-
"O neoliberalismo passou a ditar o ideário de um projeto societário a ser implementado nos países capitalistas para restaurar o crescimento estável. Tendo como assertivas a reestruturação produtiva, a privatização acelerada, o enxugamento do Estado, as políticas fiscais e monetárias sintonizadas com os organismos mundiais de hegemonia do capital como o Fundo Monetário Internacional (FMI). Para essa realidade, vive-se o desmonte da cidadania social, uma das maiores conquistas democráticas e o abalo da utopia de construção de uma sociedade livre de incertezas e desamparos sociais (Estado de Bem-Estar Social)."
Fonte: SS para concursos.
Gab. C
-
Letra C - Ocorre um enxugamento, racionalização e redução das políticas em relação a programas sociais seletivos, focalizados e emergenciais.
Não achei a questão clara, pois essa resposta me deu a ideia de que estão enxugando e racionalizando as políticas relativas a programas seletivos, focalizados... quando sabemos que é o contrário, estão ampliando esse tipo de política.
-
Neoliberalismo = suspensão e regressão de direitos! Torna as políticas sociais seletistas e focalistas não correspondendo ao vies de universalização.
-
De acordo com Behring (2000), as políticas sociais no contexto neoliberal são articuladas sob as perspectivas de focalização, privatização e descentralização; o Estado busca “desuniversalizar e assistencializar as ações, cortando os gastos sociais e contribuindo para o equilíbrio financeiro do setor público”.
Com base nesse entendimento, podemos eliminar as alternativas A, B e D, uma vez que todas se referem à ampliação dos direitos sociais, entendimento incompatível com o receituário neoliberal para as políticas sociais.
Gabarito: C
-
Letra C, porém a alternativa foi mal formulada como afirma a colega.