SóProvas


ID
2189857
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em alguns casos de atendimento de emergência, fármacos antagonistas são empregados para reverter determinadas condições de risco à vida do paciente. Ao se empregarem fármacos que podem, por exemplo, ter cargas opostas ao agente que está promovendo algum efeito indesejado, está-se referindo a um antagonismo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    a) químico. Ocorre quando um antagonista modifica ou sequestra o agonista.

     b) fisiológico. Quando o antagonista ativa ou bloqueia, na maioria das vezes um receptor, em uma via que causa resposta fisiológica oposta à do agonista.

     c) irreversível. Este tipo de antagonismo ocorre quando o período de dissociação do antagonista é muito demorado ou quando ele não se dissocia dos receptores.

     d) alostérico. Quando o antagonista atua em sítio diferente do agonista.

  • A) Químico: quando se liga ao próprio fármaco (agonista) inativando-o. 

    B) Fisiológico: quando antagoniza ação de outro agonista (AÇÕES FISIOLÓGICAS CONTRÁRIAS). Ex: Uso de adrenalina em reações anafiláticas (histamina).

    C) Irreversível: Ocorre quando o antagonista liga-se irreversivelmete ao receptor através de ligação covalente (normalmente não pode ser desfeita). A concentração do agonista não influencia no agonista. Não influencia na potência do agonista, mas sim na eficácia dele.

    D) Alostérico: Liga-se (revresível ou irreversível) em um sitío diferente do sítio ativo. Não influencia na potência do agonista, mas sim na eficácia dele.