SóProvas


ID
2189155
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Ceará-Mirim - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Modelo de Excelência na Gestão Pública (GESPÚBLICA) é organizado em oito critérios, apresentados de forma sistêmica, evidenciando o seu caráter interdependente e complementar, visando à geração de resultados para a organização. Um desses critérios é a LIDERANÇA, que tem como objetivo examinar

Alternativas
Comentários
  • Integram a base de sustentação do Modelo de Excelência em Gestão Pública os fundamentos:

    1 – Pensamento sistêmico Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

    2 - Aprendizado organizacional O aprendizado organizacional implica na busca contínua de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.

    3 - Cultura da Inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização.

    4 - Liderança e constância de propósitos A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados institucionais e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção do interesse público. É exercida pela alta administração, entendida como o mais alto nível gerencial e assessoria daquela organização.

    5 - Gestão baseada em processos e informações Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações devem ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis.

    6 - Visão de Futuro A Visão de Futuro indica o rumo de uma organização e a constância de propósitos a mantém nesse rumo. Ela está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que dê coerência ao processo decisório e que permita à organização antecipar-se às necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade. Inclui, também, a compreensão dos fatores externos com o objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade.

    7 - Geração de Valor Alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

    8 - Comprometimento das pessoas Estabelecer relações com as pessoas, criando condições de melhoria da qualidade nas relações de trabalho, para que se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, oportunidade para desenvolver competências e empreender, com incentivo e reconhecimento.

    9 – Foco no cidadão e na sociedade Direcionamento das ações públicas para atender as necessidades dos cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direitos e como beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder de Estado exercido pelas organizações públicas.

     

  • CONT.

    10 - Desenvolvimento de parcerias Desenvolvimento de atividades conjuntamente com outras organizações com objetivos específicos comuns, buscando o pleno uso das suas competências complementares, para desenvolver sinergias.

    11 - Responsabilidade social Atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, ancorando no princípio da igualdade de direitos e da dignidade humana, de tal maneira que a sociedade possa preencher suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente e ao mesmo tempo tendo também como um dos princípios gerenciais a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, potencializando a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

    12 - Controle Social Atuação que se define pela participação das partes interessadas no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades da Administração Pública e na execução das políticas e programas públicos.

    13 – Gestão participativa Este estilo de gestão determina uma atitude gerencial de liderança que busque o máximo de cooperação das pessoas, reconhecendo a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e harmonizando os interesses individuais e coletivos, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho.

    Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública Ciclo 2008/2009, Brasil (2009)

  • O GESPUBLICA é um modelo de excelência na gestão pública que possui 13 fundamentos, nos quais há 8 critérios a fim de avaliar a gestão nas organizações públicas brasileiras.

    13 fundamentos:

     Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura da Inovação; Liderança e Constância de Propósitos; Orientação por Processos e Informações; Visão de Futuro; Geração de Valor; Comprometimento com as Pessoas; Foco no Cidadão e na Sociedade; Desenvolvimento de Parcerias; Responsabilidade Social; Controle Social; e, Gestão Participativa.

    8 critérios de avaliação:

    Liderança; Estratégias e Planos; Cidadãos; Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos; e, Resultados.
     

    Gab. A - Critério Liderança: Objetiva examinar a governança pública e a governabilidade da organização, incluindo aspectos relativos à transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

     

    Obs.: As informações foram retiradas do site da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

     

  • O MEGP organiza a gestão com alto desempenho institucional e excelência gerencial e subsidia a promoção da melhoria da Gestão do órgão/entidade pública através de 8 dimensões:

    1- Governança (Liderança)

    2- Estratégias e Planos

    3- Público-Alvo / Cidadão-Usuário

    4- Interesse Público e cidadania

    5- Informação e conhecimento

    6- Pessoas

    7- Processos

    8- Resultados

     

    Governaça (Liderança até 2014)

    Governança pode ser entendida como o exercício de autoridade, controle, gerenciamento e poder de governo. É a maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos econômicos, políticos e sociais para o desenvolvimento do país. Está, portanto, relacionada à capacidade de implementação das políticas públicas, em seus aspectos políticos, técnicos, financeiros e gerenciais.

    A Governança está relacionada com a capacidade e as condições internas ao governo, para exercício de suas competências e alcance de seus objetivos.

    A dimensão governança amplia o conceito de liderança, utilizado nos modelos anteriores. 

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/modelodeexcelenciaemgestaopublica2014.pdf

  • deixei de marcar a letra "a" por achar que responsabilidade corporativa se encaixa melhor no critério gestão participativa

    VIDA QUE SEGUE. NÃO DESISTAM

  • acho errado falar de Gespublica como se liderança, apenas liderança, tivesse atrelado ao gespublica.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Modelo de Excelência da Gestão Pública (MEGP), sendo mais especificamente cobrado os critérios do modelo.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    O Decreto n.º 5.378/2005, instituiu o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País.

    Neste contexto, o GesPública tem como principal referência o modelo de excelência em gestão pública (MEGP) e os fundamentos contemporâneos de boa gestão. O Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP está alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea que são:

    - Pensamento sistêmico;
    - Aprendizado organizacional;
    - Cultura da Inovação;
    - Liderança e constância de propósitos;
    - Orientação por processos e informações;
    - Visão de Futuro;
    - Geração de valor;
    - Comprometimento com as pessoas;
    - Foco no cidadão e na sociedade;
    - Desenvolvimento de parcerias;
    - Responsabilidade social;
    - Controle social; e
    - Gestão participativa.

    Neste contexto, o Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP é composto por 8 critérios, os quais compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro.

    Os critérios que compõem o modelo são os seguintes:

    1. Liderança; 
    2. Estratégias e Planos;
    3. Cidadãos;
    4. Sociedade; 
    5. Informação e Conhecimento; 
    6. Pessoas; 
    7. Processos; e
    8. Resultados.


    Fonte: Site Instituto Federal de São Paulo.

    Por fim, cabe destacar que o primeiro critério, Liderança, pode ser resumido em Governança pública e governabilidade, Exercício de liderança e promoção da cultura da Excelência, análise de desempenho da organização.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que traz a definição de liderança, conforme o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública: “Examina a governança pública e a governabilidade da organização, incluindo aspectos relativos à transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Também examina como é exercida a liderança, incluindo temas como mudança cultural e implementação do sistema de gestão da organização.".


    Fontes:

    PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    Site Instituto Federal de São Paulo.

    Decreto n.º 5.378/2005.


    Gabarito do Professor: Letra A.