a ser destacado é o fato de que as marchas, paradas ou ocupações podem ser percebidas como formas de comunicação simbólica. Elas utilizam metáforas para quebrarem provisoriamente a rotina e reconstruírem a ordem social com suas identidades e papéis sociais.

    Em termos de classificação podemos dividir os movimentos sociais em:

    Movimentos reivindicatórios, os quais focam sua ação em exigências de questões imediatas. Utilizam-se da pressão pública para pressionar instituições que possam modificar os dispositivos legais que possam lhes favorecer.

    Movimentos políticos, os quais buscam influenciar a população na participação política direta enquanto garantia para transformações estruturais na sociedade.

    Movimentos de classe, os quais buscam subverter a ordem social e, consequentemente, alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.

  • essas provas de professor de sociologia são muito tendenciosas.


ID
2201182
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise as afirmações a respetio do movimento sindical brasileiro:

I. Na era Vargas o Ministério do Trabalho procura expandir as conquistas do operariado para além dos limites do Estado burguês.

II. Na década de 1990, o sindicalismo refluiu para uma ação localizada, fragmentada por setor econômico e por empresa.

III. O chamado sindicalismo propositivo promove nos anos 2000, uma transição de uma postura combativa e conflitiva, para uma postura mais adepta à negociação com empresários e governo.

Assinale a alternativa que representa o julgamento correto das assertivas:

Alternativas

ID
2235634
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o conceito clássico de cidadania que está relacionado e deriva da experiência dos movimentos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".

    Cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um estado-nação com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade (Janoski, 1998).

  • Ética, Gestão Pública e Cidadania: A ética quando estudada no âmbito da gestão pública, há uma interligação profunda, com relação entre Estado e sociedade. Segundo Kant, uma das características básicas de um cidadão é a autonomia. A segunda é a igualdade perante a lei. E a terceira é a independência, ou seja, capacidade de sustentar-se a si próprio.

     

    Para John Stuart Mill, os cidadãos podiam ser divididos em duas categorias: os ativos e os passivos.

     

    Existem duas dimensões do conceito de cidadania: 

    A primeira dimensão está relacionada e deriva da experiência dos movimentos sociais, ou seja, as lutas por direitos.

    A segunda dimensão, a titularidade de direitos.

     

    Fonte: Manual de Gestão pública Contemporânea/ José Matias Pereira – 2ed.

  • Movimentos sociais reivindicam DIREITOS.

    Gabarito C


ID
2236393
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

Alternativas
Comentários
  • Os patrimônios culturais são referências formadoras de identidades que podem ser tomadas e valoradas por diversos ângulos. Por muitos anos a tarefa institucional do Estado brasileiro nessa promoção esteve ligada ao IPHAN, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se encarregava de afirmar, a partir de conhecimentos técnicos, o que deveria ser considerado patrimônio e, consequentemente, digno de memória, formador de identidade e projeção de futuro. A partir da Constituição de 1988 (artigos 215 e 216) o Estado brasileiro começa a ser impelido a reconhecer o patrimônio não mais apenas a partir do olhar técnico, em construções, mas também tomando em conta a "referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira", ou seja, manifestações não restritas às construções, mas [re]vividas na prática cotidiana como o samba, a capoeira, o grafismo wajãpi. Essa mudança, iniciada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso com decreto assinado em 2002 pelo ministro da cultura  Francisco Weffort criando a figura do Patrimônio Imaterial, e aprofundada no governo Lula com a atuação do ministro Gilberto Gil, expandiu o fomento público para grupos que não possuem suas histórias marcadas nas construções de pedra e cal. Essa diversidade no fomento produziu uma gama de dinâmicas relacionais entre diversos grupos sociais e suas manifestações culturais junto ao Estado brasileiro e à sociedade. Tais dinâmicas permitiram que grupos não representados na política de patrimônio vigente até então passassem a ser incluídos, notadamente negros e índios, valorizando as "representações sociais formadoras de identidades coletivas". A resposta é letra B.

    Gabarito do professor: Letra B

  • O objetivo das ações de educação patrimonial é a valorização das identidades coletivas, representações sociais e memórias que compõem o patrimônio cultural, a partir de atividades e produtos vinculados tanto à educação formal como à informal.

    Resposta: B

     

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2964

  • Letra B

    Trabalhar a questão do patrimônio cultural em comunidades carentes é uma boa ação educacional, na medida em que forma uma identidade coletiva e gera a valorização de culturas historicamente inferiorizadas.

  • Os patrimônios culturais são referências formadoras de identidades que podem ser tomadas e valoradas por diversos ângulos. Por muitos anos a tarefa institucional do Estado brasileiro nessa promoção esteve ligada ao IPHAN, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se encarregava de afirmar, a partir de conhecimentos técnicos, o que deveria ser considerado patrimônio e, consequentemente, digno de memória, formador de identidade e projeção de futuro. A partir da Constituição de 1988 (artigos 215 e 216) o Estado brasileiro começa a ser impelido a reconhecer o patrimônio não mais apenas a partir do olhar técnico, em construções, mas também tomando em conta a "referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira", ou seja, manifestações não restritas às construções, mas [re]vividas na prática cotidiana como o samba, a capoeira, o grafismo wajãpi. Essa mudança, iniciada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso com decreto assinado em 2002 pelo ministro da cultura Francisco Weffort criando a figura do Patrimônio Imaterial, e aprofundada no governo Lula com a atuação do ministro Gilberto Gil, expandiu o fomento público para grupos que não possuem suas histórias marcadas nas construções de pedra e cal. Essa diversidade no fomento produziu uma gama de dinâmicas relacionais entre diversos grupos sociais e suas manifestações culturais junto ao Estado brasileiro e à sociedade. Tais dinâmicas permitiram que grupos não representados na política de patrimônio vigente até então passassem a ser incluídos, notadamente negros e índios, valorizando as "representações sociais formadoras de identidades coletivas". A resposta é letra B.

    Gabarito do professor: Letra B

  • O final do texto "patrimônio cultural para muitas populações", já elimina a questão C e D. Já que ambas se restrigem a um grupo social. Apartir do texto também compreendemos que não é a E, pois a valorização dos bens não promove uma formação escolar. Também não seria a opção A, porque mesmo se valorizamos os bens, não há certeza que isso possa promover a evolução de atividades artesanais. Restando a opção B, que esta mais que correta. Pois valorizando os bens teremos "representações sociais formadoras de identidades coletivas". Só dessa opção ter a palavra representação, e identidades coletivas (muitas populações), já deixava claro que ela era a correta.

  • VÃO POR MIM QUE VOCES VÃO LONGE


ID
2337283
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia 29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: <http://blogs.odiario.com> (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue o seguinte item.

Os movimentos sociais possuem caráter público, buscam a atenção do Poder Público e necessitam de ter embasamento legal.

Alternativas
Comentários
  • Movimentos sociais tem caráter público e embasamento legal
  • Os movimentos sociais tematizam e redefinem a esfera pública, realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política, têm grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais.

    Gabarito: CERTO

  • Embasamento legal não é pré-requisito de existência de um movimento social, já que o que eles almejam é justamente a construção de uma nova ordem que, por vezes, não é amparada pelo estatuto da legalidade.


ID
2337286
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia 29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: <http://blogs.odiario.com> (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue o seguinte item.

Para se entender um movimento social, é necessário compreender quais os fundamentos que alicerçam o nascimento e a manutenção do movimento.

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva 

    de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio 

    do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma 

    determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.


ID
2337289
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia 29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: <http://blogs.odiario.com> (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue o seguinte item.

Os movimentos sociais estão para além das dicotomias partidárias, sua meta é a busca pela realização do homem em suas mais diferentes esferas.

Alternativas
Comentários
  • Os moviementos sociais buscavam transformaçoes sociais a partir de lutas politicas.

  • A cidadania é exercida em diferentes vertentes, uma delas é por meio dos movimentos sociais, cujo objetivo é unir pessoas com o mesmo interesse a uma causa o qual se sintam prejudicados, sejam por ilegalidades, abuso de poder ou simplesmente por omissão do estado em fornecer condições necessárias ao pleito dos manifestantes. Os movimentos sociais também estão além de interesses partidários ou politicos, a essencia de uma manifestação é a vontade do povo e ela pode está inserida em diversas esferas, tais como segurança, educação, saúde e inclusive até mesmo politica caso seja esse o pleito.

  • Dicotomia entre responder a verdade ou o q o examinador quer...
  • O que é e o que deve ser não levam à mesma resposta. Questão ruim de uma banca bastante vacilona!


ID
2666311
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.

FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. N° 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010.


Tendo em conta as formas de incompreensão e intolerância que ainda marcam certas visões sobre o tema da diversidade sexual, o que embasa a criação de movimentos sociais como o GPH e de outros grupos LGBT com o mesmo perfil?

Alternativas
Comentários
  • As questões do ENEM sempre têm um "quê" de conscientização social, assim a única assertiva possível, e dado o falado no texto, é a D: A necessidade de superar o medo e a discriminação. Essas pessoas se reuniram para superar o preconceito, fortalecer sua "causa".


ID
2667409
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).


Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

Alternativas
Comentários
  • Nas últimas três décadas houve uma grande expansão dos chamados “novos movimentos sociais”, pois, no mesmo período, organizações representativas tradicionais como os sindicatos e os partidos políticos entraram numa grande crise institucional e de confiança da população.

  • Aos que marcaram a alternativa B:

    Se há garantia dos direitos sociais constitucionais, para que existem movimentos sociais?

    Não faz muito sentido.

    Esses movimentos possuem justamente o objetivo de reivindicar direitos, participação político-social, igualdade, etc, em resposta a organizações tradicionais que, por exemplo, não criam iniciativas/projetos que contemplem as minorias (a periferia, a população negra e indígena, a comunidade LGBT...).

    Se o Estado ou as instituições não fazem algo por uma determinada coletividade, a alternativa que resta a ela é a mobilização social.

  • Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos (c). 

    Ora, se não fosse a crise da representatividade tradicional, não haveria motivo para tal inquietação popular galvanizada nos movimentos sociais, isto é, esses movimentos surgiram porque havia uma estagnação política, neste caso, de cunho tradicional.

  • pq não a "D"?

  • Resposta "D", no meu ponto de vista.

    Lembrem-se, ENEM possuí viés político, ele não aceitará que o próprio Governo tenha instabilidade dos direitos sociais, necessitando assim, dos movimentos sociais. Por isso colocou

    "Crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.". Mascarando a verdadeira culpa.

  • A galera vê conspiração em tudo, bicho. Não estudam sociologia, daí erram e ficam inventando narrativas inverossímeis.

    Primeiro: o texto não é do ENEM, é do Anthony Giddens, respeitado pensador britânico.

    Segundo: o texto fala em ascensão dos movimentos sociais pelo mundo. Não é um recorte brasileiro, portanto.

    Terceiro: quem elabora a prova do ENEM são os servidores do INEP, não o governo.

    Quarto: o que não falta, na prova de humanas, é questão culpabilizando o Estado brasileiro por uma série de problemas.

    A explicação não é uma crise democrática porque muitos desses movimentos ocorreram em países com democracias consolidadas, a exemplo de Estados Unidos e de França.

    Gabarito : (C)


ID
2728219
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito

Com esse slogan, dezenas de siglas de movimentos sociais por moradia vivem há anos em prédios abandonados em São Paulo em péssimas condições. Entre os mais populares estão a FLM (Frente de Luta por Moradia) e a UMM (União dos Movimentos de Moradia). Mas há também grupos menores, caso do LMD (Luta por Moradia Digna), responsável pela gestão do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou recentemente. Ainda existem aqueles que se dizem ocupações independentes de qualquer organização formal. As famílias convivem diariamente com riscos semelhantes ao que levou ao incêndio e desabamento do prédio localizado no Largo do Paissandu. Muitas pagam uma taxa de serviço, espécie de ‘condomínio’, para os líderes das ocupações.
(Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2018/05/03/nao-podemos-criminalizar-movimentos-de-moradia-diz-coordenador-domtst_a_23426510/.)

Os movimentos sociais estão sendo um dos temas mais populares em todo o mundo. A cada ano é possível notar que surgem novos movimentos sociais querendo ganhar força e se estabilizar. Em relação aos movimentos anteriormente citados e à tipologia desses novos movimentos sociais do Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a única possível de ser escolhida. As outras banalizam ou falam de forma indevida sobre os movimentos.

ID
3021079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um movimento social organizado formado em determinada rede social da Internet pretendia promover manifestação de rua para reivindicar a descriminalização do consumo e da posse da cannabis sativa. Para isso, fez ampla divulgação do evento nas redes sociais. Cientificado do ato, o delegado responsável pelo distrito onde a manifestação ocorreria determinou a abertura de inquérito para apurar a ocorrência do crime de apologia ao uso de drogas, indiciando os organizadores do evento e todos aqueles que haviam divulgado sua realização, bem como os indivíduos que haviam confirmado, via redes sociais, participação na manifestação. Além disso, determinou que o grupo tático de operações policiais contra o tráfico fizesse o policiamento ostensivo e impedisse a realização da manifestação. 

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir, considerando o direito como ideologia, os fundamentos sociais da ordem jurídica, os conceitos de grupos sociais, de conflito social e jurídico, de acordo com a sociologia jurídica.


Haja vista a tipificação criminal da apologia ao uso de drogas, infere-se da situação hipotética que o delegado não fez uso ideológico do direito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.

    O fato de a legislação tipificar como crime a conduta de instigar, induzir ou auxiliar alguém a usar drogas (§ 2.º do art. 33 da Lei n.º 11.343/2006) não significa que o recurso ao dispositivo não seja uma forma de aplicação ideológica do direito. O conceito de ideologia envolve exatamente o poder de fazer valer as ideias dominantes tal como se fossem realidade. Nesse sentido, aplica-se o conceito de ideologia em Marx e Engels: “As ideias dominantes não são outra coisa a não ser a expressão ideal das relações materiais dominantes, as mesmas relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, as relações que fazem de uma determinada classe a classe dominante, ou seja, as ideias de sua dominação”. 

    FONTE: CESPE

  • ERRADO

    Adota a base marxista ou não, é evidente que o direito é um instrumento para a manutenção de certos padrões de comportamentos. Pela teoria interacionista do controle social: a problemática do desviante está na leitura feita por algumas pessoas ou grupos, que é diferente daquela endossada pelo consenso da maioria. É premissa dessa linha de pensamento que a manifestação do comportamento humano é determinada por sentimentos, preferências, gostos pessoais… em última instância, pelos diferentes “eus”. Como consequência, não há comportamento desviante em si, mas uma acusação de desvio, o que representa, em miúdos, que foram extrapolados os limites impostos, os padrões definidos por certo segmento social. Ou seja: uso ideológico do direito, como fez o delegado.

    FONTE: Estratégia

    #PCDF

  • mas q porra é essa 

  • Grande Lúcio Weber, deveria ser o comentarista oficial de todas as questões , kkkk, melhor comentário, nunca mais erro uma questão dessa.
  • O STF entendeu constitucional a manifestação de em em prol da descriminalização da maconha, haja vista devendo ser pacífica, não permitido o envolvimento de menores nem também o uso de drogas durante a manifestação. O que foi alegado é que a manifestação com tal abordagem, não se refere à apologia às drogas, mas sim rebusca a garantia constitucional, que é a manifestação do por um direito por meio da descriminalização, qual seja (o uso da maconha a partir do mesmo ser considerado não mais crime em sentido estrito)

  • É só pensar como um DP ou dar uma esquerdada legal que acerta. Valeus.

  • Como já dizia o grande filósofo do qc: "Lúcio Weber, estão precisando de comentarista lá no concorrente".

  • Recalcados debochando de uma instituição como a defensoria. Não é a toa que são comentaristas do qc e passam longe de uma lista de aprovados.

  • Questão de portugues!

  • Lucio vc consome isso ai Kkkkk....
  • Lucio vc consome isso ai Kkkkk....
  • Ideologia é algo falso com finalidade de dominação hegemônica.

    A lei não criminaliza o debate ou manifestação da descriminação. Diferente de induzir ou instigar o uso da droga. O debate é livre e a manifestação é sobre a descriminalização da lei, que é diferente de reunir-se para usa-lá.

    Portanto, o delegado fez uso de ideológico, no caso específico, para considerar como apologia ao uso de drogas.

    "Haja vista a tipificação criminal da apologia ao uso de drogas, infere-se da situação hipotética que o delegado não fez uso ideológico do direito."

    O erro está na palavra não. Gab Errado.

  • Tendo em vista a natureza do evento que se propunha a debater uma política pública e sua possível alteração, a atuação do delegado ao instaurar inquérito e indiciar os organizados pelo crime de apologia ao uso de drogas é revestida de caráter ideológico. A promoção do debate de ideia sobre uma política pública, ainda que incite repulsa de algum grupo, não deve ser comparada à prática do ato em si. O direito constitucional à manifestação de ideias e à contestação legislativa não deve ser posto sob escrutínio policial, exceto se guiado por viés ideológico.
    A afirmativa está errada.
  • Gabarito: ERRADO

    Notem que o movimento social formado em determinada rede social da Internet pretendia promover manifestação de rua para reivindicar a descriminalização do consumo e da posse da cannabis sativa. Para isso, fez ampla divulgação do evento nas redes sociais. O delegado fez sim uso ideológico do direito, pois a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes. Em decisão unânime (8 votos), o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a realização dos eventos chamados marcha da maconha, que reúnem manifestantes favoráveis à descriminalização da droga. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas. 

    Pela decisão, tomada no julgamento de ação (ADPF 187) ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o artigo 287 do Código Penal deve ser interpretado conforme a Constituição de forma a não impedir manifestações públicas em defesa da legalização de drogas. O dispositivo tipifica como crime fazer apologia de "fato criminoso" ou de "autor do crime".

    O voto do decano da Corte, ministro Celso de Mello, foi seguido integralmente pelos colegas. Segundo ele, a marcha da maconha é um movimento social espontâneo que reivindica, por meio da livre manifestação do pensamento, a possibilidade da discussão democrática do modelo proibicionista (do consumo de drogas) e dos efeitos que (esse modelo) produziu em termos de incremento da violência.

    Além disso, o ministro considerou que o evento possui caráter nitidamente cultural, já que nele são realizadas atividades musicais, teatrais e performáticas, e cria espaço para o debate do tema por meio de palestras, seminários e exibições de documentários relacionados às políticas públicas ligadas às drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

    Celso de Mello explicou que a mera proposta de descriminalização de determinado ilícito penal não se confunde com o ato de incitação à prática do delito nem com o de apologia de fato criminoso. O debate sobre abolição penal de determinadas condutas puníveis pode ser realizado de forma racional, com respeito entre interlocutores, ainda que a ideia, para a maioria, possa ser eventualmente considerada estranha, extravagante, inaceitável ou perigosa, ponderou.

    Mesmo acompanhando o relator, o ministro Luiz Fux achou necessário estabelecer parâmetros para a realização das manifestações. Fux ressaltou que elas devem ser pacíficas, sem uso armas e incitação à violência. Também devem ser previamente noticiadas às autoridades públicas, inclusive com informações como data, horário, local e objetivo do evento.

    Ele acrescentou ser imperioso que não haja incitação, incentivo ou estímulo ao consumo de entorpecentes durante a marcha e deixou expresso que não pode haver consumo de entorpecentes durante o evento.

    Por fim, ressaltou que crianças e adolescentes não podem ser engajados nesses eventos. Se a Constituição cuidou de prever a proteção dos menores dependentes químicos, é corolário dessa previsão que se vislumbre um propósito constitucional de evitar tanto quanto possível o contato das crianças e dos adolescentes com a droga e com o risco eventual de uma dependência, afirmou.

    Logo, gabarito é ERRADO.

  • revisar

  • Para o STF defender os crimes de drogas e o aborto pode. É liberdade de expressão. Agora criticar o STF é crime. rsrs

ID
3475126
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil, os chamados “novos movimentos sociais” emergiram na cena pública como resistência à ditadura militar de 1964, tendo como protagonistas novos sujeitos sociais. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3590218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A preocupação com a classe social na teoria e na análise dos movimentos sociais parece suscitar antigas questões que foram ultrapassadas pela evolução da sociedade moderna. A classe não cumpre mais um papel nos discursos diagnósticos sobre as sociedades modernas avançadas. Tornou-se até elegante fazer diagnósticos críticos das sociedades modernas além e contra o discurso quanto à classe. A queda dos regimes comunistas e a ascensão do nacionalismo deram um ímpeto adicional a argumentos em favor da obsolescência da análise de classe para as sociedades modernas.

Seguimos uma estratégia que é completamente oposta. Estamos interessados em saber em que medida os novos movimentos sociais são indicadores de novas e profundas divisões ou antagonismos sociais na sociedade moderna. Os novos movimentos sociais foram louvados por introduzirem novas questões, serem portadores de um novo paradigma de existência social e apontarem para novas divisões nas sociedades modernas além das religiosas e étnicas tradicionais. As novas divisões introduzidas por esses grupos são então percebidas como substitutas da antiga divisão baseada na classe, a divisão entre capital e trabalho. Esse argumento normalmente implica que, com a institucionalização do conflito de classe, a noção de classe não mais se aplica.
Eder Klaus. A Classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n.º 46, jun./2001, p. 5 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.

No texto, classe social é uma variável independente que explica a ascensão e a queda dos movimentos sociais.

Alternativas
Comentários
  • O texto pede, no seu comando, interpretação.

    Ele não menciona os movimentos sociais como variável independente, mas sim como algo que se transformou ao longo dos anos, passando da visão entre capital e trabalho para o contexto social atual.

    Parte do texto:

    "As novas divisões introduzidas por esses grupos são então percebidas como substitutas da antiga divisão baseada na classe, a divisão entre capital e trabalho."


ID
3590530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A preocupação com a classe social na teoria e na análise dos movimentos sociais parece suscitar antigas questões que foram ultrapassadas pela evolução da sociedade moderna. A classe não cumpre mais um papel nos discursos diagnósticos sobre as sociedades modernas avançadas. Tornou-se até elegante fazer diagnósticos críticos das sociedades modernas além e contra o discurso quanto à classe. A queda dos regimes comunistas e a ascensão do nacionalismo deram um ímpeto adicional a argumentos em favor da obsolescência da análise de classe para as sociedades modernas.

Seguimos uma estratégia que é completamente oposta. Estamos interessados em saber em que medida os novos movimentos sociais são indicadores de novas e profundas divisões ou antagonismos sociais na sociedade moderna. Os novos movimentos sociais foram louvados por introduzirem novas questões, serem portadores de um novo paradigma de existência social e apontarem para novas divisões nas sociedades modernas além das religiosas e étnicas tradicionais. As novas divisões introduzidas por esses grupos são então percebidas como substitutas da antiga divisão baseada na classe, a divisão entre capital e trabalho. Esse argumento normalmente implica que, com a institucionalização do conflito de classe, a noção de classe não mais se aplica.
Eder Klaus. A Classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n.º 46, jun./2001, p. 5 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.

O autor condena toda e qualquer tentativa de diagnosticar as características dos novos movimentos sociais fundamentada em divisões sociais de classe.

Alternativas

ID
3590884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A preocupação com a classe social na teoria e na análise dos movimentos sociais parece suscitar antigas questões que foram ultrapassadas pela evolução da sociedade moderna. A classe não cumpre mais um papel nos discursos diagnósticos sobre as sociedades modernas avançadas. Tornou-se até elegante fazer diagnósticos críticos das sociedades modernas além e contra o discurso quanto à classe. A queda dos regimes comunistas e a ascensão do nacionalismo deram um ímpeto adicional a argumentos em favor da obsolescência da análise de classe para as sociedades modernas.

Seguimos uma estratégia que é completamente oposta. Estamos interessados em saber em que medida os novos movimentos sociais são indicadores de novas e profundas divisões ou antagonismos sociais na sociedade moderna. Os novos movimentos sociais foram louvados por introduzirem novas questões, serem portadores de um novo paradigma de existência social e apontarem para novas divisões nas sociedades modernas além das religiosas e étnicas tradicionais. As novas divisões introduzidas por esses grupos são então percebidas como substitutas da antiga divisão baseada na classe, a divisão entre capital e trabalho. Esse argumento normalmente implica que, com a institucionalização do conflito de classe, a noção de classe não mais se aplica.
Eder Klaus. A Classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n.º 46, jun./2001, p. 5 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.

Não se pode conceituar os novos movimentos sociais, uma vez ultrapassada a divisão entre capital e trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Não só pode, como foi feito. O conceito de classe social foi modificando-se e acompanhando a evolução da sociedade. Basta ler o texto, existem vários fragmentos que dão a entender o pressuposto.

    "Os novos movimentos sociais foram louvados por introduzirem novas questões, serem portadores de um novo paradigma..."


ID
3590917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A preocupação com a classe social na teoria e na análise dos movimentos sociais parece suscitar antigas questões que foram ultrapassadas pela evolução da sociedade moderna. A classe não cumpre mais um papel nos discursos diagnósticos sobre as sociedades modernas avançadas. Tornou-se até elegante fazer diagnósticos críticos das sociedades modernas além e contra o discurso quanto à classe. A queda dos regimes comunistas e a ascensão do nacionalismo deram um ímpeto adicional a argumentos em favor da obsolescência da análise de classe para as sociedades modernas.

Seguimos uma estratégia que é completamente oposta. Estamos interessados em saber em que medida os novos movimentos sociais são indicadores de novas e profundas divisões ou antagonismos sociais na sociedade moderna. Os novos movimentos sociais foram louvados por introduzirem novas questões, serem portadores de um novo paradigma de existência social e apontarem para novas divisões nas sociedades modernas além das religiosas e étnicas tradicionais. As novas divisões introduzidas por esses grupos são então percebidas como substitutas da antiga divisão baseada na classe, a divisão entre capital e trabalho. Esse argumento normalmente implica que, com a institucionalização do conflito de classe, a noção de classe não mais se aplica.
Eder Klaus. A Classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n.º 46, jun./2001, p. 5 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.

A antiga divisão da sociedade baseada em classe social, com a institucionalização do conflito de classe, está sendo substituída por novas divisões nas sociedades modernas.

Alternativas
Comentários
  • Apesar dos conflitos de classe serem determinantes importantes, na modernidade há a emergência de novas demandas identitárias, partindo dos novos movimentos sociais, como o feminismo, movimentos ambientalistas, discussões de gênero e sexualidade, etc. Dessa forma, novas divisões vêm sendo desenvolvidas na sociedade, baseadas nessas demandas.

  • CERTO


ID
3691564
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu da premissa de que a luta pela terra tem de ser de massa. É um dos mais inovadores fenômenos políticos da América Latina, à medida que busca enfrentar os problemas do campo, atacando as causas estruturais.

Comparando com outros movimentos sociais, o MST apresenta como característica própria:

Alternativas
Comentários
  • A ÚNICA QUE FAZ SENTINDO É A LETRA E PORÉM ESTÁ É!!

  • A

    A luta permanente pela reforma agrária acima de qualquer luta política, visto que, para o Movimento, a conquista da terra pela ocupação representa uma vitória na luta pela vida digna.

    B

    A luta pela revolução socialista, pois, para o MST, a ocupação é a forma de enfrentamento ao capital para criar as condições necessárias de se promover a revolução.

    C

    A ocupação de terras preferencialmente produtivas, pois o sustento do Movimento ocorre pela ajuda daqueles que já foram beneficiados pela conquista de seu pedaço de terra.

    D

    A produção de alimentos saudáveis – livres de agrotóxicos – pois, para o MST, a luta pela vida digna passa por uma alimentação saudável de todos assentados.

    E

    Constrói, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.


ID
3809443
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os movimentos sociais vivem, na atualidade, um processo de diferenciação e de deslocamento decisivo. Tais novas mobilizações escapam das formas tradicionais de articulação política, devido ao surgimento de unidades diversificadas e autônomas que dedicam à solidariedade interna uma parte importante de seus recursos na busca por valorizar as diferenças culturais e a emergência de novas identidades minoritárias. Isso conduz à redefinição dos movimentos, nas sociedades complexas, como redes invisíveis de grupos, de pontos de encontro, de circuitos de solidariedade, que diferem profundamente da imagem do ator coletivo politicamente organizado.
Assinale a alternativa que NÃO condiz com a questão discutida.

Alternativas

ID
3900502
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Estação Primeira de Mangueira se sagrou vitoriosa no carnaval de 2019 do Rio com a proposta de contar o “avesso” da história do Brasil – com um samba-enredo que jogou os holofotes do Sambódromo sobre heróis “apagados” da história e sobre as lutas de negros, de indígenas e de mulheres ao longo dos séculos, após o descobrimento.

<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47409435>. Acesso em 09.mar.2019.

A questão da diversidade e do reconhecimento das diferenças faz parte da pauta de discussão dos movimentos sociais feministas, negros, étnicos e indígenas.
De acordo com os pressupostos sociológicos, constituem-se justificativas para o apagamento desses heróis

Alternativas

ID
4048891
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Considerando que a sociedade capitalista tem sua organização e sua dinâmica marcadas pelas disputas e conflitos entre as classes sociais presentes nela, principalmente, entre as duas classes fundamentais, a burguesia e os trabalhadores, boa parte dos movimentos sociais será motivada, diretamente, por interesses de classe ou manifestará aspectos daquelas disputas como são os casos dos movimentos sindical, de camponeses, dos sem-teto.” (Sociologia/vários autores. 2. ed. Curitiba: SEED-PR, 2007, p. 222). A partir dessa citação, é correto afirmar que 

os movimentos sociais nascem da necessidade de os trabalhadores lutarem pelo reconhecimento das suas necessidades e direitos por parte do Estado.

Alternativas

ID
4053394
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.

Homossexuais, negros, mulheres e ambientalistas são alguns dos grupos sociais que se fortaleceram com o processo de abertura política pelo qual passou a sociedade brasileira, nesse período.

Alternativas

ID
4053397
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.

Nesse momento, há uma retração da participação política da população brasileira nos movimentos operário e sindical.

Alternativas

ID
4053400
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.

A pauta de reivindicação dos movimentos sociais contribuiu para reforma ou manutenção das políticas públicas na área da saúde e da educação.

Alternativas

ID
4053403
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.

A organização de parcela da população em movimentos sociais indicou que essas pessoas exerceram a cidadania de forma passiva, ou seja, subordinada aos interesses de um pequeno grupo.

Alternativas

ID
4053406
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.

A estruturação de alguns grupos em movimentos sociais indicou que seus integrantes exerceram a democracia representativa.

Alternativas
Comentários
  • ?????

  • ??????


ID
4053511
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os seus conhecimentos sobre a formação do Estado e as transformações ocorridas, principalmente no Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.

Os sindicatos e os movimentos sociais de trabalhadores jamais conseguiram organizar-se na história política brasileira, por meio de partidos políticos.

Alternativas

ID
4118425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito aos movimentos sociais no interior das sociedades camponesas, julgue o item seguinte.


A guerra de Canudos e a revolta do Contestado são dois eventos da história brasileira que representam o fenômeno que os antropólogos chamam de movimentos sociais.

Alternativas

ID
4127143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Os movimentos sociais no Brasil tiveram um importante papel na redemocratização do país. Sua consolidação mais profícua foi nos movimentos pelas diretas já. Naquela época, começou a surgir uma série de manifestações, todas num contexto de ampla diversidade. Eram os direitos das mulheres, luta pela liberdade de expressão, os movimentos pela saúde coletiva, a defesa do meio ambiente, luta pela anistia política e outras mais. É interessante perceber que, mesmo tendo cada uma sua especificidade, todas, no fundo, ansiavam pela abertura política no país, pois esta representava o primeiro passo na construção dos objetivos daquelas manifestações. Estes movimentos como contribuição foram fundamentais, para, aos poucos, se disseminar um perfil mais popular de cidadania. Com isso, os movimentos sociais cresceram, e as ações voluntárias se solidificaram.

R. Wölke. Por uma sociedade civil organizada.
Internet: <www.universia.com.br>. (com adaptações).

Em que pese a imensa diversidade dos movimentos sociais ocorridos no Brasil, é possível apontar alguns traços comuns a esses movimentos, tais como: (1) suas possibilidades no campo político democrático; (2) tipo de reivindicação dos grupos envolvidos; (3) obstáculo, real ou potencial, a esses movimentos. Assinale, entre as opções abaixo, a que lista uma seqüência de traços comuns que correspondem, respectivamente, aos aspectos (1), (2) e (3) listados.

Alternativas
Comentários
  • letra c

    a ampliação da cidadania; a luta por direitos; a cultura política autoritária.


ID
4142119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.


Os movimentos sociais emergem da ação coletiva em momentos nos quais as pessoas encontram-se satisfeitas com as condições socioeconômicas de sua sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos sociais emergem da ação coletiva em momentos nos quais as pessoas encontram-se satisfeitas com as condições socioeconômicas de sua sociedade.

    contraditório.

  • Os movimentos sociais nascem do oposto, que são tensões sociais e insatisfação com a ordem social.


ID
4142122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.


A existência de diversos movimentos sociais evidencia o fato de que existe competição entre os grupos emergentes na garantia de suas reivindicações.

Alternativas
Comentários
  • letra c

    salmo 91.


ID
4142125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.


A despeito da diversidade de movimentos sociais surgidos no Brasil nos últimos anos, é possível apontar traços comuns a estes grupos, como a luta contra a cultura política autoritária e o interesse na ampliação dos direitos e do conceito de cidadania.

Alternativas
Comentários
  • três movimentos sociais: O Diretas Já, O Movimento dos Caras Pintadas e as Jornadas de Junho de 2013.

    Essas manifestações se deram em diferentes períodos, mas com semelhanças em seus objetivos essenciais como: o exercício da cidadania; expressão democrática e a busca por direitos e deveres sociais.


ID
4142128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.


Os movimentos sociais buscam destacar-se pela redução das diferenças entre os grupos sociais, radicalizando a busca por uma identidade comum aos seres humanos.

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos sociais buscam destacar-se pela redução das diferenças entre os grupos sociais, radicalizando a busca por uma identidade comum aos seres humanos.

  • GABARITO: ERRADO

    Os movimentos sociais buscam destacar-se pela redução das diferenças entre os grupos sociais, radicalizando a busca por uma identidade comum aos seres humanos.


ID
4142131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos movimentos sociais, julgue o item subseqüente.


Soluções políticas e religiosas globalizantes contentam a todos os grupos e movimentos sociais existentes, na medida em que são equânimes e justas.

Alternativas
Comentários
  • Soluções políticas e religiosas globalizantes contentam a todos os grupos e movimentos sociais existentes, na medida em que são equânimes e justas.

  • Não tem como deixar todos os grupos de uma sociedade contentes, na tomada de decisões politicas ou religiosas, sempre há de haver um lado que se sente injustiçado , o que é justo pra para um grupo em particular, pode ser injusto para o outro, assim não há como agradar gregos e troianos, por mais justo que sejam as decisões estatais. Daí surge a existência dos movimentos sociais em busca de um equilibro ou até mesmo do desequilíbrio em busca de paridade entre os grupos sociais.


ID
4172650
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando as informações disponíveis no texto “O caráter pedagógico dos movimentos sociais”, de Marlene Ribeiro (1998), identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Em geral, o espaço contraditório entre a sociedade civil e o Estado é alvo dos estudos sobre movimentos sociais. Tal espaço pode ser tanto negado como colocado como arena de conflitos e possibilidades de conquistas democráticas
( ) Claus Offe, Jürgen Habbermas e Boaventura Sousa Santos são alguns dos autores utilizados por Ribeiro (1998) para discutir as contradições entre Estado e sociedade civil. Segundo ela, tais autores, considerando os “movimentos alternativos” ocorridos na Europa, desqualificam os espaços institucionais, particularmente o Estado social, como loci de manifestações dos movimentos reivindicatórios que emergiram nos anos de 1970, em função da adoção do Estado mínimo e de mecanismos burocráticos de intervenção e controle sobre a vida dos cidadãos.
( ) A análise dos protestos e manifestações de massa a partir da década de 1970 revela a redução do ideário e das práticas participativas, e o uso convencional de participação política e a exclusão das demandas ligadas a temas de conteúdo moral e econômico mais do que político.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4198996
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atente para o enunciado a seguir: “O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.


Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/sociologia/mst.htm.



No que diz respeito ao conceito de movimentos sociais”, é correto afirmar que são

Alternativas

ID
4199044
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O crescimento do movimento sindical no Brasil é interrompido com o golpe militar de 1964, com a perseguição dos trabalhadores sindicalizados e os sindicatos submetidos ao total controle do Estado. O sindicalismo volta a ganhar forças somente no fim dos anos 1970, quando retoma mas greves em diversas fábricas no estado de São Paulo”.


Fonte: https://www.politize.com.br/ sindicalismo-no-brasil-e-no-mundo/

O momento da história do sindicalismo brasileiro que marca a retomada das lutas sindicais no País, ainda no período da ditadura militar, é corretamente definido

Alternativas

ID
4200706
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade.” GOHN, M.G. Teoria dos Movimentos Sociais. São Paulo: Loyola, 1997. Apud TASCNHER, Gisela. Cultura do consumo, cidadania e movimentos sociais. In: Ciências Sociais Unisinos 46(1):47-52, janeiro/abril 2010, p. 49.

Acerca dos movimentos sociais, é correto afirmar que, no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • D) os movimentos sociais caracterizam-se pela abrangência das causas defendidas por diferentes atores sociais coletivos.


ID
4201048
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas. Atuando em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social. Constituem e desenvolvem o chamado empowerment de atores da sociedade civil organizada, à medida que criam sujeitos sociais para essa atuação em rede. Tanto os movimentos sociais dos anos 1980 como os atuais têm construído representações simbólicas afirmativas por meio de discursos e práticas.” (GOHN, 2011, p. 47).


A afirmativa que melhor explica o texto acerca da relação entre movimentos sociais, sociedade civil e Estado é a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    "Atuando em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social."


ID
4211119
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.


DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar,
Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5.
Disponível em:
https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf


Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • Movimentos sociais urbanos: são movimentos populares, na cidade, que ajudam a transformar a realidade social, mobilizando a sociedade a partir de protestos e ou pressão ao círculo oficial do poder, visando garantir direitos sociais básicos.

    Um movimento social urbano é qualquer organização política que vise atender às necessidades dos moradores de cidades. ... Os movimentos sociais urbanos atuais defendem ideias como o aumento do número de moradias e necessidade de projetos de urbanização.


ID
4211149
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:


1. ideologia;

2. modernidade;

3. movimento social;

4. globalização.


( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


Alternativas
Comentários
    • Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade. Movimento Social - 3
    • Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. Ideologia - 1
    • Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Globalização - 4
    • Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade. Modernidade - 2

  • "Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade."

    Tá na cara que é a definição de movimento social, sabendo essa já da pra matar a questão, pois só a alternativa B começa com a 3 (movimento social).


ID
4921750
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A última década foi marcada por fortes movimentos de protestos que ocuparam as ruas de muitas cidades em diferentes países.

Com relação a estas mobilizações, analise as proposições.

I. Apresentam como uma de suas novidades formas criativas de ocupação do espaço público.
II. Uma das principais características é que são movimentos marcadamente classistas.
III. Em sua composição social verifica-se a presença de um público majoritariamente jovem.
IV. Ao contrário de movimentos das décadas anteriores, articulam-se em torno de demandas locais.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Podem me mandar a resposta urgente dessa questão

  • RESPOSTA CORRETA: LETRA C

    I. Apresentam como uma de suas novidades formas criativas de ocupação do espaço público.

    II. Uma das principais características é que são movimentos marcadamente classistas.

    III. Em sua composição social verifica-se a presença de um público majoritariamente jovem.

    IV. Ao contrário de movimentos das décadas anteriores, articulam-se em torno de demandas locais.


ID
4992067
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De todas as classes que ora enfrentam a burguesia, só o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária. As outras classes degeneram e perecem com o desenvolvimento da grande indústria; o proletariado, pelo contrário, é seu produto mais autêntico” (Karl Marx e Friedrich Engels. O Manifesto do Partido Comunista).
À luz da reflexão marxista, analise o MST (Movimento dos Sem Terra), e marque a afirmativa INCORRETA:

Alternativas

ID
5116153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando conceitos sociológicos clássicos que abordam movimentos sociais e participação política, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta por eliminação:

    Letra A: movimento isolado ou individual, mas os movimentos sociais são coletivos vejamos:

    Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva 

    de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio 

    do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma 

    determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

    Letra B correta

    C, D e E são descabidas pelo seu contexto.

    GABARITO B

  • GABARITO: B

    Os movimentos sociais são ações individuais e isoladas capazes de gerar grande impacto na estrutura social.

    Os movimentos sociais podem ser desempenhados por diversos grupos tanto como oposição à ordem social vigente quanto para contribuir com a manutenção da ordem e de privilégios estabelecidos.

    Apenas a participação política através do sufrágio universal é capaz de transformar efetivamente uma sociedade.

    Os movimentos sociais são fontes de desordem e caos social e não estão relacionados ao exercício da cidadania.

    Os movimentos sociais não possuem utilidade, pois as estruturas sociais, bem como as instituições sociais, são fixas e imutáveis.


ID
5560141
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.

BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.

Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a 

Alternativas
Comentários
  • O texto diz que o aumento da população carcerária foi da seguinte população: "homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto". Logo, vemos que são indivíduos que fazem parte das mazelas sociais (periferias), os quais, portanto, não possuem acesso a dispositivos sociais básicos para uma vida diferente e contudo, pode ser o que leva estes à procurarem o caminho do crime.

    Dessa forma, um modo de minimizar essa incidência, seria promover a inclusão social para esta população, ou seja, promover uma condição de vida mais justa e oportuna.


ID
5562508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do uso das novas tecnologias e da Internet como suporte para movimentos sociais e sua relação com a questão ideológica, julgue o próximo item.

No que diz respeito às arenas dos movimentos sociais, é notável que as ruas perderam relevância enquanto espaço de mobilização e protesto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    As ruas continuam sendo importantes espaços de mobilização e protesto, vide as grandes passeatas políticas que ainda ocorrem no país.