-
Entendi que a ocorrência exposta na citação ocorre no texto transcrito de modo predominante, mas não em todo o texto. Mais precisamente, a partir do trecho "Mas as oportunidades entre as quais a pessoa assim se vê forçada" (...) até o fim do texto.
Dizer que ocorre em todo o texto transcrito, pelo menos a meu ver, é um pouco demais.
Gostaria da opinião dos colegas, assim como de comentários de professores.
Sds,
-
Eu entendi que trata-se de uma ocorrência textual "dissertativo argumentativo", tanto em relação ao texto e a citação anterior.
smj
-
Eu também gostaria da opinião dos professores e colegas nesta questão.
-
? alguém explica
-
Concordo com você, Maurício Bastos. Questão errônea e superficial. E em pensar que será essa banca que irá fazer o concurso do TRF 2...
-
“Um discurso não vem ao mundo numa inocente solitude, mas constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição.”
É possível afirmar que tal ocorrência textual exposta na citação anterior (a) ocorre em todo o texto transcrito.
Transcrito é sinônimo de: cópia, traslado, translado.
É possível afirmar que todo texto copiado "constrói-se através de um já-dito", ou já escrito, plágio, repetição...
-
GAB-> letra A
-
Consulplan é lamentável. Absurdo ela fazer o TRF2!
-
Essa é a questão do "peixe", se é que me entendem!
-
Muito esquisita. Chutei A porque, salvo engano, percebi que o texto todo está na terceira pessoa.
-
Concordo com o Frederico. Ambos os textos estão todo na terceira pessoa. Por isso que a ocorrência textual é a mesma.
-
Ocorrência textual = Gênero Textual
-
Vamos indicar para comentário do professor.
-
Aff... --'
-
atendimento@consulplan.com
Já ta na hora da banca ouvir nosso apelo sobre esse elaborador confuso, faça sua parte!
-
Pois é galera, fiz essa prova e fiquei puta com essa questão também. Marquei a B, mas a banca não abriu mão do seu gabarito. Segue a justificativa da CONSULPLAN:
Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. As alternativas “B) ocorre de modo predominante no texto. ”, C) não ocorre em momento algum do texto. ” e “D) ocorre no texto, porém, não de modo predominante. “não podem ser consideradas corretas. A subjetividade está presente quando o autor do texto traduz sua ideia acerca de determinado fato ou situação. Tal fato ocorre em todo o texto. Um discurso não vem ao mundo numa inocente solitude, mas constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição. Em relação ao enunciado: “É possível afirmar que tal ocorrência textual exposta na citação anterior” a ocorrência textual está identificada “exposta na citação anterior”.”
Fonte: COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. GARCIA, Othon Moacyr et al. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. Koch, Ingedore. Elias, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. Ed. Contexto.
Fonte: https://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/458/90_11102016163244.pdf
-
Ao pedir ajuda de um professor de Português, Clarindo Vale, ele também me respondeu: "Dany, partindo do princípio de que todo texto é um discurso que parte de conceitos pré-concebidos, deve-se crer que todo o texto em sua plenitude corrobora essa afirmação. Por isso a letra A é a melhor alternativa mesmo."
-
Nota de corte do TRF vai ser baixissíma cada questão dessa banca é uma icognita
-
INDIQUEM PARA O COMENTÁRIO DO PROFESSOR.
-
ERRO TUDO DE INTERRETAÇÃO
QUE DEPRESSÃO !!!!
ESSA BANCA,FOLGA NÃO ME DÁ
VONTADE TENHO DE PARAR
PORÉM, SIGO EM FRENTE
MESMO A CHORAR
-
Calma Raquel!!!
-
Waleska Pires, muito útil sua explicação. A única que me fez entender a questão.
-
Se trata de um hipertexto. Na linha do comentário da colega Aracely Xavier.
-
Gabarito: Letra A
Acredito que a melhor solução esteja no fato de que o primeiro texto traz a ideia de dependência, o que ocorre no segundo texto também.
Isso fica evidente desde o início do texto e reafirmado no fecho. Vejam:
"Em seu interior, constantemente se abre um espaço para as decisões individuais...conforme sua posição social, pode depender seu destino pessoal imediato,ou o de uma família inteira ou...de nações....seu ato se entremeará com os de outras pessoas... (RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA)
JA NO SEGUNDO TEXTO, a mesma ideia de dependência. Vejamos:
Um discurso se contrói em relação a um já dito, em relação ao qual se toma decisões (RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA)
Espero ter ajudado!
-
Não consigo entender os enunciados da banca... :(
A prova chegando (TRF-2ª) e o desespero só aumenta...
-
Patricia Lucena, sinto o mesmo. Por isso amo a cespe.
-
Ocorrência textual - ELIPSE (OMISSÃO de um termo, no decorrer do período ou do texto como um todo). Faz um certa oposição a REITERAÇÃO (na qual o termo se apresenta exaustivamente).
“Um discurso não vem ao mundo numa inocente solitude, mas (um discurso) constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição.”
No texto principal, tal elemento coesivo se apresenta EM TODO A TRANSCRIÇÃO TEXTUAL, notadamente com o termo "sociedade grande e complexa".
Gabarito = A
-
-
ACREDITEM ! FGV É TRES VEZES PIOR ! FGV CHOVE AMBIGUIDADE, CONSULPLAN TO ACHANDO MELHOR ATÉ DO QUE A FGV , OU MENOS PIOR..
-
Gente, essa banca seleciona para a Academia Brasileira de Letras? Se para os pobres mortais, usuários do idioma na sua concepção pragmática, as provas são desse quilate, como seria uma prova para professor de português?
-
What a hell!!!
-
Se for desse jeito vou levar pau na prova de domingo.
-
Entendo que todo texto não é puro: é resultado de pré-conceitos pré-estabelecidos de um dado assunto já sabido. É falar a mesma coisa em outras palavras de nossa vivência mundana. Ex: podemos escrever várias laudas sobre política....;Uma dissertação de mestrado é assim...
Assim, entendo que todo texto, ou uma redação que fazemos “constrói-se através de um já-dito”, ou seja, uma pre-compreensão do assunto em relação ao qual nós tomamos uma posição (de concordar ou não ou de apenas demonstrar o fato ou caso).
O caso em tela parece ser exatamente isso. O que o núcleo do texto nos toma já é de conhecimento de todos....Não existe um discurso sem nenhum entendimento anterior que o sustente.
-
Demorei mas entendi!
“Um discurso não vem ao mundo numa inocente solitude, mas constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição.”
O que quer dizer ?
Que antes de qualquer discurso ainda que de forma solitária haverá a construção de um pensamento, tendo este se formado por um julgamento entre as inúmeros posicionamentos.
E onde podemos ver isso ?
Perceba que no 1º parágrafo já inicia a nossa problemática.
" Em seu interior, constantemente se abre um espaço para as decisões individuais."
Vou ser bem sincero, para enxergar isto no dia da prova, o candidato deve estar em " outro plano em uma viagem interdimensional ", vocês me entendem ?
-
Percebam " Um discurso não vem ao mundo numa inocente ilicitude,MAS constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição".
Agora vejam "Um discurso vem ao mundo numa inocente ilicitude OU, constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição".
Observem que subjetivamente ocorre uma ideia de alternância e contradição, é o que ocorre em todo texto, como podemos ver em várias passagens como: EX.1 " Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas OU perdidas"....EX.2 "Delas pode depender a determinação de qual [...] rumo as quais se deslocam as mais antigas,em virtude sempre, de suas tensões. MAS as oportunidades e entre as quais a pessoa se vê forçada OU não....etc
Que questão linda, bonita demais, o segredo para interpretação de texto é meditar na questão, deixe sua mente fluir...#Questõesmuitasquestões
-
Pior que vai fazer o TJMG...lamentável!
Aff
-
O segredo da interpretação é meditar, Hiago Melo? Quem vai ter tempo de meditar em questões com 80 questões a serem respondidas em 4 horas???? Affffff
-
Intepretação nessa banca é ter poder de adivinhação
-
Senhores,
Traduzindo “Um discurso não vem ao mundo numa inocente solitude, mas constrói-se através de um já-dito em relação ao qual ele toma posição.” para uma linguagem mais simples temos que todo novo discurso, toda teoria, toda ideia nova é criada a partir de algum outro discurso já existente, esse que no trecho é representado pela expressão "já-dito". Resumindo, todo discurso tem um conjunto de ideias prévias que o origina.
Agora devemos atentar para o fato de que durante todo o texto o autor apresenta teses baseadas em clichés. Já começa no trecho "...duas qualidades: é muito firme e muito elástica." em que se faz uma clara menção à dualidade política do conservadorismo e progressismo. Outros exemplos são: "encruzilhadas em que as pessoas têm de fazer escolhas"; "...os centros das novas formas de integração rumo às quais se deslocam as mais antigas"; "as oportunidades entre as quais a pessoa assim se vê forçada a optar não são, em si mesmas, criadas por essa pessoa" e isso se repete ainda mais, gabarito A.
-
Velho,que desgraça é essa!!
-
Pelo enunciado :
"É possível afirmar que tal ocorrência textual exposta na citação anterior"
Eu entendi que a ocorrência textual exposta era citação direta.
E por isso, marquei que não ocorre em momento algum do texto.
De fato ,muito confusa a construção do enunciado!
-
valhaaaa