SóProvas


ID
2189329
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    O coronel, que então morava já na cidade, tinha um compadre sitiante que ele estimava muito. Quando um filho do compadre Zeferino ficava doente, ia para a casa do coronel, ficava morando ali até ficar bom, o coronel é que arranjava médico, remédio, tudo.
    Quase todos os meses o compadre pobre mandava um caixote de ovos para o coronel. Seu sítio era retirado umas duas léguas de uma estaçãozinha da Leopoldina, e compadre Zeferino despachava o caixote de ovos de lá, frete a pagar. Sempre escrevia no caixote: CUIDADO É OVOS – e cada ovo era enrolado em sua palha de milho com todo cuidado para não se quebrar na viagem. Mas, que o quê: a maior parte quebrava com os solavancos do trem.
    Os meninos filhos do coronel morriam de rir abrindo o caixote de presente do compadre Zeferino; a mulher dele abanava a cabeça como quem diz: qual...Os meninos, com as mãos lambuzadas de clara e gema, iam separando os ovos bons. O coronel, na cadeira de balanço, ficava sério; mas, reparando bem, a gente via que ele às vezes sorria das risadas dos meninos e das bobagens que eles diziam: por exemplo, um gritava para o outro – “cuidado, é ovos”!
    Quando os meninos acabavam o serviço, o coronel perguntava:
    – Quantos salvaram?
    Os meninos diziam. Então ele se voltava para a mulher: “Mulher, a quanto está a dúzia de ovos aqui no Cachoeiro?” A mulher dizia. Então ele fazia um cálculo do frete que pagara, mais do carreto da estação até a casa e coçava a cabeça com um ar engraçado:
    – Até que os ovos do compadre Zeferino não estão me saindo muito caros desta vez. [...]
(BRAGA, R. O Compadre Pobre. In. BRAGA, R. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2013. Fragmento.)

Considerando o modo de organização como o texto se apresenta e/ou características linguísticas utilizadas, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Típico exemplo de um texto narrativo.

    Esse tipo textual é caracterizado por: uma sequência de ações; personagem + tempo + espaço; verbos no pretérito perfeito ("morava", "estimava", "ficava").

    Gabarito: Alternativa "C"

  • A) verbos de situação e expressões qualificativas: predominantes em texto DESCRITIVO.

    B) refere-se a texto DESCRITIVO.

    C) sequência de fatos e ações encadeadas temporalmente: típico de um texto NARRATIVO - gabarito.

    D) recursos argumentativos e exposição de ponto de vista: texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

  • Resposta C
    Narração: Sequenciação de fatos. Verbos no pretérito perfeito e mais que perfeito.

  • texto NARRATIVO COM PERSONAGENS E SEQUENCIA TEMPORAL

  • Quando POR Enquanto - = Temporaisssssssssss!!!!

  • Ótimo comentário Douglas, porém os verbos estão no pretérito imperfeito. Terminações "...ava" e "...ia".

  • Os verbos no passado que prevalecem no texto não estão no Pretérito Perfeito do Indicativo, como alguns colegas estão afirmando -- são Imperfeitos. Notem:

    Perfeito: morou - estimou - ficou - morreram - acabaram  //Fato já concluído, consumado.//

    Imperfeito: morava - estimava - ficava - morriam - acabavam  //Não necessariamente concluído; passou, mas é exposto em seu curso.//

  • Narração
    O modo narrativo consiste na enunciação de fatos que envolvem ações de personagens, encadeadas no tempo. Nesse modo, que se caracteriza pela organização temporal, predominam os verbos de ação, em geral no passado.

    Descrição 
    O modo descritivo consiste na apresentação de traços ou características de um ser vivo, um objeto, um ambiente, uma cena. Predominam neste tipo textual os verbos de situação, em geral no presente ou no pretérito imperfeito do indicativo, bem como as expressões qualificativas. Na descrição, as características ocorrem simultaneamente e têm organização espacial.

     

    Argumentação
    O modo argumentativo consiste no encadeamento das ideias com a finalidade de defender uma opinião e convencer o interlocutor. Na argumentação, que se organiza essencialmente pela lógica, manifestam-se relações de causa, condição, concessão, contraste, conclusão, etc.

  • Eu espero q caia, César Concurseiro, porque eu acertei hahhaah

  • VALE RESSALTAR QUE O TEXTO É DE PREDOMINÂNCIA NARRATIVA, PORÉM OBSERVA-SE TAMBÉM A DESCRIÇÃO.